Conversa de Mangá: One Piece 589 – Esforços para a Glória

One Piece: Capítulo 589 foi disponibilizado dia 24 de Junho: “Esforços para a Glória”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 589 de One Piece. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

One Piece 589

Esforços para a Glória

Olha só, mais um capítulo com o arco do passado, desta vez com a mais certeza absoluta de que ele foi concluido. E é este arco que irá ditar os parâmetros dos próximos eventos da saga, assim acredito. Isso significa que o Exército Revolucionário irá participar mais dos eventos a seguir, seja diretamente com Dragon ou indiretamente com outros personagens.

E essa não é uma hipótese nova, pelo contrário, desde aquela capa com a Robin sendo resgatada da ilha pelo exercíto revolucionário já se cogitava essa idéia de que Dragon estaria agindo por trás dos panos para fortalecer Ruffy e seus companheiros, incluindo aí a separação de todos por Kuma. É um pouco difícil imaginar até onde estes planos iriam levar Ruffy, porque dizer que foi planejado ele ir para Impel Down, encontrar Ivankov e depois ir guerrear em Marinford é meio complicado. Seria possível adivinhar que Boa Hancok se apaixonaria pelo piratinha? Sem isso, nada destes eventos teria ocorrido. Continuo suspeitando que quem irá reunir toda a tripulação do chapeu de palha novamente são os agentes de Dragon. Agora a minha dúvida é se isso já vai começar a acontecer ou teremos mais um arco com o Ruffy sozinho, treinando, de luto, ou sei lá. Jinbei está ali pro que der e vier. Hancok idem. Tem o submarino do Law. Agora dá para pensar e planejar um pouco e estruturar o próximo passo. Mas qual será? O primeiro talvez seja recuperar a confiança, mas isso já comento daqui a pouco.

Voltando ao capítulo em si. Ele abre com uma bonita conversa entre Ace e Ruffy à beira de um penhasco. Conversa sobre morte, força, sobrevivência, sonhos, metas, piratas, Sabo e ir para o mar. São pequenas coisas, mas é um daqueles momentos que se você vivenciasse, provavelmente jamais se esqueceria. É emotivo ver como o Ruffy naquela época já se preocupava em ser forte o suciente para protegar quem amava. Oda também faz bem em lembrar que apesar da morte de Ace, o pequeno personagem viveu grandes aventuras por três anos no mar, antes mesmo que Ruffy resolvesse se aventura. Ace não morreu sem viver seu sonho, isso é muito importante de um certo aspecto. Enquanto Ruffy ainda está trilhando tal sonho.

Legal ver também que Oda mostrou um pouco como foi o treinamento da Gomu Gomu no Mi de Ruffy, mostrando que desde pequeno, ele já pensava em como utilizar seu poder ao máximo e eu ainda sou daqueles que pensam que ainda não vimos tudo que uma Fruta do Diabo é capaz de fazer. Alias, nada dá muito certo pela primeira vez, parece que levou um bom tempo até a própria Gomu Gomu no Pistol funcionar corretamente. Espero que esse pequeno detalhe não signifique saltar um pouco no tempo para mostrar Ruffy já treinado com novas habilidades, seria estranho se isso acontecesse. Prefiro que role algo meio que como aconteceu com o Gear Second. Alias não sei vocês sabem, mas no filme 7 da série meio que foi criado uma situação onde Ruffy acidentalmente aciona o Gears second (nessa época ainda não havia ocorrido no animê o trecho que ele revela seu poder em Enies Lobby, estava sendo exibido o arco Water 7 ainda), logicamente isso não existe no mangá e portanto não é oficial, mas casa com uma certa lógica quando Ruffy comenta com Blueno que estava pensando numa técnica nova para se usar com sua fruta do diabo. Quem ficou curioso com o trechinho do filme que mencionei, seria este aqui:

Mesmo não sendo oficial, foi legal terem bolado isso no filme, que cronologicamente acontece um pouco antes de Water 7.

De volta ao capítulo. Dadan chorando pela partida tanto de Ace quanto de Ruffy foi engraçado. Idem para o Ace pedindo a Makino lhe ensinar como se apresentar para o Shanks (sempre me esquece que estes eventos são após Ruffy já conhecer o pirata). Foi meio nostálgico ver também Ruffy partindo naquele barquinho de nada, apenas com o barril, que obviamente sabemos o que vai acontecer com o mesmo. XD

Agora uma das grandes incógnitas do capítulo é a rápida página com Dragon passando pela ilha onde Zoro vivia. Podemos ver a Kuina ali treinando (eu acho) e Zoro com uma pedra enorme nas costas. Dá a entender que os piratas do Navio estão cuidando e tratando de alguém, seria o Sabo? Tem muita gente no orkut crente que sim, já que são eventos logo após o incidente em Goa Kingdom (pelo que dá a entender). Muito mistério nessa parte.

Tem um pessoal lá no Orkut apostando as fichas na possibilidade de Kuina estar viva e vivendo no navio de Dragon. Sinceramente sobre isso eu duvido muito. Até mesmo porque seria muito mórbido da parte do pai da Kuina dá-la como morta lá no começo do mangá e tudo não passar de um mero fingimento. Se a Kuina estivesse viva, eu ficaria extremamente desapontado. Poxa teve até aquela ceno do enterro e tal. Não é possível terem armado tudo isso e porque o Dragon levaria uma garota, mesmo que ela fosse a melhor do Dojo. Não faz muito sentido na minha opinião. Acho que a passagem ali foi mesmo apenas para interligar o universo da série, mostrando o Zoro criança e tal. Mais que isso e principalmente mexendo com a morte de Kuina é sacanagem.

Uma penúltima coisa, não sei quem anda acompanhando o anime, mas pelo preview do episódio 457, parece que os roteiristas adiantaram alguma coisa desse mini-arco do passado para antes da batalha de Marinford, algo alias que eu já tinha comentado que talvez se encaixasse melhor nesse momento mesmo. Vejam só:

Mas não acredito que vão mostrar até o final. Deve ser apenas um trecho. Por isso o nome de episódio especial. Não sei. Vai ser estranho ter tudo isso antes mesmo de Marinford. Até porque este último capítulo soube interligar tão bem o passado com o presente. Se bem que no animê dá pra fazer um episódio de recap com o Ruffy em vários situações dizendo que será o Rei dos Piratas e depois se dando mal nos últimos eventos e gerar o mesmo efeito.

E já entrando no devido assunto, que última página ÉPICA, achei muito tocando a quebra emocional do personagem, que finalmente viu a dura realidade em relação a sua força, seja no fracasso com seu irmão ou no fracasso com seus companheiros. Ruffy ainda é MUITO fraco frente as adversidades que estão a sua frente. Triste, mas a realidade é dura mesmo. Oda, está certo em baixar a bola do personagem antes de entrar no Novo Mundo.

E agora, Ruffy. Vai senter e chorar? (Meio que imitando o pai do Ichigo numa frase recente do personagem)

Próxima semana promete (e quando que em OP isso não ocorre?)

Obs: Onde fica Baltigo? Caraca, Oda abriu o jogo! Disse onde Dragon está! (eu acho)

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.