JogandoRapidinhas

20 anos do PlayStation 2: seis games para se relembrar

Quais os seis jogos que lhe marcaram no PS2?

— Confira 6 dos melhores jogos desde sempre para PlayStation 2, celebrando 20 anos de seu lançamento pela Sony lá em 2000!

O Covid-19 vem fazendo com que o recurso aos jogos de videogame venha crescendo muito nas últimas semanas. Nos primeiros dias, os brasileiros (e o mundo geral) viviam grudados na tela do smartphone e do notebook, procurando notícias que ajudassem a entender um fenômeno novo para todos. Agora, em meio ao agito diário, muitos estão procurando um pouco de divertimento, interação e “corte” com notícias, pois ninguém aguenta esse estresse todo o dia. Por isso muitos estão subscrevendo assinaturas, jogando roleta online ou até mesmo recuperando antigos consoles, como o velho PS2 das caixas.

Notámos que não foi aqui devidamente assinalado o 20.º aniversário do lançamento do PlayStation 2 (em 4 de março de 2020), um dos consoles mais influentes de sempre. Com 155 milhões de unidades vendidas, é o console de videogames mais vendido da História. A Sony parou sua produção apenas em 2012, bem depois do lançamento de seu sucessor, provando como seu conceito foi influente. Sua biblioteca de jogos inclui quase tudo o que se possa imaginar.

Para assinalar esse importante fato histórico, vamos lembrar alguns dos jogos mais importantes que foram lançados para o PS2. Talvez você tenha vontade de recuperá-los e lembrar golpes e truques antigos, em meio aos dias de isolamento.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Muitos consideram que nenhum outro Metal Gear Solid conseguiu o mesmo envolvimento com o usuário. Além do combate, o jogador precisava caçar animais para conseguir comida, se camuflar com eficácia e curar suas próprias feridas. A narrativa fazia o usuário imergir nela, dando a “Snake Eater” um peso diferente enquanto conteúdo cultural: os videogames começavam a se aproximar dos filmes e a deixar de ser apenas uma sucessão de comandos.

20 anos PlayStation 2 metal gear

Grand Theft Auto: San Andreas

Quem jogou os primeiros títulos de Grand Theft Auto, ainda em duas dimensões, não reconheceria o verdadeiro monumento de gaming que foi “Grand Theft Auto: San Andreas”. Esse já não era um simples jogo de crime, mas sim um verdadeiro simulador de uma fantasia de criminalidade. Onde antes tinha uma cidade, agora tinha um estado completo; o personagem principal tinha uma personalidade própria, precisava comer e fazer exercício, e tinha até uma família. “San Andreas” foi também decisivo para a polêmica que se abateu sobre toda a série GTA, por conta de seus elevados níveis de realismo.

20 anos PlayStation 2 GTA

Shadow of the Colossus

O sucesso de GTA:SA poderia ser adivinhado, mas não o de Shadow of the Colossus, que é praticamente o seu oposto. Poucos diriam que um jogo quase sem diálogos, com largos espaços abertos, e quase sem inimigos para destruir, poderia se tornar tão fascinante. O usuário surge em um vasto espaço onde precisa derrotar 16 gigantes. Mas a forma como cada um é diferente dos anteriores, e o mistério que cada um deles representa, mostram bem aquilo que falámos acima para “Snake Eater”: o poder que um videogame tem para contar uma grande história, tanto quanto um filme.

Gran Turismo 4

GT4 foi anunciado como uma revolução nos jogos de corridas de carros no momento de seu lançamento. Olhando para trás, era mesmo verdade. O jogo estabeleceu um padrão totalmente diferente com o qual seus sucessores precisaram se comparar. Gran Turismo 4 vinha com mais de 700 carros, todos eles podendo ser afinados com grande detalhe. E a qualidade gráfica dos circuitos ajudava ao intenso realismo da pilotagem.

20 anos PlayStation 2 GT4

Ratchet & Clank: Up Your Arsenal

Nem sempre as sequências estão à altura do jogo original, ou de sequências anteriores. Mas a equipe de Ratchet & Clank nunca desiludiu. O universo de “Up Your Arsenal” era maior que os anteriores, as armas poderiam ter até 4 updates, e o modo de jogo online foi aclamado pelos fãs. Esse título viu também aparecer, pela primeira vez, o famoso Dr. Nefarious, o grande vilão e inimigo de Ratchet.

20 anos PlayStation 2 ratchet

Prince of Persia: The Sands of Time

Já se pensava que Prince of Persia tinha chegado a seu fim, mas Jordan Mechner voltou com um grande título para o PS2. O jogo partia do princípio de exploração passo a passo que se havia tornado padrão com Tomb Raider, mas levava os controles a um nível diferente. E a qualidade da narrativa ajudava imenso a “prender” os fãs.

Mas e você? Teve um PlayStation 2 em sua gloriosa era? Quais foram seus seis que lhe marcaram? Certamente estes pequenos seis clássicos não são o suficiente para pontuar a grande e incrível biblioteca que o PS2 recebera em sua geração. 20 anos de PlayStation 2… como o tempo passa.

post criado em colaboração com Alex.

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.