Chutão | Quais as expectativas para a E3 2016? (+Horários das Conferências)

Chegou aquela maravilhosa época do ano! Não, eu não estou falando das festas juninas. Também não o dia dos namorados. Sim, estamos naquele clima gostoso de Electronic Entertainment Expo, ou simplesmente E3!

Tudo bem que já faz bons anos que a E3 não tem todo aquele pique, aquele prestígio que  já teve no passado, porém todo mundo continua de olho, continua animado com essa época do ano, porque de uma forma ou de outra, este é o prazo final para que as empresas e estúdios apresentem seus planos para o segundo semestre de 2016 no que diz respeito aos games que ainda devem ser lançados até o primeiro trimestre de 2017.

É verdade que após a E3 ainda teremos Gamescom, Tokyo Game Show e até mesmo a Brasil Game Show. Todos são eventos que nos últimos anos também tem mostrado força e também sempre trazem uma novidade ou outra. Mas E3 é E3, não adianta. Está na memória afetiva dos jogadores.

Antes de começar a divagar sobre o que pode ou não pode ser anunciado durante o evento deste ano, vale repassar os horários das principais conferências. Todos seguindo o fuso horário de Brasília:

Horários das Conferências

Domingo, dia 12 de Junho – Conferência EA Eletronic Arts – 17h00
Domingo, dia 12 de Junho – Conferência Bethesda – 23h00

Segunda, dia 13 de Junho – Conferência Microsoft – 13h30
Segunda, dia 13 de Junho – Conferência PC Gaming Show – 15h30
Segunda, dia 13 de Junho – Conferência Ubisoft – 17h00
Segunda, dia 13 de Junho – Conferência Sony – 22h00

Terça, dia 14 de Junho – Conferência Nintendo – 13h00

Achei curioso a mudança dos horários desse ano relativos a EA, que tradicionalmente vinha sempre fazendo sua conferência sempre no dias que as gigantes Sony & Microsoft. Talvez o bom resultado da conferência da Bethesda ano passado tenha mostrado a EA que apresentar no domingo, um dia antes das maiores conferências, venha a dar uma visibilidade maior.

Mas e as expectativas?

— Update dos atuais consoles

Então, estas são sempre as mesmas de todo ano, não? Mais games ainda não revelados! Ainda que esse ano haja aquela pontinha de rumores, já praticamente certos, de que Microsoft e Sony devem anunciar novos updates para os consoles da atual geração e que estes só devem chegar ao mercado mundial em 2017.

Eu realmente não tenho ainda uma opinião formada em torno dessa ideia de turbinar os atuais PlayStation 4 e Xbox One para que eles rodem melhor os atuais games da geração. Parece que o problema dos jogos não aguentarem direito os tais 30FPS e 60FPS, em single player e multiplayer anda incomodando os desenvolvedores e os jogadores. Novos consoles podem finalmente arrumar esse problema.

Isso não significa que os atuais consoles serão inutilizados ou vão parar de receber os games que estes novos consoles irão rodar. Vai ser tudo compatível. Aliás, espero que daqui em diante, a cada nova geração, com a integração digital da biblioteca de games digitais seja sempre retrocompatível. Chega dessa história de que o que eu comprei nessa geração fica nesta geração. Assim espero.

Porém estou animado com essa ideia de vai rolar um Xbox One Slim. Um console menor, provavelmente sem leitor de mídia e (torcendo) muito mais barato do que o atual Xbox One, e que seria lançado ainda esse ano. Já pensou se chega as lojas ainda esse mês? Seria uma surpresa. E eu cogitaria ter um, independente da Microsoft revelar planos de outro Xbox One turbinado em 2017.

Um último ponto, que provavelmente terá destaque na Sony e na Microsoft, diz a respeito do VR, a tecnologia de realidade virtual. Mas este é um ponto que ainda não me interessa, porque infelizmente no Brasil quando isso chegar por aqui, se chegar, irá custar tão caro quanto um novo console. Ou até mais!

Nintendo e aquele sonho impossível

Falando em consoles, não tem como não lembrar da Nintendo. A empresa já veio dizer que não haverá nada de Nintendo NX na E3 deste ano. E que sua participação no evento esse ano deve se limitar apenas ao novo The Legend of Zelda, que agora sai tanto no Wii U quanto no NX e somente em 2017.

Eu sinceramente não sei mais o que esperar da Nintendo. Está complicado, viu? A empresa continua defasada em relação a concorrência, o Nintendo Wii U continua vendendo mal, o Nintendo 3DS parece que deu uma preocupante minguada em seus lançamentos e sua saída aqui no Brasil piorou ainda mais os preços e a situação dela em nosso mercado.

Gostaria muito de saber os planos dela para poder me decidir se arrisco ou não a compra de um Wii U com Mario Maker, para poder jogar com o filhão. Mas enquanto houver essa dúvida se o NX poderá ser retrocompatível ou não, prefiro continuar aguardando por respostas.

O duro é que essa situação onde todo mundo fica no escuro, sem que os planos estejam claros aos jogadores, só prejudica a própria Nintendo, já que desconfiança sobre o futuro dela fica sempre naquela corda bamba do que acontecerá a seguir.

— Novos games!?

Bem… Watch_Dogs 2, Injustice 2 e Destiny Rise of Iron já estão anunciados. Porém tem rumores rolando por aí de que finalmente a Rockstar poderia anunciar Red Dead Redemption 2, o que convenhamos que já meio que demorou um pouco para isso acontecer. A torcida é grande, apesar de que essa é uma franquia que não me pegou na geração passada e assim ainda não nutro grandes expectativas.

Outro rumor que apareceu recentemente, e já é dado quase como certo, é Dead Rising 4, o que admito que, neste caso, fico bem animado com essa possibilidade. Sempre gostei da franquia, joguei todas as sequências e apesar dela não ser perfeita, acho uma das mais legais da Capcom atualmente. E tem quem diga que novamente será um exclusivo do Xbox.

Há rumores sobre um eventual Resident Evil 7. Porém não vejo isso acontecendo no atual cenário. Talvez seja um anúncio para a Tokyo Game Show. A Capcom parece animada com a remasterização e relançamento de todos os antigos games da série, mas daí deduzir que um sete já será anunciando… sei não.

Um game que já desisti é o remake de Battletoads. A Microsoft já teve todas as chances do mundo de anunciar e não o fez. Fica emprestando os personagens em outros games, como Kinect Sports, Killer Instinct e Shovel Knight, mas nunca resolve remasterizar o clássico ou até mesmo criar um novo. Que pena.

O que adoraria ver, entretanto, ainda que acho que isso tenha zero %  de chances de acontecer é um novo Viva Pinãta da Rare, ainda menos enquanto Sea of Thieves ainda estiver em produção. Alias esse é um título que deve ser mostrado com mais detalhes na conferência deste ano. Assim como o novo Crackdown.

Também deve rolar alguns anúncios sobre games do Xbox One indo para o Windows 10. Halo 5, Gears of War 4 e até mesmo Sunset Overdrive. Não me surpreenderia se todos fossem para o PC agora. A integração Xbox e Windows 10 deve ser um dos destaques da conferência na segunda. Porém, adoraria ver um anúncio de Sunset Overdrive 2 para o próximo ano, mas acho tão improvável quanto um Ryse 2.

Já ia esquecendo, mas é quase certo que Forza Horizon 3 será anunciado na conferência, assim como também deve ser mostrado pela primeira vez o gameplay de Recore!

No lado da Sony, passarinhos cantam que agora que Unchated 4 finalmente foi lançado a Sony estaria disposta a mostrar um novo God of War, o que faz total sentido. Melhor que isso seria se rolasse um anúncio de Bloodborne 2, o que faria os jogadores pirarem. Apesar de que Horizon Zero Dawn, mesmo já anunciado, deve arrancar aplausos na conferência.

Porém admito que não ando acompanhando muito a Sony para ver o que ela anda aprontando. The Last Guardian sai ainda em 2016? Deveria, não? Os rumores do novo Crash Bandicoot parece que já minguaram no momento em que andaram dizendo por aí que na verdade o personagem estaria indo para Skylanders. Enfim, seria legal mesmo ver um novo Crash Bandicoot.

Fora isso tem os outros grandes estúdios. Ubisoft tem o eterno Beyond Good & Evil 2 e Prince of Persia, que acredito que esse ano continuem sem qualquer novidade. E adoraria um Rayman Legends 2, mas nunca consigo ver quando um novo Rayman está a caminho. No mobile ele continua persistente.

Na EA tem Mass Effect Andromeda, o que espero que finalmente possa ser mostrado com bem mais detalhes esse ano. Need for Speed parece que ainda está de férias. Unravel 2 tem chances de acontecer. Mas o que eu queria mesmo ver é Burnout Paradise City 2. Mas é bem improvável que a Criterion esteja desenvolvendo um novo Burnout. Ao menos Titanfall 2 vem aí, certo?

Enfim, acho que citei bastante games. Uns são possíveis, outros não devem rolar. Sega vai mostrar um novo Sonic para os atuais consoles? Eu vibraria com Sonic Generations 2. Capcom vai trazer um novo Mega Man para 2017, já que uma série animada foi anunciado? Faria sentido que sim. Veremos um pouco mais de Gears of War 4, vai ter também mais Final Fantasy XV e Kingdom Hearts 3. Não acredito em um novo Metal Gear Solid tão cedo. E a Platinum, virá com alguma sequencia de suas IPs ou algo novo? Tem Scalebond, mas isso a gente já sabia. Há rumores de um Devil May Cry 5, o que seria legal já que Bayonetta parece que não deve rolar novas sequencias por enquanto.

Ufa… são muitos games. Provavelmente me esqueci de um monte deles. Dá uma forcinha pra mim e me diga aí nos comentários o que esqueci de mencionar aqui!

Saberemos de tudo em poucos dias!

VEM E3 2016!

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Ansioso!! Eu possui os dois consoles, não sei se me desfiz por falta de tempo, joguei os jogos que queria, primeiro foi embora o playstation 4, pois julguei que não estava saindo tanta exclusividade para ele, logo depois foi Xone, fiquei animado até com esse novos consoles mais potentes, ainda me incomoda em montar um PC high end para jogos, gosto do bom do console ainda, do arcaico que PC é para trabalho e comunicação, o qual tenho abandonado devido aos celulares praticamente estarem fazendo algumas das suas funções e até melhor, mas espero um pós E3 para tirar maiores conclusões, até tinha plano de pegar um ps4 novamente devido o lançamento de FFXV, me atraiu bastante, mas expectativas a parte e aguardemos as noticias…

    1. Infelizmente não, pois meio que não tive como ir conferir no cinema 🙁
      Vi muitos dizerem que o filme está bem produzido para fãs, enquanto o publico regular (eu estou nesse grupo) pode não aproveitar tão bem assim. Mas não sei, não tem como confirmar isso enquanto não puder ir assistir. 🙁

  2. o que me deixaria mais surpresso e ansioso seria um anuncio de devil may cry 5, a franquia é muito boa e gostaria ver o antigo dante de voltar!
    a respeito de resident evil 7 torceria pra vim um zeramento na franquia, e lançassem um resident evil totalmente novo e independente dos antigos jogos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.