Weekly Shonen Jump ToC: Edição #23 – 2011

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à semanas8  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #23

Hanasaka Ikkyuu (Capa, Nova Série, 1° CP) 1
One Piece 624
Toriko 140
Naruto 538
Kateikyoushi Hitman Reborn! 336
Sket Dance (CP) 185
Gintama 353
Bakuman 131
Beelzebub 107
Magico (CP) 10
Enigma 32
Medaka Box 97
Meruhen Ouji Grim a.k.a Prince of Fairy Tale “Grim” 11
Bleach 447
Inumaru Dashi
Kuroko no Basket 115
Sengoku Armors 9
Kochikame 1701
Nurarihyon no Mago 153
Dois Sol 12
Hokenshitsu no Shinigami 81

Eu gostei muito, muito mesmo, da ToC dessa semana. Mesmo com algumas coisas meio chatas como a má colocação de Sengoku, eu gostei. Sengoku aliás é meio não fede nem cheira, como já falei por aqui, tem partes bacanas mas não é nenhum mangá acima da média. Eu gostei mas parece que para os japoneses não foi bom aponto de merecer seus votos. A história inicial tem até relativo potencial, mas me repetindo, basta saber como o autor vai desnvolvê-la. Acho que a posição dele deve até subir, ao ponto de um meio de tabela com o amadurecimento da história, mas a chance de ser um grande fiasco é altissíma também.

Ainda falando das novas séries Magico chutando bundas fortemente. Aliás lembra muito Enigma essa quantidade absurda de CPs absurdas com só 10 capítulos. Sucesso real ou desespero da Shueisha em marketear qualquer coisa com uma taxa de aprovação um pouco acima do geral? Bem, o que é possível afirmar é que pra Enigma funcionou, já que o mesmo continua estável no meio da tabela, nunca diferindo as posições. Enigma, aliás, segue pro fim do seu arco principal, digamos assim, e ruma em direção à revelação do mistério que move o mangá. A grande dúvida é de como a autora vai segurar as pontas depois disso. Pra mim os capítulos estão gerando mais ansiedade cada vez mais por causa disso.

Um pouco sobre Ikkyuu agora. Dei uma passada por alta nas raws e deu pra perceber que o traço continua bom, no nível do oneshot, mas a sequência inicial mudou. O caso inicial não contempla mais a entidade do pergaminho que foi abordada, e uma espada aparece nas mãos do protagonista uma boa parcela do capítulo. Será algo momentânio do capítulo ou seguirá a história até o fim? Me questiono se haverá adições de mais ideias para dar uma incorpada na série, pois as charadas e a premissa inicial é muito boa, porém até quando o mangá pode se sustentar com esse sistema “Garoto ganha, Demônio perde”? Por mais que o autor seja bom nas brincadeiras uma hora isso acaba por cair na mesmisse, e nesse momento os votos tendem a diminuir. Espero que o desespero não faça Ikkyuu virar um shounen de batalha, e lutas intermináveis.

Toriko abocanhou o segundo lugar de Naruto. Naruto anda perdendo bastante o 2° lugar faz um tempo já. KHR! Volta ao Top 5 e com grande estilo na 3° posição! Sei que aqui tem muitos fãs de Reborn então boas notícias pra vocês! Essa na verdade foi uma das razões para eu gostar desta ToC também. Reborn merecia uma posição no alto, porque ficar rondando o lamaçal não faz muito jus a um mangá de mais de 300 capítulos. Outra coisa: muitas pessoas podem ter parado de votar por causa do fim do anime, coisa que não acho lá muito justa. O anime acabou e o mangá ficou ruim por isso? Parece até que KHR era votado por modinha…

Sket e Gintama colados de novo! Esses dois só vivem juntos na ToC! Mas dessa vez foi por causa da marketagem para o anime de Sket né. Bakuman e Beel um pouquinho abaixo do Top, mas algo normal pros dois, e nem de longe é uma posição ruim. Bakuman aliás, teve uma citação bem legal de Ashita no Joe no último capítulo, e como o amigo Nintakun bem lembrou é da Shonen Magazine, uma das principais concorrentes da Jump. Mas chegamos à conclusão que não deve ter problema a citação por ser uma “mangá-lenda”, algo que faz parte da cultura geral mesmo. O Nintakun até chegou a falar que nos anos 70 muitos japoneses usavam o Joe como símbolo nas revoltas trabalhistas (Soltei um OMG nessa hora).

E chegamos a principal razão de eu amar esta ToC! Medaka box indo para uma posição significativa em tempos! Isso mostra a foraça do  novo arco dos discípulos mesmo com o aparentemente encaminhamento da série para os arcos finais. Será que uma boa recepção pode tirar Medaka do cancelamento eminente? Para serem cancelados Shinigami e Dois Sol estão muito mais maduros. Ah Dois Sol, confirmado como o novo escudo da Jump, ou seja assim que a próxima rodada de cortes começar ele provavelmente perecerá. E Kuroko com isso mantêm-se com tranquilidade no posto de mangá de esportes da Jump. Grim conseguiu uma posição boa. Deve continuar flutuando pelo maio-baixo da tabela. Se consiguir se estabilizar pode até ser que venhar a conseguir periodicamente um aposição mais alta.

A outra razão é Bleach estar perdendo a bese de fãs dele. Não porque a coisa seja ruim, no geral Bleach é bem satisfatório e até consegue divertir, mesmo com os buracos na história. Agora no campo particular Blach está desastroso. Os capítulos isolados raramente apresentam substância de conteúdo, o autor continua gastando páginas inteiras com coisas “artísticas” em detrerimento do conteúdo e explicação da trama central. Eu gosto desta queda para ver se assim Tite Kubo (que de jeito algum é um mal mangaka, pelo contrário ele é muito bom e até genial em certos pontos) se toque em organizar melhor seus quadros a progressão dos mesmos, e otimize o seu processo de criação sem perder a qualidade. No dia que Bleach fizer isso ele volta quase instatâneamente para o seu posto irrefutável no Top 5. Mago tem dois escudos no momento, como já falei acima, e aliado a sua venda de tankonbons e seu anime difícilmente será cancelado.

Próxima: Edição #24!

Lead CP: Toriko
CP: Hanasaka Ikkyu, Medaka Box & Inumaru Dashi

Toriko completa 3 anos de publicação, e rouba cena nesta edição. Medaka é o outro aniversáriante completando 2 anos de serialização, e de brinde com a CP trará o resultado dos votos de popularidade dos personagens da série. Muita gente anda especulando que o Kumagawa vai passar o Zenkichi nesse ranking. Eu continuo torcendo para o Zenkichi, firme e forte, pois desde o início é o meu personagem favorito na série, e o que mais me diverte com as trapalhadas bobas. Inamaru, nunca nada a comentar. E Ikkyuu ganah a sempre clássica CP de 2° capítulo.

E para terminar o aviso que o Clockwork Lies traduziu em inglês mais três capítulos de Sengoku, totalizando 4 agora. Para atiçar um pouco o caso Hiato X Hiato (essa piada não é minha, vi lá no MangaHelpers mas dei uma boa gargalhada quando li isso) há rumores de que Togashi voltará com a sua serialização em agosto. A história é de que um cara foi a um encontro casual de artistas novatos para se encontrar com mangakás famosos e/ou seus assistentes. Ele contou como ele encontrou com um assistente de Togashi, e quando perguntado por alguém sobre Togashi ele respondeu “parece que a serialização está chegando em Agosto. Mas como a própria usuária Finestela disse, considere como mais um rumor da montanha dos que já houveram sobre o dia em que HxH voltará. Você pode ver o post lá do MangaHelpers aqui que tem o link para o cache da página em japonês que acabou sendo retirada. Este último fato reforça que isto possa ser verdade.

 

Written By
More from Rackor

Conversa de Mangá: One Piece 669 – Begin Strategy

Capítulo Begin Strategy já está na web! Cuidado com spoilers nos comentários! One Piece...
Read More