Especial | 15 perguntas & respostas sobre a campanha de Gears of War 4! (Sem Spoilers)

No momento em que publico este post aqui no Portallos há um outro texto de minha autoria, bem mais analítico, que já está no ar lá no site do Jovem Nerd. Oi? Pois é, que loucura, não? É difícil até para expressar o quão maluco é ver um texto meu sendo publicado em um dos maiores portais nerds do Brasil. Então para maiores impressões, vale a pena ver o texto que fiz lá, bem mais completinho e detalhado a respeito do que esperar deste novo Gears of War 4.

Claro que não poderia deixar de comentar também a respeito do assunto aqui no Portallos. O que fazer então? Resolvi simplificar. Fazer algo diferente, com pequenas perguntas a respeito de pontos que normalmente os fãs andaram se perguntando nestes últimos meses, com base em expectativas e pistas deixadas pelo estúdio do game, e responde-las com base na minha experiência prévia ao concluir a campanha alguns dias atrás.

Gears of War 4 - 058

Vai ter spoilers? Claro que não! Este é um momento ainda de pré aquecimento. O game só vai ser lançado oficialmente em 11 de outubro. Amanhã, 7 de outubro, apenas a primeira leva de jogadores, aqueles que adquiriram a versão Ultimate do game, terão acesso. Então não seria nada legal fazer uma matéria assim contando detalhes sobre a história e estragando a surpresa de quem vai jogar o game nos próximos dias.

Minha intenção aqui é dar aquele gostinho, aquela expectativa certa, tirar aquelas incertezas e dúvidas que talvez alguém esteja tendo antes de se decidir se adquire ou não o game. Não é normalmente o meu formato de texto, espero me sair bem. Mas achei válido o teste, já que as minhas impressões no formato na qual estou habituado estão lá no Jovem Nerd. Sem mais delongas, vamos lá!

15 perguntas pertinentes sobre a campanha de Gears of War 4!

Gears of War 4 - 033

  • 1) A campanha se passa 25 anos após o final de Gears of War 3. O game explica tudo que aconteceu nestas últimas duas décadas e meia? Há perguntas sem respostas?

R: Gears of War sempre foi uma série com uma atmosfera na qual muitas vezes as explicações são implícitas e interpretativas. Fora as vezes na qual uma resposta levantava outras perguntas na qual normalmente não eram respondidas de imediato. Dito isso, Gears of War 4 faz um bom serviço criando um ambiente na qual deixa o jogador entender um pouco do que aconteceu em Sera ao longo destes últimos 25 anos. A história da CGO, por exemplo, é bem trabalhada no primeiro ato do game, se desenvolvendo um pouco mais ao longo da campanha. O que aconteceu com os personagens que amamos ao final de Gears of War 3? Alguns você saberá, outros ainda não. E detalhes ainda ficarão no ar. Gears of War é assim, nem tudo é mastigadinho. Preste atenção aos detalhes e aos diálogos, eles contextualizam muito o que rolou no mundo da série nesse tempo em que passou. Mas sim, ao final, haverá perguntas importantes que ainda não serão respondidas.

Gears of War 4 - 060

  • 2) Qual a atmosfera exata de Gears of War 4? Está mais para o clima de terror do primeiro game ou de mais adrenalina do terceiro título?

R: O jogo mescla um pouco de ambos. Tem a dinâmica e a adrenalina de Gears of War 3 em vários momentos ao longo de toda a campanha, porém boa parte da história é sombria e tensa, com ambientes escuros e fechados, especialmente nos eventos que se passam ao longo da madrugada. Há aquela sensação de desespero e agonia pelo desconhecido que havia no primeiro Gears of War.

Gears of War 4 - 040

  • 3) Já se sabe que Marcus Fenix está presente no game, mas qual é o tempo de participação do personagem na campanha? Qual seu papel no que diz respeito nesta nova saga?

R: Não posso dar muitos detalhes sem entregar spoilers. Basta saber que Marcus Fenix está presente e participa da campanha muito mais do que inicialmente achei que ele participaria. E é a interação dele com o novo elenco de personagens, a geração jovem do título, que prova o quão bem trabalhados estes novos personagens são. Acho que é pela atuação de Marcus, pela forma dele interagir com JD, Kait e Del que acaba ficando claro que nós, jogadores, acabamos criando vínculos e passamos a torcer por eles. E olha só, uma curiosidade, sem revelar detalhes: há um momento da campanha mostrada em demonstrações ao longo dos últimos meses em que Marcus não estava presente, mas que no game final, ele está! Isso foi inesperado pra mim!

Gears of War 4 - 032

  • 4) Podemos esperar outras aparições especiais, de personagens da antiga trilogia?

R: Sim. Mas não direi quantos ou quem. Mas não espere por todos. Há algumas coisas que o game não irá mostrar e revelar agora. Mas foi legal rever estes personagens, só há outros que ainda gostaria de ter visto. Quem sabem em Gears of War 5. Para se ter uma ideia, muitos personagens da antiga série nem mesmo possuem skins (ainda) no multiplayer. Então fica um certo mistério de quem está vivo e de quem morreu ao longo destes últimos 25 anos.

Gears of War 4 - 070

  • 5) A campanha terá colecionáveis? Serão itens diversos ou somente tags de soldados da CGO?

R: Como é tradição na série, sim, há colecionáveis por toda a campanha. E tal como em Gears of War 3, o game mistura colecionáveis que contam bastidores da história do game, mas também há tags de soldados da CGO espalhados em alguns momentos do game. Alguns estão bem escondidos, pois não consegui encontrar todos jogando de primeira a campanha. O menu do game tem uma galeria que pode ser visitada para ver estes colecionáveis.

Gears of War 4 - 069

  • 6) Quão grande é a campanha de Gears of War 4?

R: Jogando com uma certa pressa, com medo de não conseguir a tempo de fazer o especial de pré lançamento do título, fechei a campanha em modo normal em 8 horas de jogo, registrado nas estatísticas que estão presente no menu principal do game. Há ainda mais dois níveis de dificuldade, o modo cooperativo e como disse acima, não encontrei todos os colecionáveis. E tal como em Gears of War 3, a campanha do novo game é divertida o suficiente para me fazer vontade de jogar tudo novamente. E provavelmente o farei, mais 4 ou 5 vezes, com os amigos em modo cooperativo. E isso só a campanha. Gears of War 4 ainda oferece o modo Versus e um novo modo Horda, que irei falar mais a respeito na próxima semana!

Gears of War 4 - 071

  • 7) A origem dos Swarms é realmente explicada neste game?

R: O suficiente para que você faça algumas conclusões a respeito deles. Fique tranquilo que o game não estraga o final de Gears of War 3. Os Swarms são realmente algo bem bolado. E dá medo ao descobrir o que eles realmente são! Porém, alguns mistérios ainda ficarão para futuros games.

Gears of War 4 - 068

  • 8) No que diz respeito aos novos personagens, eles são tão bacana quanto os clássicos da antiga trilogia? O passado deles é explicado? O baque de se jogar com outro personagem além do Marcus é sentido?

R: Dê uma olhada na terceira pergunta desta lista. Em todo caso JD é um personagem bacana sim. Não é um Marcus Fenix Jr, mas o filho herdou algumas características do pai, e ele tem uma história que ainda não é totalmente explicada, mas o que é explicado é o suficiente para construir o personagem. Kait também tem papel importante na trama, já que tudo no game começa com um incidente na vila dos Forasteiros, que é o grupo de humanos que não vive sobre a tutela da CGO. Del é um personagem interessante. Como amigo de JD, ele faz um contraste bem diferente de Marcus e Dom, mas é um personagem carismático, e funciona justamente porque ele não tenda ser um “novo” Dom. Já no que diz respeito e ser diferente jogar com JD, e não mais sobre o controle do Marcus, não havia pensado nisso até ter criado essa pergunta. Então não, não senti falta aqui, o que é curioso pois em Gears of War Judgment eu senti.

Gears of War 4 - 044

  • 9) Como está a localização (dublagem) do game em Português? E sobre o You Tuber Zangado, qual seu envolvimento na localização nacional?

R: Eu havia me esquecido o quão irado ficou a dublagem da franquia quando a Microsoft lançou Gears of War Ultimate Edition ano passado. Ainda que Judgment também tenha sido dublado, o baque de um Gears of War dublado só aconteceu mesmo ano passado. E a qualidade se repete aqui. As vozes estão perfeitas. Tanto dos dubladores dos personagens clássicos que retornam para deixar tudo igual a Ultimate Edition, quanto as vozes do novo elenco. E se você é um daqueles que está preocupado com o You Tuber zangado dublando um personagem no game, não fique! A ponta do Zangado é realmente pequena, e pode até mesmo passar despercebido se você não prestar muito bem a atenção. Não é algo pelo qual as pessoas vão achar ruim, tenho certeza. Parabéns pro cara, porque certamente dublar não é algo fácil, mesmo que seja um pequena ponta.

Gears of War 4 - 066

  • 10) Assim como os antigos games da trilogia original, Gears of War 4 terá fases especiais, como as antigas fases de veículos?

R: Sim! Mas não posso lhe dizer como são estas fases. Há mais ou menos três momentos bem legais, de jogabilidade diferenciada ao longo da campanha. Casam com o momento da história e dá aquele gostinho de “putz, que legal terem feito algo assim”. E se você pensou em veículos, sim, há um momento assim! E ficou irado!

Gears of War 4 - 063 Gears of War 4 - 064

  • 11) Como se comportam novas mecânicas de jogabilidade na dinâmica da ação neste novo game?

R: No geral, Gears of War 4 se comporta muito com Gears of War 3. Toneladas de armas diferentes para todo lado, ainda que todo mundo tenha sua preferida. Pra mim, aqui, adorei ter ficado com um Boltoc ao longo de quase toda a campanha, mesmo não tendo usado somente ela. Mas há momentos em que ela salvou a minha pele. Os novos movimentos são bem legais, como puxar personagens da mureta ou saltar direto ao se aproximar delas. Dá um novo ritmo ao combate, ainda que lá próximo do fim, o game instiga muito aquele clima das origens da série, onde chegar muito perto dos inimigos é morte certa. E eu morri várias vezes no modo normal, abusando destes novos recursos e não conseguindo voltar ao meu ponto de origem. Pior é morrer para inimigo que me tiraram da cobertura. Que vergonha!

Gears of War 4 - 045

Uma das novidades também em Gears of War 4 são as tempestades de vento. Realmente elas são de gelar a espinha. Há combates realmente fantásticos nestes momentos, que não são poucos não. Porém o que mais gostei aqui foram das muretas destrutíveis. Não dá para ficar escondido para sempre em muitos dos combates ao longo da campanha. O jogador e inimigos podem destruir alguns tipos de coberturas, e isso também cria outra dinâmica de combate. É realmente legal essa pequena evolução da cobertura.

Gears of War 4 - 054

  • 12) DeeBees. Agora máquinas também são inimigos? Como é isso em Gears of War 4?

R: Os Deebees possuem uma função muito específica na trama, que não quero revelar nesse momento. Acho que Gears of War sempre foi, e deve sempre ser, sobre humanos combatendo monstros, porém ter os DeeBees não me incomodou. Dentro da proposta da trama, eles fazem o total sentido. Mas não se preocupe, eles somem rápido. Não é como se os Swarms fossem aparece somente ao final do game. Não! A presença deles é sentida logo no começo da campanha. Os DeeBees são mais para criar um momento de diversão, já que eles são realmente engraçados, sempre falando o que estão fazendo, avisando o inimigo quando estão atirando, ou avançando, ou recarregando. Alguns são bons inimigos, e funcionam bem no modo Horda. É uma adição interessante para a franquia, sem dúvida.

Gears of War 4 - 037

  • 13) A campanha fecha sua história completamente ou deixa ganchos para novas sequências?

R: Pensando que a Microsoft comprou Gears of War da Epic Games para tornar a franquia mais frequente na família Xbox, tal como é Halo, acho que ninguém espera que Gears of War 4 termine concluindo tudo que a trama está abrindo. Parte da história principal tem sim uma conclusão, mas há muito para a nova série explorar em novos games a partir do final do game. E isso é muito bom. Ruim mesmo é a expectativa que todo mundo vai ficar para o próximo game.

Gears of War 4 - 065

  • 14) Mortes! Gears of War é uma franquia conhecida por matar seus personagens. Podemos esperar isso em Gears of War 4?

R: Difícil responder isso sem dar qualquer dica de spoiler. Morte é algo que temos sempre que lidar em Gears of War. A presença dela é temida ao longo de todo o game. E terá aquele momento em que seu olho vai dar aquela umedecida. Não direi mais nada!

Gears of War 4 - 041

  • 15) Nunca joguei Gears of War. Posso começar por este novo título ou devo jogar a trilogia original primeiro?

R: Pode! Foi uma boa decisão esse salto na história do game. Tudo é novo aqui, sem que necessariamente a essência do game tenha sido abandonada. Gears of War 4 é um título que agrada aos veteranos da franquia, quanto também é um bom momento para novatos que nunca jogaram qualquer game da série. Todo mundo está agora redescobrindo o novo status quo do planeta Sera, e sendo a apresentado a novos personagens, novos inimigos e uma nova ordem social. O game é criado para abrir um novo arco, sem que o jogador dependa muito de ter jogado os anteriores. É um momento perfeito para conhecer Gears of War! Aproveite!

Gears of War 4 - 061

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.