Modo Social de Gears of War 2: Você sabe como ele realmente funciona? Esclarecendo dúvidas… [X360]

Salas vazias no modo Social de Gears 2. Culpa do sistema, dos conteúdos bloqueados e também porque os gamers brasileiros não criam salas para novas partidas?

Eu já fiz um monte de matérias sobre Gears of War 2 aqui no Portallos. Basicamente cobrindo todas as polêmicas e buchas que o maldito sistema de multiplayer criado pela Epic Games possui. Hoje vou reforçar novamente algumas coisinhas já explicadas por aqui. Minha motivação veio neste fim de semana, quando recebi várias mensagens na minha dashboard de amigos e conhecidos me perguntando como diabos eu estava conseguindo jogar o Modo Social de Gears of War 2. Já que parece mesmo uma dúvida em comum para muitos, resolvi novamente explicar um pouquinho sobre os problemas do multiplayer de Gears 2.

Só que desta vez serei mais dinâmico e curto. Quem quiser maiores detalhes recomendo que leiam a matéria em fiz em dezembro de 2010 a respeito de forçar partidas no modo rankeado, o básico do modo social e sobre os mapas bloqueados e o tutorial do Portal Xbox. Ainda existem outros duas postagens sobre tais assuntos aqui e aqui. Vamos lá!

Por que não consigo achar partidas em qualquer modo multiplayer de Gears of War 2 (seja social ou rankeado)?

São várias complicações que resultam num sistema fracassado de busca por partidas. A principal delas é o bloqueio de PING (não vou explicar) que a Epic Games criou para que o jogo funcionasse regionalmente.  Assim é quase impossível para nós jogarmos com os americanos, a menos que a sua internet seja um monstro, você não consegue entrar em salas estrangeiras (pois isso geraria lag e a Epic não quer partidas com lag). Dá para jogar com americanos, mas é forçando o BUG do perfil (veja aqui) e com isso qualquer evento de XP que a Epic promova, acaba não funcionando com o bug.

Se não tem como entrar em salas estrangeiras, porque não existem salas nacionais para jogarmos? Pois é, isso é tão bizarro quanto o bloqueio. Parte disso é culpa nossa (pequena, mas é). Basicamente todo mundo já desistiu de Gears 2. São poucos os que tem paciência e saco para ficar esperando encontrar jogadores e depois fechar uma partida no modo rankeado. Realmente é um saco, mas ele funciona sim.

Sexta-feira, estava na Live com mais nove pessoas. Fechamos dois times de 5 e colocamos para nos encontrarmos no modo rankeado. O sistema levou uns 5 minutos, mas fechou a partida. Ou seja, dois times fechados, ao mesmo tempo buscando acabam se encontrando no sistema, só que não foi tão rápido quanto deveria. Levando em conta que ninguém tem paciência para esperar 5 minutos para achar uma partida, imagina-se que o sistema não vai funcionar mesmo. Não temos dados de quantos brasileiros jogam Xbox 360 ou quantos ~se conectam na Live ou mais complicado ainda, quantos ainda tentam jogar Gears of War 2 online, e qual o melhor horário para que estes poucos se encontrem.  Isso mata todo o sistema de multiplayer do game.

Culpa do sistema escroto e mal feito? Não tenha dúvidas, mas a falta de jogadores nacionais também não ajuda em nada. Em geral quando tem gente na lista de amigos jogando rankeado de Gears 2, essa pessoa está jogando com outros 9 amigos, numa sala fechada com dois times de 5, como fizemos na sexta. Aí não tem vaga ou chance daquele gamer solitário buscando partida, cair na sala destas pessoas.

Isso não é um defeito comum apenas em Gears 2. Existem muitos games de calibre baixo, daqueles que poucos compram, que também são ruins no modo online, por falta de jogadores. Me lembro algum tempo atrás que achar partidas online em Turok era uma decepção total! E ele nem era travado regionalmente. Caia com americanos, e sempre os mesmo, o que significava que só havia alguns poucos jogando o online do game. Gears 2 hoje em dia sofre do mesmo mal. Como os brasileiros já sabem que ele não funciona direito, não perdem mais tempo buscando partidas, a mesmo que estejam em 10 pessoas para jogarem em 2 times.

Entendi. Mas e o modo social? Por que nunca tem gente jogando?

Se no modo rankeado já são poucos os que se aventuram a achar partidas, no modo social é ainda mais deprimente. E novamente parte é culpa da Epic Games e parte da Microsoft Brasil e parte dos próprios gamers brasileiros. A Epic Games tem culpa em criar um modo online você pode hostear uma sala e jogar publicamente com qualquer pessoa, mas obriga os jogadores a terem todos os mapas multiplayers do jogo, incluindo aqueles lançados em DLC. É isso mesmo! Não consegue fazer funcionar o modo social? Provavelmente você não tem todos os mapas de Gears 2 e sem isso, pode esquecer, não vai funcionar nunca! Falha da Epic, pois deveria haver também um modo social para os mapas básicos do game.

Aí entra a parte de culpa da Microsoft Brasil porque estamos próximos de 1 ano de Live Brasil e até hoje não foram lançados os mapas DLC do game na nossa região e não adianta ter uma conta na Live Americana, pois o conteúdo é bloqueado por IP e você não consegue baixar a menos que faça VPN (e são poucos que conseguem configurar certinho sua rede para fazer isso). Certamente a Microsoft Brasil sabe que o multiplayer do game é um lixo e para evitar problemas do tipo “vocês lançam o conteúdo, mas a merda do game não funciona online, vocês me enganaram“, dificilmente veremos os mapas pagos na Live-BR. Sem eles na nossa região, sem virem em disco na compilação Triple-Pack, e com eles bloqueados regionalmente, é pedir para que o modo social seja realmente um fracasso no Brasil.

Agora quanto aos gamers que possuem todos os mapas e podem usufruir do Modo Social, que permite ganhar pontos multiplicados nestes eventos que a Epic promove, sem apelar para bugs do perfil, encontram alguns outros transtornos. Primeiro que dificilmente você encontra uma sala social aberta com alguém jogando. Isso ocorre porque quase nenhum gamer tem saco para hostear a sala e ficar sozinho jogando contra bots até que apareça algum gamer brasileiro (e já são poucos mesmo) para jogar junto. No modo social você só ganha XP se tiver no mínimo um outro jogador para brincar contigo.

Eu percebi isso nesta final de semana, pois fiquei várias horas do sábado e do domingo com a sala no social de wingman aberta, hosteando partidas.  Se você abre uma sala no social, se houver brasileiros procurando alguma para jogar, ele irá lhe encontrar. Muita gente acha que só porque abriu uma sala só com bot que terá que ficar jogando apenas com estes, que não vai entrar outros jogadores para jogar também. Isso é um pensamento errado. Precisa haver gamers com iniciativas para criar salas. Lá fora é a mesma coisa, se um americano não criar uma sala social com bots, ninguém joga. É preciso iniciativa.

Neste fim de semana, como host de uma sala em wingman, percebi que as vezes leva questão de 10 a 15 minutos, mas os jogadores brasileiros vão entrando para participar do multi. Muitos entram e saem logo em seguida, achando que vão encontrar outras salas com mais brasileiros jogando e menos bots (outra coisa chata, pois se ninguém saísse, em dois tempos, a sala estaria cheia, mas ninguém quer ficar esperando isso). É uma questão de demanda. Se tem poucos jogadores e ninguém quer criar sala ou ter a paciência de vê-la enchendo, nunca que o social vai funcionar mesmo. Soma-se isso ao fato é claro que não ter um sistema que permite ver quantas pessoas estão buscando ou jogando cada modo de jogo existente no multiplayer, como os games da série Halo fazem ou até mesmo o Beta de Gears 3 demonstrava.

Ontem, domingão a noite, eu deixei uma sala aberta no social em wingman (onde o multiplicador de XP destes eventos de fim de semana é um dos mais generosos), nem fiquei jogando em determinado momento. Fui tomar banho, jantar, fazer alguns afazeres em casa e a sala ficou lá, hosteada, com alguns brasileiros jogando. Isso prova que o problema não é achar salas no social, o problema é que ninguém quer criar salas para que outros jogadores vão entrando com o tempo. Também culpo a Microsoft Brasil, pois este é um caso onde a regional aqui deveria prestar mais atenção, de repente chamar alguns jogadores para ficarem com salas abertas, incentivar o multiplayer de uma das principais franquias do console, além de lançar os mapas por aqui, para que todos pudessem desfrutar do modo social (que não requer 10 pessoas online para fechar sala) e assim aumentar a demanda por jogadores online. Claro que fazer isso há apenas 3 semanas de Gears of War 3 é perda de tempo, mas considerando que a Epic Games está incentivando os jogadores a chegarem ao level 100 para destravar itens em Gears 3, talvez não houvesse melhor hora para dar uma ajudada nos gamers brasileiros nessa tarefa.

Então é isso, galera. Modo Social apenas com todos os mapas lançados e ele sempre vai abrir uma sala com bots, ele não vai buscar jogadores estrangeiros, você depende dos poucos brasileiros para entrarem na brincadeira e vai por mim, eles existem. Principalmente nos finais de semana. Fica meu incentivo então. Abra uma sala no social, aí vá fazer alguma coisa que seja necessário na sua casa (tomar um banho, comer alguma coisa, etc) e volte depois de uns 20 minutos e veja se não tem brasileiro jogando na sua sala. Antes sempre verifique se já não há alguma sala no social aberta. Eu sempre entro em cada um dos modos do social, um a um, para ver se não tem sala aberta. Se não tem, eu mesmo crio e deixo ela aberta um pouco enquanto preciso fazer outras coisas. As vezes fico jogando um pouco contra os bots também, enfim, agora nestes finais de semana com evento e jogadores loucos para chegarem a level 100, acho muito difícil que a sua sala no social fique abandonada por muito tempo e lembre-se que basta apenas um brasileiro além de ti na sala, para que o multiplicador de XP comece a funcionar e ambos ganharem XP facilmente massacrando bots até que outros brasileiros vão se acomodando na sala que você criou! 😉

É isso pessoal… espero ter ajudado! E nos vemos novamente nesta sexta (por volta das 22h), dia 02/09! Multiplicador em 15x! o/

Isso também pode lhe interessar

21 Comentários

  1. Bem, não tenho um 360, tenho um PS3 e Uncharted 2. A situação é parecida, embora tenha mais BRs e isso facilite. Mas a verdade que mais se assimila é que ninguém tem paciência de esperar uma sala encher – até porque normalmente não há bots. O que custa deixar dez minutos o jogo ligado, enquanto vai no banheiro, faz pipoca, confere o mundo lá fora… 

    1. Em Gears 1 você abre a sala e fica a tela de espera, aguardando jogadores chegarem e aí sim depois disso é que a partida começa, em Gears 2 eles melhoraram isso, vc abre a sala e ela começa com bots, então vc pode ir jogando e brincando conforme a sala vai enchendo (entra um jogador, sai um bot). Eu gosto dessa ideia, pois assim vc não fica com a tela de partida congelada, enquanto espara a sala encher, isso tb requer que vc fique na TV esperando dar o numero para poder iniciar a partida (se o host não der, ela não começa), Gears 2 vc abre, ela começa e tu vai fazer o que tem que fazer. Desta forma é mais pratico na minha opinião.

    2. Eu tambem tenho o uncharted 2 e me parece que é muito diferente do problema citado do GoW2 .
              Esse fim de semana mesmo joguei muito Uncharted 2 online, pra jogar Teamdeathmath é bem rápido, o problema são os outros modos de jogo(exceto os co-op que precisam de 2 ou 3 players), e diferente do que foi explicado aqui do GoW2 no Uncharted 2 vc joga com pessoas de qualquer parte do mundo. Eu tentei jogar elimination no fim de semana e não consegui, as vezes achava 6 jogadores  na sala e não sei porque nao fechava o jogo.
              Mas foi uma surpresa pra mim ler esse post, saber que um dos carros chefes do Xbox360 tem um online tão ruim para os Brasileiros, parte culpa dos proprios brasileiros que só querem piratas e ficam de fora da LIVE e maior por parte da produtora em fazer um online regional o que é ridiculo.

      1. Eu também acho uma vergonha os problemas enfrentados por Gears 2 desde o seu lançamento. Só revisando que esse problema é algo que aflige apenas este game. O multiplayer dos games de Halo por exemplo, são perfeitos no busca online. Rapidos e quando não acha partidas regionais, saem para buscar mundialmente uma que esteja em boa conexão sem lag (e acha!). É um sistema quase perfeito…

        Acho que não é problema os estúdios estarem estudando regionalizar os multiplayers. É até bacana vc encontrar brasileiros para jogar online, o que não pode é limitar apenas a isso. Gears 3 parece que tem um sistema melhor, ao menos no beta tava para jogar com todo mundo…regional ou internacional.

        e concordo que é triste mesmo ver muitos donos de xisboca terem o console, mas não jogarem online, seja porque o sistema é pago ou porque usam piratas.

        Graças aos céus em algumas semanas Gears 2 e seu lixo de multiplayer será esquecido para todo sempr e Gears of War 3 vem com um sistema mais semelhante ao de Halo, para o alivío dos players-BR.

      2. Eu também acho uma vergonha os problemas enfrentados por Gears 2 desde o seu lançamento. Só revisando que esse problema é algo que aflige apenas este game. O multiplayer dos games de Halo por exemplo, são perfeitos no busca online. Rapidos e quando não acha partidas regionais, saem para buscar mundialmente uma que esteja em boa conexão sem lag (e acha!). É um sistema quase perfeito…

        Acho que não é problema os estúdios estarem estudando regionalizar os multiplayers. É até bacana vc encontrar brasileiros para jogar online, o que não pode é limitar apenas a isso. Gears 3 parece que tem um sistema melhor, ao menos no beta tava para jogar com todo mundo…regional ou internacional.

        e concordo que é triste mesmo ver muitos donos de xisboca terem o console, mas não jogarem online, seja porque o sistema é pago ou porque usam piratas.

        Graças aos céus em algumas semanas Gears 2 e seu lixo de multiplayer será esquecido para todo sempr e Gears of War 3 vem com um sistema mais semelhante ao de Halo, para o alivío dos players-BR.

      3. Na verdade o jogo tem tendência a procurar brasileiros, tanto que na época pós o beta do 3, em que todo mundo jogava, era BR toda hora. Mas o jogo não te obriga a jogar com zucas, então facilita bastante.

  2. Tirou muitas dúvidas mas eu tenho uma: meu id eh da livebr, e tenho o triple pack, fiz o lance do hospot e tal funcinou quanto ao ip, só que não consigo colocar o codigo na minha conta mesmo meu ip sendo la dos states, fiz teste no speedtest.net e realmente estava falando que meu IP era la da costa Oeste dos EUA. porem como minha conta eh live br acho que nao deu pra colocar o código, existe outro jeito? ou só com conta liveUS?
    obrigado desde já

    1. Você meio que se auto-respondeu. É isso mesmo, como estes conteúdos não estão disponíveis na Live-BR, mesmo que vc faça a VPN, precisa que seja feito na Live-Eua. Crie uma conta americana no seu xisboca e daí sim faça a VPN. mesmo que vc baixe numa live-eua, vc poderá depois usá-lo na sua conta BR (desde que as contas estejam no mesmo console).

    2. Você meio que se auto-respondeu. É isso mesmo, como estes conteúdos não estão disponíveis na Live-BR, mesmo que vc faça a VPN, precisa que seja feito na Live-Eua. Crie uma conta americana no seu xisboca e daí sim faça a VPN. mesmo que vc baixe numa live-eua, vc poderá depois usá-lo na sua conta BR (desde que as contas estejam no mesmo console).

    3. Você meio que se auto-respondeu. É isso mesmo, como estes conteúdos não estão disponíveis na Live-BR, mesmo que vc faça a VPN, precisa que seja feito na Live-Eua. Crie uma conta americana no seu xisboca e daí sim faça a VPN. mesmo que vc baixe numa live-eua, vc poderá depois usá-lo na sua conta BR (desde que as contas estejam no mesmo console).

  3. Otimo poste esclareceu varias coisas mas infelizmente eu vendi o meu gears 2 então so vo pode joga o 3 .A proposito as pre-venda e so dia 1/09 alguem sabe em que lojas e se vai ter online

          1. o valeu eu tenho alguns  jogos mas eu compro e revendo pra pode joga mais dai eu acabo n ficando muito tempo com eles a não ser os especiais te mandei o convite a minha e gt: Arcanjo Sombrio to sempre na live menos das 7 as 10 da noite e no horario de trab

  4. Acho que Gears 2 tem o pior sistema Online que já vi, tudo ali é feito pra sair errado.

    A não ser que combine com o pessoal de jogar junto, não dá pra achar sala e jogar, certeza que isso que afastou o pessoal do jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.