Weekly Shonen Jump ToC: Edição #31! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #31

Harisugawa in Mirror world 01 (Capa, 1° CP, Nova Série, 54 pag.)
One Piece 631
Toriko 148
Naruto 546
ST&RS 02 (CP, 25 pag.)
Sket Dance 193
Bakuman 139
Medaka Box 102 (CP)
Magico 18
Gintama 361
Enigma 40
Kochikame 1709
Kuroko no Basket 123 (CP)
Inumaru Dashi
Hanasaka Ikkyuu 9
Beelzebub 115
Reborn! 344
Bleach 455
Nurarihyon no Mago 161
Sengoku Armors 17 (Fim)

De volta depois de uma semana de hiato! Finalzinho de semestre é tudo meio corrido… Vamos ao que interessa!

Falar um pouco de ST&RS, que estreiou na edição passada. O mangá parece ser um School Days comum mas com a ambientação da tal escola de astronautas. Eu gostei muito dos traços, e dos personagens, e principalmente da disposição dos quadros, o quadro que fecha o primeiro capítulo por exemplo é muito bem feito e composto, com um significado no desenho. Sobre a história eu não posso comentar coisas substanciais porém os que leram afirmam que a história é muito bem feita elevando o padrão de qualidade do mangá. No entando reiterando metade da internet: não parece se adequar ao estilo da SJ. Bem de qualquer modo esperarei mais um tempinho já que a Clockwork Lies afirmou ser um futuro projeto do grupo. As RAWs do primeiro capítulo podem ser vistas aqui.

Sobre Harisugawa eu estou mais esperançoso e confiante. O autor é o mesmo já serializado 2 outras vezes com Pretty Face e Mx0, duas histórias igualmente de romance/comédia. O traço dele já é nítidamente aperfeiçoado (apesar dos protagonistas aparentarem ser os mesmos da outra série dele), e polido, além de já ser experiente com a dinâmica da revista. Yasuhiro Kano, aparentemente terminou Mx0 por não ter mais como continuar a prosseguir a história. Em parte isso é bom pois mostra que não fica expremendo coisas murchas, nem prolongando o que não o pode ser. Por outro lado tomara que o autor tenha conseguido criar uma história que dure mais de 10 volumes… Confiante!

One Piece mantem a primeira posição assim como Toriko. Toriko, eu continua chegando cada vez mais perto dos capítulos atuais, e atualmente estou a 10 do Japão. Nesse meio tempo meu respeito pela série só cresceu, principalmente porque Shimabukuro não tem medo de expandir o universo, a cada capítulo uma nova informação, local, lendas, personagens. E gostei bastante como ele lida com os níveis de força dentro do mangá, e as hierarquias de poder, sempre mostrando quem pode e quem não pode, nisso o mangá é bem coerente. Em algumas partes o excesso de explicação o torna meio confuso mas isso é papo para um post separado…

Naruto vem logo em seguida, e caramba, já faz quanto tempo que Toriko tomou o segundo lugar? Eu não sei se quem lê acha isso, mas Toriko tem uma narrativa bem rápida para um shonen do seu estilo, o autor quase nunca enrola e muitas vezes me surpreendeu com a rapidez (natural, nada forçado) com que as coisas se desenvolveram. Talvez esse seja um trunfo de Toriko sobre os outros mangás.

Sket Dance na frente de Gintama? Mais uma prova de como essas ToCs vão ser osso duro. Eu imagino na época de cancelamentos como vão ser as coisas sem nenhum escudo, já que todas as séries que estavam indo mal já rodaram. Por mais que eu esteja gostando bastante de Ikkyuu eu acho que ele é a bola da vez. O mangá está nos típicos capítulos iniciais, onde pequenos arcos são constantes, e com isso, sem grandes acontecimentos, acho que não vai dar para o mangá. Mesmo não estando no Bottom 5, competir com séries de maior duração como Reborn, Beel que entram ocasionialmente, e Bleach um dos carros chefes mundiais da SJ não dá. NuraMago pode ser o companheiro no próximo cancelamento, mesmo este já tendo començado um arco recentemente, que contou até com mais páginas que o normal.

Beelzebub entra depois de muito tempo mesmo, no Bottom, mas isso provavelmente é fruto das duas séries não rankeadas que estreiaram, e do bom desempenho de Ikkyuu, ao não figurar no Bottom nas suas primeiras classificações, mostrando que o mangá ainda tem esperança. Provavelmente um dos dois estreantes vai entrar nessa briga com Nura, Ikkyuu, e quem sabe Kuroko. Aposto que ST&RS caíra… Um monte de gente dizendo que é bacana, mas não é o estilo dos leitores votantes, que já detonaram outras séries de mesmo cunho. É imprevisível, portanto, esta ToC. Não será estranho se vermos Ikkyuu subindo nas próximas edições e seu cancelamento ficar mais distante.

Bakuman essa semana foi simplesmente espetacular. Quase uma retrospectiva da série, em relação ao Eiji, e toda emoção do início do mangá repassada no contexto do arco atual. Ohba e Obata se superarram, nas palavras, como também nos quadros. A batalha esquentou novamente, e Eiji desafiando-os mais uma vez foi muito bom. Agora eles tem de esperar o próximo mangá do gênio ser publicado, o que não deve demorar depois do que foi mostrado nesta edição.

Enigma é outro que está sensacional. A virada dos fatos, os poderes sendo realmente revelados, e no meio disso tudo mais dúvidas surgindo. Confesso que a autora me pegou como em muito tempo não caía num plot twist tão bem feito. Magico está bom, não espetacular, porém eu gosto muito de como as batalhas do mangá são feitas e trabalhadas, e como o arco atual deixou os herois encurralados com tudo armado para perderem. A garotinha também tendo sua primeira luta de verdade também foi interessante.

Medaka o CxC está 3 atrás do atual, então nada muito a comentar. Porém gostei de como ele apareceu antes de Kuroko na ordem dos CPs, mostrando como a série já está meio fora da rodada de cancelamentos, mesmo aparentando ser o seu último arco. Além a página colorida mostra o quão importante é Kumagawa para o mangá atualmente, a ponto de figurar sozinho a página.

Próxima: Edição #31

Capa: Bleach
CPs: Harisugawa in Mirror world (25 pg.), Sket Dance

Bleach ganha a capa, e provavelmente a 1° Cp para ver se consegue espantar a má crise do mangá. Veremos até quando a Jump dará suporte com a situação atual. Harisugawa ganha Cp de 2° capítulo, e Sket ganha uma depois de um tempo. Nada de anormal nas CPs da próxima edição.

Oneshots da Golden Future Cup

No.1 Tamagahara by Kawai Jyuuzou na Edição 32
No.2 -Sins- by Miura Masataka na Edição 33
No.3 Tsukimi no Soba by Ogura Yuuya (autor de Sengoku Bashou, um competidor da 6° Golden Future) na Edição 34
No.4 Munehagane by Yashiro Manabu na Edição 35/36
No.5 Hungry Joker by Tahata Yuuki na Edição 37
No.6 Wolf×Red by Takahashi Hideki na Edição 38

Quem assistiu/leu Bakuman deve saber o que é a Golden Future Cup,  mas para os que não sabem eu explico. Esta competição acontece todo ano, e nela, mangakás novatos enviam um oneshot de mais ou menos 50 páginas para a Shueisha. Os editores da própria Shonen Jump escolhem os melhores que são eventualmente publicados na revista. Os autores que surgen na Future Cup também tem grande chances de serem serializados posteriormente. Como exemplo temos o autor de Beelzebub e os de Ikkyuu.

Dos 3 primeiros que temos a imagem, eu gostei mais do primeiro, e fui com a cara do traço do 3°, apesar de não fazer a mínima ideia do que se trata. Tamagahara, li que é uma segunda tentativa de um oneshot já publicado anteriormente sobre batalhas colegiais, aonde os alunos representam algo como “deuses” japoneses, o “Olimpo” japonês. Como não entendo nada disso deixo para alguém explicar isso melhor se souber nos comentários.

E é isso! Até a semana que vem! E deixo as perguntas: quem vocês acham que será cancelado a seguir? E de qual dos oneshots acima mais gostaram?

 

 

Written By
More from Rackor

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #10! [2011] [Novas séries anunciadas!]

A Edição #10 compreende a semana de 31 à 6 de Janeiro...
Read More