Análise DLC | The Indigo Disk – Pokémon Scarlet & Violet

Disponível para Nintendo Switch

A aventura continua através da segunda parte da expansão The Hidden Treasure of Area Zero. E não importa onde esteja no mundo de Pokémon Scarlet & Violet, pois no início da nova parte da DLC The Indigo Disk você vai receber uma ligação do Diretor Clavel para ter uma oportunidade única na sua vida: visitar a Blueberry Academy na região de Unova!

Sua aventura anterior pela região de Kitakami, na primeira parte da DLC, não passou despercebida. E numa jogada do destino o aluno escolhido como convidado especial é ninguém mais, ninguém menos, que você, o jogador. E como se isso não bastasse, o próprio diretor da Blueberry Academy mencionou o seu nome como o estudante escolhido. Ah sim meus amigos, aí tem… aí tem…

Chegando na sua academia Laranja/Uva conforme sua versão do jogo, uma figura está em seu aguardo, o tal diretor da Blueberry Academy, que conhecemos como “Diretor Cyrano“. Ele parece muito animado em lhe levar para a academia dele já que você acabou conhecendo alguns de seus estudantes na sua viagem para Kitamari, especificamente Carmine, que pediu por você. Claro que isso tem todo jeito de treta, né? Até pela forma como terminou a viagem a Katakami, com a desconfiança por parte de Kieran (irmão de Carmine) por termos ficado com o Ogerpon (o lendário da DLC “The Teal Mask”). Ficou todo um plot twist de que Kieran iriam voltar para novas batalhas e melhorar como treinador devido a sua frustração por sempre perder para o jogador.

E eis que chegamos a Blueberry Academy, uma escola subaquática que conta com terrariums (4 na verdade) onde ambientes foram criados artificialmente para abrigar pokémon de diferentes tipos e regiões. O que irá nos devolver vários pokémon antigos e novas evoluções também. Os 4 biomas são Canyon, Savanna, Polar, Coastal (respectivamente, em português, ficaria como Canyon, Savana, Polar, Costeiro).

Novas atividades

Mal chegamos e já se causou alvoroço, pelo menos para Lacey que foi chamada para nos apresentar o lugar e ficou abismada por conhecer o estudante da região de Paldea. Ah, e uma detalhe, ela também é membro da Elite Four da Blueberry Academy e já somos desafiados logo de cara por ela. Se você jogou o jogo principal e a primeira parte da DLC os pokémon dela estarão no Level 70, o que é um desafio bem orquestrado, independente qual seja o level dos seus pokémon, mas recomendo não ir com um level inferior a 70 senão vai amargar derrotas por essas bandas.

O primeiro bioma ao qual temos acesso é o Savana Biome, aqui poderemos encontrar pokémon selvagens em level alto, o que é ótimo para treinamento e para completar a pokedex, já que aqui contamos com mais uma a Blueberry Pokedex. Encontraremos nesse primeiro bioma pokémon como Dodou, Dodrio, Rhyhorn, Rhydon, Flygon, Smeargle, Exeggcute, Milcery – aquele pokémon que é um creme e que sua evolução depende de um enfeite doce e da velocidade e direção que você girar o analógico girando seu personagem… sim, bem maluco isso e ele conta com mais de 63 possíveis evoluções mas nunca consegui mais de 10 diferentes. Temos ainda Chansey (ótima para dar um boost de exp nos seus pokémon por fornecer muita experiência ao ser derrotada) e Tauros (na forma de Kanto) – aliás eles adoram vir correndo e atacar o jogador então fique ligado.

Claro que não vai faltar treinadores estudantes querendo uma batalha, ainda mais com um estrangeiro como o nosso caso, se prepare para lutas em duplas e todas em nível alto. Chegando ao centro do mapa, onde os 4 biomas se reúnem, temos um local de descanso, onde podemos comprar itens e recuperar os pokémon, além é fazer tms com itens adquiridos nas batalhas e encontrados no chão como unhas, pelos, cabelo e etc dos pokémon (no jogo base já era usado para criar tms, agora aqui teremos mais uma função para esses itens, a qual irei explicar mais para frente).

Outra novidades que vamos poder testar é apresentada pela pesquisadora Synclaire na primeira vez que a encontramos na área central dos biomas. Ela vai nos ensinar a nos sincronizarmos com o pokémon, o que vai permitir controlar ele como se ele fosse o personagem jogável.

Explicando de forma bem simples, vamos “incorporar” o pokémon e vamos andar com ele, atacar e etc, é a mesma mecânica do Pokémon Let’s Go, quando mandamos o pokémon atacar os pokémon próximos e não temos as batalhas em si, apenas aquele lance de apertar o L e deixar o pokémon atacar os pokémon próximos e fazer a coleta de itens do chão.

Particularmente não gostei muito dessa sincronização e testei a mesma poucas vezes. Após adquirida, ela pode ser usada a qualquer momento ao se manter pressionado o L e apertarmos o R, mas essa funcionalidade funciona somente nos ambientes do terrário, então nada de usá-lo nas outras áreas de Paldea.

Desviar das missões da história principal e ficar caçando pokémon nos biomas é algo que vai acontecer com frequência. Você começa a ver os pokémon e já pensa em capturá-los, evoluí-los e abrir seus dados na pokedex, comigo sempre é assim e dessa vez não foi diferente. Ah, um lembrete; vários pokémon disponíveis nos biomas estão em formas regionais especiais, várias formas pokémon encontradas na região de Alola, como Vulpix e Sandshrew de gelo, Dugtrio com cabelos loiros, Golem do tipo elétrico e o nada discreto Exeggutor do tipo dragão, sim, aquele que tem mais de 10 metros de altura (!).

No Clube da Liga (local onde os estudantes se encontram para conversar e tal) temos um computador com missões para as quais podemos doar Blueberry Points, temos a estreia de uma máquina muito interessante, a Item Printer que é uma impressora que vai usar os itens encontrados no chão (unhas, pelos e etc que já citei acima) para criar itens aleatórios, que vão desde itens de equipar nos pokémon como amulet coin, charcoal e etc até pokebolas, podendo inclusive nos fornecer master ball, ótima para capturar os lendários sem esforço algum.

Os itens gerados sempre são aleatórios, mas podemos ir melhorando a impressora até chegar no nível de master ball, onde os itens vão ser melhores do que nas versões iniciais. Além dos itens que vamos ter que gastar para imprimir os itens, também vamos precisar pagar com Blueberry points, que são adquiridos ao se cumprir missões para o Clube da Liga. Nada vem fácil, não é mesmo?

As missões são desde dar banho nos pokémon no piquenique, até coisas mais corriqueiras como chocar ovos, tirar fotos de pokémon nadando, capturar pokémon de determinado tipo, andar 500 passos, e etc. A cada 10 missões concluídas uma super missão fica disponível e essa fornece mais pontos. Temos muitas coisas para liberar no clube com esses pontos, incluindo músicas nos alto falantes, estilos novos de arremesso para a pokebola, novos filtros para as fotografias até cursos com treinadores lendários. Cada qual vai aumentando o valor conforme vamos melhorando os mesmos, tudo isso usando esses Blueberry points. Então uma dica é sempre ir tentando fazer as missões conforme elas forem surgindo para você.

Seguindo com nosso tour, somos encaminhados a escola e lá conhecemos os outros membros da elite e somos convidados para participar de um desafio, enfrentar todos eles e caso vençamos as disputas, encarar o campeão da liga da Blueberry Academy. Ninguém mais ninguém menos que nosso velho amigo Kieran, que subiu exponencialmente na sua carreira de treinador e se tornou esnobe no processo, já que desbancou o antigo campeão Drayton, que voltou a ser um dos membros da Elite Four da Blueberry Academy. Carmine não vê com bons olhos as atitudes atuais de Kieran e acredita que você pode ajudar ele a voltar a ser como era antes.

Cada um dos membros da elite dos quatro da Blueberry Academy fica encarregado de defender um dos biomas, então para conseguirmos o direito de enfrentar Kieran teremos que visitar e derrotar os 4. Mas antes de pensar em como vencer cada um deles nas batalhas pokémon, vamos ter que vencer um desafio imposto por cada um deles. A ordem em que vamos encarar os desafios não importa, somos livres para encará-los na ordem que quisermos.

Enfrentando a Elite da Blueberry Academy

Crispin é o membro da elite encarregado do bioma Savanna e sua especialidade são os pokémon do tipo fogo, chegando ao local (geralmente no centro do bioma), no mesmo local podemos restaurar a saúde dos pokémon e comprar itens em máquinas de venda, para podermos enfrentar Crispin. O seu desafio é coletar ingredientes e fazer um sanduíche super picante que vai fazer Crispin pegar fogo literalmente. Após isso uma batalha se segue é a premissa de vencer, e seguir em frente, é a mesma de sempre.

Amarys, a especialista em pokémon do tipo aço e encarregada do bioma do Caynon acaba sendo a mais interessante, pois para podermos realizar seu desafio de concluir trajetos voando, ela vai dar tal capacidade para a nossa montaria Koraidon em Scarlet e Miraidon em Violet. Essa capacidade dá um novo rumo para toda a exploração, ao pularmos e darmos o comando para planarmos, se apertarmos o analógico começamos a voar livremente e isso abre um leque de locais para irmos com facilidade, tanto aqui na DLC, quanto no jogo principal.

Drayton está aguardando no Polar bioma e o seu desafio também é bem interessante. Nele precisaremos derrotar 3 treinadores, até aí tudo certo, mas você deverá utilizar apenas pokémon capturados nos biomas, nada de usar sua equipe de sempre. Então é bom olhar com carinho para suas recentes capturas, pois elas que vão lhe levar a vitória ou a derrota certa. A batalha contra Drayton, no entanto, pode ser realizada com seus pokémon de sempre. Ele utiliza o tipo dragão nas suas batalhas.

Por fim, temos ainda a velha conhecida Lacey, que vai utilizar pokémon do tipo fada em suas batalhas. O seu desafio é responder corretamente perguntas sobre alguns pokémon escolhidos por ela, acerte e você segue em frente. Erre a resposta e terá que encarar um treinador em uma batalha pokémon.

Após derrotar todos vamos ter finalmente que encarar um desafio final na entrada da Blueberry Academy contra o atual campeão da liga, nosso amigo Keiran. Não vou falar muito para não estragar as surpresa, mas ele conta com pokémon bem poderosos em sua equipe, incluindo um novo pokémon que fez sua estreia nessa DLC.

Depois de derrotá-lo temos mais uma parte de história, aonde vamos parar na Área Zero de Paldea, lá no subterrâneo, onde encontramos Terapagos o novo lendário que está fora de controle após acontecimentos envolvendo as visitas do jogador e sua equipe, você, Kieran, Carmine e Briar, que é sua “professora” nesta visita.

Aqui temos uma nova forma de poder liberada aos pokémon a habilidade Stellar (uma nova forma do fenômeno de terastalização dos pokemon, onde eles ficam sendo do tipo Tera Stellar, o que permite uns boost em todos os ataques, mas somente 1 de cada tipo. Se você tiver, por exemplo, 2 ataques de fogo, somente o primeiro vai receber esse boost.

Após terminar a DLC, na área inicial da academia vai aparecer um sujeito chamado Snackworth e ele vai lhe contar sua histórias de como encontrou vários pokémon lendários quando era mais jovem. Ele vai lhe fornecer aperitivos que chamam pokémon lendários, o sonho de todo treinador não é verdade? Ele comenta a localização de onde ele encontrou esse pokémon por Paldea e indo lá você vai poder encarar e capturar tal pokémon.

As lendas variam conforme a versão do jogo, mas temos Moltres, Eiten, Lugia, Latios, Latias, Articuno e outros. O NPC vai fornecendo os aperitivos conforme você vai cumprindo as missões (as mesmas que fornecem os BP para habilitar novos conteúdos no Clube da Liga). Grande parte podem ser feitos jogando sozinho, mas tem 3 que devemos comprimir missões com amigos online. Aproveite para tirar fotos perto dos lendários antes das batalhas, pois algumas fotos ficam muito legais e é uma oportunidade única.

Antigos que estão de volta e os novos pokémon

Obviamente temos o regresso de muitos pokémon antigos dentro dos biomas da Blueberry Academy, então poderemos novamente encontrar por essa nova região Eectabuzz, Magmar, Kleavor, Zebstrika, Toucannon, Tentacruel, Oddish, Malamar, Alomomola, Tyrogue, Drilbur, Porygon, Lapras somente para citar alguns. Aliás os biomas podem ser melhorados, o que vai liberar todos os pokémon iniciais anteriores a Scarlet/Violet para captura com um conjunto específico de iniciais para cada um dos 4 biomas. Alguns mais fáceis de serem encontrados, outros deveras mais difíceis.

Temos também algumas estreias de pokémon nessa nova parte da DLC. Archaludon (metálico/dragão) é a forma evoluída de Duraludon e sua evolução se dá através de um novo item chamado Metal Alloy, que funciona da mesma forma como as pedras evolutivas, basta usá-lo no pokémon para que a evolução ocorra. Hydrapple (grama/dragão) é a evolução de Dipplin que fez sua estreia em Kitamari, e essa evolução acontece quando ele sobe de level sabendo o golpe Dragon Cheer (golpe este estreante na série através de um novo TM disponível aqui na Blueberry Academy). Além destes temos os 4 novos pokémon paradox que vou comentar abaixo, além dos 2 lendários Terapagos e Pecharunt.

Os novos pokémon paradox envolvem uma missão que é fornecida com a volta de Perrin lá de Mossui Town, ela somente vai aparecer na entrada geral dos biomas caso você tenha completado sua missão na primeira parte da DLC. Desta vez ela vai lhe dar a missão de conseguir 200 pokémon da Blueberry Pokédex. Conseguindo tal proeza ela vai lhe mostrar fotos dos locais onde foram vistos novos pokémon paradox, desta vez Raging Bolt e Gouging Fire (se estiver jogando Pokémon Scarlet) e Iron Crown e Iron Boulder se estiver jogando Pokémon Violet. Ambos estão localizados na Área Zero lá em Paldea. Eles terão que ser enfrentados e enfraquecidos para serem capturados.

Área Zero – Epílogo

Alguns dias após o lançamento da DLC, a Nintendo liberou mais uma parte da história envolvendo o Indigo Disk, para ter acesso basta receber a mesma através do Mystery Gift, mas atenção, para poder acessar a mesma algumas coisas precisam ter sido concluídos na sua jornada:

1 – Ter finalizado a história principal de Scarlet/Violet, o que inclui ter participado do torneio após ter se tornado campeão da Liga (você terá que lutar contra todos os líderes de GYM novamente para convidá-los para um torneio especial que vai acontecer na sua escola, sendo necessário vencer a primeira edição do torneio).

2 – Ter finalizado as histórias das duas DLCs.

Feito tudo isso, ao viajar para Kitamari, basta ir em direção a barraca de vendas, o que vai desencadear uma animação e toda uma história envolvendo a ida de seus amigos Penny, Nemona e Arven até a sua casa para conhecer sua mãe e ver como você está. Nesse intervalo vamos ser chamado por Kieran para irmos a Katamari, já que ele está com um problema e precisa de ajuda. Ele até mesmo enviou passagens para que você possa levar seus amigos junto para ajudá-lo.

Chegando lá descobrimos que Carmine está agindo estranha e de uma hora para outra a história toma um tom de história de terror com pessoas sendo possuídas andando pelas ruas e lhe desafiando para batalhas pokémon. Tudo isso é, claro, orquestrado pela sua visita a barraca de venda que acabou liberando um pokémon lendário de seu sono profundo, o lendário Pecharunt, um pokémon do tipo fantasma e venenoso.

Tudo se acalma definitivamente quando capturamos o mesmo. E uma curiosidade: a Nintendo lançou um vídeo especial onde ficamos sabendo que Pecharunt teve uma gigantesca influência em tudo o que aconteceu com Ogerpon, incluindo na sua triste história até ser encontrado pelo jogador na primeira parte da DLC. O que deixa a história anterior bem mais forte se levarmos em conta que os pokémon que atacaram Ogerpon e seu treinador, o que levou a uma tragédia estavam sendo controlados por Pecharunt que dava Mochis (um doce japonês) para as pessoas e pokémon comerem, e então controlá-los com seus poderes.

Considerações finais

Se você é um velho treinador pokémon como eu, que vivenciou todas ou a maioria das aventuras dessa série, The Indigo Disk vale muito a pena ser explorada em sua totalidade. Temos motivos para continuar explorando os biomas para talvez conseguir pokémon shiny ou mais poderosos que os encontrados primeiramente nas visitas. Os itens para “upar” os pokémon para o cenário competitivo agora são encontrados facilmente por todos os lados e podem ser fabricados na impressora de itens, o que vai facilitar em muito a construção de equipes poderosas para as disputas no cenário competitivo de pokémon.

Ninguém vai chegar aqui sem ter jogado Scarlet/Violet e a primeira parte da DLC (The Teal Mask), tampouco alguém vai cair de paraquedas no mundo pokémon e tentar começar sua aventura diretamente na Blueberry Academy. Então fica claro que The Indigo Disk é um conteúdo para quem já tem uma cancha em Pokémon Scarlet/Violet.

Adicionar mais pokémon ao jogo sempre vai funcionar e agora, até o presente momento, contamos com incríveis 1.025 pokémon existentes e ainda sonho com um jogo que possa comportar todos eles de uma forma ou outra. Talvez um grande jogo onde todas as regiões (Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos, Alola, Galar, Paldea) possam ser visitadas. Talvez uma academia e cada região, uma espécie de intercâmbio, não sei, mas seria legal poder viajar por todas elas e conquistar todas as insígnias, pegar todos os pokémon possíveis e viver novas aventuras.

Tirando algumas atrações e atividades aqui e ali, a novidade principal desta expansão certamente é a disponibilização de novos/antigos pokémon para os treinadores poderem capturar novamente e utilizar em batalhas. A possibilidade de voarmos livremente com nossa “moto/nave/cavalo/barco” pokémon abre novas possibilidades e facilidades para explorar todos os locais de difícil acesso anteriormente, poder voar livremente abre um leque novo de possibilidades para a exploração de Paldea como um todo.

Lançar um prólogo para toda a DLC alguns dias após o lançamento desta segunda parte da expansão, e de forma gratuita, acabou sendo algo diferente, e por isso acabou pegando muito gente de surpresa, ainda mais com uma temática meio terror com pessoas e pokémon sendo controlados e agindo de forma engraçada/assustadora. É algo que demonstra que é possível incluir novidades desse tipo em pokémon e que vai funcionar também.

Ao fim, trata-se de um conteúdo que complementa e muito a experiência do jogo principal. Cria novas batalhas com alto desafio, expande a coleção de pokémons que podem ser coletados, aprimora a experiência de explorar o mundo principal, além de oferecer novos itens e novas atividades para se entreter. Dá longevidade ao mundo de Paldea! Altamente recomendado.

Galeria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota

Ideia dos Biomas pokémon criados artificialmente permite a inclusão de pokémon de diversas regiões em um mesmo local - 8.5
Retorno de pokémon antigos e alguns poucos novos cumprem o papel de instigar novamente os veteranos a “pegar todos” - 7
Nova campanha é curta, mas os extras liberados podem elevar as horas jogadas exponencialmente - 8
Áreas dos biomas são amplas e garantem algum tempo extra de exploração para achar todos os pokémon e treinadores escondidos - 8.5
Impressora que permite a criação de itens é uma mão na roda e facilita a entrada no cenário competitivo - 8
Lendários antigos que voltam a aparecer encorajam uma nova exploração da região de Paldea - 8
Epílogo garante mais um tempo de aventura e o encerramento devido a jornada pelas duas partes desta expansão - 9

8.1

Ótimo

The Indigo Disk é o último conteúdo de Pokémon Scarlet & Violet, o que nos deixa com a sensação de que estamos nos despedindo de Paldea. A nova DLC concluiu de forma satisfatória as minhas aventuras pela região e trouxe novidades que gostaria de rever em jogos vindouros futuramente, poder voar livremente sem amarras, é algo que deve retornar nos próximos jogos. Ao fim, a expansão dá aos jogadores batalhas com desafio, o retorno de muitos pokémons, mais itens, atividades e muito mais, de tudo um pouco.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.