Conversa de Mangá: Bleach 436 – The Time Discipline

Bleach: Capítulo 436 foi disponibilizado dia 9 de fevereiro: “The Time Discipline“.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 436 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Bleach 436

The Time Discipline

Putz, quantos quadros só pra fazer um misteriozinho com o tiozão do tapa-olho! A essa altura, Tite, que leitor ficaria realmente preocupado com o Ichigo? O que poderia realmente acontecer a ele? Desnecessário tentar criar esse climinha de “ai meu Deus, ele vai ser queimado vivo!!”. Fora isso, gostei do capítulo. A habilidade dele, Time Tells no Lies, é até interessante, mas preciso pensar como seria posta em prática numa luta normal, já que aqui foi usada com antecedência na Dollhouse da Riruka. Se bem que ainda não dá pra dizer se esse povo todo vai ter uma saga pra eles com lutas ou se simplesmente vão passar esses poderes pro Ichigo. Aliás, né, como raios isso vai funcionar é uma grande questão ainda.

Gostei do Chad dando a dica pro Ichigo sobre o “orgulho Shinigami”, e deu pra engolir a explicação da pele dele ser seu “objeto” para usar Fullbring. A questão é… então a pele dele tem uma alma separada? Já as presilhas da Inoue são coisas óbvias porque foram presente do irmão, né. Moving on, o momento com Ichigo lembrando de quando era Shinigami teria valido a pena nem que fosse só pra gente se lembrar de como era o traço do mangá antigamente. Bem mais quadradão, hein? Mas eu gostava, sabe. Nem preciso dizer também que o destaque pra Rukia me deu um aperto aqui, acho que se tudo em Bleach fosse pelos ares, eu ainda assim acompanharia o mangá só pra ver esses dois.

Enfim, cena final e o badge sendo ativado? Nossa, mistério total sobre o que vai aparecer. Zangetsu? Outra espada? Algo mais original? Uma habilidade nada a ver? E não confundam aquele símbolo que apareceu com a suástica nazista, hein? Ela “gira” pra direita, mas o que apareceu ali gira pra esquerda. Esse símbolo talvez tenha mais de um significado, mas sei que no budismo tibetano é usado como forma simplificada do Nó Sem Fim, que simboliza a eternidade. Sei porque tive que explicar muitas vezes que aquilo não era uma suástica, haha, mas como eu disse, talvez tenha outros significados no Japão também. Só espero que não seja uma mega shuriken ali.

E é isso. CdM super mini, mas não tem mesmo muito conteúdo pra ser comentado. Fazia já um tempo que eu não escrevia um, né? Vou ver se volto a fazer uns esporadicamente, ou talvez começar o de Toriko. (Não peçam, não vou fazer de Fairy Tail.)

Isso também pode lhe interessar

75 Comentários

  1. Se vc não falasse da suástica eu nem iria imaginar isso, huahua nem havia prestado atenção no efeito. XD

    E realmente essa semana teve uns trecos bizarros no capítulo, como essa parada da pele do Chad ser a fullbrig dele, que coisa mais sem sentido. Tambem não achei legal a habilidade do tiozinho de colocar time nas coisas, isso tb não existia no Yu Yu Hakusho? Não me lembro, tinha tantas coisas originais nessa série, em Bleach quando surge algo assim sempre ficara parecendo cliche e cópia de algum lugar.

    Lendo o capítulo de hoje, e vendo uns episódios de Bakuman, acabei me tocando que tem uma cena onde aquele rival dos protagonistas, o geniozinho esquisito, diz para eles não pensarem na historia…simplesmente irem escrevendo o que vier na cabeça…deixa os personagens se movimentarem sozinhos… Isso é interessante porque tem horas que realmente tenho essa sensação de que Bleach anda em piloto automático… sem planejamento, sem preocupação do autor, se está indo lento demais, quadros enormes demais, se caiu na mesmisse etc… Tite Kubo não anda muito bem mesmo se for olhar desta forma. E pensar que Bleach de uma certa forma é tão inspirado no trabalho do Yoshihiro Togashi (pelo menos parece), outro mangaka problematico, mas que ao menos tem uma narrativa fabulosa quando não está embaçando e não criando…

    E que bom ver a Dakini de novo no CdM!

    1. em YYH tinha um cara q criava regras, como se ele fizesse um JOGO.

      Problema de Bleach são personagens que não morrem, cdz tinha muitos personagens mas eles morriam sem remorço do autor. Principalmente na Saga de Hades onde os cavaleiros de ouro caem igual moscas.

          1. Vocês falam por causa do negócio de selar as almas lá. Eu to meio esquecido, lembro de algo no YYH também mas não lembro exatamente a situação.

          2. do cara que criava regras, que falava a palavra tabu perdia a alma!
            ai em yuyu não podia falar “quente”! e eles estavam em uma estufa!
            Ai a Botan(acho que era isso) fala algo que o kuwabara completa:
            -Nossa, quem te viu, quem te vê em garotinha!
            ai ele perde a alma! rsrsr

          3. coragem hein!
            custou uma fortuna, aposto rsrs
            meu amigo vai me passar os que ele baixou na net, com a dublagem da manchete!

  2. Não tem muito o que comentar. Somente que conhecemos que o orgulho é a ”chave” para liberar o Fullbring, um novo Fullbring revelado (o cara do tapa olho).
    Não gostava do traço no começo de Bleach, e Dakini um CdM de Toriko seria show xD

  3. Foi PURA ENROLAÇÃO esse capitulo, sem muito o que dizer mesmo.

    Gostei do quadro em que aparece o Ichigo lembrando do passado, digo, isso foi completamente desnecessário, mas ainda foi interessante ver a evolução do traço do Tite. A Inoue por exemplo mudou demais. Legal ver isso.XP

    Outro ponto que me chamou a atenção foi a forma saindo do distintivo. É a mesma forma do punho da bankai( obvio), mas naquela forma que lembra ossos é igual a ultima forma da bankai do Ichigo. Será que ela vai voltar logo naquela forma? Eu gostaria, muito massa a Zangetsu assim, pena que só foi usada contra o Aizen.=D

    1. Achei enrolação tbm. Aho que ele enrola demais pois os mangakás recebem dinheiro por página que fazerm (ou to errado? XD)

      E também ouvi dizer que não é mais o Tite que desenha, e sim um profissional boladão lá, é verdade?

      1. Não sei nada sobre essa do Tite não desenhar nem li nada sobre isso. Também porque se ele não desenhasse mais acho que apareceria o nome do artista nos creditos assim como em Bakuman ou To Love-Ru por exemplo.^^

  4. Aaaah, então nosso casal de Code Geass não bate, mas de Bleach sim! Eu sinto falta da Rukia, não vejo a hora de volta dela ao mangá e com uma possível também mudança no visual?
    Não tenho a menor idéia do que vai sair do Fullbring do Ichigo, apesar de o símbolo que apareceu me sugerir que deve ser a Zangetsu.
    Eu sinceramente estou esperando que seja algo diferente, nem que seja mais uma forma da Zangetsu, mas que seja diferente. E algo que faça mais que um Getsuga Tenshou, né?
    E alguém já percebeu que o tio do tapa-olho parece muito com o Bradley de FMA? XD

    1. Pô, o King Bradley é muito mais foda. XD

      E que bom achar mais gente adepta de RukiaxIchigo! Também sinto falta dela no mangá, aliás, desde Las Noches, né. =/ O Tite tinha que deixá-la mais fortinha também. Enfim! Espero vê-la em breve. [2]

      1. Yep, o Bradley é beeem mais cool, mas eles ainda assim tem semelhanças.

        IchiRuki! <3
        Eu acho que assim que o Ichigo recuperar os poderes ela volta a aparecer. Mas o destaque que o Kubo dá a eles dois no mangá é claro, tão óbvio que só falta a declaração de amor em si. Q

        1. Ja ouvi uma vez, mas como não fui eu que li não garanto. Mas que Kubo teria dito q o casal de bleach seria Ichigo e Orihime, e não Ichigo e Rukia.

          Rukia fica melhor com o Abarai.

  5. Soh nunca entendi oq esse simbolo tem com a espada e o seu nome. Talvez o autor soh use ela pq tem haver com samurais (não é o primeiro samurai que tem uma manji ligada a ele, inclusive o da Blade tem).

    O cap talvez podesse ser resumido em 1 soh com o cap anterior. Apesar q esse ficaria mais corrido e outro não seria tão atrapalhado pq teve poucas informações.

    Parece que o conceito de TUDO TEM ALMA não era bem oque nos esperavamos. Parece que o mundo real não é tão diferente da Soul Society em que ate construções são feitas d particulas espirituais, talvez então o proprio corpo seja feito e a “Alma” propriamente dita seja algo a parte.

    To curioso para ver oq vai surgir, se vai ser mesmo o antigo poder de shinigami diferente ou se sera um fullbring com Espada. Mas se liberar a espada não vai ter mais bankai? E o Tiozinho da espada sumiu? Bleach conseguindo prender a atenção e não reclamo da falta de luta.
    No inicio com as lutas entre Ichigo e o Hollows não curtia muito nem o anime, comecei a animar com a historia quando soube da saga da Soul Society.

        1. Concordo contigo[2]. Fairy Tail é esplêndido, tão bom quanto o trio maravilha da Jump.XP

          Ja vi o pessoal pedindo isso algumas vezes e eu gostaria MUITO disso, mas o pessoal do blog deve ser ocupado também. Não tem jeito mesmo de rolar um?? Não é pra encher o saco, mas não tem mesmo??O-O

          1. Não galera, CdM de FT é impossível de rolar. Ninguem da equipe le o mesmo. Eu vejo apenas o anime e leio os da JBC, sem a menor vontade de acompanhar com o Japão.

          2. eu estava esperando o “Primeiras Impressões” dq do Portallos para ver se valia a pena acompanhar ou não o mangá lançado pela JBC, mas como não rolou, não comprei e nem pretendo comprar mais. Pra vê como dou moral pra vcs rsrs

          3. Olha pelo que li já do primeiro volume…vc não perde muito não… achei a qualidade da JBC bem ruim, na tradução e até mesmo na qualidade do volume, que nem se comparam com os da Panini (eu já fiz um post sobre isso).

            Mas como o volume 3 mal chegou ainda nas bancas… tá a maior enrolação esse mangá, com certeza ainda dá tempo de fazer uma materia e vc pode mudar de ideia e achar os volumes facilmente pela net.

            mas em termos de qualidade… não fiquei mesmo nem perto dos da Jump distribuidos pela panini. com certeza.

          4. Mas o Cdm de FT seria muito bom no Portallos…
            FT é sucesso
            quem sabe um dia algum de vcs mude de ideia, e isso que eu torço
            Mas, Portallos está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo com os Cdm’s…

          5. Vocês permitem entrada nova de pessoal? Porque eu gosto muito de escrever, tenho tempo de sobra e adoraria escrever um de FT, só pelo prazer de ver esse CDM feito e pelo prazer de escrever.

  6. Só dizendo, esse símbolo também é uma suástica, e a versão voltada pro outro lado também era considerada algo bom (talvez ainda seja dependendo do lugar) antes dos nazistas causarem o contexto escroto. Esse símbolo que apareceu na mão de Ichigo inclusive também foi usado pra a guarda da Tensa Zangetsu, então… quem sabe né.

    Sobre o negócio dos objetos, as habilidades da Orihime são um fullbring padrão, mas isso da pele forçou um pouco, eu sempre considerei as habilidades do Chad mais pro lado de Hollow, ainda mais por ele ter sangue de mexicano 😛

    É bem a cara do Tite Kubo isso de apresentar uns 10 personagens novos, todos com poderes diferentes, e depois subutilizar todos eles de forma que perdem completamente a graça, então eu não ficaria ansioso se fosse você ;_;

  7. Esse capítulo foi mais ou menozinho também, que nem o outro…Nem dá vontade de comentar XD, só deixo claro que: A pele do Chad ter uma alma própria é TENSO.

  8. O tio do Tapa-olho “estilo mordomo” já é um personagem meio clichê em Bleach. O velhinho das barreiras no time dos Arrancars e o outro tio que trabalha com o Urahara tem um jeito igualzinho ao dele. Ok, talvez esse tiozinho seja um pouco mais cruel, mas não consegui me livrar da sensação de “Conheço um personagem igualzinho, e no mesmo mangá…”

    Quanto ao negócio dele queimar em chamas, é óbvio que todo mundo sabe que nada de ruim vai acontecer ao protagonista mas deve ser pra dar aquele sentimento de: “Que treinamento difícil!” Ou ao menos teria essa intenção…

    Também gostei da participação do Chad nesse capítulo, nossa, me fez lembrar o quanto eu gostava do Chad no início do mangá e o quanto ainda gosto. 8D

  9. Realmente não tem o que comentar, é mais um daqueles capítulos vazios de Bleach, eu não sei qual a necessidade que Kubo tem de gastar páginas e mais páginas com coisas banais, como essa Fullbring do mordomo (vou chamar ele assim daqui para frente….kkkk), só espero que a Fullbring do ichigo não seja a Zangtesu, pois esse é o único Shonen que eu conheço que o personagem principal usa o mesmo ataque a 10 anos, até o seiya tinha mais de um golpe.

    1. Seria uma boa o Ichigo ter um novo poder, mas seria uma pena ele perder a Zangetsu, muito show aquela espada.*-*

      Podia muito bem dar uma nova arma ou acessório ao Ichigo( tipico em KHR! XP) ou trazer a Zangetsu com outros novos poderes, afinal o Ichigo não dominou o poder dele antes da luta com o Aizen? Seria possivel isso.=D

  10. Só acho que vocês deveriam ser menos críticos em relação ao arco. O próprio Kubo revelou que iria demorar cerca de quatro meses(não me recordo). Esse arco não parece agradar muitos fãs. Mas não existe ser humano(no caso o mangaká) que consiga criar uma história perfeita. A análise crítica de cada capítulo chega a ser algo estúpido sem saber ao menos como o arco será completado. Isso tudo sem nem ao menos considerarmos o estado físico, mental e espiritual do mangaká. Ele pode muito bem estar se baseando em algo, homenageando algo, ter pego uma doença, estar se esforçando ao máximo ou apenas ter pego uma gripe, não sei.

    Quadrinizar não é uma tarefa fácil. É algo quase que cinematográfico. A tarefa exije muito da mente do mangaká, que hoje em dia tem de ter cuidado o suficiente para não plagiar nenhuma outra obra e ao mesmo tempo ser criativo.

    A linha que diferencia crítica construtiva de “apenas uma crítica” é muito tênue.

    1. “Mas não existe ser humano(no caso o mangaká) que consiga criar uma história perfeita”

      Oda conseguiu, são poucos os capitulos que possam ser considerados ruins ou capitulos vagos.

      1. Na verdade não. Perfeição é algo relativo. O trabalho do Oda não me agrada nenhum pouco, pra ser sincero, por mais que eu tente, não consigo ser fã de One Piece. Então o que posso dizer é que o que é perfeito para alguns, pode não ser para outros. Se eu tivesse que titular, concerteza citaria Berserk, uma obra cujo qual eu realmente considero perfeita.

        1. Concordo com tudo que voce disse porem nao tem como nao concordar que Bleach anda em passos lentos demais

          Eu pelo menos nao consegui ver utilidade alguma nas 8 primeiras paginas

          E tp as criticas sao justamente a proposta do CdM falar os pontos que voce gostou ou nao no capitulo em si e nao no arco inteiro xD

          Como eu costumo dizer Bleach dificilmente me agrada em um capitulo semanal porem eu continuo gostando dos encardenados (=

          Nao acompanho a historia (como muitos ) somente pq a acompanhei durante anos e quero ver o final eu a acompanho pq gosto de Bleach XD

        2. Concordo contigo, mas o problema de Bleach não é a chegar perfeição e sim que o mangá não empolga mais, as médias dos capítulos para mim e ruim para razoavel, tem até capítulos que metade deles parecem filler de tanta enrolação é umas paradas muito non-sense, sem falar os rumos que a história toma que as vezes são completamente WTF? o que tá faltando em Bleach é empolgar, a última vez que isso aconteceu comigo foi quando os capitães aparecerem em Las Noches e na revelação que Neil era a terceira espada, eu acompanho semanalmente 7 mangás (Fora os outros mensais) e atualmente para mim o Bleach é o mais fraco.sem sombra de dúvida, mas o CDM é para isso mesmo, para cada um mostrar a sua opinião sobre o capítulo, as vezes ne, todos concordam, mas sempre rola um debate saúdavel

  11. Puta enrolação só pra fazer misterio com o tiozinho do tempo…
    Bom Ichigo ativou sua fullbring, gostaria Zangetsu voltasse com alguma nova abilidade. Alias tenho uma pequena duvida, já que Ichigo perdeu completamente seus poderes, Zangetsu tecnicamente desapareceu, então se ele voltar será que ele vai voltar como antes, ou vai começar do “zero” de novo, tipo como se fosse uma nova entidade? Não sei se vão entender o que eu quis dizer… =P
    .
    Sobre o simbolo que saio do Badge, é um dos kanjis utiliazado para escrever Bankai.
    Ban “卍” Kai “解”. Que por acaso (?) é o igual a proteção de mão da bankai do Ichigo. =P
    .
    ps: pow um novo CdM sobre Toriko ia ser muuuuuito massa. =D

  12. Dakini, é uma suástica sim. A suástica é um símbolo de poder.

    Na wikipédia (como se fosse referência de verdade — mas não encontrei outra referência)
    “Para o Hinduismo, os dois símbolos representam as duas formas do deus criador, Brahma: voltada para a direita, a cruz representa a evolução do Universo (ou Pravritti); para a esquerda, simboliza a involução do Universo (Nivritti). Também pode ser interpretado como representando as quatro direções (Norte, Leste, Sul e Oeste), com significado de estabilidade e solidez.”

    Não é à toa que os alemães usaram-na como símbolo do partido Nazista. O problema é que por causa da guerra, o símbolo ficou ligado ao partido nazista, e desde então é reconhecido como um símbolo de preconceito. Mas é só distorção, para os orientais esse é um símbolo BEM antigo.

  13. O Bradley de segunda linha botando terror foi realmente desnecessário, porém se o kubo for esperto pode usar isso a seu favor! Como todos esperam que nada aconteça ao Ichigo, imagina a repercussão que teria se a casinha pega-se fogo e so sobrasse cinzas? Ai ele poderia usar o fato dos poderes do ichigo pertencerem a uma outra dimensão e explorar isso! No sentido do ichigo ter fugido para la quando a casa entrou em chamas!

    Curti muito a parada da explicação do motivo de orgulho do chad, mas isso a meu ver vai contra a explicação inicial do aizen 2.0 sobre o fullbrings! Se ele tira(controla) a alma para fora dos objetos para essa atender a sua vontade, como a pele do Chad por mudar? quer dizer que cada orgão do corpo tem uma alma separada?

    No mais, nada a declarar, mas bleach me deixou com o minimo de vontade de entender esse novo poder, então ponto positivo pro cara!

    Sobre a suastica, fico puto como um porco como o Hitler conseguiu deturpar um simbolo tão positivo como a suastica ao ponto de não poder ser usada por ninguem!
    Mas é lamentavel tbm o ato das pessoas não entenderem que o simbolo não significa o ideal nazista!

    Sobre o assunto do casal, Ichigo tem que ficar com a Orihime, que sempre mostrou gostar dele de verdade! Rukia nunca teve momentos em que a mostrou pensando no Ichigo como um homem! Que rukia fique com o Abarai!

  14. mas o manji sempre fez parte da espada dele xD na bankai ela ta la na espada o capitulo em si foi a famosa “enrolação da semana” so pra mostrar ele ativando a espada… sem falar em mais “pontos de coincidencia com yuyu hakusho”…

  15. Ah pelo menos o Ichigo e a Rukia eu gostava bem mais do traço de antes. Tinha mais estilo. O anime então é horrível.
    Sinceramente não entendi nada desse Fullbring, só achei foda o desenho no final! 8D

    E não fiquei confuso com o símbolo porque já tinha lido tudo sobre ele em Blade, a lâmina do imortal. xD

    Suástica é originária do sânscrito “svastika”, representa a boa ventura, sorte e vida longa na Civilização Hindu, mas surgiu espontaneamente em vários povos. O símbolo é visto em Tróia, moedas gregas, Egito da era ptolomaica, armas de Thor, civilizações pré-colombianas..

    Pra alguns pesquisadores originalmente a suástica – sentido horário – representaria o Sol enquanto a sauvastika, – sentido anti-horário – representaria a Lua.
    No Japão a sauvastika, chamada de manji entrou junto com o budismo, e é usada pra indicar templos budistas em mapas, atlas ou roteiros turísticos, também aparece como símbolo de bons prenúncios nos dedos dos ps e peito de Buda. Já na China foi rebatizada de “wan” e virou símbolo do taoísmo, aparecendo na mão de mestres simbolizando seu poder.

    Os nazistas tomaram ele porque teria aparecido em objetos germânicos antigos e sido criado no Nepal, uma nação hindo-aríana.
    Emfim… xD

  16. nossa mas vai continuar com esse simbolo???

    a zangetsu jah tinha ele e fica mais facil de ver na luta final contra o Aizen…

    mas espero msm q naum seja uma espada…

    pelo menos naum uma normal como as que o ichigo sempre usa…

    elas podem ser pretas ou grandes mas nunca tem nada de especial ao meu ver…

    na esperanca de algo bem loko…

    pode ter a ver com a forma Holoow dele…
    hehe

  17. Bleach foi o segundo mais divertido da semana 😀
    Perdendo somente para Reborn xD

    (Tirando as 8 paginas iniciais que foram totalmente desnecessarias) O capitulo foi muito bom XD

    Mais uma vez Bleach me lembrou YYH XD
    Fiquei me perguntando se a habilidade do tiozao de tapa olho seria eficaz contra um oponente tp o Aizen sei la

    Achei a fullbringer dele a mais legal ate agora 8D
    Isso se a espada do Ginjou for somente uma espada .-.

    O melhor do capitulo foi o Chad (=
    Gostei pacas da conversa que ele teve com o Ichigo

    Ja sobre o simbolo no badge nem tinha reparado que era parecido com o do punho da Zangetsu xD

    Pensei que era so uma shuriken estilosa xD

  18. Bom, nesse ponto eu concordo contigo também, mas infelizmente não é agradável nem mesmo comentar, porquê todos sabemos que quanto mais enrolada for uma história, mais grana a Shonen ganha com games, toys, mangás, etc… E eu creio que isso às vezes deturpa a criatividade dos autores. Pode não parecer, mas a pressão que a shonen exerce sobre seus funcionários é muito grande. ;P

    Mas realmente, Bleach está meio parado.

  19. bom… eu estranhamente só notei o coração desenhado na blusa do ichigo quando apareceu o destaque IchigoXRukia, tbm notei q no 434 ele esta com essa mesma blusa mas sem o coração… se não me engano ele começa a aparecer no 435

    Será essa uma mensagem de Tite? =O
    Eu pessoalmente estou torcendo pra que seja xD já que o casal InoueXIchigo ia ser um tanto clichê

      1. Que foda! Poderia até isso acontecer, já que o Sado disse que seus poderes são de origens Hollows, tomara que tenha esse Sado fodão xD
        poaspaskpaosakpsoaskapso.
        Tite, faz um Sado assim !!!

    1. Que foda a imagem, isso faria muito sentido pela explicação dele, se o Tite não aproveitar isso o Chad não ficará mais forte =/ (só se ele ter pernas assim, ia ser tenso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.