Assistindo

PdS – Game of Thrones – S02E01!

Olha ele de volta!

E finalmente pudemos assistir uma das estréias mais aguardados do ano(ok, se você não viu ainda, vai correndo assistir e depois dá uma olhada aqui!)! Uma das séries mais antecipadas e com certeza mais aclamadas por vários grupos de pessoas: quem gosta de série, os leitores, os amantes de fantasia medieval… Game of Thrones atrai muitos tipos de gente, e vemos a força que a série conquistou nas ruas onde se vê muitas pessoas (inclusive eu) enfiada na leitura dos geniais livros de Martin.

Vale lembrar que o post adiante contém spoilers sobre o primeiro episódio. Evitarei ao máximo contar sobre o decorrer da segunda temporada, mas quem é alérgico a qualquer palavrinha, fique ciente que também mencionarei de nome, lugares e personagens que vão aparecer, e claro não direi nada sobre o decorrer do enredo!

Enfim… Sem muita enrolação, o episódio foi exibido na HBO Brasil no próprio dia de estréia americana, domingo passado. Vale ressaltar o grande trabalho da emissora em trazer o quanto antes o episódio para as mãos dos brasileiros. Não gostei muito da dublagem, é verdade, mas aí já é reclamar de barriga cheia, e não vou entrar nesses pormenores.

O que nos interessa aqui é falar de como foi essa Season Premiere. A começar pela espetacular abertura que agora nos apresenta duas surpresas interessantes (tá bom, nem tão surpresa!)! Os mais observadores devem ter conseguido observar o nome de Peter Dinklage lá no início, mérito do personagem claro, por ter maior participação no livro e também do ator que ganhou o globo de ouro pela sua ótima atuação. Ainda que a série tenha uma dinâmica que não foque em um único personagem principal, está na cara que Tyrion vai assumir algo próximo da importância que o personagem de Sean Bean tinha na primeira temporada, o que é digno de merecimento, afinal Tyrion é foda, por falta de palavra melhor!

Outra coisa legal foi a inclusão de Pedra do Dragão nos bloquinhos do mapa da abertura. Estava muito ansioso para ver o que de novo que iriam adicionar, acho a sequência muito linda e o cuidado que eles tiveram em retratar o mapa com detalhes é impressionante! Acredito que nos próximos episódios podemos esperar por locais-chave como Qarth, Ponta Tempestade, Ilhas de Ferro, Harrenhal, Punho dos Primeiros Homens e quem sabe Correrio? Particulamente, queria saber melhor a localização da cidade de Qarth que das descritas no livro foi uma das que mais me impressionou pela beleza.

O episódio começou já pregando peça nos leitores que acreditavam que veriam a transcrição do prólogo nas telinhas. Ao invés disso, optaram por adiantar a chegada de Tyrion a Porto Real com toda a marra que tem direito. Sor Dontos nos é apresentado e não é nem perto de como eu imaginava, nada contra mas prefiro ver ele como achava q era durante a minha leitura.

O objetivo deste episódio foi recolocar as peças nos tabuleiros. Eu assisti com uma sensação de ver uma pintura de como está Westeros após os eventos da primeira temporada, bem como no livro que transita pelos capítulos do personagem apresentando os “novos começos”. Quatro reis estão brigando por um trono de ferro, mas o destaque principalmente vai para os coadjuvantes de todo essa guerrae… Um Regicida preso e ameaçado por lobos no Norte, um garoto que se vê na obrigação de cumprir a função que era de seu pai na cadeira de Lorde, um protegido que está prestes a voltar para a sua terra de origem, uma rainha exilada no distante leste e seus dragões… Os personagens são vários e tão ricos que seria necessário mais que um episódio para falar tudo que eles tem direito. A série tem mérito aqui, tentando encaixar personalidades, ainda que não se aproxime da riqueza de detalhes que existe na obra de Martin.

Neste primeiro episódio devo ressaltar a excelente aparição de Davos, um dos meus personagens preferidos. O Cavaleiro das Cebolas, para quem ainda não decorou os nomes é o servo mais fiel do rei Stannis Baratheon, irmão mais velho de Robert. Melisandre foi outra dos personagens mais aguardados, posso dizer que gostei, mas ainda é cedo para levantar uma posição com apenas duas cenas. Ainda tivemos outras coisas que pegaram os leitores meio desprevinidos como cenas e personagens inéditos que não estavam nos livros.

Cito como exemplo quando Cersei ameaça Mindinho, cheguei a tomar um susto ali, coisa que não esperava mesmo. Outra mudança que estão fazendo nesta temporada é a troca de nomes de personagens, que no meu ver não faz o menor sentido. O bom Cleos Frey do livro agora é um Alton Lannister. Asha Greyjoy que vocês logo devem ver se chamará Yara. São mudanças como essa que não fazem muito sentido ao meu ver… Agora espero que não deixem de apresentar personagens fundamentais como deixaram na primeira temporada, como Brynden, o Peixe-Negro que deveria ter aparecido. Ele é importante e também um personagem interessante com uma história rica por trás, mas ainda não temos nada confirmado sobre se ele vai aparecer ou muito menos a escalação do ator, o que levanta certo temor entre os fãs. Mas tenhamos esperanças, pois um exemplo de personagem atrasado é o Lorde Roose Bolton que também deveria aparecer na primeira temporada, mas só fará a sua primeira aparição na segunda. Enquanto isso, Ros continua lá…

Ah, e o tapa? Muita gente tava querendo isso. Outra cena que não lembro de ver no livro, mas que deve ter gerado uma enorme satisfação para todo mundo né?

Interessante também, foi ver que avançaram bastante neste episódio, ainda que não tenha acontecido tanta coisa em outros núcleos. Jon e a Patrulha por exemplo já chegaram até Craster, que é outro personagem que eu imaginava de forma diferente, mais duro. Muita gente reclamou dessa parte dizendo que era meio sem sentido em relação com o resto. Mas calma gente, eles saíram da Muralha agora! E falando em Jon, não vimos sinal do lobo dele ainda, porém Vento Cinzento fez uma aparição o tanto quanto espetacular. Gostei da cena inédita com Robb conversando com Jaime, deu para perceber o medo que o Regicida sentiu ali, amarrado e impotente contra uma fera como aquela.

Deixei para falar só agora e de propósito de Arya. Deixaram para mostrar a coitada só subindo a carroça e o episódio já se apressou a mostrar os créditos. Mas dá para entender o porquê de fazerem isso se levar em conta que ela é uma das personagens mais queridas do público e a questão de Gendry que foi mostrado logo depois do massacre dos bastardos, o que coube muito bem.

Aliás, e nada de Jaqen ainda! As minhas maiores expectativas nessa season ficam por conta da aparição dele, dos irmãos Reed, de Água Negra, e claro de ver Qarth e a Casa dos Imortais. Não gosto muito das partes de Dany na primeira temporada, acho meio cansativo e deslocado demais, porém necessário. Não falo dos atores, que são incríveis, diga-se de passagem (principalmente a Emilia Clarke), mas é que nem no livro as partes de Dany eram das minhas preferidas, pelo menos no primeiro. Acontece que pelo que li em Fúria dos Reis, isso tem tudo para mudar, pelo menos para mim, porquê o que tem de fã da jovem Targaryen aí não é pouco…

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Raphael Meltoh

Bio: Gamer desde a infância, mas precisamente desde os 5 anos. Amo séries (comecei pela influência de Lost), e animes. Jogador de RPG e apaixonado por cinema. Descobri recentemente também o gosto por HQ's. Ah! E é claro, fã confesso de Phoenix Wright!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios