The Black Keys – El Camino

Rock com uma pitada de blues ou blues com uma pitada de rock?

The Black Keys - El Camino

Volta e meia ouço alguém reclamando sobre o cenário musical atual, dizendo que não existem mais bandas boas ou que o tempo de ouro de tal estilo ficou no passado… E eu sempre me pego criticando mentalmente o tal reclamão. Minha vontade é de perguntar qual foi a última vez que ele pesquisou sobre novas bandas ao invés de ficar esperando uma música nova tocar na rádio. Acho inadmissível que alguém com acesso a Internet reclame de falta de novidade: se você reclama que não existe bandas atuais boas, bem meu querido, talvez seja por falta de interesse seu em correr atrás de coisas novas para ouvir.

Eu por exemplo, estou sempre pesquisando por lançamentos independentes ou tento ouvir o que têm feito sucesso lá fora, até através de filmes e suas trilhas sonoras eu já consegui descobrir muita banda boa.

Mas a minha principal fonte de informação são as indicações de amigos e foi através de uma delas que eu descobri The Black Keys.

The Black KeysA banda, que na verdade é uma dupla, é bem antiga. Formada pelos amigos Dan Auerbach (guitarra e vocais) e Patrick Carney (bateria) em 2001, e são considerados como parte de um movimento chamado “garage rock revival”, que tenta trazer um pouco da estética musical dos anos 60 para os dias atuais. Bandas como The White Stripes, The Strokes e Arctic Monkeys também são consideradas parte desse movimento. O Black Keys já lançou sete álbuns que totalizam dois milhões de discos vendidos e ainda três Grammys. Não parece muito impressionante, eu sei, mas quem foi que disse que quantidade é o mesmo que qualidade?

El Camino, é o mais recente álbum da banda e será o responsável por lançá-los ao grande público, já que vem sendo elogiadíssimo: entrou no ranking da revista Rolling Stone como um dos 50 Melhores Álbuns de 2011 (ficando na frente do ótimo Wasting Light do Foo Fighters) e também na lista dos 10 Melhores Álbuns de 2011 da revista Time. E sem dúvidas que todos os elogios são merecidos.

El Camino é aquele álbum que você ouve sem passar uma música, desde a animadíssima Lonely Boy (duvido você ouvir essa música sem bater o pé no ritmo) até a linda Little Black Submarines (qualquer semelhança com Led Zeppelin é ocasional). As música são simples, sim, mas possuem uma melodia tão gostosa e um refrão tão chiclete que depois de ouvir o cd todo pela primeira vez é capaz de você já sair cantando alguma parte sem nem perceber.

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Concordo com cada palavra dita sobre os acomadados-musical! Recentemente encontrei um músico, que por conhecidência gravou um track com Dan Auerbach, do The Black Keys, que é muito bom; Michael Kawanuka! E um trompetista da “nova escola” do Jazz, Matthew Halsall.

    Não gosto do termo “música boa”, mas sei que está cheio de sonoridade bacana lá fora pra ouvir é só pesquisar um pouco! *-*

    Sobre a banda do post, tenho a discografia e espero um show dos caras por aqui do qual eu consiga ir! rs

  2. Theo, curto a banda, adoro Tighten Up, ainda tenho q ouvir esse novo album, mas sei q ta muito bom, ja ouvi algumas faixas ^ ^. Cara, como dica eu deixo Of Monsters and Men, dimais abanda ! um indie (não sei se gosta) muito “de boa” se é q me entende, assiste ao primeiro clipe deles Litle Talks, eu me apaixonei pela vocalista, a pedi em casamento mas ainda não me respondeu. XD Parabens pelo post e dicas de boa musica é sempre bom, traz mais se possivel, vallew !

  3. Eu conheci a banda por causa da música Tighten Up que ouvi em alguma série de tv, e desde então sempre procurei por mais material dela. A própria Tighten Up é daquelas músicas que grudam na cerébro e quando vc percebe já tá cantarolando. XD Acho o clipe sensacional, simples pra caramba, mas funciona muito bem. Outra que curto bastante é Howling For You, que é diferente demais. O clipe não é um clipe, é um filme! O.O

    Acho a sonoridade do The Black Keys muito boa, e gostei bastante do cd novo. Já ouvi ele algumas vezes e curti bastante as Lonely Boy, Sister, Hell of a Season e Money Maker, principalmente. E indico a banda Cage the Elefant, que alguém da equipe (acho que foi o Alex) já fez um post sobre, e é uma banda bem diferente também, com uma identidade musical bem própria. :>

    1. Esqueci completamente, mas também tem a Young The Giant que merece atenção. Conheci há pouco(íssimo) tempo, mas gostei bastante do que ouvi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.