Conversa de Mangá: Bleach 423 – Farewell Swords (Fim de Arco)

Bleach: Capítulo 423 foi disponibilizado dia 07 de Outubro: “Farewell Swords”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 423 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Bleach 423

Farewell Swords

Este é um capítulo bem controverso, tem seus altos e baixos. Por onde devo começar? Bem, antes de mais nada, vou dizer algo que certamente alguns não irão concordar, mas eu gosto muito de Bleach com o tipo de narrativa que é feita neste capítulo, com mais diálogos e história do que aqueles capítulos de 5 segundos com quadros gigantes e só de batalha.

Sei que as batalhas em Bleach são ótimas animadas, mas no mangá, desde que eu comecei a ler, nunca me convenceu. Nos volumes encadernados até dá para levar, porque são 200 páginas aproximadamente, mas semanalmente, acho isso um saco. Falando em volumes de Bleach, odeio o que o Tite Kubo faz entre os capítulos no encadernado, nos primeiros volumes ele criava história bacanas, mas isso depois de um tempo ficou muito sem vergonha. Enquanto outros autores como Kishimoto, Eiichiro Oda e Katsura Hoshino criam textos de bastidores, ilustrações de uma página inteira, respondem perguntas dos leitores etc. Até nisso, Bleach é pobre de espírito.

Voltando ao capítulo. Me divirto mais com essa divisão de página, mostrando pequenos momentos da história, mesmo que eles possam ou não, serem irrelevantes. Dá para imaginar e refletir sobre uma gama de assuntos maior, enquanto numa luta, você olha as figuras e não dá para deixar a imaginação se levar muito. Sem mencionar que sagas como essa do Hueco Mundo e de falsa-Karakura, as vezes deixam a impressão de que elas são vazias e desnecessárias, até mal desenvolvidas. Se você olhar outros mangás da atualidade, podem notar que quando há um confronto do gênero shonen, ele realmente acrescenta algo para a história e é bem planejado, enquanto neas últimas sagas de Bleach, o que fica é a impressão de que elas serviram mais como uma desculpa para segurar a trama.

Continuando, putz, tem coisa que realmente não faz muito sentido. Por exemplo, Urahara selou o Aizen naquele “espinho” gigante a dois capítulos atrás porque ninguém estava conseguindo segurar o vilão, e agora já retiraram o Aizen do selo para seu próprio julgamento. Sério que ele ainda teve que ir a julgamento? Não ficamos quase 2 anos vendo o pessoal do Gotei 13 tentando matar o desgraçado do vilão e agora removem ele do selo para um julgamento? E Rukia na saga Soul Society foi condenada a morte e Aizen vai passar só 20.000 na prisão? Tudo bem que no caso de Rukia foi tudo armado e tal. Não foi um momento deste capítulo praticamente desnecessário? Não bastava deixar Aizen selado por toda a eternidade? Isso só reforça a minha tese de que Aizen irá voltar futuramente.

Mas duas coisas foram legais nesse momento: A resposta que o Aizen deu para os velhotes atrás das placas e a menção de uma prisão subterrânea, a 8ª prisão “Avici”. Imagine os tipos que devem estar lá. Será que depois de One Piece brincando com Impel Down, Katekyo Hitman Reborn tem a prisão Vindice, será que Tite Kubo vai explorar futuramente a prisão Avici? Sinceramente, eu ia curtir isso. Nem precisava ser uma saga sobre ela, podia ser apenas alguns capítulos.

Mas na minha opinião, o melhor momento do capítulo esta semana, foi a conversa do comandante do Gotei 13 com Zaraki, Byakuya e Shunsui sobre os três terem perdidos o Haori (casaco) de Capitão. Hilária a cara de cada um, principalmente o Shunsui dizendo “estiloso”. Mas o Byakyya dizendo que faz um outro “haori sem-vergonha” (“cheap” no inglês tem o sentido de algo de qualidade que não é lá grande coisa) também foi uma ótima piada. O Ukitake sentado no cantinho fora da sala só escutando também me garantio uma gargalhada. XD Realmente aprecio esse humor japones que existe nos mangás.

Alias, então o Comandante Yamamoto não morreu, mas perdeu um braço. Mais um personagem pra galeria dos sem braços de Bleach. Sei lá, o Tite Kubo não mata, mas fica decepando os braços. Sei lá se isso é uma boa idéia. E se eles são técnicamente espíritos, não existe nenhuma técnica onde eles possam ter seus braços restaurados? Afinal a Hinamori não está lá em tratamento para ter seus orgãos restaurados, será que eles não conseguem fazer o mesmo com braços? Por falar em Hinamori, putz, coitada dessa personagem, que desde a Saga Soul Society vive em tratamento hospitalar.

A parte do Toshiro treinando com a sua bankai também não me agradou. Já disse aqui algumas vezes, mas repito, eu simplesmente não vejo graça nesse personagem. Acho-o chato, irritante e com um poderzinho pra lá de sem graça. É um dramalhão quando ele fica sério. Legal mesmo é a Matsumoto quando está de zueira com o Toshiro, mas aí a estrela da cena é a Matsumoto e não ele. Não sei porque Toshiro recebe tanta atenção assim no mangá. Tem personagem realmente bem mais legais. Quanto a Matsumoto, ainda fico com a aquela sensação de que perdi algum capítulo, porque é tão vago estas memórias dela com o Gin. Cadê a explicação detalhada disso? Por que Kubo está segurando essa história da Matsumoto e do Gin? E ficou meio ambíguo se Gin morreu ou não, não acham? A Matsumoto menciona que ele desapareceu, claro que isso também dá o sentido de que ele morreu, mas e se ela estiver sendo literal? Gin morreu mesmo?

Para fechar a gigantesca e conjunta saga de Hueco Mundo e Batalha em Falsa Karakura, temos Ichigo e amigos! Fechando o ciclo da história. Não sei muito bem o que esperar daqui, achei meio conversa fiada essa coisa de retroceder as horas gastas naquela dimensão, assim como o fato do cabelo ter regredido. Não estou criticando o fato de que não faz sentido, e sim de que não gostei disso, simples assim. Um mero detalhe apenas.

Queria ter visto Ishin, as irmãs do Ichigo e os outros amigos da escola. O que rolou com todos neste um mês em que Ichigo dormiu. E ele acordou em seu próprio quarto e nada do Kon? Gosto do Kon, mesmo ele sendo terrivelmente irritante.

Acho que o grande momento emotivo do capítulo é realmente ver a despedida de Rukia e Ichigo, com ela desaparecendo como se fosse poeira (na verdade só estava ficando invisível). Mas isso também é exagerado, não? Rukia tem aquele gigai dela que é usado no mundo dos humanos, ela pode ainda ver o Ichigo quando quiser. Dramalhão desnecessário? Estou curioso se a perda dos poderes de Ichigo pode afetar Chad e Inoe, já que as habilidades de ambos surgiu devido a reiatsu do Ichigo. Ishida não tem este problema.

Bem, acabou, Tite tem uma folguinha de duas semanas e depois o mangá recomeça em nova fase, assim espero, sem tantas lutas desnecessárias, com um roteiro melhor desenvolvido e com mais diálogos e o bom humor que a série tinha no começo. Eu ainda tenho esperanças em Bleach, fazer o que…

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Uma coisa que não vi, é que em nenhum momento se comenta em fazer melhorias no sistema para impedir alguem como o Aizen, quem deu um jeito foram pessoas de fora o Urahara Kisuke e o Ichigo (ele é um shinigami substituto) mas ambos estão fora da hierarquia da Gotei 13 e lembrando que nenhum capitão conseguiu fazer nada. Eu sei que o Ichigo é o heroi ele ia ter um super participação na derrota do Aizen mas os outros capitães podiam ter feito mais.

    Tirando que o Renji, Hitsugaya e o Hisagi que começaram que voltaram a treinar, parece que “vamos esquecer o que aconteceu com o Aizen e voltar ao que era antes”. No mangá teve vários personagens dizendo sobre a responsabilidade de ser um capitão e no final deixaram para outros resolverem os problemas.

  2. nossa, faz tanto tempo que nao vejo os desenhos da Rukia que nem sei o que dizer, kkkkkk, o kubo podia dar mais valor a personagens’ como a Rukia (que perdeu muito destaque nessa ultima saga), o kon (qual é a graça de um anime sem um personagem bobo e irritante como ele? xD ) e os amigos do ichigo… porque to enjoada de só ver a inoue, o ichigo, o aizen (aliás pqp nem vou falar nada sobre a pena dele, ridiculo isso ¬¬ )

  3. Pow matar Aizen pra que, se em todo anime sempre aparece mais e mais vilões, tipo se o Aizen morrer, o Grande Rei da Soul Society será o proximo vilão, sendo assim dando uma nova e gicantesca saga a Bleach,,,, e assim instantanemante, se o anime acabar agora os criadores de bleach não se sentiram satisfeitos por que os mangás não foram o bastante, e pra mim Bleach surgiu como uma forma de duelo contra o outro anime Naruto… em alguns aspectos Bleach superou Naruto.. ha… lembrando que Muitas Bankais não foram reveladas ou seja, à muitos mangas e episodios a serem lançados…..resumindo daki uns 2 anos Bleach se encerra. ^^

  4. como eles vao matar o Aizen se ele é imortal,vc fez uma analize imensa e esqueceu de um detalhe tao recente…O AIZEN É IMORTAL…é tao dificil entender isso…

    ai bem uns trolls falando : “mas não matarem o aizen foi babaquice “…
    reclamação tipica de um troll q sequer leu o cap. direito ou ñ sabe interpretar…

    agora me explica como matar um imortal…rsrsr…Rukia ñ era imortal cara…

    1. Na verdade a saida que o KT escolheu para reutilizar o Aizen foi transforma-loem “imortal” X; (Na minha opiniao ficaria melhor o selamento mesmo) ou você duvida que o Aizen va parar por aih?Pq sendo ele da natureza de um vilao ele possivelmente ira “morrer” em alguma saga no futuroEntao o KT que vai ter que descobrir uma maneira de concertar a besteira que ele fez transformando o Aizen em um imortal ;~Em um manga sempre ha meios ;DAssim como foi dito que o Ichigo perderia os poderes Mas daqui a pouco ele vai estar com eles de volta pois nao acredito que a essa altura do campeonato se mude de protagonista

  5. Dentre todos os meus amigos eu sou um dos unicos que acompanho Bleach de perto, procuro infos dele e tal, realmente eu gosto do universo dele, apesar de todos os absurdos que vimos nestas 2 ultimas sagas.

    Esse texto sobre o ultimo cap. ficou bem legal, bem escrito e sem meter o pau no mangá sem m,otivo, como a maioria faz, somente tocando nos pontos que realmente foram falhos, gostei.

  6. eu quero saber se alguém aqui já assistiu zumbi power?(autoria de tite kubo)…
    quero saber se é bom ou se é ruim como diz os comentários…
    e já que vcs são fãs do trabalho dele, não há ninguém melhor pra mim pergunta…
    só quero saber se vale apena procura e baixar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.