Apoie!EditoriaisMiscelânea

Editorial | Você percebe as pequenas mudanças no site?

(começando positivo esse editorial, via Avid do DeviantArt)

— Contos de Bastidores —

Gente que loucura, que correria tem sido as últimas semanas aqui no site. Indago se o leitor que está sempre por aqui vem notando pequenas, mas importantes mudanças. A pequena, mas importantíssima, turma de apoiadores do Portallos sabe do que estou dizendo, pois tudo que está acontecendo nos bastidores está sendo contado para eles no grupo secreto do Facebook, sem mencionar que opiniões e sugestões feitas por lá venho levando bem a sério e na medida do possível vou atendendo o máximo que consigo por meio dessa turma batuta.

Mas por favor, não se sinta excluído. Estou aqui justamente para contar um pouco destas histórias, destes últimos acontecimentos interno do site. Até porque o Portallos sempre foi bem transparente com tudo que acontece por aqui, com o que publico, comento e opino.

— Games, Reviews & Assessorias —

Quem anda lendo as atuais prévias, impressões, diários de jogatina e reviews de games no site talvez tenha percebido algo: o site recentemente passou a receber materiais (games) para trabalhar em impressões, artigos, reflexões e análises. É por isso que a diversidade de game aumentou consideravelmente nestas últimas quatro ou cinco semanas. Como isso aconteceu?

Foi com muito suor e horas mal dormidas por semanas a fio. Fazendo conexões e contatos com agências e assessorias de imprensa, tanto aqui no Brasil como lá fora, nos Estados Unidos e Europa. Preciso agradecer alguns amigos e conhecidos dessa área de jornalismo e sites por me indicar alguns caminhos, e só não direi nomes porque muitos pediram para ficarem na moita, já que esse não é assunto tratado abertamente por aí. Faz sentido ser assim. E digo mais: que difícil são os primeiros passos nessa empreitada. Sendo assim, após muitos e-mails, pedidos, cadastros, um pouco de cara de pau e um pouco choro virtual, o resultado quando começa a aparecer é de comemorar.

Isso significa que estou recebendo todos os games lançadas atualmente? Infelizmente não. É por isso que talvez você esteja sentido falta de impressões e prévias de games como Black Ops 3, Need for Speed, Fallout 4 ou Assassin’ Creed Syndicate por aqui. Eu tentei, ainda estou tentando e algumas esperanças existem, mas aquela janela bonita de oportunidade, tal qual ocorreu, por exemplo com Halo 5 Guardians e Rise of the Tomb Raider já passou. Felizmente nem só de impressões de lançamentos a gente vive, então em breve o site vai falar mais de, por exemplo, Metal Gear Solid 5, Life is Strange, Destiny The Taken King e possivelmente Forza Motorsport 6. Fora tudo que já virou review nestas últimas semanas e que eventualmente voltarei a comentar em novos artigos e matérias. Tudo vira inspiração para outras coisas, influenciando outras matérias e textos no Portallos!

Esse compromisso para receber games por meio de assessorias, essa seriedade na qual esse tipo de situação precisa ocorrer, vem em ondas, depende de muitos fatores que nem mesmo consigo hoje dizer quais favoreceram e quais não adiantaram em nada, alguns até mesmo prejudicaram acho. E existem assessorias e agências que são legais com os sites e criadores de opiniões pela internet, e existem aquelas que não dão a mínima exceto se você for um grande portal na internet ou um You Tuber com milhões de seguidores. Triste, mas verídico. Porém estou me esforçando, me virando em três para que em uma realidade futura, consiga mostrar os méritos e profissionalismo que o site vem recebendo nessa missão de lidar com reviews e assessorias, criando assim mais conteúdo e diversidade ao leitor.

Claro que estas situações também surgem naturalmente com o crescimento do site, conforme o mesmo vai se profissionalizando, conforme suas redes sociais aumentam (algumas assessorias só sabem ver números de redes sociais, o que não é algo muito legal ter como foco principal) e conforme os leitores vão oferecendo apoio e dando méritos ao site. Por isso é importante aqueles que podem comentar, a todos que podem seguir o site no Facebook e no Twitter e quem pode, claro, ajudar com algumas moedinhas nosso programa de suporte financeiro coletivo e recorrente. A ajudar, por qualquer meio, é mais do que bem vinda. E não é de hoje que digo isso.

E antes que você me pergunte se o site está recebendo algum dinheiro para falar bem dos games: não, ele não está. O Portallos está funcionando como um veículo de imprensa, que informa, reporta e opina em cima de materiais enviados pelas assessorias. O Portallos não está sendo pago para falar bem de qualquer coisa. É bem diferente de sites que se propõem a ser anunciantes de uma marca ou produto, onde aí sim estão sendo pagos para divulgar algo. Claro que uma política de boa vizinhança é sempre mais saudável. Tanto que é por isso que venho publicando e divulgando algumas coisas, tal como eventos, indies games BR etc. É legal indicar e falar de coisas bacanas, então não vejo problema nisso.

Significa também que não posso mais falar algo de jogos ruins? Claro que posso! Críticas e aspectos negativos ainda são realizados, tal como o site sempre fez. Talvez agora eu apenas seja mais educado, sem mandar alguém a merda ou dizer que algo é um lixo. Até porque se você parar para pensar, se os artigos aqui do site sempre foram baseados em coisas que gosto, não vou me predispor a escrever sobre algo que não curta, exceto se for encarar algo diferente como um desafio, a fim de ampliar meus gostos. E se não gostar e achar que posso prejudicar uma marca fazendo um review negativo de algo recebi de uma assessoria, acredito que diante de uma situação assim o mais correto seja apenas não escrever nada. Talvez apenas fazer um relato puro do porque não curti, mas malhar um game apenas pelo prazer de falar mal, isso nunca aconteceu aqui no site e não tem porque acontecer agora. Simples assim.

— Indies também entram nessa dança! —

Ainda nesse assunto de reviews, também andei tentando me focar um pouco mais em Indies Games, ou games digitais, lançados em multiplataforma nos consoles atuais. Inicialmente achei que daria conta de falar um pouco dos games em promoções da semana na Xbox Live Gold, já que o site ainda não tem verba para um PlayStation 4 e por isso torna-se difícil acompanhar as promoções dessa plataforma, ainda mais que alguns dos títulos saem apenas no sistema PlayStation ou PC. Entretanto vi que fazer isso de me focar apenas nos indies em promoção na semana, enquanto ainda estou sozinho cuidado de tudo por aqui é meio insano demais pra mim.

Entretanto vou continuar resenhando e apresentando impressões de games menores sempre que possível, meu objetivo é fazer ao menos um semanalmente. Descobri que muitos estúdios pequenos são uns amores com sites pequenos, talvez eles entendam o que é não ser um gigante que tem tudo de forma mais tranquila, não sei, apenas sei que tive uma boa recepção de vários estúdios pequenos na qual entrei em contato dizendo que gostaria de fazer um review de seu game, ainda que ele não seja um lançamento recente. Bacana, não?

Infelizmente ainda não pretendo fazer reviews de Indies que ainda existam apenas no PC. Essa é uma plataforma que tenho realmente um pouco de alergia. Não temo vontade de montar uma rede PC – TV, ou ter um controle para jogar no computador, além de odiar teclado e mouse em games. É babaquice minha, eu sei, mas por hora os indies que o Portallos continuará avaliando são aqueles que já estão nos consoles de mesa, e também aqueles que uso no sistema do iPad, via Apple Store. No momento são apenas estes canais. Mas não minto, a minha intenção é futuramente ter colaboradores que possam cobrir estas outras áreas. Tudo depende do crescimento e do apoio que o site continuar recebendo de todos seus leitores.

gamer_cat_by_maxkennedy

(arte maneiríssima de maxKennedy via DeviantArt)

— Reviews não ficarão apenas nos games —

Esta nova fase também não se restringirá a games, pode ficar tranquilo. A minha intenção é conseguir trabalhar com outras áreas que o site aborda, porém como algumas delas estão ainda em conversas internas com outros tipos de assessorias e editores, não vou comentar nada além do que já falei aqui neste momento. O leitor que vem sempre aqui em breve notará isso.

Claro que também entendo que para uma parcela do site, essas mudanças não parecem lá muito interessante, em especial quem vem aqui procurar outras áreas como a de mangás e seriados. Não se preocupem, posso garantir que não esqueci delas é que mais conteúdo e novos projetos estão sendo internamente pensados para expandir esse lado do Portallos também! Sim, o Conversa de Mangá deu uns furos e atrasos nas últimas semanas, mas estou de olho nisso e pretendo realinhar isso o quanto antes! Esta semana mesmo se possível!

— Página de Contato, Newsletter & Menus —

Há também pequenas reformas que o site em si vejo sofrendo nesse período. A página de contato foi reformulada e agora posso dizer que elas está apresentável. O menu superior do site também ficou condensado agora, e em breve mais reformas ali serão realizadas. Pequenas mudanças, algumas apenas estéticas, porém necessárias.

Um outro pedido feito por alguns leitores e que estou trabalhando é da Newsletter do site. E esta semana eu ativei uma no sistema, que já está em vigor e qualquer leitor pode assinar, basta assina-la no menu lateral da direito do site (não aparece na Home ainda), na parte final deste menu. Não encontrou? Ajudo. Este post mesmo, não tem o menu lateral a direita dele? Desça toda a página até o final desse menu. É a última coisa dele! Não tem como não achar assim.

Mas já deixo o alerta, ela está rodando em um status de beta, por isso o widget para assinar ela é meio feinho, e o próprio e-mail com a Newsletter ainda vai ser aprimorado e reformado nas próximas semanas, conforme a inspiração para montar seu layout for surgindo. Com isso, você é notificado todos os dias (uma única vez por dia, não vou entupir sua caixa de e-mails) se houve ou não novos posts no site!

Update: a respeito da Newsletter, veja só, descobri que também posso colocar a inscrição dela na própria postagem! Segue abaixo então a quem se interessar!

[wysija_form id=”1″]

Voltando um pouco, pois esqueci de falar algo a respeito dos reviews no layout do site. O menu principal, o que mostra o “Jogando – Assistindo – Lendo – Etc” também sofreu uma adição: o menu reviews! Isso porque a minha intenção é trazer cada vez mais reviews, não apenas de games, mas de séries, quadrinhos filme etc para o Portallos, aproveitando e abusando dessa linha opinativa e reflexiva que o site sempre teve. Fora que é o maior barato dar nota em tudo com base no meu sistema maluco de pontos de méritos.

Ah e falando em mudanças sutis, eu curti muito o modelo atual dos banners do Facebook da página do Portallos. Fazia tempo que vinha querendo aprimorar o estilo visual da página e acho que finalmente consegui algo interessante e pertinente ao seu conteúdo.

— Mais novidades virão —

É isso é só o começo. Tenho muito mais planos para o site pelos próximos meses. Há projetos que ainda carecem de mais leitores nos apoiando em todas as áreas possíveis, me ajudando a divulgar, a compartilhar o conteúdo pela rede. O resultado de tudo isso é claro: mais conteúdo, mais diversidade e mais coisas legais para o site poder apresentar ao seus leitores.

Um outro ponto que quero comentar por aqui em um artigo a parte até no máximo a próxima semana é também em relação aos leitores interessados em apoiar financeiramente o site e que não curtem muito as opções atuais do Patreon e do Apoia.se, seja porque não confiam ou porque não possuem cartão de crédito. Vou estar disponibilizando a opção de colaborar mediante depósito bancário, montando um controle interno para mediar o tempo da contribuição o leitor deseja e tal. Entrarei em mais detalhes sobre isso em breve.

Certamente devo ter outros pontos para comentar, mas que agora me fugiram da memória. Conteúdos em áudio e vídeo? Sim, estes projetos existem, mas ainda não estão acessíveis como gostaria que estivessem. Novos colaboradores? Cada dia que passa sinto que eles precisam retornar, pois o volume de conteúdos em fila para serem escritos só aumento, mas ainda estou estudando como fazer isso de modo que não seja no mesmo modelo que não deu certo da última vez.

Sabe uma coisa que já posso contar e que deve mudar muito em breve? O Ponto de Checagem. Não que as fanarts e ilustrações que publico lá irão acabar. Na verdade ele vai começar a receber um outro conteúdo adicional que não se encaixa no atual modelo do Portallos. Será uma experiência.  Mais detalhes me breve!

De qualquer forma acho que comentei boa parte do que gostaria. Eu mais uma vez digo e torço para que os leitores, sejam novos e ou veteranos, estejam gostando dessa nova fase do site e que estejam sentido essa pequena melhora. Há muito mais para melhorar, eu sei, mas ao poucos estou avançando.

É isso!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios