Lendo

Você colecionaria estas miniaturas de Patópolis?

Panini pode ter aberto as portas do colecionismo de miniaturas no Brasil? (EXP+)

Inicialmente eu montei essa galeria de fotos num álbum para o Facebook do Calisota BR, mas achei que ficou tão fenomenal que seria um pecado não replica-la aqui no Portallos. Há dois motivos para estar levantando esse assunto. O primeiro é porque a Panini parece que está indo muitíssimo bem com a sua coleção de miniaturas da Marvel, recém lançada no Brasil. Algo que nunca foi o forte do nosso mercado, mas como a Panini tem sido o pilar de novas fronteiras no mercado de quadrinhos nacional ultimamente não é de se admirar que a iniciativa tenha despertado a atenção do público.

Aí durante essa semana, o Paulo Maffia, editor dos quadrinhos Disney no Brasil, foi entrevistado pelo Universo HQ e surgiu a pergunta sobre miniaturas. A resposta foi “É uma boa ideia, vamos estudá-la com carinho“. Não foi um sonoro “não”, o que já é uma coisa curiosa. Não que significa que vá acontecer alguma coisa, talvez o Maffia estivesse apenas sendo neutro e educado. Talvez não haja a menor possibilidade disso acontecer através da Editora Abril (que sabemos que tem uma linha editorial jurássica por completo – vide minhas últimas matérias aqui e aqui). Mas nada impede que alguma outra empresa se interesse, visando a recepção positiva que a Panini teve com a linha de miniaturas da Marvel.

Então pensando nestes dois fatores fiquei animado em mostrar por aqui a coleção italiana Disney Collection. Eu nem sei quantas versões teve ou quantas miniaturas ela produziu ao todo, mas sei que foram muitas e com uma gama ampla de personagens baseados no universo dos quadrinhos (ou seja, que nunca foram nem animados na TV ou Cinema). Tem de tudo um pouco. Uma coleção que fez sucesso por lá, que foi produzido pela De Agostini, que alias tem uma filial no Brasil (veja o site). O fato dela existir no Brasil certamente ajudaria esse tipo de coleção a chegar pra cá.

Após o continue lendo há 132 fotos para dar uma ideia dessa coleção de miniaturas disneyana. Você se interessaria? Atualmente, do jeito que o mercado nacional anda se expandido em várias áreas, e até mesmo o colecionismo vem ficando mais forte, não acho impossível que coisas assim começam a pintar por aqui. Talvez demore um pouco, mas a Paniniparece ter aberto as portas para esse tipo de mercado. Resta ter esperanças…

ATUALIZAÇÃO:  foram adicionados 9 novas fotos, como esta abaixo, que mostram uma perspectiva bem interessante em torno da escala de tamanho das miniaturas. Agradecimentos ao leitor Raphael_AirnMusic que passou um link nos comentários com tais imagens.

E eu tenho três perguntas aos leitores:

1 – Não conhece algum personagem da galeria? Qual?

2 – Quais as melhores miniaturas?

3 – Você colecionaria se tivesse algo assim no Brasil futuramente?

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.