Conversa de MangáJapãoLendo

Conversa de Mangá: Naruto 696

Naruto and Sasuke (3)

NA696 01

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 696, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Naruto como o conhecemos hoje está acabando. Você já sabe disso, eu já escrevi aqui no blog sobre isso. O problema é que após o alardeado suposto final do mangá, a Shonen Jump já veio falando que, após o último capítulo, a revista fará um comunicado a respeito do futuro do universo de Naruto. É quase um “acabou, mas tem mais coisa vindo aí gente, aguentem um pouco”. Vale dizer que esse ano já aconteceu de um mangá famoso e popular da Jump, Kuroko no Basket (que não leio, mas comecei a ver o animê, futuramente tecerei uma opinião no blog) acabar e depois de uma pequeno intervalo já se anunciou uma nova série em mangá para o título. Quer apostar que a mesma coisa vai acontecer com Naruto?

Não sei, é a impressão que tenho lendo estes três últimos capítulos intitulados “Naruto e Sasuke”. Que batalha meio insossa está rolando no momento, você não acha? Está tudo meio exagerado, os personagens parecem abatidos e desmotivados, como se soubessem que essa não é realmente a última e derradeira batalha final. Se acabar de verdade, meio desapontado certamente ficarei, porque não é nada do que esperava como a última luta épica do mangá.

Sasuke fica dizendo, “olha assim você não vai me matar”, enquanto diz que precisa eliminar o próprio Naruto porque ele é sua única fraqueza, seu último laço. Das duas uma, ou ele está fazendo isso porque não consegue tirar sua própria vida e quer que Naruto acabe seu sofrimento ou porque simplesmente não acredita em suas próprias palavras do que pra ele significa ser Hokage. Que alias se fosse realmente um plano tão genial, o roteiro não precisaria explicar pontualmente que é um plano imbecil e cheio de furos.  É um momento fraco diante da expectativa que foi criado para o desfecho.

O próprio Naruto fecha o capítulo dessa semana dizendo que quer derrotar o Sasuke, mas não da forma como ambos estão atualmente. Como se tivesse algo errado e como se a história pudesse ser prolongada para algo mais. E realmente pode. O mangá pode entrar num novo recomeço. Mostrando a turma mais adulta, tal como o filme The Last pretende fazer, trabalhar com um momento onde a paz reinou, mas como tudo na vida precisa de equilíbrio, um novo mal pode surgir. Por que, não? Eu acho que da forma como Naruto está nos dias de hoje, não mereça exatamente acabar, mas precisa parar de enrolar sim alguns ganchos do plot original.

Os leitores já conhecem o Naruto, seu passado, o passado da construção do mundo ninja e de seus poderes, o sistema de governo, as vilas e tantos outros personagens que precisam crescer e amadurecer. Esse é o momento de fazer uma nova fase, e pra mim é isso que acontecerá. Eu sinceramente gostaria disso. Um resete nos vilões, nas vilas, nos personagens. Tudo novo. Personagens crescidos, porque não alguns novos, na geração posterior ao Naruto. Talvez até uma forma de resetar esse universo de poderes absurdos e poderosos demais. Sasuke e Naruto poderiam dar um jeito de deflacionar isso. Não estou dizendo para perderem seus poderes, mas criar uma limitação de uso do chackra como uma fonte de poder. Já foi feito tanta coisa nesse mangá, que nada mais é impossível.

Até porque da forma como está, é simplesmente enfadonho ver bolas de poder gigantes explodindo florestas e montanhas. A própria batalha da dupla nesse momento é prova real disso. Nem parece que estão num lugar tão icônico para os leitores. Se o mangá for realmente continuar, espero que esse seja um problema que o autor corra atrás para balancear novamente o mangá.

NA696 02

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.