Post do Leitor | Impressões de Cave Story!

Como esse jogo é capaz se tirar tanto tempo da minha vida?

(Por Miguel Silva)

Alguém aí não conhece Cave Story? É acho que tem gente que não conhece… Então eu começo explicando sobre o que é ou contando minha experiência com o jogo? Tá, vou tentar mesclar os dois, pois com um naturalmente vem o outro. 
Quando se está com tédio até coisas que aparentam ser bestas se tornam legais. Pois é, até mesmo baixar demos de jogos no WiiWare (qualé, não é tão difícil de acontecer, eu não tinha Xbox Live na época e não sabia da existência de um tal “Steam”). Então foi mais ou menos assim que eu conheci Cave Story, no começo de 2010 estavam fazendo um remake do jogo pra WiiWare e como eu estava entediado resolvi baixar o demo, por que sidescrollers são maneiros, ainda mais parecidos com Metroid/Megaman. Certo… o jogo é muito bom, tem uma história interessante e um sistema de jogo legal que lembra jogos das antigas. Quando eu acabei o demo eu fui procurar mais sobre o jogo , e descobri que ele era um jogo japonês indie, feito para computador em 2007 e apesar de ser bem simples ele era bem conceituado. Ah e é disponível de graça no seu site oficial, com codecs para diversas línguas (eu joguei a versão em inglês, então se alguém estranhar algum nome, algo que não acho que vá contecer, é por causa da tradução).

Opa! Jogo oficialmente de graça! Então eu não preciso baixar a versão de WiiWare (mesmo ela tendo uma quantidade interessante de add ons e extras interessantes)! Eu baixei a versão para computador e joguei, morrendo um pouco, pegando todos os items que encontrava,explorando todas as áreas, mas sem a ajuda de walktrouhgts e em intervalos de tempo razoáveis (de modo mais casual) cheguei na área do ultimo chefão em um pouco mais de dois meses e que jogo legal cara, chega a ser viciante, tem um universo bem construído, personagens carismáticos, história bem conduzida, e como é bem conduzida, tipíca de jogo japônes, mas com um ar fresco e de inovação que só jogos Indies tem! até que… O inevitável ocorreu, paciência, acho que praticamente todo mundo já passou por isso… O meu irmão deletou o meu save antes de eu matar o ultimo chefão. Tá, ok né! Não tem como recuperar, o jogo só suporta um save por vez. New Game? Mehhhh… Eu passei dois meses jogando isso! Eu até fiz um novo Save, mas não continuei jogando muito.

No final do ano passado descobri que a Nis America, produtora conhecida por Disgaea e Ar Tonelico, iria fazer uma versão completamente reformulada para o 3DS, o que a princípio me surpreendeu e me fez descobrir que Cave Story é mais bem conceituado do que eu pensava e fez querer jogá-lo novamente! Mas Zelda: SS, Skyrim, Portal2 e tantos outros títulos acabaram com o brilho dele e eu só fui jogar novamente em julho desse ano .Dessa vez eu peguei o jogo e por algum motivo misterioso que ninguém sabe ao certo ele estava imensamente mais fácil e, ainda jogando com intervalos de tempo, em menos de uma semana eu zerei! Sabe aquele sentimento de orgulho no final de um jogo, quando você vê os créditos e… Mas espere, o que é isso? Um chefão que eu não enfrentei! Not possible!

É, o jogo não é como parece! Eu o rejoguei mais umas duas vezes, zerando com finais diferentes e WOW! Esse jogo tem o fator replay de um RPG, não, talvez até maior! Quando você demora 60h pra zerar um RPG sua reação não é “Nossa que vontade de gastar mais sessenta horas da minha vida com o mesmo game vendo a mesma história, os mesmos personagens só pra evoluir o meu personagem de uma forma diferente!” (a não ser que tenha New Game+, mas mesmo assim…), mas surpreendentemente com Cave Story é! Provavelmente por que ele é um jogo curto e que possui uma variedade de ações diferentes para fazer! E é assim na segunda, na terceira, na quarta vez… possivelmente até o jogo ser zerado 100%. O que me fez respeitar ainda mais o criador desse game, que pelo que dizem programou o jogo, criou a história, criou a trilha sonora e tudo mais sozinho (quase um tal Shigeru esse Pixel, hein!!)

Pois é tentando evitar spoilers, não é um jogo da ultima geração, não é longo, não é uma superprodução, mas consegue ser imensamente divertido e eu não sei como, eu arranjo tempo pra jogar várias e várias vezes, mas até agora nem comecei nenhum Mass Effect. Cave Story YUNO be so viciante!

Quem já conhece pode comentar a sua EXPeriência com o jogo aí embaixo e quem não conhece pode conhecer um novo título extremamente famoso e conceituado.

Aqui, um mashup interessante de um, somewhat famoso youtube pooper, entre um tema de Cave Story e um do Portal

PS: ah! tentem não trocar a Polar Star pela Machine Gun #justsaying

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.