Especial Dia das Crianças | Alguns dos brinquedos que fizeram a cabeça da molecada!

Terça-feira, final de feriadão prolongado (para alguns), dia 12 de Outubro. Você sabe o que se comemora nessa data, não sabe? Se não sabe, faça um teste: a primeira criança que passar por você pergunte que dia é hoje. Claro que que ela vai dizer que é o dia do corretor de seguros e do cirurgião pediátrico! Hã!? Como assim não? Segundo a Wikipédia é isso mesmo. Mas até parece que criançada tá ligando pra alguma outra coisa hoje, não é mesmo? Afinal, é também o dia das crianças! E o que os pimpolhos gostam nesse dia? Ganhar presente. E o que os pestinhas em desenvolvimento gostam de ganhar? Brinquedos, lógico! Malditos tios chatos que teimam em dar roupa de presente. 😡

Pensando em como esse dia já foi muito especial para mim, resolvi fazer mais um post nostálgico. Afinal, todo nerd já foi criança, e o Portallos não poderia deixar essa data passar batida não é verdade? Desta vez vamos relembrar um pouco aqueles brinquedos que fizeram tanto sucesso na nossa infância. Ou então, se você é um pouco mais novinho, fique à vontade para descobrir esse universo fantástico. Você irá relembrar/descobrir os antepassados do PSP e do DS, o boneco de duas cabeças dos Power Rangers, quando tinha que se esquivar para não ser atingido por pirulitos voadores e o brinquedo recordista em mãos enfaixadas nos prontos-socorros.

Bom, quando penso em brinquedo a primeira coisa que me vem a mente é boneco. E nisso eu mandava muito bem. Eu tinha uma bela coleção desde mais simples Playmobil até o mais equipado Comandos em Ação. Quem se lembra desses carinhas? O Playmobil geralmente não tinha muito graça e eram quase sempre figurantes nas brincadeiras, mas os Comandos em Ação era o BOPE dos bonecos! Eles vinham acompanhados de várias armas, desde faquinhas até bazucas enormes. Era todo articulado, uma beleza. Como esquecer também os bonequinhos que vinham dentro do delicioso Kinder Ovo? Tive também alguns dos Cavaleiros do Zodíaco, que eram bem legais e vinham com as armaduras para montar. E um dos bonecos  de maior sucesso foi o dos Power Rangers, que era preciso apertar um botão para a cabeça girar e ficar parecendo que tinha tirado o capacete. O único problema era que com o tempo a cabeça sem capacete acabava soltando. Claro que havia muitos outros, mas estes foram os mais marcantes.

[nggallery id=297]

O que também marcou muito a minha infância foi o Lego. Não só a minha, né? De muita gente, aliás, até hoje esse brinquedo está firme e forte por aí. Eu tinha uma maleta enorme só com aquilo e vários acessórios para montar. Era fácil passar o dia inteiro brincando porque as possibilidades eram infinitas. Mas toda a diversão acabava quando a gente pisava sem querer em uma pecinha com o calcanhar. Quem não saber o que é sentir essa dor, definitivamente é uma pessoa de sorte. O único problema era o seu alto preço, com isso muitas pessoas optavam pelos “genéricos” que havia, eram infinitamente mais baratos.

[nggallery id=298]

Quem se lembra do pirocóptero? Haha! Um pirulito que, quando terminava, o palito virava um helicóptero! Sensacional, será que ainda fazem algo semelhante? Lembro que era uma verdadeira febre no colégio, era pirocópetero voando para lá, pirocópetero voando para cá…

Aliás, o colégio era um lugar onde encontrávamos facilmente os brinquedos da moda. Andando pelos corredores a gente podia ver, além de pirulitos voadores, pessoas brincando com skate de dedo, meninas brincando de elástico ou bambolê, moleque correndo com tênis que pisca quando pisa e claro, muitas pessoas deitadas no chão brincando de Tazo! Havia Tazo para tudo, Pokemon, Digimon, Looney Tunes, Máskara e muitos outros. Tinha gente que levava o negócio tão a sério que comprava porta tazo e até uma mãozinha que era pra ajudar na hora de jogar e virar os tazos. Eram parecidos com as figurinhas, só que geralmente vinham nos salgadinhos da Elma Chips.

O que fez muito sucesso também foi um brinquedinho que aqui onde moro chamávamos de bate-bate. Alguém aqui conhece por outro nome? Eram duas bolas de plástico presas por dois fios e unidas nas pontas. A brincadeira era só ficar batendo uma na outra o tempo todo. Foi com certeza a época com recorde de pulsos inchados, porque quando uma bolinha daquela escapulia  alguma força sobrenatural agia sobre a maldita, porque ela só batia no osso do pulso da gente.

[nggallery id=299]

[nggallery id=300]

Mas aí você pode estar se perguntando se esse era o tempo das cavernas por eu não ter falado de nenhum vídeo game até agora. Claro que não, tinha muitos: Atari, Master System, Mega Drive, Super Nintendo (SNES) e os genéricos. Eu tive apenas um SNES que tenho guardado até hoje, e funcionando! Enquanto os outros estavam jogando bola, eu passava dias jogando Super Mario, Bomberman, Donkey Kong… olha só, quem sabe isso um dia vira outro post? Quando eu era pequeno tinha um Atari 2600 aqui em casa, mas que já não funcionava e acabou virando sucata em algum ferro-velho. É um console que eu não conheço muito bem, então pouco posso falar sobre ele em questão de experiência. O pouco que conheci joguei apenas o aventureiro Pitfall, e só. O Master System e o Mega Drive já tive mais contato, muitos amigos meus tinham esses consoles na época.

[nggallery id=304]

Mas a diversão não parava nos consoles domésticos, havia também os portáteis! Haha! Sério, quem não se lembra deles? Havia portátil do Batman, Gi-Joe, X-Men e outros mais. Eram até baratinhos, e bem frágeis também. Podemos até dizer que esses são os grandes antecessores dos portáteis que existem atualmente. Tinha também o Mini Game (Brick Game), que era vendido geralmente nos camelôs e vinha com Tetris, um joguinho de corrida e mais alguns. Havia os portáteis manuais também, porque não? Os chamados Aquaplay, potinhos cheios de água (claro) e que a gente tinha que apertar um botãozinho para mexer as argolinhas dentro.

[nggallery id=301]

Ainda não linha de eletrônicos, quem não teve um bichinho virtual? Também conhecido como tamagotchi, criação dos japoneses (só podia). Perdi muito tempo cuidando daquele bichinho fofinho. Alimentando, brincando de pedra, papel e tesoura, colocando pra estudar… E mesmo com tudo isso o maldito sempre acabava morrendo! Mas era muito divertido, tinha até algumas combinações que eram pra fazer o bichinho crescer mais rápido ou virar um dinossauro e outras que eu não me lembro. Será que isso ainda é vendido por aí? Agora fiquei curioso. 😀

[nggallery id=302]

Claro que havia muitos outros brinquedos que eu poderia falar, como os jogos de tabuleiro, o famoso Pogoball, os ioiôs ou mesmo os patinetes Mas é que estes não marcaram muito, pelo menos não a mim. Se tiver mais algum que ficou de fora é porque não me lembro de todos ou simplesmente não conheci. Os que eu citei antes foram os que marcaram a minha infância. Então, fique à vontade para fazer a sua lista. Quais os brinquedos você acrescentaria aqui? Afinal, todos têm seus brinquedos inesquecíveis, não é mesmo? E antes que eu esqueça: Feliz dia das crianças para todos! 😉

Isso também pode lhe interessar

43 Comentários

  1. Ótimo post! Relembrei minha infância!

    Eu tinha quase tudo que você falou nesse post, mas de todos os brinquedos da minha infância, o meu preferido era o Lego. Como eu adorava montar e criar historinhas(com arcos de inicio,meio e fim) com os personagens, eu mistura todos os sets que eu tinha e ficava horas brincando. Acho que eu era viciado demais nesse brinquedo, ate que ganhei o SNES e meio que deixei de lado o Lego. Mas eram tempos bons…

    Eu tambem tinha o Comandos em Ação, mas por algum motivo eu tinha mais vilões do que herois. Minha comprava qualquer um na loja, e acho que como sempre sobrava os vilões ela trazia pra mim, mas eu acabei gostado mais deles e consequentemente eles quebravam mais rapido, hehehe.

    Bichinho Virtual, pirocoptero, batebate,tazo,tudo mania de colegio. Muito divertido.(Alias ate hoje eu e meus amigos temos uma piada sobre o pirocoptero, mas o horario não permite nesse post, heheheh).

  2. Caraca veio,ele falou do supernitendo e também do bonberman…escorreu uma lágrimado meu olho!O bate bate grande tinha na minha escola,o supernitendo eu tinha e um filho da puta arrastou os cartuchos mais massas q eu tinha e o mini game eu comprei bem ums três por que vivia quebrando.

  3. Post SUPREMO!!!!
    Faltou mais algumas coisas, mas ficou muito massa.
    Alguem lembra as bolas de gude de plastico que vinham na coca-cola?
    As bolas de gude normal, o cocão, os peões….
    Isso tudo e agente ainda tinha os desenhos, animes, playtimes, arcades, pega-pegou,pelada….. ah bons tempos…
    O que voces acham de fazermos uma campanha com um post onde todo mundo bota alguma coisa da infancia que lembramos. Assim o que alguem esquecer outro bota e tal.
    Podemos lembrar de tudo da nossa infancia..
    E aew galera, topa?

    1. As promoções da coca-cola eram muito boas. yo-yo, gelocosmicos, ursos esportistas, tinha ranta coisa, quando tinha uma fewstinha eu saia catando as tampinhas só para trocar. Bons tempos.

  4. hahaha maneiro, já tive praticamente todos….gostava bastante dos bonecos do Jaspion, Jiraya, Kamen Rider….era muito viciado em albúns de figurinhas

  5. Nossa cara soh naum tive lego e comando e açao mas de resto
    Super nintendo tenho ateh hoje, tive mster system nintendinho e mega tbm, bate bate, tazo, brick game, pirocoptero, bichinho virtual, boneco do power ranger, kinder ovo e dos cavaleiros
    Colecionei quase todas as coleçoes da coca cola e da elma chips, digimon pokemon animaniacs mini mania coca cola geloucos entre outros
    Ainda tinha os albuns de figurinhas onde a chave dos premios bons nunca saiam, os desenhos do sbt e animes da manchete e depois da band, o pirulito com açucar (drinplink algo assim), bonecos de dinos e carrinhos de 0,50 adorava e deve ter mais coisa que naum to lembrando agora, cara realmente a infancia nos anos 90 foi foda

  6. Cara demais o post! É muito bom relembrar a infancia! tudo isso que vocÊcitou eu tive e brinquei tambem! Só faltou flar ai do album do pokemon que foi uam febre tambem,e as bayblades como disseram, só que essas ja foi um pouco mais tarde. E aque-les bate-bate? meu deus como eu machuquei o pulso bricando com aquilo!

    Ba, muito bom o post mesmo! Proponho que crie-se um post semanal só sobre nostalgia, séries, brinquedos, jogos e tudo mais!
    Abraços

  7. Hahahaha.. Tamagotchi na minha época era febre (é assim mesmo que se chama né?) vulgo ‘Bichinho Virtual’.
    E os Power Rangers que viravam a cabeça também, lembro que ganhei algumas vezes aquelas cartelas que vinham 5, era muita felicidade.

    Bons Tempos. #feelings

  8. Quase chorei lendo esse post…
    Tive quase todos esses brinquedos, até hoje tenho guardadas uma caixa de brinquedos do Kinder Ovo e uma de tazos, tudo em perfeito estado…

    Quero ter 10 anos de novo !!!!

  9. Nossa, post maravilhoso. Eu não costumo comentar mas hoje não posso deixar passar.
    As cartelas com 5 power rangers e tudo o que já foi citado realmente é demais.
    Outro brinquedo bastante presente na minha infância era o super trunfo.
    Que podia ser jogado normalmente, com as cartas no jogo ou para brincar de rolhada na garagem do prédio e corredores em dias de chuva.

  10. Brinquedo nunca foi meu problema tive todos esses ai.
    Mas Video- Game(tive todos os citados inclusive o atari), comandos em ação, e o Lego era os meu preferidos.
    E que não me viesse com esses legos genéricos,por que não encaixava no original.
    A não ser um balde que eu tinha, que era de um genérico importado, mas de boa qualidade, que como tinha muitas peças não necessitava de integração com lego, alem do que as peças era um pouco diferentes.
    A outro que eu adorava era o boneco das tartarugas ninja, tinha todos.

  11. Muito foda teu post, Never! E extremamente nostálgico, claro. x] Já brinquei muito com quase tudo que foi citado aí, bonecos dos Power Rangers, Playmobil, LEGO, tazos, brindes de Kinder Ovo, skate de dedo… Mas os mais marcantes, com certeza, foram o Mini Game, os Tamagotchis (os meus não morriam!! Mas evoluiam tudo e eu cansava deles, aí resetava XDDDD) e os videogames em si.

    E tô com o pessoal ali em cima que citou as Beyblades, brinquei bastante! De umas coisas mais antigas e/ou manuais também, tipo pião ou pula-corda, subir em árvores, esconde-esconde, pega-pega… XD Nossa, saudades da infância. x]

  12. Exelente Post!!! isso td ai fez parte da minha infancia com exessao do pirocoptero ate me lembro de ver vender na minha infancia mas nao era mania, agora tazos, lego, Snes e td+ e provavel tenha proxima da minha idade hahahaha Coitado do meu Amigo como Rapelei o Snes(Mario Bros All Star, Donkey Kong, MegaMan e um de navinha) do muleque sorte q era viciado tbm ^_^ ate qdo ficou de castigo fico recuperacao na 1º Serie acabei tbm me ferrando, eu jogava na ksa dele e ainda pegava uns 5 reais pra jogar 4 horas na rua traz naquelas locadora e o Arcadeira com ficha 10 centavos la em Itaquera! mas tbm depois foi minha vez qdo ganhei meu Playstation1 rsrsrs ta ai outra coisa esta faltando na sua lista com juntos com bonecos dos Cavaleiros do Zodiaco era doido pra ter meu Pai Regulava nao comprava e ainda Ganhei de Natal o de Plastico como fiquei Puto T_T alem dos animes como yu yu hakusho, Samurai Warrios, Cavaleiros do Zodiaco e Dragon ball nao via a hora chega sabado pra assitie na SBT ^__^

  13. O que eu mai tive foram bonecos mesmo, mas power rangers eu já era grandinho para ter. O que tive foi Jaspion, Jiraya, Changeman, Flashman, Jiban. Tinha também comandos em ação, Rambo, a coleção completa do He-Man, só não tinha o castelo de Grayskull.

  14. Ótimo post, felizmente pude pegar essa boa época, saudosos tempos, quando ganhei meu primeiro Video-Game (Master System), mas nem era muito viciado em games nessa época, o bixo começou a pegar foi quando ganhei meu primeiro Mega-Driver e o melhor de tudo e que tinha uma locadora do lado da minha casa que era a Mania de Games, nunca vou me esquecer desse nome e o melhor e que ela ainda existe deve vez enquando passo lá para alugar uns jogos com meu primo, nessa época já matava aula para jogar Sonic em casa….hehehehe, final de semana reunia todo mundo lá em casa para fazer torneio de Street Fighter, depois quando a empolgação tava a mil a gente fazia o nosso próprio Street Fighter real (kkkkkkkk), na qual sempre tinha um sem noção que machucava todo mundo.
    Eu tinha uma coleção gigante de bonecos, os que eu mais tinha era os clássicos comandos em ação, mas tinha muitos de super herois principalmente aqueles de Tokusatsu tipo Jaspion, Jiraya, Jiban, Power Rangers (Esses vira cabeça mesmo) e etc…, tinha alguns cavaleiros que eram meus favoritos principalmente os de ouro que vinham naquelas caixas toda ecorpadas, o foda e quem sempre tinha alguma peça de armadura faltando…hehehe.
    Lego eu me amarava também mas não sei porquê não tinha muito (Provavelmente perdia peça).Tazo, tinha uma porrada também, a hora do recreio da minha escola parecia um mercado negro, pois era uma confusão generalizada de troca, venda, roubo (Toda escola tem seu time de vandalos) de tazos, até que devido a zona a escola proibiu os Tazos ae que ficou mais parecido com mercado negro, pois tudo era feito por “debaixo dos panos”….hehehe, Bate-Bate foi outro brinquedo proibido na minha escola, pois na hora do recreio os vandalos saíam destribuindo porrada nos mais novos com isso, e o pior é que tinha uns de madeira, o tamagotchi e o Skate de dedo também tive, mas não sabia brincar com eles, o meu bixinho sempre tava com fome, cagado, chorando ou então morto, com Skate de dedo eu ficava que nem um retardado com aquilo na mão sem saber o que fazer, até que me imputeci e troquei os 2 por cards pokémon no mercado negro da escola (Adorava aquela escola).

    Acabei me empolgando e escrevendo demais, mas quando o assunto e reelembras a infancia não tem como evitar.

  15. hahahaha nussa pode me esquecer daquelas bolinhas de bate-bate ave maria aquilo era um perigo mas eu gostava de joga, so me lembro uma vez bate na kbça do meu primo hahahah nao aguentava briga com ele ai toma no coco infeliz!!! muleque tinha acabo raspa a cabeca sem kblo para amortece o golpe ^_^ td mundo da minha ksa ficaram putos da vida cmg mas depois passou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.