Realidade Aumentada é coisa do passado. A moda agora é namorar Realidade Diminuída! [Tecnologia]

O celular sumiu?

Parece até que foi ontem que eu ouvi falar de realidade aumentada como a última maravilha tecnológica. De fato é algo muito interessante mas parece que não temos ainda muita aplicação prática para isso (com exceção até agora da publicidade). O Japão é um dos poucos países que têm se destacado no uso dessa tecnologia, enquanto que  aqui no Brasil, para variar um pouco, estamos um pouco atrasados em relação a isso.

Com a Realidade Aumentada podemos criar objetos que não existem no mundo real e interagir com eles em tempo real. Tudo através de softwares específicos e utilizando a webcam do computador ou até mesmo a simples câmera do celular. Definimos no software uma marca que a câmera irá reconhecer e, sobre essa marca, será projetada a imagem virtual. Abaixo uma pequena demonstração do que pode ser feito.

Então, o que vem a ser Realidade Diminuída?

Depois da Realidade Aumenta um novo conceito vem ganhado destaque no meio tecnológico, a Realidade Diminuída. Ao contrário da primeira, que dá vida ao que não existe, esta segunda remove do vídeo elementos do mundo real. Como funciona? Através de software nos selecionamos o objeto que queremos retirar do vídeo. Depois disso acontece a mágica, o software reduz drasticamente a qualidade do vídeo, o objeto é inteiramente removido, o local onde ele estava é “preenchido“ com partes que estão em volta e o vídeo volta ter a qualidade original. Todo esse processo ocorre indefinidamente em 40 milésimos de segundos, imperceptível ao olho humano, tudo em tempo real. Confira abaixo.

Que beleza hein? Edição de vídeo em tempo real, já imaginou as aplicações que isso pode ter? O que mais impressiona é a eficiência que o software faz  toda a edição. Claro que o resultado não é tão perfeito quanto seria se um profissional fizesse, mas o resultado é extremamente convincente e não demanda horas de trabalho como seria no caso do profissional fazendo toda a edição.

Esse software foi desenvolvido na Universidade de Ilmenau na Alemanha. Está na versão beta ainda. Podemos perceber claramente que o vídeo foi apenas para mostrar a retirada de objetos apenas com cores contrastantes, o que proporciona um melhor resultado final. E também não foi mostrado como o programa age no caso de o objeto selecionado saia do alcance da câmera e depois volte.

Quem trabalha com Photoshop, mais precisamente o CS5, deve ter percebido  a semelhança com uma nova ferramenta Content-aware que veio integrada a mais nova versão desse programa que é referência em edição de imagem. Com essa ferramenta é possível fazer milagres com poucos clicks. Podemos remover qualquer objeto ou pessoa de uma imagem sem muito conhecimento técnico, algo semelhante a Realidade Diminuída, mas com fotos.

[Imagem retirada do: Photoshop Creative]

E voçê o que achou dessa novidade? Já imagina a utilidade dela no nosso cotidiano? Certamente irá facilitar muito a vida de muita gente que trabalha com edição de vídeo, não é mesmo? Sabe uma reunião de família com aquele seu tio chato que fica fazendo sinais para a câmera, colocando chifre nos outros e se achando super engraçado? Pois é, ele não irá aparecer mais nas filmagens! 😀

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. O content-aware do video.
    E, btw, a realidade aumentada pode ser usada, se em óculos por exemplo, para GPS e falsos hologramas, que parecem flutuar a sua frente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.