Google Street View | Pelas ruas do mundo com o Google!

Utilidade pública e teorias da conspiração! Grandes poderes… Já sabe, né?

O Google é fogo! Além de se meter (e praticamente dominar) em tudo o que é invenção tecnológica na parte on-line, de ser referência em “qualidade de trabalho”, com seus vídeo games e horário de trabalho/lazer flexível, a empresa parece se empenhar cada vez no encurtamento do mundo.

O Google Street View não é coisa nova: existe desde 2007 e é um recurso a mais do muito conhecido Google Maps. Clicando no “bonequinho” (veja imagens após o continue lendo) você pode “andar” pelas ruas das cidades que já foram fotografadas pela equipe do Google.

Mas, se o recurso existe desde 2007, porque você veio falar disso só agora? Porque no Brasil, os fotógrafos do Google estão chegando aos poucos – mas de forma firme. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e agora também a Bahia já estão na rota da empresa (alguns locais já disponíveis desde 2009, outros, só em março de 2012).

Após o continue lendo, coloquei umas imagens de Paris (pra ser chique) e vamos abordar as “teorias da conspiração” que envolvem o recurso.

Então, é assim que funciona:

Você vai no Google Maps, coloca o nome do local que quer “caminhar” e aparece o mapa normal que todos já conhecem. Se tiver a opção daquele “bonequinho” você clica e arrasta ele para o local do passeio.

Pronto. Estamos na Rua Bayard em Paris (a imagem que abre o post é o “início da caminhada”). Estão vendo o círculo branco? Você vai com ele (com o mouse) e aponta aonde quer ir em seguida. Você pode também clicar e segurar, para girar, mudar o ângulo, etc.

“Ah Pedro, isso é muito legal!”. Pô, e é mesmo! Se você gosta de viajar, como eu, adoraria ter acesso (bem detalhado) a cidades que não falo a língua, por exemplo. Ou mesmo o caso de um amigo desenhista, que usava as essas imagens como base para a revista que estava desnhando à época. Ou mesmo se você não tem nada para fazer e quer “vivenciar” uma cidade nova…

Essa última foto é quando já estamos no “jardim” e virado para a Rua Bayard.

Algumas pessoas dizem que vai facilitar a “invasão militar” dos EUA – que serve para mapear para o futuro. Outras dizem que é uma invasão de privacidade sem tamanho (vide o tiozinho da foto, por exemplo). Aliás, áreas militares americanas foram “apagadas” do recurso e substituídas por área verde ou qualquer outra coisa também.

O serviço é super útil e está se difundindo pelo Brasil. A utilidade é ambígua, claro. Pode ser para o bem ou para o mal. Eu acho legal e assim que minha cidade estiver disponível na internet (Salvador) vou conferir o trabalho dos fotógrafos do Google.

Eu, que viajo muito (e sou muito enrolado por taxistas) não vivo sem um GPS ou sem uma rota pré-estabelecida, por exemplo.

Conspiração ou não, você já está sendo filmado em quase todas as ruas das grandes capitais, por exemplo. Pessoas têm seus dados, contatos e trocam essas informações para te vender algum serviço também. Se você tem facebook experimento colocar seu nome completo no Google para ver se sua página não aparece logo de cara…

O mundo está mudando de uma forma bizarra. As pessoas estão reapredendo a se comunicar e a viver (tuitando em qualquer que fila que seja permitido). Não vai ser um super mapa como esse que vai piorar a situação… Aliás, acho conspiração mesmo quando os EUA tiram a Amazônia do mapa do Brasil (como fazem nas escolas, filmes e até desenhos animados – assistam essa temporada de Cleveland Show que verão o mapa do Brasil cortado e escrito no lugar: “Rain Forest”.).

Mas isso é para outro tipo de blog! XD

Isso também pode lhe interessar

17 Comentários

  1. Jogue no Google Maps: Rua Frei José de Monte Carmelo, 137 Campinas – São Paulo, Brasil
    Ponha o bonequinho em cima da letra A; Olhe a sua esquerda um toldo branco e amarelo. Sou eu e meus amigos no momento em que o carro passou tomando sorvete!!!
    Foi um FIAT LINEA Branco com a câmera em cima. Foi e voltou umas 4x.
    🙂

  2. Eu curto muito esse recurso do Google mapa que já me ajudou algumas vezes a localizar determinados lugares com mais facilidade, principalmente quando ia em entrevista de trabalho, mesmo que muitas vezes o lugar fosse no centro e eu até tenha um determinado conhecimento da área batia aquela insegurança e ansiedade por ser uma oportunidade de emprego e nessas horas eu usa esse recurso para torna as coisa muito mais segura, podendo pegar alguns ponto pontos e referencia, lógico que levando em conta que as atualizações do sistema deles não são constantes.

    Bem, essa ferramenta também tem seu importuno como já foi citado no post e acabei descobrindo ela por meio de um deles. Um dia quando estava na sala de aula do curso técnico sem nada para fazer, o meu colega me vem com esse brinquedinho e agente começa a usufruir dele até que o meu outro colega pede para colocar na rua onde ele mora, ai agente se depara com um ser magrelo sem camisa tomando cerveja, depois disso não tinha como passar batido algumas brincadeiras. Pelo menos não tem como ver o rosto dele de forma nítida. XD

  3. Salve Pedro, ontem eu vi um carro da google, passando pelas ruas do suburbio, aqui de Salvador mesmo. Ele era branco, com algumas partes com as cores da empresa, e do lado, escrito "Google Maps" e em cima, tinha um suporte meio alto. Espero que logo nós possamos dar um passeio pela cidade, sem sair de casa, fiquei meio feliz por ter visto o carro. XD

  4. Eu havia lido uma reportagem num jornal local que a a FIAT estava patrocinando a Google ou vice e versa e tinha a foto do carro. Tudo foi muito no acaso. Quando avistamos o carro fizemos aquela zona. Eu sou o de camisa azul. Se vc for andando pela rua e focalizar na sorveteria, você vê que eles usam diversas fotos pois estamos cada hora em uma posição diferente. Ah, tem também minha moto estacionada em frente ao meu trabalho! Eu para o mundo! Hehehe Abraço a todos!

  5. Nossa, explodiria minha cabeça se fosse meu gerente que estivesse postando aqui, o nome dele é Pedro Paulo Duarte, e sou da Bahia hahahahah. De qualquer modo, prefiro acreditar que seja por um bom motivo. Se eu não estiver enganado, o Eduardo Spohr descreveu Jerusalém no ABdA pelo o que ele viu no Street View.

  6. O carro do Google Maps ainda não passou por aqui. Mas a partir de agora já estou avisado, hehe! 😉

    E sobre essas teorias da conspiração, não tenho muito o que dizer, apesar de acreditar em algumas. Só sei que utilizarei o Google Maps para poder andar melhor em ruas mais desconhecidas por mim, também. Seja qual for a finalidade do programa, também posso usá-lo ao meu favor. ^_^

  7. WAIT eu realmente li Mato Grosso do Sul????????!!!!!
    Que massa! Sempre demora pra chegar qualquer coisa que seja nesse meu estado. xD
    Vou ficar de olho e me esconder por que não quero o mundo inteiro me olhando não. LOL

  8. O carro do google não chegou até a minha casa, fez o retorno uma rua antes, sacanagem.
    Serve muito bem pra ver os nomes de estabelecimentos que não temos na agenda, Pizzarias, lancherias, etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.