Catarse | Cornos (HQ Independente)

Vez ou outra venho aqui no site recomendar algum projeto que está sendo realizado lá no Catarse. Sempre que faço isso há uma história para tal, ainda que nem sempre os motivos sejam tão incríveis assim, afinal, a vida nem sempre é uma aventura fantástica. De qualquer forma, dentro da minha cabeça faz total sentido fazer essa conexão de recomendar algo porque acredito no projeto e na pessoa, ao invés de apenas o fazer por fazer a recomendação.

Este caso, com o projeto Cornos, o mais bacana foi lembrar de onde eu conheci o autor da HQ que está em campanha nesse exato momento. O Dieferson Trindade foi um grande seguidor do Portallos em seus primeiros anos, quando a internet ainda era um lugar onde as pessoas ficavam comentando e batendo papo nos comentários dos sites, onde do Facebook assumir esse ponto de entretenimento social.

E o Portallos vivenciou essa fase, onde os leitores deixavam comentários a rodos nas postagens. Na história do site, durante seus primeiros anos, haviam quatro leitores em particulares que viviam diariamente enchendo o site de comentários, ainda que posteriormente estes ficaram famosos por floodarem excessivamente também, e o Dieferson era um integrante desse quarteto.

Sempre comento como é legal ver o desenvolvimento de uma turma que conheço desde a minha adolescência online. Gente que foi viver fora do Brasil, se tornaram grandes profissionais, estão hoje em dia colaborando em outros sites, e aqueles que estão aí, na garra para terem sucesso e atenção em um Brasil de poucas oportunidades. E como é legal ver o talento de algumas pessoas aflorar com a maturidade e o crescimento, o que é o caso do Dieferson com esse projeto Cornos, que torço para que acabe sendo bem sucedido lá no Facebook. O meu pequeno apoio já deixei lá na campanha.

Vale ir lá na página e dar uma olhada em toda a proposta da HQ. A proposta me parece ser a respeito do crescimento, do amadurecimento e de quão frustrante a vida adulta pode ser para muitos jovens. E digo, ser adulto às vezes é um saco! Para uns é fácil assumir essa classe no grande RPG da vida, para outros é extremamente difícil. E o Dieferson assume lá que essa história que ele quer publicar tem um quê de si mesmo ali, daquilo que ele passou e vivenciou em uma das fases mais complicadas do ato de crescer. Não é muito diferente, por exemplo, de ter esse site, na qual escrevo há 8 anos, justamente transpondo e desabafando um pouco dessa rotina da “vida adulta”. Ele encontrou uma forma de criar arte com isso. Quão sensacional isso é!

Não tem como deixar de mencionar a arte que a HQ apresenta lá na página da campanha. É uma bela arte, um estilo realmente pessoal e próprio. Super detalhada, mas com um quê daquelas arte mais de raíz, algo que eu já vi muito em trabalhos da turma das tiras de jornais dos anos 80, bem diferente do traço redondinho e limpo que muitos utilizam hoje em dia. Gostei muito desse diferencial em sua arte. Fora que há, a meu ver, uma pontinha de influência do estilo de contos oriental, talvez advindo de mangás mais adultos. No Facebook há uma pequena prévia da HQ onde é possível ver mais da arte e da narrativa presente na obra.

Enfim, deixo então o recado e a indicação. Quem puder dar uma força ao Dieferson, dê! Será que há leitores desse período mais clássico do site que vai se lembrar dele por aqui? Tomara que sim. Mas fica o convite a todos que se interessarem e puderem dar uma força. É sempre legal ver o esforço dessa galera que quer ter uma chance de fazer algo que possa ser marcante para suas carreiras e até mesmo para alçar voos ainda maiores. Por ser adulto é isso, a gente toma tombos toda hora e precisamos continuar nos levantando! Jamais desistir!

É isso!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.