Conquistas | Desafios temporários e suas recompensas! (Opinião)

Essa é uma boa evolução para as conquistas?

As conquistas receberam algumas melhorias no Xbox One, sendo que a grande novidade foram os desafios com prazo limitado para terminar. E parece que o grande estimulo para que o jogador corra atrás dessas conquistas é que elas realmente dão alguma recompensa ao jogador que conseguir superar o desafio imposto pela mesma. E quando dito recompensa, quero dizer algo dentro do game em si.

Não posso dizer quão longe isso está sendo aplicado nos games já lançados para o X1 ou até mesmo se vão continuar tão interessantes ao longo de sua geração, mas pela minha experiência jogando Dead Rising 3 nestas últimas semanas espero que estes desafios venham para ficar.

Conquistas são algo que alguns amam fazer, enquanto outros odeiam sua existência e também há quem simplesmente não liga. Eu estou num meio termo entre amar e não ligar. Me esforço para conseguir algumas conquistas, mas são raros os games em que me empenhei para conseguir 100% delas. No Xbox 360 meu Gamerscore tem certo valor, pois como faço parte da Live US e participo do programa Xbox Live Rewards, parte de tudo que compro na Xbox Live retorna pra mim como créditos para compras futuras e isso graças ao meu nível de Gamerscore. Foi uma saída inteligente da Microsoft para fazer valer o acumulo de conquistas obtidas pelos jogadores mais empenhados.

No Xbox One estas conquistas que valem pontos no Gamerscore e continuar gerando créditos em comprar na Xbox Live ainda existem e continuam se acumulando, mas estou achando muito mais divertido as conquistas geradas pelos desafios temporários. Estes desafios não geram pontos no Gamerscore, mas liberando itens, roupas e extras dentro do game para os jogadores que conseguirem cumprir os requisitos do mesmo, dentro do prazo estabelecido. Uma vez que o prazo acabe, a conquista some do sistema e sua recompensa também.

Em Dead Rising 3 estes desafios andam recompensando com roupas que o personagem pode usar durante o game. A máscara de rena na imagem acima foi um desafio de natal, onde o jogador precisava derramar 10.000 litros de sangue dos zumbis até a véspera de natal. Neste link há a descrição de outros desafios que o game já teve e expiraram, tal como os que ainda estão ativos.

Apesar de recompensas bobas e simples, me agrada a ideia dessa adição no mundo das conquistas. Imagina ter uma skin de personagem ou uma arma maluca que só pode ser obtida temporariamente por um desafio conquista? Ou num jogo de RPG algum item raro que pode ser obtido executando um destes desafios? São coisas bobinhas, mas que acabamos querendo ter quando curtimos muito um game. É uma boa brincadeira na minha opinião. Vai depender dos estúdios entra na onda e saberem criar desafios divertidos e recompensas bacanas.

Ontem a noite, por exemplo, Dead Rising 3 iniciou um novo desafio. Explodir 1.000 zumbis até o ano novo. Tenho 48 horas para conseguir fazer isso. Não é um desafio difícil, é divertido e dá tranquilo para fazer isso em menos de 1 hora. A grande sacada é que isso exige do jogador a ligar seu console e jogar o game dentro desse prazo. Isso se você quiser a recompensa do desafio (que é um chapéu tosco de ano-novo, faz sentido dentro do clima bonachão do game). Se você não quiser cumprir ou se perder um desafio, ele vai simplesmente sumir, não chegar nem mesmo a deixar marcado na sua lista ou gamertag que você não a obteve.

E aí? O que achou dessa adição no sistema de conquistas?

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Interessante esse sistema de recompensa por conquistas realizadas. Lembrou-me um pouco o Uncharted 2, que após zerar o jogo, você ganha um certo dinheiro baseado em troféus e conquistas alcançadas. Esse dinheiro é usado para comprar diversos extras para o multiplayer entre outras coisas como vídeos da Naughty Dog. Em compensação o jogo também tem uns troféus bem idiotas como coletar todos os colecionáveis que se encontram escondidos em cada capítulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.