Editorial | A importância do Ponto de Checagem e suas consequências!

No último editorial que escrevi aqui no site comentei sobre meu desejo de fazê-lo mais vezes. Bem, achei que já estava na hora de um novo texto. Se for possível e se houver assunto, gostaria de fazê-lo ao menos uma vez ao mês.

Pensando sobre o que seria interessante de comentar, decide falar um pouco sobre uma das recentes mudanças pela qual o Portallos vem passado. Talvez os leitores que estão sempre aqui e/ou acompanhando o site pelas redes sociais tenham notado que o ritmo dos posts caiu um pouco nestes últimos meses, mas não por falta de tempo ou assuntos, mas porque resolvi redirecionar alguns formatos de posts para o Ponto de Checagem e dar espaço para o Portallos trabalhar em outros, focando mais em conteúdo original e opinativo. Explicarei.

Então, o Ponto de Checagem tem sido uma das grandes mudanças ultimamente na forma como venho trabalhando com os conteúdos e assuntos do site. O nosso Tumblr tem recebido em torno de 20 a 40 posts semanais, sempre com o foco em duas coisas: ilustrações maneiras (o Postando uma imagem só porque curti se mudou para lá caso você ainda não tenha percebido – nesta tag) e comunicados que o site recebe quase que diariamente de notas, pautas e comunicados de imprensa e assessorias.

Dá para dizer que parte da minha inspiração com o Ponto de Checagem vem de duas fontes, o Tumblr americano The Omega Nerd e o site All Games Beta Delta. São dois espaços famosos e dedicados em geral a informativos de PR (Public Relations) e outras coisinhas extras, fanarts por exemplo. São sites diretos, informativos e sem enrolações.

O Ponto de Checagem vem tentando seguir essa ideia, ainda que não seja totalmente semelhante e as coisas lá ainda não estejam totalmente finalizadas (sinto falta de um campo de pesquisa lá, para dar um exemplo). Ou seja, eu não traduzo e não escrevo nada lá, apenas repasso aquilo que o Portallos recebe e que acho que condiz com a linha editorial daqui.

Por que isso é importante? A meu, são por dois motivos: praticidade na diversidade de conteúdo para compartilhar aos leitores e melhor relacionamento com agências, editoras e empresas e das várias portas que isso abre para o site, a curto e a longo prazo.

Afinal, é essa galera quem concedem convites e passes de imprensa ao site, para que seja possível ir a eventos para fazer a cobertura, tirar aquela tonelada de fotos e apresentá-los e mostrá-los aos leitores por aqui. E é um atrativo interessante de conteúdo, ver o que acontece de real fora da internet e aqui para gente, no Brasil. Respirar ar puro e ver que estamos crescendo nesse cenário do entretenimento é bem legal. E apesar do Portallos não ter suporte e condições para ir além de São Paulo, lá no Ponto de Checagem estão sendo divulgados eventos de outras regiões, como Brasília e Rio de Janeiro.

E é o resultado dessas boas relações que o site vem conseguindo manter um número animal de reviews e impressões de games que estão sendo publicados aqui nestes últimos meses, conforme também já havia comentado abertamente neste outro editorial. E fico feliz em dizer que o site começou a receber recentemente material para reviews do mangás, uma outra área que desejo muito que cresça por aqui (e que falarei mais sobre isso no futuro).

Fora que tem uma coisa muito legal nessa história de poder publicar na íntegra os informativos recebidos… quer dizer, duas coisas. Me dá mais tempo de trabalhar em conteúdos originais e opinativos aqui no site principal, sem ter que me preocupar em ter que ficar repassando notícias que são pertinentes, ainda que mesmo assim eu faça de alguns assuntos que não recebem informes nacionais ou que ache muito relevante e/ou que preciso exercer uma opinião. Mas repare como isso também vem diminuindo, pois acabo esperando um certo momento para opinar com maior conteúdo. Por que no fim das contas, o Portallos nunca vai concorrer em pé de igualdade com a quantidade de sites de notícias que existem atualmente no cenário da internet brasileira.

E começar a fazer isso no Ponto de Checagem acabou me fazendo perceber que há muito mais sites nacionais, grandes e pequenos, que também o fazem e isso nem sempre fica claro ao leitor que eles estão apenas repassando uma nota de assessoria, o que acho um pouco estranho (mas não errado, isso vai de cada um, linhas editorias de pensamentos diferentes, sei lá, não sou formado em jornalismo para dizer isso de forma mais técnica). Antes eu tinha esse grilinho na cabeça pensando “como diabos estes sites publicam tanta coisa em um dia e como ficam sabendo tão rápidos disso e ao mesmo tempo?“. Bem, agora eu sei.

Ficou mais fácil, pra mim, distinguir quando um site está fazendo um texto original/conteúdo original e quando ele está puxando algo de uma assessoria, ainda que a pauta ou notícia seja reescrita pelo autor do post. Não que eu ache que para o leitor normal isso faça alguma diferença (faz?), mas é algo que gostei de passar a perceber.

Por fim, tem sido bem interessante receber alguns comunicados de eventos e notícias relacionadas a coisas nacionais que eu não acompanhava, como o cenário dos campeonatos de e-Sports. Admito que andei aprendendo coisas novas e conhecendo novos conteúdos repassando esse material lá no Ponto de Checagem. E sim, eu leio tudo o que posto por lá, e por isso estes posts não são repassados no momento em que chegam na caixa postal do site.

Enfim, espero que isso tenha servido como uma curiosidade, do porque há menos posts de notícias aqui no Portallos nestes últimos meses e qual tem sido a importância do Ponto de Checagem como um braço direito daqui, e que se você não o acessa ao menos uma vez por semana está perdendo muito conteúdo legal lá.

Press Jornal 002

Rapidinhas

Puxando este assunto de conteúdo aqui no site, acho que também é inevitável não abordar algumas ausências. Sei, por exemplo, que acabei diminuindo a frequência de outros tipos de conteúdos não relacionados a notícias, como o Conversa de Mangá, ou os Wallpapers que havia reiniciado por aqui. Outro conteúdo que sumiu foram os relacionados a séries.

Nada disso acabou para sempre, e alguns pararam porque simplesmente aconteceu. Sinto que o tempo para mim as vezes passa de forma diferente do que para o leitor que anseia por um conteúdo que sumiu. Claro que há algumas ponderações a serem feitas. No caso do Conversa de Mangá houve uma queda no número de comentários dos leitores e essa é uma coluna aqui no site que me divirto quando há comentários, ou seja, fiquei com a impressão de que o pessoal não anda tão interessado assim, que acabou diminuindo sua prioridade entre os conteúdos aqui. Mas quem gosta do Conversa de Mangá, não se preocupe, ele não acabou e não acabará. Só vai continuar assim, tem semana que tem, quando os capítulos forem interessantes de se escrever sobre, e tem semana que vai dar um descanso para outros assuntos. Em todo caso, estou me divertindo aprendendo e testando formatos para reviews de mangás publicados por aqui e conhecer e indicar materiais novos tem sido bem interessante admito.

— Para quem sempre comenta ocasionalmente que sente falta de “outros colaboradores escrevendo por aqui“… bem, posso ter boas notícias sobre isso em breve. Atualmente eu e o grupo de leitores que participam do sistema de apoio aqui do Portallos estamos testando um novo projeto em nosso grupo privado no Facebook e que espero em breve poder mostrar mais resultados aqui. Mas sim, estou cogitando ter mais colaboradores voluntários querendo escrever para o site. Estou apenas pensando em meios de fazer isso de uma forma que não me tome muito tempo e que seja bom ao conteúdo do site e a experiência do leitor.

E acabei! Acho que para esse editorial é isso. Sinta-se a vontade para perguntar, criticar, sugerir coisas nos comentários. Eu sei que essa fase do Portallos ainda não está perfeita e redondinha como o site já esteve no passado, entretanto sinto que estou indo para algum lugar, algum objetivo tem sido conquistado. Estou aprendendo coisas novas, escrevendo coisas novas e provando que o site ainda tem um espaço em meio a tantos gigantes atuais. Espero que alguns leitores possam ter essa mesma sensação.

— Por último, mas não menos importante. Há duas ilustrações incríveis ilustrando o texto, certo? Ambas encontrei lá no DevianArt, uma pertence ao David Schermann e a outra ao Ruiz Burgos. Como o assunto de hoje foi sobre notícias e notas de imprensa, achei que elas conversavam com o assunto.

É isso!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.