Jogando

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim? Uma PlayStation Network hackeada! [PS3/PSN]

Entusiastas do PS3 ganharam dos hackers um ovo de páscoa com um brinde nada legal: PSN off-line. No último dia 20, lá estava este que vos escreve, configurando algumas classes do meu soldado em CoD Black Ops, e do nada fui desconectado da PSN. Certifiquei-me que o problema não era com minha conexão de internet, e tentei fazer o login na PSN novamente, e novamente fui desconectado. Problema na PSN? Como estava com sono, fui dormir.

No dia seguinte, a PSN continuava a não aceitar meu login. Uma rápida pesquisa na internet mostrou que eu não estava sozinho nessa. Nós éramos muitos, Nós éramos uma legião. Milhões de usuários sem acesso a PSN começaram a buscar respostas nas redes sociais e fóruns. A atitude mais sensata, contudo, era procurar a informação fornecida pela propria Sony, não? Pois bem, fui consultar o PSBlog, e encontro-a. Porém, a resposta não é nada satisfatória. Os dias passam, a PSN continua fora do ar, e a Sony simplesmente não consegue se comunicar de maneira amistosa com seus consumidores. Acompanhe abaixo a reprodução das declarações da Sony:

Dia 20:
We’re aware certain functions of PlayStation Network are down. We will report back here as soon as we can with more information.

Thank you for your patience.

Dia 21:
While we are investigating the cause of the Network outage, we wanted to alert you that it may be a full day or two before we’re able to get the service completely back up and running. Thank you very much for your patience while we work to resolve this matter. Please stay tuned to this space for more details, and we’ll update you again as soon as we can.

Dia 22:
An external intrusion on our system has affected our PlayStation Network and Qriocity services. In order to conduct a thorough investigation and to verify the smooth and secure operation of our network services going forward, we turned off PlayStation Network & Qriocity services on the evening of Wednesday, April 20th. Providing quality entertainment services to our customers and partners is our utmost priority. We are doing all we can to resolve this situation quickly, and we once again thank you for your patience. We will continue to update you promptly as we have additional information to share.

Dia 23:
We sincerely regret that PlayStation Network and Qriocity services have been suspended, and we are working around the clock to bring them both back online. Our efforts to resolve this matter involve re-building our system to further strengthen our network infrastructure. Though this task is time-consuming, we decided it was worth the time necessary to provide the system with additional security.

We thank you for your patience to date and ask for a little more while we move towards completion of this project. We will continue to give you updates as they become available.

Ok, a Sony nos disse que a PSN sofreu um ataque de origem externa, a PSN foi suspensa para examinar o que ocorreu, e agora eles irão trabalhar na infra-estrutura dela que isso não ocorra mais. E é tudo o que sabemos, o que convenhamos, é muito pouco, um punhadinho de declarações escassas de conteúdo não é o suficiente, e os usuários estão furiosos com isso. Nada foi dito sobre a natureza dessa invasão  no sistema da PSN. Será que os dados pessoais dos usuários, incluindo as informações do cartão de crédito, estão seguras? O valor que temos em nossas wallets estão intocados? E afinal, não há a mínima previsão de quando o serviço será reestabelecido?

Sim, a PSN é um serviço gratuito e todos aceitamos os Termos e Condições de Uso, onde  consta que o serviço pode sofrer instabilidades, interrupções parciais ou até mesmo total. Porém, a PSN é utilizada como argumento de venda do console, e há jogos que sem a rede online simplesmente não podem ser utilizados, como Final Fight/Magic Sword, Bionic Commando Rearmed 2, MAG, ou o recém-lançado Socom 4. A interrupção da PSN ocorreu em um período muito, muito ruim, em um feriado prolongado e em meio a lançamentos esperadíssimos como Mortal Kombat, Socom 4 e Portal 2, este último pela primeira vez unindo a PSN com o Steam. E olha só, em um final de semana onde a rede do concorrente, a Xbox Live, foi aberta para todos os seus usuários jogarem nela.

A Sony está perdendo não só muita de sua credibilidade, mas também muito dinheiro e poderá perder apoio até mesmo de desenvolvedores. Quantos deles não tiveram jogos recentemente lançados e ninguém está comprando-os? Então, é óbvio que é um problema que é muito maior que a falta de jogatina online. Claro que nada disso é culpa da Sony, e sabemos que todos os esforços estão sendo feitos para reativar a PSN, mas o que deixa seus consumidores e parceiros chateados é a maneira como estamos sendo tratados. Não dá para acreditar que em pela era da informação, uma empresa do porte da Sony se comunique com algumas poucas linhas sem consistência, algo que só causa confusão entre as pessoas.

Esse era para ser um ano excepcional para a Sony, com muitas exclusividades em sua line-up, sua base de consoles ultrapassando a do Xbox360, muitas expectativas pelo seu futuro portátil. Mas todo esse momento foi arranhado, e isso é fruto da imcompetência da Sony em lidar com os hackers desde o ano passado, quando a segurança do console foi quebrada, o que gerou brigas judiciais, troca de farpas, acusações, e no fim, quem mais saiu perdendo foram os usuários, pois ficou claro que hackers solidários ao GeoHotz não iam deixar por menos. Esse não foi o primeiro ataque, e provavelmente não será o último. Espero que a Sony consiga se redimire tornar a PSN mais segura. Mas e você leitor do Portallos que é dono de PS3, como está se virando? Dizem por aí que muitos estão finalmente descobrindo os modos single-player de seus jogos. Outros, estão indo no vizinho, onde a grama é mais verde. Outros, como eu, estão jogando Zelda. Seja como for, para alguns, o ovo de páscoa da Sony veio com um brinde não muito agradável. Contudo, nós do Portallos desejamos uma Feliz Páscoa para todos!

As atualizações sobre o status da PSN você confere no PSBlog, vamos ficar de olho!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Mauri Link

Um gamer inveterado desde a primeira geração de consoles, aficcionado por histórias em quadrinhos, nerd de carteirinha, e super-herói nas horas vagas!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios