Fotos de Essencial Disney – Volume 9!

Retornando com as fotos da coleção semanal dos Quadrinhos Disney

Acabei pausando as fotos/prévias de Essencial Disney aqui no blog novamente. Mas já tenho tudo sobre o controle de novo, ao menos parte, e nos próximos dias volto a falar com uma maior frequencia sobre a coleção. Por sinal, rola a informação pelas comunidades do assunto de que o pessoal do eixo setorizado deve começar a receber os primeiros volumes a partir do próximo mês. Vamos ver se vai realmente acontecer isso. As mensais Disney que foram setorizadas em fevereiro, começaram a chegar para o pessoal agora em maio. 3 meses de delay. Ruim? Particularmente eu acho péssimo. Mas antes chegar do que não chegar.

Voltando para Essencial, eu finalmente consegui começar a ler as edições. Faz apenas umas 2 ou 3 semanas que consegui criar ritmo para elas, mas já cheguei na sexta edição. Agora posso afirmar com todas as letras as minhas suspeitas: a coleção fica melhor depois da quarta edição. Sinceramente achei fraco a dinâmica dos primeiros volumes e fiquei preocupado com a qualidade da coleção, mas depois que passa pela edição 4 tudo fica melhor.

A coleção começa errado, enfiando dois volumes do Tio Patinhas com o mesmo assunto, um volume do Pato Donald bem insosso e depois uma edição morna com o Pateta. Depois da quinta edição começa a diversidade e a variedade do universo dos 4 personagens centrais da coleção. Mickey atualmente já passou por volumes com a Minnie, Bafo e Mancha Negra e com HQs de ótima qualidade. Tio Patinhas agora já se esqueceu da overdose de Maga Patalógika e deu uma folga maior entre os volumes do muquirana. Donald ganhou edições mais legais, com Gastão, Peninha e Margarida. Até o Superpateta ganhou uma edição que apreciei. A seleção melhorou também, puxando um pouco mais do acervo histórico (mas ainda inédito) do arquivo italiano. Enfim, agora sim eu posso suspirar e lamentar que a coleção vá apenas até a vigésima edição. Se conseguisse manter a qualidade dos volumes atuais, ela poderia muito bem ser expandida para 40 volumes, tal qual a coleção espanhola na qual é baseada.

Esse volume do Tio Patinhas é o exemplo perfeito como Essencial mudou sua dinâmica. Ela traz uma HQ de 1976, uma de 1986 e uma de 2005. Três períodos, três artistas distintos e três formas de se trabalhar com os Irmãos Metralhas. A primeira, com os desenhos do Massimo De Vita tem um charme único, ainda que seja uma republicação (mas de uma HQ rara, o que é bom).

Não posso deixar de mencionar que as páginas de contextualização do universo de Patópolis melhorou desde a primeira edição. Agora elas intermediam as histórias, possuem um apelo visual mais impactante. Basta olhar as fotos após o continue para perceber que a editora percebeu que precisava caprichar mais nesse departamento.

Para terminar, só relembrando que o volume 9 foi lançado dia 27 de abril. Para as regiões onde está sendo distribuidas, ainda deve ser possível encontrar a edição. Mas ela deve sumir em poucos dias. E também fica a sugestão para visitarem a página no Facebook criada especialmente para divulgar e promover o universo dos Quadrinhos Disney (link). Deem um curtir e ajudem a expandir a comunidade lá.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.