Weekly Shonen Jump ToC: Edição #32 – 2011

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #32

Bleach 456 (1° CP)
Toriko 149
One Piece 632
Bakuman 140 (Capa)
Naruto 547
Harisugawa in Mirror world 2 (CP, 25 pg.)
Beelzebub 117
Gintama 362
Tamagahara by Kawai Jyuuzou (CP, GFC #1)
Sket Dance 194 (CP)
Hanasaka Ikkyuu 10
ST&RS (23 pag.)
Inumaru Dashi
Magico 19
Medaka Box 103
Reborn! 345
Enigma 41
Kochikame 1710
Nurarihyon no Mago 162
Kuroko no Basket 124

 Bleach ganhou nesta edição 3 páginas coloridas de uma vez pra ver se dá um up na série, que vem só decepcionando em todos os lados. Seja em termos de capítulos ou dos rankings. Bateu até uma estranheza de ver estes personagens antigos, perece que não os vejo a eras. Porém isso pode indicar que Kubo ainda deve utilizá-los no futuro, e como o arco atual parece estar rumando a um fim, isso dá mais esperanças aos fãs.

O rankeado de Toriko ficou lá pelo 141~142, que comemorava o terceiro ano da série com página colorida dupla e tudo mais. Na história estávamos no final da luta com o Nitro, lá da pirâmide, uma das melhores lutas  de longe pra mim até agora então dá pra entender ter passado OP desta vez. O atual com a história da cobra gigante, eu achei meio “grande” demais. Sei lá como o autor vai encaixar o crescimento do bicho na história, mas este devev ser bem lento eu espero. Já falando do capítulo atual, o 149, o que é aquela cachoeira hein? Essa coisa do autor brincar com tamanhos próprios da série, que já conhecíamos e já eram gigantes (como o Regal Mammoth, acredito que seja Mamute Régio em português) é muito bacana na minha opinião, e dá uma sensação boa do agigantamento do mundo da série.

OP eu não tenho muito o que dizer já que não estou pau-apau com o Japão, mas pelo que tenho lido está num período meio de calmaria quanto a pancadaria, não?

Bakuman ainda bebe de sua sucessão de bons arcos seguidos, e de um dos seus melhores momentos na história. O capítulo rankeado foi lá por volta do arco do crime no banco que deixou Takagi com aquele probleminha quanto a escrever os capítulos. Por debaixo dos panos Obata e Ohba já aumentavam gradativamente a carga  emocional para o excepional capítulo 139, que foi pra mim, fácil um dos melhores da série, senão o melhor. A capa que o Obata desenhou, hein? Desnha demais, e conseguiu uma harmonia na capa com um desenho bem simples mas cheio de detalhes!

 Naruto ficando com a já habitual terceira posição, depois que perdeu a segunda definitivamente para Toriko que briga ferozmente com OP. Acho que com a aparição do Gaara ele deva conseguir mais alguns votos, mas será o bastante para derrotar a fase atual de Toriko? Meu palpite é não, mas veremos.

Harisugawa #1 e #2 lidos pela RedHawk. A série é bem bacana em certos conceitos, como o do espelho, mas ainda não senti engrenar de vez. Em uma comparação com Ichigo 100% (meio injusta dada a qualidade deste) o nível de acontecimentos  e coisas num único capítulo era muito maior do que o de Harisugawa, mas como está ainda no 2° cap é melhor esperar para ver o desenrolar das coisas. No geral eu gostei da série, é um Romance/Ecchi  comum, mas os personagens tem alguns lampejos de personalidade, e os desenhos de Kano dão um toque especial. Muitas páginas foram necessárias para ambientar as características do tal espelho, e agora com tudo explicado teremos mais chance de ver o “romance” se desenrolar. O espelho deu até uma pitada poética a coisa toda já que os dois amantes não podem se tocar, e tem sempre a barreira dos dois mundos impedindo isso. Houve já a faísca das tramas amorosas com a Satomi achando que o Harisugawa gosta da Saki. O ecchi, obviamente está presente, como em todo começo de uma série neste estilo, e não achei nada muito acima do comum.

Beelzebub volta para zona de conforto, bem melhor do que o susto que levou algumas semanas atrás aparecendo no Bottom 5. Particularmente estou no meio da série, com uns 80 capítulos lidos, porém já posso afirmar que adorei o teor cômico com as piadas fazendo referência ao leitor, e as bobagens em geral. Alguns personagens como o Topetão são impagáveis, e outros despertam o apreço pelas características, como o próprio Oga e o Tojou. Mas parece que o arco de lutas pra valer só começa com a chegada do novo professor e o aparecimento do Lorde En, e os problemas com o Netherworld começam a pipocar.

Mais uma vez Gintama e Sket juntos na meiuca da tabela, nada a comentar sobre os dois mangás de comédia da Jump mais uma vez. Ikkyuu teve neste último arco um lado de batalha muito legal, que deu um outro aspecto, um boost no mangá na minha opinião. Pelo que eu vi nos spoilers mais recentes a personagem (esqueci o nome, e olha que o capítulo foi sobre o nome dela, que significa felicidade aliás) deve continuar a aparecer, mas não sei se permanentemente ou só mais um pouco.

ST&RS teve a primeira prova interassante, mas não senti a mesma empolgação como no primeiro capítulo da série. Obviamente porque o nível de informaçoes não foi o mesmo, e nem poderia ser. Mas as ossibilidades que se abriram no final do capítulo valeram a pena.

Magico um pouco caído essa semana, porém o capítulo 19 foi bem bacana. Luu lutou pra valer pela primeira vez, e fiquei com a impressão da Nel de Bleach, por causa da transformação e tal. Mas a luta foi bem bacana como de costume, e teve uma das coisas que mais gosto em Negima, outro mangá de magia, os encantamentos retardados, e toda estratégia necessária para usá-los! Muito Bom!

Medaka não teve nenhum capítulo novo lançando então sem muitos comentários. O rankeado teve bastante texto e foi mais para reforçar o pano geral do arco, e apresentar a fundo as novas personagens, nada demais. KHR! no Bottom novamente, mas o que me surpreendeu um pouco foi Enigma que mesmo entrando no clímax de toda essa primeira saga com a a aparição do professor suposto Enigma, espero que suba mais daqui para frente.


E por fim temos Kuroko e NuraMago. Kuroko deve continuar sustentando essa última possição e eventualmente ser cancelado, mas o problema é Nura. Eu meio que duvido quie cancelem Nura já que das séries novas é a que mais vende volumes, vendeu ano passado mais que Toriko por exemplo, e tem uma segunda temporada do seu animê em vigência, mas a Jump não tem medo de cancelar mesmo com tudo isso a favor. O ruim na minha opinião é que não lembro da revista estar com tantos mangás bons e promissores de diferentes estilos assim faz tempo, o que me faz pensar em não querer uma rodada de cancelamentos tão cedo… Gostaria que a Jump pensasse assim, pelo menos eles estão longe ainda.

 

Próxima: Edição #33


1° CP: Naruto
CP: Gintama, Magico, -SINS- (GFC #2)
One Piece (Ausente)

Faz um tempo já que não temos uma capa pra Naruto né? Alguém aí lembra quando foi a última? O KIshimoto costuma caprichar nessas páginas duplas, então altas expectativas para isso. O destaque das CPs vai para o mangá da Golden Future Cup, que me chamou atenção pelo título mas não pelo traço… Continuo aguardando Red x Wolf, que aparece na imagem abaixo, com todos os outros mangás da competição! Agora sim podemos opinar com um pouco mais de embasamento né?

Vou ficando por aquidessa vez! Um lembrete rápido: já avisaram no Twitter mas aviso de novo por aqui, quinta-feira vou estar indo viajar e como a ToC sai na quarta fica meio inviável pra mim fazê-la essa semana, até por estar arrumando as coisas amanhã. Igualmente para semana que vem pois só estarei de volta lá pro dia 2 de Agosto. Até lá vou tentar manter os mangás em dia pelo iPod na medida do possível para voltar com tudo na primeira semana de agosto!

 

Written By
More from Rackor

Traições, monges e princesas! Mas Sengoku Armors, não mostra tudo o que pode render? [Impressões]

Enrolei um pouco para conferir o primeiro capítulo da série, mas enfim...
Read More