Conversa de Mangá: Naruto 692

Revolution

Naruto692 - Sasuke

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 692, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Ah, não! Não! Eu não acredito que foi esse o ponto a qual o Kishimoto fez a galera esperar tanto, para criar finalmente a atmosfera perfeita para a batalha entre Sasuke e Naruto. Não! Sério que nem para liberar todo mundo do Infinite Tsukuyomi? Não precisava amarrar até isso no conflito dos dois. Criou-se travas e barreiras, afinal não tem como um matar ao outro se é necessário que ambos façam os selos para a liberação do jutsu. Ah, que merda!

Eu esperava algo mais simbólico, mais filosófico no momento na qual os ideais e os corações destes dois se chocariam e seriam colocados em prática. Eu queria aquele momento maravilho da batalha na cachoeira. Não queria um clichê tão óbvio e previsível, do tipo Naruto precisa ganhar ou mudar o pensamento do Sasuke para vencer a batalha. Só há uma resolução para esse conflito criado nesse capítulos. Não existe a menor possibilidade do Sasuke ganhar e o mundo ficar na merda do jutsu infinito, e qualquer leitor sabe que Naruto jamais desistiria, nem mesmo morto. Ah que escroto. É a minha opinião, mas achei totalmente cagado isso. Não era assim que eu queria para esse grande momento do mangá.

E há tantas outras coisas que não me agradam. Sasuke despertou o Rinnegan e agora é assim? Virá um Pain/Nagato mais xaropão, com técnicas oculares apelonas enquanto Naruto não tem muito chakra de bijuus – ao que deu a entender – no tanque do reservatório. Eles nem aos menos estão 100% para esse duelo. Sacanagem!

Naruto692 - Bijuus

Sinceramente até tento entender a filosofia do Sasuke, meio querendo dar um golpe de Estado, se transformar num Ditador e colocar ordem na casa pela força e poder, como se agora ele fosse o cara perfeito pra isso. Mas não dá, não cola e não dá a credibilidade correta para uma filosofia radical de busca pela paz. Talvez eu tenha ultrapassado a idade que precisaria para acreditar nas baboseiras que o Sasuke fala. E não é como se ele fosse um imbecil que não tem as mesmas informações que o leitor tem para entender a falácia que é o seu discurso. O Itachi falou, os Hokeges antigos falaram, ele viu o que o ódio trouxe a Guerra, esteve ao lado do Naruto e seu idealismo e mesmo assim ainda consegue ser burro e ingênuo a esse ponto? Merecia muito morrer, mas nem isso ele pode, ao menos não enquanto não desfizer o genjutsu que prendeu todas as pessoas do mundo.

O Kishimoto deu uma forçada desnecessária na narrativa final do mangá, querendo fazer aquela volta, como se tudo já não estivesse previsto na própria origem do universo Ninja. Que mancada isso. Manda uma ideia de que é o destino tal como no passado, ignorando o sentimento dos meninos e quando paro e penso naquela primeira luta deles, ainda na fase criança do mangá, cheia de metáforas e sentimentos em conflito entre dois órfãos que compartilhavam algo em comum, mas era nos pequenos detalhes que os tornavam tão diferentes. E agora não tem nada disso. São duas reencanações, um ciclo se repetindo, em dois ninjas que são poderosos do que qualquer outro ninja existente naquele ponto da história.

Eu não queria ver um conflito entre Asura e Indra, ou Madara e o primeiro Hokage. Eu queria que esse momento estivesse aqui apenas porque seriam simplesmente o Naruko e o Sasuke, um medindo a força contra o outro e se expressando seus verdadeiros sentimentos sobre suas vidas. E isso ainda pode acontecer, mas todo a construção do momento foi feita de forma errada.

No mais, gostei de algumas outros pequenos momentos do capítulo. As bestas de caudas pensando o que fariam a seguir, o oito caudas admitindo que quer continuar com Bee, a Kurama aceitando (e querendo sem querer admitir) que aceita ficar mais um pouco ao lado do Naruto e até mesmo a reação do Naruto, quando Sasuke revela seus ideais foi interessante, pois em nenhum momento ele ficou surpreso, como se ainda acreditasse no Sasuke. Ela sabia que chegara ao ponto sem volta, ao menos até explicar isso com punhos ao Sasuke.

Minha dúvida é se teremos Kakashi e Sakura interferindo na luta em algum momento, ainda que ambos devem pedir para que isso não aconteça. Fora a curiosidade agonizando para saber como Sasuke irá lutar assim como Naruto também fará. Durante todos estes anos, Naruto como um mangá conseguiu ter batalhas épicas e históricas. Eu adoro o conflito do Naruto contra Pain, talvez a melhor batalha de todo o mangá (pra você qual foi a melhor luta até agora?), e Pain (Nagato) só não foi o melhor vilão na minha opinão, porque eu gosto muito dos primeiros anos do mangá com o Orochimaru como grande ameaça a tudo e todos.

Temo que o grande conflito derradeiro e final do mangá está prestes a acontecer, mas sinto que demorou demais, se construiu de forma meio errado e num clima de “precisa ser feito porque o mangá precisa acabar”. Eu tenho minhas dúvidas se será um momento que entrará na lista das melhores batalhas de todos os tempos do mangá. Não consigo nem mesmo imaginar se conseguirá superar o primeiro conflito deles, na cachoeira, com tanto sentimento que teve nesse ponto da linha do tempo. Bem, espero… e MUITO, que o Kishimoto não avacalhe o grande momento. Não segure o plot para o clichê de salvar o mundo, e sim que foque nos sentimentos e no coração de cada personagem. Isso é o que importa nessa última luta. Isso se for realmente a última.

E fica a questão: será que Naruto acaba ainda esse ano? Ao menos a luta chega a uma conclusão antes de 2015? O mangá vai realmente acabar?! Será que eu quero que Naruto acabe? Esse arco eu queria, sem dúvida alguma, mas acabar pra sempre já é outra história…

Naruto692

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Tags from the story
More from Thiago Machuca

Bastidores: Leitores batem recorde de domingo! O_o

Putz pessoal, assim até eu fico assustado. Vocês acabaram de quebrar novamente...
Read More