Minipost | Sonic Mania é só amor pelos bons tempos de Sonic!

Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações estão em nosso Instagram ou em nossa galeria no Facebook.

Green Hill 1

Sonic Mania enfim foi lançado (em 15 de agosto)! E Green Hill está linda! O game traz perfeitamente aquela nostalgia dos tempos de Sonic do Mega Drive!

Essa primeira parte de Green Hill é bem clássica, emulando bem suas versões mais antigas (estou na dúvida se é um remake fiel de algum Sonic antigo, irei pesquisar isso), somado ao belo trabalho de pixel art que lembra muito Sonic CD.

Acho bacana a adição das bolhas de proteção, como a de fogo, que se não estou enganado surgiram em Sonic 3. Isso era muito útil em Sonic 3, especialmente para acessar certas áreas. Quem bom que isso retornou!

Melhor ainda é a surpresinha na parte final, encontrando um pequeno chefe de transição para o segundo ato do estágio.

Green Hill 2

Aqui já é o segundo ato de Green Hill, perceba como a música clássica sutilmente sofre novos arranjos de som. Está fantástico!

Nesta parte Green Hill soa como algo mais original, trazendo diversos novos elementos e mecânicas características desse universo do Sonic 2D.

Quando o primeiro ato muda para este segundo há um clique cerebral imediato que diz “isto é um novo Sonic, mas com muita nostalgia e respeito aos bons tempos do ouriço”.

Putz, a bolha de água! Adoro o som que faz quando se aperta um botão para forçá-la a pular! Todos os efeitos de som estão bem fiéis ao que essa fase do Sonic foi no Mega Drive. E como os controles estão perfeitos! Respondem responde bem e da forma como devem!

Ao fim da fase, o Doutor! O que será que está acontecendo aqui em Sonic Mania? Em alguns dias terá impressões do game como um todo no site!

Chaos Emerald

Esse é o divertido estágio para coletar a Chaos Emerald. É preciso correr até alcança-la, coletando as argolas e bolinhas!

Ainda estou tentando entender a necessidade da coleta das bolinhas azuis. Percebi que elas enchem um medidor (talvez isso acelere o Sonic e a fase), enquanto as argolas seguram o tempo da fase, impedindo que a mesma acabe antes do Sonic chegar até a Chaos Emerald.

Lembrando que para o verdadeiro final de Sonic Mania será necessário coletar todas as Chaos Emerald, escondidas ao longo da campanha do game. E claro, coletando todas eis que veremos o Super Sonic em ação!

Chemical Plant Zone 2

Que tal mais trechos de Sonic Mania? Aqui algumas das novidades feitas para Chemical Plant Zone que direcionam o Sonic para novos locais.

Agora há estes novos líquidos que dependendo da cor mudam o quão alto serão os saltos do Sonic, tem a bolha que leva ele para parte superiores da fase. A nova versão da Chemical Zone ficou realmente incrível.

Esse é o segundo ato dela, pois o primeiro segue um padrão mais fiel ao que ele é em Sonic 2. A trilha sonora também segue o esquema da Green Hill, com a música bem fiel ao original no primeiro ato e ganhando novos arranjos nesse segundo ato que dão aquela sensação de novidade que se faz necessário ao game.

Ah e perceba que o Tails não está ficando exatamente ao lado do Sonic. Isso acontece porque tal como os jogos clássicos, é possível dar o controle dele a um segundo player, que passa a controlar a raposinha.

É um recurso ótimo para quem tem filho pequeno. Nesse caso meu filho de 5 anos estava se divertindo horrores controlando o Tails aqui, mesmo com uma certa dificuldade para ficar na mesma tela que o Sonic.

Fases bônus

Nostalgia total também são as fases especiais bônus de Sonic 3 que foram resgatados em Sonic Mania! O prêmio aqui? Medalhas!

Estas medalhas, se entendi direito, são as responsáveis por abrirem alguns extras que estão em uma área especial no menu principal do game. Guardam algumas surpresa bem legais (que não irei revelar aqui).

Para jogar nestas fases especiais, basta passar por aqueles postes de save em qualquer fase e ter um certo número de argolas (não parei para notar quantas ainda). Ao fazer isso, uma auréola se abre acima destes postes. Basta pular dentro delas.

Pode se fazer isso diversas vezes em uma mesma fase e cada vez que o jogador entra nestes estágios, eles estão diferentes. Não é requisito vencer um para depois ir ao próximo. Uma excelente ideia da equipe de desenvolvimento.

Para ganhar as medalhas de ouro é preciso não só pegar todas as bolinhas azuis, mas também coletar todas as argolas, o que convenhamos… é bem mais difícil!

Studiopolis 1

Claro que não poderiam faltar fases inteiramente novas em Sonic Mania. Aqui um pedacinho de Studiopolis, o 3º mundo do game!

Isso porque Sonic Mania não é apenas um apanhado de fases antigas da trilogia original remixada com novos elementos. Há realmente muita coisa nova e inédita dentro do game. Studiopolis é prova disso.

Ela lembra um pouco as antigas fases de cassino dos jogos clássicos, mas existem muitos elementos novos e toda a ambientação segue uma paleta muito criativa e original. Vai ser fácil gravá-la na memória dentre fases inesquecíveis dos games 2D do Sonic.

É uma fase cheia de segredinhos, cantos escondidos e áreas que parecem inacessíveis, mas que de fato não são. É um estágio que precisa ser jogado algumas vezes até entender um pouco suas rotas (nem sempre é só ir para frente).

Tela inicial & abertura

Para encerrar essa rodada, a belíssima tela de início do game junto com a fenomenal abertura animada! Não me canso de rever!

Já percebeu alguns dos detalhes que existem na abertura? Como os números (e letras) no elevador, ou como Sonic entra dentro das argolas que representam os mundos presentes no game. Tem a liberação dos animaizinhos e os robôs que dão um contexto da história do game, entre outras coisinhas.

A abertura animada só aparece no game se o jogador não apertar qualquer botão após a belíssima animação do Sonic na tela inicial. Precisa esperar uns segundinhos!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.