Cinema: Transformers: O Lado Escuro da Lua – Eu Fui!

Sempre deixei bem claro o quanto sou fã de Transformers e suas diversas reinterpretações criadas durantes todos esses anos. Daquela coleção de figuras de ação dos anos 80 até hoje, acompanhei quase tudo, e poder ver minhas brincadeiras de infância serem praticamente transpostas no cinema é algo magnífico.

E sim, vou falar de Transformers: O Lado Escuro da Lua como um fã de Transformers desde a década perdida. Então já deixo de antemão o aviso que além de spoilers, vou deixar minha paixão falar mais alto.

O primeiro Transformers foi uma grande aposta da Paramount. No meio da boataria de que seriam feitos tantas adaptações de coisas legais dos anos 80, Transformers era algo arriscado. Transformers era presença constante em animações, histórias em quadrinhos e coleções de figuras de ação. Ao contrário de outros sucessos dos anos 80, a franquia Transformers sempre manteve-se em atividade. Meio que os fãs já esperavam que mais cedo ou mais tarde um filme live action seria feito. Assim, era óbvio que quando esse filme fosse anunciado, o “hype” seria menor do que se fosse anunciado um filme dos Thundercats, por exemplo.

O primeiro filme foi bem legal, mas eu achei muito limitado, no sentido que foram mostrados poucos Transformers. Quando foi anunciado o segundo, a minha torcida era para ver o elenco com mais personagens. Isso aconteceu e eu gostei muito. O segundo filme tinha um plot menos interessante? Tinha, mas as batalhas entre os robôs foram mais intensas e me deixou satisfeito. Já o terceiro filme apresenta uma história um pouquinho melhor do que as anteriores, mas definitivamente, é o filme que melhor traduz todas as batalhas malucas que minha infantil um dia conseguiu conceber, e esse é o ponto central de Transformers: O Lado Escuro da Lua.

Haviam três coisas que eu queria ver no terceiro filme, e respirei aliviado ao constatar que meus desejos foram materializados. Eu queria ver Cybertron, a Arca, e o terrível decepticon Shockwave.

Alguns meses atrás eu terminei o jogo Transformers: War for Cybertron [PS3] e curti demais ver e andar por Cybertron. E finalmente em Transformers: O Lado Escuro da Lua o diretor Michael Bay resolve mostrar o planeta metálico, e foi emocionante, ainda que por um breve momento apenas. Depois dessa amostra, o que mais quero é ver um filme da franquia ambientado totalmente em Cybertron.

Na história original, a Arca é a nave que caiu na Terra milhares de anos atrás, cheia de Transformers. Isso não aconteceu na cronologia dos filmes, mas agora a Arca fnalmente aparece, só que dessa vez ela caiu na Lua. Não vou ser um purista chatonildo, para mim o que importante é que esse elemento do qual gosto foi adicionado.

O último item da minha lista de coisas que queria ver nos filmes Transformers também deu as caras um pouco diferente, mas também curti. Shockwave é um decepticon imponente, frio, e totalmente do mal, e para meu alívio, ele nos seus poucos momentos de aparição foi bem, sendo necessário a união entre vários humanos e autobots para dar cabo dele. Sem dúvidas, não é toa que ele é o decepticon mais durão. Quase um Chuck Norris robótico.

Mas agora falando do filme como um todo, a escolha do 3D foi benéfica para o diretor Michael Bay. Para tomar vantagem da tecnologia, Bay precisou evitar os cortes rápidos, principalmente durante as cenas de luta, e aumentou as tomadas panorâmicas. Isso tudo deu ao filme uma noção de grandiosidade imediata, e ajudou a visualizar melhor tudo o que se passa durante as batalhas, algo que no segundo filme não foi muito bem executado.

Os efeitos visuais deram um salto gigantesco, os Transformers se movimentam e interagem com as coisas muito melhor agora. Aquela cena em que o Bumblebee jogo Sam para o alto, se transforma, pega ele ao desviar de um obstáculo, e depois volta a sua forma de carro é estupenda e vale o ingresso. Bay contou que ele havia imaginado essa cena antes mesmo de começar a pensar no filme. Eu acho que esse é o estilo correto para ele, pensar em cenas grandiosas e depois fazê-las encaixar em uma história.

Aliás, devo deixar bem explícito que história não o forte de Transformers: O Lado Escuro da Lua. Ela é sim apenas uma desculpa para ligar as cenas de ação, e não vai ganhar nenhum prêmio. Ainda que tenha dois ou três momentos de plot twist, você vai ver na telona o clichê do cara bonzinho que faz besteira e se arrepende no último momento.

Ah, apesar do segundo filme ter piadinhas demais, agora elas estão mais incorporadas com aquilo que acontece em cena, e eu ri delas em sua maioria. E pela risadas que do público na sessão, tudo funcionou bem dessa vez. Sei que tem gente que não suporta isso, mas sinceramente não consigo me imaginar vendo esse tipo de filme sem piadas.

Transformers: O Lado Escuro da Lua mostra um compromisso com o espetáculo visual. A qualidade técnica do filme pode ser descrita com vários superlativos. Desde a recriação do pouso da Apolo 11 na Lua até uma Chicago arrasada por um ataque Decepticon, vi um deslumbre visual como antes só Avatar foi capaz de evocar. Tem uma cena em partcular que mostra um dos soldados da Nest usando sua arma em ângulo diferente, que lembra um FPS e e deu um vislumbre do que poderia ser um Battlefield 6.

O último ato do filme tem 40 minutos de ação ininterrupta para compensar a primeira hora mais chatinha, tornando realidade aquele meu desejo que surgiu após o término do primeiro Transformers, e foi gratificante ver os robôs caindo na porrada. E o negócio é tenso, pois em cada batalha a coisa fica feia. Se tem gente que não se conforma de ter visto Jazz sendo partido no meio pelo Megatron no primeiro filme, agora eu fiquei revoltado ao ver o Sentinel Prime atirando covardemente à queima-roupa no Ironhide!

Optimus Prime e Sentinel Prime, que batalha de gigantes. Optimus estava contendo seus golpes, queria que seu velho amigo recuperasse a sanidade, mas levou uma surra. Mas depois de ser salvo plo Megatron, foi uma catarse vê-lo matar tanto Megatron quanto Sentinel. Quando Optimus resolve lutar pra valer é sempre um espetáculo. Para mim superou a luta da floresta do segundo filme, até então minha batalha favorita da franquia. E só uma coisa, eu nunca me enganei e sempre vi a franquia como um meio de se ver robôs gigantes quebrando o pau.

Assim, esse parece ser o fim da linha para essa fase cinemática dos Transformers. Com os principais inimigos fora de ação, é de se imaginar que não há mais como seguir em frente. Acredito que Bay não voltará para um quarto filme, assim como Shia e os demais. É obvio que logo será anunciado um novo filme, mas parece muito sensato afirmar que a era Bay acabou. Eu gostaria dever o próximo filme tendo como cenário Cybertron, com a tecnologia desenvolvida por esses três filmes acho que será um bom início para um novo ciclo.

Então é isso, Transformers: O Lado Escuro da Lua é um alívio que quem esperava por uma bomba como Transformers: A Vingança dos Derrotados. Um filme com o melhor 3D desde Avatar, uma história bem típica que só serve mesmo para ligar diversas cenas muito bem executadas. Exatamente como eu mesmo imaginava quando todos os dias Optimus Prime e sua trupe me acompanhavam nas brincadeiras diárias. Muito mais do que os olhos podem ver.

Ficha Técnica

Título Original: Transformers: Dark of the Moon
Diretor:
Michael Bay
Roteiro:
Ehren Kruger
Gênero:
Aventura
Elenco:
Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, John Torturro, Tyrese Gibson
Estréia nacional:
01/07/2011
Duração:
157 minutos

Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

  1. Acabei de chegar do cinema.
    Nunca acompanhei series, desenhos e afins quando pequeno, até porque acho que não deve ser muito da minha época (80? sou de 90 D:), mas de fato sempre curti bastante quando vez que outra alguém me mostrava algo deles.
    Mas de fato o filme ficou muito bom, as partes de transformações e lutas, as piadas, a cena de chicago totalmente destruída, ficou tudo demais.
    E claro, como dito, muito triste ver Ironhide morrer a queima roupa pelo Sentinel, nunca esperava por isso, ou então na cena em que o Bee tá pra ser morto *chora*.
    Aconselho muito a verem, de fato, foi muito bom ver o filme que eu mais estava esperando no ano ^^

  2. Ás vezes não é preciso um roteiro inteligente pra se divertir. Até porque robores gigantes que lutam entre si e se transforam em carros fodas, e mulheres bonitas é uma ÓTIMA diversão.. acho que muitas pessoas as vezes confundem o propósito de um filme. Transformers não é um filme pra que se foca no roteiro, enredo etc. e sim um filme que mostra o quão FODA são robôs gigantes lutando entre si hehe 

  3. Legal o que vc falou sobre suas brincadeiras de infância. Eu também sempre me senti assim ao ver filmes parecidos com as histórias que eu via em minha imaginação. Realmente, as pessoas tem q ver os filmes já esperando o que vai ver. Tem muito crítico que acaba com Transformers, mas se esquece que o filme é basicamente isso que vc falou: porrada de robos. Parabéns pelo ótimo comentário!!!

  4. Legal o que vc falou sobre suas brincadeiras de infância. Eu também sempre me senti assim ao ver filmes parecidos com as histórias que eu via em minha imaginação. Realmente, as pessoas tem q ver os filmes já esperando o que vai ver. Tem muito crítico que acaba com Transformers, mas se esquece que o filme é basicamente isso que vc falou: porrada de robos. Parabéns pelo ótimo comentário!!!

  5. bom gente vou fazer um breve comentario:oque eu procuro ao assistir transformers?,bem simples robos gigantes se destruindo e mulheres gostosas nada mais nada menos que isso,ou seja embora o roteiro ser uma merda o filme e espetacular e vale cada centavo e minuto que eu investi nele.SEM DUVIDAS O MELHOR DO ANO.

  6. Eu não sou fã de transformers nem nada (não conheço nada sobre a história), acho que é por isso que eu nem curto tanto assim os filmes, apesar de eu ter assistido os 3. PORÉM, apesar da história ser uma merd4 e eu não ir com a cara do personagem principal, os efeitos especiais, pelo menos pra mim, valem o ingresso. 

  7. Filme bom, melhor que o segundo mas ainda pior que o primeiro.

    Mas tem uma coisa que me INCOMODA MUITO: os humanos matam muito faciol os Decepticons! Caramba, basta meia duzia de soldados com Metralhadoras e BAM,Decepticon caido. Pra que Autobots se os humanos podem se virar muito bem? Pra mim o filme definitivo de Transformers vai ser um que se passe somente em Cybertron,ou um em que os humanos não consigam revidar contra os Transformers, um filme onde um missil daqueles do 3 filme bata no peito do Megatron e ele so ri e oblitera metade de uma cidade com seu canhão de Fusão.

    No mais,pra quem quer um filme pipoca pra passar o tempo, eu recomendo.

  8. Esse filme é o exemplo perfeito de filme hollywoodiano onde você deve deixar o seu cérebro em casa para poder aprecia-lo. 

     Um verdadeiro banho de efeitos especiais e cenas que vão lhe fazer falar “WOW” em vários momentos, pena que o roteiro tenha sido feito como se tivesse o público-alvo de 12 anos, pois no final é um filme que tem de forte os efeitos especiais…. e só….

  9. Filme ruim. Ok, é melhor que Transformers 2 (um dos piores filmes de ação dos anos 2000) mas ainda assim é ruim. Cheio de personagens inúteis e piadas sem graça. Só vale mesmo pelos efeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.