PdS – Game of Thrones – S02E01!

Olha ele de volta!

E finalmente pudemos assistir uma das estréias mais aguardados do ano(ok, se você não viu ainda, vai correndo assistir e depois dá uma olhada aqui!)! Uma das séries mais antecipadas e com certeza mais aclamadas por vários grupos de pessoas: quem gosta de série, os leitores, os amantes de fantasia medieval… Game of Thrones atrai muitos tipos de gente, e vemos a força que a série conquistou nas ruas onde se vê muitas pessoas (inclusive eu) enfiada na leitura dos geniais livros de Martin.

Vale lembrar que o post adiante contém spoilers sobre o primeiro episódio. Evitarei ao máximo contar sobre o decorrer da segunda temporada, mas quem é alérgico a qualquer palavrinha, fique ciente que também mencionarei de nome, lugares e personagens que vão aparecer, e claro não direi nada sobre o decorrer do enredo!

Enfim… Sem muita enrolação, o episódio foi exibido na HBO Brasil no próprio dia de estréia americana, domingo passado. Vale ressaltar o grande trabalho da emissora em trazer o quanto antes o episódio para as mãos dos brasileiros. Não gostei muito da dublagem, é verdade, mas aí já é reclamar de barriga cheia, e não vou entrar nesses pormenores.

O que nos interessa aqui é falar de como foi essa Season Premiere. A começar pela espetacular abertura que agora nos apresenta duas surpresas interessantes (tá bom, nem tão surpresa!)! Os mais observadores devem ter conseguido observar o nome de Peter Dinklage lá no início, mérito do personagem claro, por ter maior participação no livro e também do ator que ganhou o globo de ouro pela sua ótima atuação. Ainda que a série tenha uma dinâmica que não foque em um único personagem principal, está na cara que Tyrion vai assumir algo próximo da importância que o personagem de Sean Bean tinha na primeira temporada, o que é digno de merecimento, afinal Tyrion é foda, por falta de palavra melhor!

Outra coisa legal foi a inclusão de Pedra do Dragão nos bloquinhos do mapa da abertura. Estava muito ansioso para ver o que de novo que iriam adicionar, acho a sequência muito linda e o cuidado que eles tiveram em retratar o mapa com detalhes é impressionante! Acredito que nos próximos episódios podemos esperar por locais-chave como Qarth, Ponta Tempestade, Ilhas de Ferro, Harrenhal, Punho dos Primeiros Homens e quem sabe Correrio? Particulamente, queria saber melhor a localização da cidade de Qarth que das descritas no livro foi uma das que mais me impressionou pela beleza.

O episódio começou já pregando peça nos leitores que acreditavam que veriam a transcrição do prólogo nas telinhas. Ao invés disso, optaram por adiantar a chegada de Tyrion a Porto Real com toda a marra que tem direito. Sor Dontos nos é apresentado e não é nem perto de como eu imaginava, nada contra mas prefiro ver ele como achava q era durante a minha leitura.

O objetivo deste episódio foi recolocar as peças nos tabuleiros. Eu assisti com uma sensação de ver uma pintura de como está Westeros após os eventos da primeira temporada, bem como no livro que transita pelos capítulos do personagem apresentando os “novos começos”. Quatro reis estão brigando por um trono de ferro, mas o destaque principalmente vai para os coadjuvantes de todo essa guerrae… Um Regicida preso e ameaçado por lobos no Norte, um garoto que se vê na obrigação de cumprir a função que era de seu pai na cadeira de Lorde, um protegido que está prestes a voltar para a sua terra de origem, uma rainha exilada no distante leste e seus dragões… Os personagens são vários e tão ricos que seria necessário mais que um episódio para falar tudo que eles tem direito. A série tem mérito aqui, tentando encaixar personalidades, ainda que não se aproxime da riqueza de detalhes que existe na obra de Martin.

Neste primeiro episódio devo ressaltar a excelente aparição de Davos, um dos meus personagens preferidos. O Cavaleiro das Cebolas, para quem ainda não decorou os nomes é o servo mais fiel do rei Stannis Baratheon, irmão mais velho de Robert. Melisandre foi outra dos personagens mais aguardados, posso dizer que gostei, mas ainda é cedo para levantar uma posição com apenas duas cenas. Ainda tivemos outras coisas que pegaram os leitores meio desprevinidos como cenas e personagens inéditos que não estavam nos livros.

Cito como exemplo quando Cersei ameaça Mindinho, cheguei a tomar um susto ali, coisa que não esperava mesmo. Outra mudança que estão fazendo nesta temporada é a troca de nomes de personagens, que no meu ver não faz o menor sentido. O bom Cleos Frey do livro agora é um Alton Lannister. Asha Greyjoy que vocês logo devem ver se chamará Yara. São mudanças como essa que não fazem muito sentido ao meu ver… Agora espero que não deixem de apresentar personagens fundamentais como deixaram na primeira temporada, como Brynden, o Peixe-Negro que deveria ter aparecido. Ele é importante e também um personagem interessante com uma história rica por trás, mas ainda não temos nada confirmado sobre se ele vai aparecer ou muito menos a escalação do ator, o que levanta certo temor entre os fãs. Mas tenhamos esperanças, pois um exemplo de personagem atrasado é o Lorde Roose Bolton que também deveria aparecer na primeira temporada, mas só fará a sua primeira aparição na segunda. Enquanto isso, Ros continua lá…

Ah, e o tapa? Muita gente tava querendo isso. Outra cena que não lembro de ver no livro, mas que deve ter gerado uma enorme satisfação para todo mundo né?

Interessante também, foi ver que avançaram bastante neste episódio, ainda que não tenha acontecido tanta coisa em outros núcleos. Jon e a Patrulha por exemplo já chegaram até Craster, que é outro personagem que eu imaginava de forma diferente, mais duro. Muita gente reclamou dessa parte dizendo que era meio sem sentido em relação com o resto. Mas calma gente, eles saíram da Muralha agora! E falando em Jon, não vimos sinal do lobo dele ainda, porém Vento Cinzento fez uma aparição o tanto quanto espetacular. Gostei da cena inédita com Robb conversando com Jaime, deu para perceber o medo que o Regicida sentiu ali, amarrado e impotente contra uma fera como aquela.

Deixei para falar só agora e de propósito de Arya. Deixaram para mostrar a coitada só subindo a carroça e o episódio já se apressou a mostrar os créditos. Mas dá para entender o porquê de fazerem isso se levar em conta que ela é uma das personagens mais queridas do público e a questão de Gendry que foi mostrado logo depois do massacre dos bastardos, o que coube muito bem.

Aliás, e nada de Jaqen ainda! As minhas maiores expectativas nessa season ficam por conta da aparição dele, dos irmãos Reed, de Água Negra, e claro de ver Qarth e a Casa dos Imortais. Não gosto muito das partes de Dany na primeira temporada, acho meio cansativo e deslocado demais, porém necessário. Não falo dos atores, que são incríveis, diga-se de passagem (principalmente a Emilia Clarke), mas é que nem no livro as partes de Dany eram das minhas preferidas, pelo menos no primeiro. Acontece que pelo que li em Fúria dos Reis, isso tem tudo para mudar, pelo menos para mim, porquê o que tem de fã da jovem Targaryen aí não é pouco…

Isso também pode lhe interessar

32 Comentários

  1. O Peter Dinklage é sensacional. Ele dá vida a um Tyrion idêntico ao que imaginei nos livros, é impressionante o empenho do ator.
    O episódio em si foi muito bom, fez jus ao esperado. Também estou ansioso pelo Jaqen, e é bom que ele tenha o cabelo de duas cores xD
    Aquela cena entre o Mindinho e a Cersei foi muito boa, mas ainda acho que quem saiu ganhando foi o Mindinho, por ter deixado a rainha sem palavras.

    Me decepcionei bastante com o Sor Dontos também, não esperava um ator assim, penso nele mais como alguém de uma certa idade, louco, mas sábio ao seu modo.

    Enfim, agora é esperar os próximos episódios. Se a série continuar nesses rumos, tem de tudo para entrar para a história.

          1. no livro quando relata as situações dele bebado e sua joquil rsrs os beijos humidos na mão, ja imagino a mão da menina toda babada rsrs e o Dontos com a boca com baba nos cantos dos labios rsrs bem aqueles tiozinhos de butecos a 4 da tarde do sabado rsrs

    1. Eu vi uma foto do ator como Jaqen, mas não dá para ver o cabelo direito :/

      A frase de Mindinho com aquele sorriso dele: "Conhecimento é poder"… É, talvez ele tenha saído ganhando mesmo, Cersei loucona do jeito que é apelou para a ignorância.

  2. Que coincidencia rapaz, acabei de assistir nesse exato momento o episodio 1 rsrsrs
    Primeiro que imaginava o elenco todo diferente rsrsrs
    imaginava tyron um anao feio, coisa que ele não é
    imaginava os filhos do snow com cabelos lisos rsrs
    nao sei de onde tirei, mas imaginava theon moreno, quase pardo!
    craster eu imaginava um negro atarracado com cabelos e barba branca!
    jofrey bonito, assim como os irmãos, e sao feios rsrs
    O davos então, foi uma coisa completamente diferente do que eu imaginava, imaginei ele mais como o corvo que ta levando a arya do que ele.
    os irmãos baratheon, tbm imaginava diferente, enormes, fortes e queixo pra lá de quadrados rsrs
    imaginava os tres como lutadores de UFC rsrsrsrs
    só fiquei contente com o eddard mesmo e com cersey e jaime rsrsrs

    Com relação ao episodio em si, gostei, achei que as partes que foram adaptadas ou puladas não fizeram falta para o enredo! Comparando com a primeira temporada, ja o considerei melhor que os episodios da primeira temporada!! No livro, meus favoritos são Bran, Davos, Jon, Robb e Jaime. Mas o melhor de todos fica com o FODAO do Tyron, de longe o que considero mais foda e mais sofrido tambem rsrsrs. Por incrivel que pareça, nao curto a arya mais, antes eu adorava a personagem, mas no terceiro livro, ela se tornou xarope demais! Agora o que eu achei mais foda nesse episodio, foi o Lobo Gigante, agora sim ele parece um lobo e GIGANTE rsrsrs

    1. Eu li o livro primeiro de assitir a série, mas já sabia o ator que ia fazer Tyrion. Não me recordo bem, mas acho que desde que comecei a ler eu tinha em mente o ator mesmo, isso acontece com alguns personagens como Jorah que na minha opinião é um ator perfeito para o papel, mas com outros realmente não funciona como o Dontos e o Stannis (como você imaginava ele diferente também, mas forte e tal). Ainda não para dizer muito da interpretação do ator de Stannis, mas a principio gostei, apesar de não parecer muito. Alguns outro personagens eu fico meio na dúvida ainda do visual, como Mindinho que as vezes imagino ele como na série e as vezes com o cabelo maior. Theon moreno, serio? kkkk

      Joffrey é descrito como bonito no livro e na série não é bem assim mesmo kkkk. Outra diferença é Tommen que é um pouco gordinho.

      Sim, Tyrion é tão sofrido que chega dá pena mesmo, mas ele compensa em fodacidade! xD

      As partes de Arya no terceiro livro são meio fraquinha mesmo, com algumas exceções como aquele grande duelo que teve entre dois grandes personagens. Mas Arya faz muita burrice! 🙁

      1. Tyron é anão galã rsrsrs nos livros ele parece uma descrição de gargula rsrs
        mas não tenho o que falar da atuaçãod o cara!!!
        Jorah no seriado é a mesma coisa do Tyron, ele é galã perto do que fala no livro, onde sempre afirma que apesar do porte físico, ele nem de longe era bonito, tal!
        Khal Drogo eu imaginava como aquele monstro do mangá berserk sabe? um que vira um ser colossal mesmo, gigantesco, um barbudão!
        Verdade, fora que eu imaginava o mindinho baixinho e franzino rsrsrs

        Tommem era pra ser gordinho mesmo. vai ver não querem incentivar a obesidade infantil kkkkkk

        essa é a palavra, muita burrice!! Fora que entendo toda a ira e amargura que ela tem, mas a momentos onde não cabe tanta furia e tanta selvageria nos seus atos e falas. Ela é pra lá de pavio curto rsrs

  3. Cara! podem matar esses "reis" e dê a coroa logo para o Tyrion! Ele sim deveria ser rei! Cara como esse ator é sensacional! Eu estou lendo o segundo livro esta quase finalizando mas as cenas do Tyrion são perfeitas…realmente ele encarnou o nosso querido anão!
    O Episódio foi bom, digo bom, porque só não curti as mudanças de acontecimentos, como o prologo, acho que a série ficaria muito mais foda se seguisse o livro, mas enfim… Achei a cena do "sonho" de Bran, linda de se ver… Dontos não me agradou muito, confesso, mas achei uma participação tão pobre dele levando em consideração de sua importância no livro, afinal de contas, no livro ele ganhou capítulos com seu nome hehehe.
    Teve uma ou duas coisas a mais ou a menos, mas a HBO manteve o nível em produção, e por falar nisso, adorei os cortes de personagens quando olhavam para o "cometa" sensacional….
    Também não lembro do tapa no livro…mas acho que realmente não tem…ao menos até onde eu li (pois estou finalizando o segundo livro) não apareceu o tapa, mas que foi "gostoso" foi! XD

    Rafa ótimo post para variar! Acredita que estava tão empolgado que nem percebi a diferença na abertura? Genial! e a foto principal (Tyrion) perfeita! hehehehe!

    1. Valeu pelo elogio Rod! Pois é, isso da abertura eu tava bem atento, doidinho para ver os novos lugares e aí eu vi o nome de Peter ali. O ator é sensacional mesmo, é o anão do jeito que imagino lendo. Também queria muito ter visto o prólogo e tal, a forma com que é descrito Pedra do Dragão e também a primeira aparição de Davos. A cena do "sonho" também foi incrível, aliás percebeu que eles tão usando bastante essa câmera de primeira pessoa né? Achei bem interessante.

      Dontos teva capítulo? o.O

  4. Quanto aos Reed, dei uma olhada meio por cima nos comentarios do gameofthronesbr e parece que a principio eles não aparecem (infelizmente) nesta temporada. Quem vai ajudar o Bran com os sonhos talvez seja a Osha.
    ao contrario dos outros comentarios eu imaginava o sor dontos parecido com o do episodio e o stannis eu ja tinha visto o ator qeu ia fazer ele quando comecei a ler o segundo livro…
    Os capitulos do Tyrion no segundo livro para mim sao os melhores e os da Dany os mais chatos (mas tem potencial para ficar bom). To no terceiro livro e as partes com a Arya estão ficando menos interessantes que no segundo… mas tomara que melhore porque no segundo eram os capitulos preferidos depois do Tyrion

    1. sério isso sobre os Reed? Ahhh, que chato! Eu gostava deles! Mó mancada se eles não aparecerem mesmo… E não gosto de Osha :/

      No segundo livro, meus capítulos preferidos eram de Tyrion. Sansa possui os capitulos mais fracos eu acho.

  5. [spoilers]
    os irmaos reed nao vao aparecer na segunda temporada pelas noticias q li na produçao, riverun e o peixe negro tb nao
    em substituiçao de riverun, irao aparecer as batalhas de crossox e puxaram a jeyne para a segunda temporada.

  6. Parece que o nome de Asha mudou para não confundir com a Osha… Assim como Robert Arryn virou Robin pra não confundir com o rei Robert na primeira temporada

  7. a unica queixa foi eles ter deixado o prologo de lado, que nao leu o livro vai entender que o cressen era só um fanatico religioso, so que é o contrario ele tenta eliminar melissandre com medo dela persuadir stannis á matar seu irmao , ja que ele criou os dois ele tem eles como filhos, e seria ate bom pois daria mas enfasse no personagem stannis.

  8. Gostei muito dessa série. Porém estou aguardando ansiosamente é a estréia de fdp, a nova série nacional da HBO que nos mostrará como é a vida de um árbitro de futebol. Eu acho que o contexto de fdp será muito bom, além de ótimos atores. Eu adoro o ator principal, Eucir de Souza.
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.