Editorial | 75 dias e 194 posts depois…

Hoje faz 75 dias que o Portallos passou por uma grande reforma visual e editorial, após um começo de 2015 difícil e de muita indecisão a respeito dos rumos do site. Foi no dia 09 de julho a estreia desta nova fase, com um novo logo, uma nova página inicial, novos recursos de postagens, novas estruturas em redes sociais etc. Nesse meio tempo foram publicados 194 posts, sendo este o post de número 195.

São bons números se levar em conta que no momento estou cuidando de tudo sozinho, ainda que tenha rolado duas participações especiais nesse meio tempo, com um texto do Mauri Link e um outro do Bruno Macrina, e espero que futuramente haja mais, deles e de outros companheiros pela web.

Também está sendo muito bom ver o retorno de muitos leitores nos comentários do site, além do pessoal que acompanha o blog através das redes sociais do Facebook e do Twitter, que também tiveram um pequeno aumento de público desde a mencionada reforma.

Sem contar que está sendo excelente formar novas parcerias, recomendar projetos e campanhas (aqui, aqui e aqui) de uma turma talentosíssima da web BR, além de participar de eventos (este e este) a convite de assessorias de imprensa.

E os retornos então? Como é bom manter o Conversa de Mangá a plena vapor, com One Piece, Bleach, Toriko, além de retornar com D.Gray-Man e abrir um para Boku no Hero Academia! E não esquecendo que também abri espaço para um CDM Brasil, comentando a respeito dos webmangás nacionais do Lamen, e que em breve estarei comentando por aqui dos novos títulos de lá e dos que ainda não comentei.

Em 75 dias também deu tempo de trazer com uma ótima frequência um dos novos posts que mais curto fazer atualmente, que são as resenhas e impressões de qualquer coisa que eu quiser falar e que agora posso aplicar o novo sistema de notas do site. O Dando Nota! já conta com 21 resenhas nestes moldes desde então. Basicamente toda semana há pelo menos um ou duas resenhas no site!

Em menor quantidade, mas ainda assim feito com carinho, ainda tive tempo e dedicação para bolar novos posts de reflexões, que sei que há um número grande de leitores que apreciam, e em particular gosto muito das mais recentes que fiz como a questão de tempo para ler livros, aquela sobre direitos no momento em que se é demitido, uma a respeito do Brasil e do mercado de games e outro sobre o alcance da internet em sites pequenos. E a mais recente, a respeito de Destiny é uma das reflexões que mais gerou comentários nessa nova fase. Fico muito contente quanto tenho tempo para textos assim.

E posso estar enganado, mas tenho a impressão que há um bom número de leitores curtindo muito a sessão de dicas de descontos e ofertas, que são uma das mais compartilhadas e curtidas nas redes sociais do blog. Afinal, quem não resiste a um bom desconto. Uma pena que não consiga fazer elas com mais frequência (elas tomam tempo e são bem trabalhosas), mas venho tentando ficar de olho nas melhores seleções e também em dicas que podem ser sempre interessantes, sem que necessitem que o leitor vá correndo comprar. Porém é uma das novas novidades que parece que o pessoal anda curtindo bem.

Uma outra coisa que fico feliz de ter conseguido cobrir, ainda que de uma jeito diferente e peculiar, foram os principais eventos de games deste ano. O Portallos não deixou a E3 passar em branco, fiquei de olho na Gamescom em agosto e neste final de semana tirei um tempo só para colocar tudo que precisava por sobre a Tokyo Game Show por aqui. E agora em outubro tem a Brasil Game Show e já começou o credenciamento de imprensa, então, quem sabe a gente não se vê em outubro em São Paulo? Estou torcendo por isso!

Os méritos aos leitores e apoiadores!

Será que aos olhos do leitor isso parece pouco? Pra mim parece que aconteceu tanta coisa em tão pouco tempo. 75 dias não são nem três meses! De onde tirei tempo para tudo isso? Hahaha, nem eu sei que mágica fiz. Ou talvez saiba, esforço, compromisso e responsabilidade, e algumas noites dormindo menos, é claro! Tudo isso porque há uma pequena comunidade de leitores aqui do Portallos que me motivaram e andaram me dando força para continuar fazendo o site se manter nesse ritmo incrível para uma única pessoa solo.

São estes leitores, amigos e companheiros de internet, que estão aqui todos os dias prestigiando o site, que estão habitualmente voltando a comentar, deixar suas opiniões, críticas e sugestões nos comentários do site para que eu possa continuar me aprimorando e trazendo coisas novas pra cá. São aqueles que estão nas redes sociais, que curtem os posts, que compartilham eles, e com isso ajudam a espalhar o alcance destes textos a novos leitores, novos amigos que passam a conhecer o Portallos. Um Twitter do Portallos andou escalonando bonito desde que parei de automatizar os posts de lá, e agora respondo a todos que me deixam mensagens por lá ou no Facebook. Este último apesar de não ter crescido muito em números de curtidas da página, também tem um pessoal fiel, que está lá todo dia acompanhando o conteúdo, melhorando seu alcance e rindo das tirinhas que eventualmente o Portallos compartilha de outros canais, o que não deixa de ser uma lembrança dos primeiros anos do site, quando tirinhas também eram publicadas aqui na página.

Também preciso agradecer de coração aos Apoiadores oficiais do Portallos via Patreon e Apoia.se, um grupo ainda pequeno, mas apaixonante, que colabora com algumas moedinhas por mês para que seja possível a longo prazo investir mais e mais no projeto do site, que quer muito se expandir e criar coisas ainda mais incríveis no futuro. Estes companheiros que até faço questão de dizer seus nomes. Obrigado ao Átila Aguiar, Atos Ferreira, Jose Paulo, Tatiana Mika, Lionel Novaes, Leopoldo Isola, Paulo Roberto, Alex Sandro e George Raphael!

Essa é uma turma que está acompanhando de perto os bastidores do site, conhecendo histórias que não são reveladas por aqui, recebendo dicas exclusivas, onde conversamos sobre qualquer coisa no grupinho secreto do Facebook e que acompanha de perto projetos e ideias que ainda nem foram postas em prática por aqui.

Tanto que inicialmente não havia a intenção de oferecer brindes aos apoiadores oficiais do site, mas só porque não tinha condições de fazer algo assim no começo, só que fiquei tão feliz com a simpatia do grupo, com o quão fãs eles são do site, que a minha meta atualmente é conseguir todo mês algum brinde, algum mimo e fazer um sorteio para os apoiadores. E fico feliz que para o primeiro mês, consegui algo bem maneiro: o álbum completo de Plants vs Zombies e o álbum completo de Kingdom Hearts!

Para o próximo mês (sorteio de outubro, para quem apoio em setembro), ainda estou vendo o que será, mas já tenho uma certa ideia do que pode vir a ser. Revelarei lá, quando for o momento apropriado e estiver com o item garantido.

Pra terminar este editorial, que espero que nem tenha ficando tão longo ou cansativo, gostaria de avisar que reformei a página da campanha do Portallos na página do Patreon e na página do Apoia-se. Tentei sintetizar e ser um pouco mais claro nos motivos e razões pela qual o site precisa de iniciativas como esta se a base de leitores quiser ver mais coisas novas, mais projetos, se quiser ver o crescimento do site como um todo. Não seria bacana ter um podcast? Não seria bacana se ao invés de fotos, eu pudesse também fazer vídeos? E se o site tivesse menos propagandas? Ou novos colaboradores e que estes fossem pagos! Está tudo lá na página, explicadinho, aguardando o seu voto de confiança e de fé que eu posso fazer isso, basta um ajuda e tempo para fazer tudo isso acontecer. Vontade é o que não falta, já todo o resto… ainda preciso de ajuda para isso acontecer. Se você pode ajudar com uma moedinha de 1 real por mês, entra lá! Ajude, e no embalo você vem participar do nosso pequeno grupo secreto, tendo acesso a ainda mais conteúdo além do que você já tem aqui no site.

Que tal me ajudar a criar coisas ainda mais incríveis para o Portallos? Você pode!
Que tal me ajudar a criar coisas ainda mais incríveis para o Portallos? Você pode!

Ah e uma última coisa! Você percebeu que a Página Inicial do Portallos mudou há alguns dias? Então, o que achou? A mudança veio justamente por sugestões dos leitores, que queriam uma página que fosse mais clara ao indicar conteúdo mais recente no topo do site e também da minha vontade de uma homepage que carregasse mais rápido. Acredito que consegui ambos os méritos. A página ficou bonita e atraente, com suas divisões bem diretas – eu adorei os destaques especiais neste novo formato – e também consegui que o carregamento da página ficasse muito mais veloz. Em sites de métricas que estou desde julho medindo, o tempo médio do carregamento caiu pela metade (a antiga home podia demorar até 20 segundos, enquanto a nova home leva apenas 10 segundos em média). Gostaram da mudança?

Deixe aí nos comentários o que vem achando desta nova fase do Portallos, agora com 75 dias de atividade e quase 200 posts publicados. Eu sei que ainda há muito que posso melhorar e fazer, além de temas que gostaria de trazer aqui com muito mais frequência. E espero conseguir isso o mais breve que puder, mas me ajudaria muito saber o que você está achando do site! Então participe e torne estes espaço ainda mais divertido e legal para você mesmo!

Obrigado e até o próximo post, que pelo ritmo das coisas, deve sair um novo antes mesmo que você perceba!

Obs: a fanart incrível do Franky e Usopp que abre a postagem? Pois é, não sei quem é o autor dela. Encontrei a imagem no Google Imagens, sem qualquer referência de sua origem ou seu autor. Se você souber, me diga que edito o post dando os devidos créditos.

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Sempre bom ver os parceiros tendo sucesso! Estou finalmente conseguindo terminar a edição do nosso primeiro podcast, e uma vez que o Kraken estiver solto, quero torná-lo no mínimo quinzenal (a intenção é de ser semanal, mas sabe como é, né?).

    Parabéns Thiago! Desejo a você mais e mais sucesso por aqui! 😀

  2. Poxa! Menus parabens por todas essas mudanças. Eu costumava acessar bastante o blog quando tinham mais autores, não lembro bem em que época era e confesso que depois que ficou só você postando, eu comecei a acessar cada vez menos porque o ritmo das postagens também estava mais devagar. Hoje fui acessar e já estava até pensando que o blogs poderia ter acabado, quando dou de cara com todas essas novidades, mudança de layout, aumento do número de postagens e etc. SENSACIONAL!
    Parabéns pelo ótimo trabalho e desejo sucesso nessa nova fase.
    Com certeza eu começarei a acessar mais seguido o blog e também a contribuir nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.