Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #42! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #42

Hunter x Hunter 317 (Capa & 1° CP)
Naruto 556
One Piece 640
Kuroko no Basket 132
Harisugawa in Mirror world 11
Bleach 465 (CP)
Toriko 158
Kurogane 4
Gintama 370 (CP)
Reborn! 351
PSI Kusuo Saiki (One Shot)
Medaka Box 115
Bakuman 149
Sket Dance 202 (CP)
Beelzebub 125
Nurarihyon no Mago 171
Inumaru Dashi 151
Kochikame 1719
Enigma 50
Magico 28
ST&RS 12

 Hunter teve poucas capas durante toda sua serialização, mas o que chama atenção nem é isso, é mais o Togashi se dispôr a desenhar uma e uma CP dupla. Eu realmente acho que teremos uma continuidade maior, e essa edição só reforça isso ao meu ver. O anime também é uma boa para mantêr a série nos trilhos mais uma vez, com as duas mídias em andamento. Aliás capítulo que emocoinou muita gente né? Estou por fora de Hunter, já que só via no Animax, então fanboys (aqui de leitores tem vários XD) respondam.

Essas semanas que não consegui escrever, a primeira posição e o top 5 foram bem disputados. Naruto vem numa crescente, mas Oda já está puzando o chicote pro clímax da saga, o que deve devolver o posto a série. A surpresa ficou por conta de Kuroko, que mostrou força como muito tempo antes não mostrava, aparecendo lá no alto. A série chega a subir pro meio da tabela de vez em quando, mas não me recordo de chegar ao top 5. Essa posição até levantou a suspeita da Shueisha ter mexido uns pauzinhos, mas vai saber…

Harisugawa lá no alto também ainda no início do seu rankeamento, o que é normal até nos últimos tempos, inclusive para o autor. Pretty Face em seu segundo capítulo rankeado chegou a ficar em primeiro, mas tempo depois veio a ser cancelado com 52 capítulos. Eu particularmente estou achando a série bem mais ou menos, e continuo achando que a mesma está se beneficiando da falta de romances/ecchi atualmente na revista. Daqui a algumas semanas poderemos ver se é tudo mesmo fogo de palha, ou pra valer. Mas já adianto que acho que a série não tem fôlego, pois não vejo muitos horizontes para criação de novas situações. Novos personagens foram introduzidos recentemente, mas não consegui sentir o carisma de nenhum deles.

Bleach ganhou mais uma CP, mas parece que não vai ser dessa vez que a série perecerá. A subida de Bleach já é notável, bem antes da chegada do capítulo “Deathberry Returns 2” que foi um dos melhores da série em muito tempo. Toriko sofre da enrolação que foi em parte a entrada na caverna da cachoeira, mas os últimos capítulos voltaram a explorar bem vários planos da história, e explicar coisas e conceitos que desde o início da série estavam em névoa. Gostando muito da nova fase do mangá, e ansioso pelo novo arco.

Dei uma folheada no primeiro capítulo de Kurogane, mas a fórmula me pareceu tão batida que fiquei só nisso. Não pretendo acompanhar a série, se sobreviver até vejo qualé dela, mas eu duvido. Kurogane pra mim tem cara de cancelamento, pode ser até que eu esteja errado, mas é a imagem que passa pra mim. Alguém aí está acompanhando para dar uma opinião sobre a série?

Gintama e Sket Dance levaram a CP essa edição pelo crossover da versão animê. As duas séries em si, pelo menos no mangá, andam muito bem faz tempo, nada muito o que comentar. Exceto que mesmo sem ler a série, acho toda CP de Sket com esse ar de feito a guache, meio leve, sempre bonitos demais. Reborn! De volta lá no topo, e acho que ninguém duvida que os Arcobalenos trarão de volta a a glória passa da série, que deve figurar mais constantemente no top 5 a partir de agora. A estabilidade de Medaka Box é muito boa, o momento no mangá é muito bom. Essa semana, no entanto, acabou um dos arcos mais bem-sucedidos da série me bastante tempo, e estou aguardando para ver o que o Nishio Ishin estará preparando para a continuação da saga da sucessão.

Bakuman está num momento muito ruim, parece que os japas não gostaram da “volta” do Nanamine. Parece realmente o outro arco, o de estréia do personagem, mas aquele conseguiu passar uma imagem bem mais dark do jovem autor, ao meu ver.O novo arco realmente está mais elaborado, mas sinto falta do, na minha opinião, melhor personagem da série, que é o Eiji. Acho que seria bem sensato e bacana alternar a batalha geral contra o Nanamine, intercalando com o processo de criação do novo mangá do Nizuma que tem o objetivo de se internacionalizar.

Beelzebub teve até aparição da personagem que treinará a Aoi, e o Oga, mas achi que foi só isso. O rankeado foi o 117 que mostrava a entrada dos alunos na escola “nova”, mas o capítulos que sucedem foram realmente melhores, pois tudo acabou ficando só na amostra no 117.

Lá no Bottom, acho que os salvos são Nura, Inamaru, e Enigma (este que terá o seu primeiro ranking de popularidade de personagens). Magico e ST&RS devem ir pro limbo logo. ST&RS mesmo não estando no bottom faz muito tempo, não acredito que deva sair mais dele. Cair tão bruscamente para última posição é um grande sinal que os japoneses abandonaram a série. Eu mesmo comecei a achá-la meia chata, não apresentando muita coisa de novo, e com as tarefas semelhantes e desfechos previsíveis. Mas isto é a minha opinião, pois até vi gente que continua gostando da série igualmente como no início.

Próxima: Edição #43

1°CP: Kuroko no Basket
CP: Reborn, Medaka Box, Kochikame

A fase de Kuroko pode estar melhor que eu imaginava, ou é só a Shonen Jump hypando sua única série de esporte? Difícil saber, mas é ela que leva a 1° CP semana que vem.

Reborn com mais uma CP, em pouco tempo, talvez devido aos ótimos resultados que a saga arcobalena deva estar tendo. KochiKame, não tem muito o que comentar, porém Medaka ganha mais uma em pouco tempo também, seria a confirmação do anime especulado e rumorizado? Ainda não acho que seja o anúncio, mas sim um preparo de terreno para tal.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios