Um adeus a outro Mestre dos Patos… Vicar

Vai deixar muita saudade a todos os moradores de Patópolis…

Vicar em foto tirada em 2004

 2012 acaba de ficar um pouco triste com essa notícia. Faleceu na terça-feira, dia 03, um dos grandes nomes dos quadrinhos Disney: Víctor Arriagada Ríos, mais conhecido como “Vicar”. Vicar estava com 77 anos, e sofria de leucemia. Mesmo assim o desenhista chileno continuava trabalhando no quadrinhos Disney. (Leia mais aqui)

Vicar começou a fazer HQs Disney na década de 70 e nunca parou desde então. O Inducks registra mais de 1.000 HQs feitas pelo artista, que é considerado um dos herdeiros de Carl Barks.

Fico muito triste com a notícia. Nem sabia que o Vicar estava doente, afinal ele continuava desenhandos novas HQs. O artista é um dos principais nomes no Universo Disney entre os mestres clássicos que continuam fazendo quadrinhos até este século. Aprendi a gostar de Disney nos anos 90 tendo como destaque muitas das histórias produzidas pelo Vicar, que sempre foi presença regular na revista Pato Donald.

O traço sempre foi mais tradicional, puxado ao estilo criado por Carl Barks, mas suas HQs possuem expressividade com personagens e cenários ricos e detalhes. Faz os personagens Disney algo mais maduro, ao contrário do estilo italiano, que preza cores vivas e traços bem arredondados. Vicar é um dos meus artistas preferidos no traço tradicional Disney. Vai deixar muitas saudades.

Espero que ao longo de 2012 a Editora Abril possa homenagear o desenhista nas revistas de linha. Gostaria muito de um Almanaque do Pato Donald só com clássicos do Vicar. Aliás estava olhando no Inducks os primeiros trabalhos dele e tem muito material inédito que nunca saiu no Brasil, incluindo suas primeiras HQs: Buy Ice-Cream Cones, Rest Cure, Donald’s Big Chance, Hewey, Dewey & Louie In Circus, The Bonus. Bem, ao menos o Inducks lista estas 5 HQs como os primeiros trabalho do artista, sendo que Big Chance e The Bonus são remakes de HQs americanas que sairam alguns anos antes. Os originais sairam no Brasil, mas os remakes do Vicar permanecem inéditas. São HQs curtinhas, entre 2, 4 e 8 páginas. Poderiam sair aqui no Brasil ao longo de 2012.

Segundo as estatísticas do Inducks eu tenho 30% do material produzido pelo Vicar. O artista nunca foi de trabalhar com grandes épicos. Boa parte do arquivo de histórias dele são de HQs de cotidiano com o Donald e Tio Patinhas, mas nem por isso elas são descartáveis. Vicar trabalhava muito bem com histórias com Donald e Margarida com Gastão fazendo ciúmes, histórias com o Tio Patinhas dando tarefas ao Donald ou arrastando ele em viagens pelo mundo, histórias regulares com o Donald atazanando seus vizinhos.  Há histórias de viagens, de azar, de profissões (incluindo a famosa fábrica de margarina!). Vicar fez um pouco de tudo, e muito mais. E muito desse material, publicado no Brasil permanecem sem ser republicado. HQs como: Em Nome Da Arte, Um Parceiro Do Alasca, Desafinando No Outro Mundo, Depósito Complicado, O Guardião, Um Controle Nada Remoto, De Volta À Infância, Os Aventureiros Do Rádio, Quanto Ciúme!, Micronegócios, Em Busca Da Ilha Viking, Uma Questão De Princípios, O Tesouro Do Capitão Dobrão, O Posto Da Fartura, O Tesouro Da Ilha Quac, O Segredo Da Atlântida, Nosso Amigo Dinossauro, Dois É Demais, Com Mudanças… Você Dança!, O Herdeiro, Corra Que A Polícia Vem Aí!, Espere Por Mim, O Herói Da Família, Esta É Sua Vida?!, Dia De Milionário e dezenas de outras HQs. Todas estas, só pra exemplificar, saíram apenas um única vez no país, entre os anos 80 e 90. Conhece alguma?

E quem tiver curiosidade de ver algo do Vicar nas bancas, só no mês de dezembro, três revistas da linha Disney tiveram HQs com o desenhista. Veja as prévias aqui: Pato Donald nº 2401, Almanaque do Tio Patinhas nº 5 e Pato Donald Férias nº 7. Que a grande trabalho e talento do Vicar com os quadrinhos Disney jamais seja esquecido. Um dia triste, mas também é um dia para recordar todos os bons momentos que suas HQs trouxeram aos fãs dos quadrinhos Disney…

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. "Conhece alguma?" Sim, conheço. Tenho duas em Download que são muito boas, Com Mudanças… Você Dança! http://coa.inducks.org/story.php?c=D++8752 e O Herói Da Família http://coa.inducks.org/story.php?c=D++9312. Ainda me lembro do meu primeiro Pato Donald, o 2325. Lembro da 1ª HQ, Navegar É Preciso http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2003-286 e de como o nome "Victor Arriagada Ríos" ficou gravado na minha memória.

    P.S.: Nessa revista o nome do autor foi impresso assim.

  2. Mais um talento q se vai… uma pena, é sempre prazeroso ver novas histórias produzidas por alguém assim, mas qdo essas pessoas partem, temos de nos conformar em saber q nunca mais teremos novas produções!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.