4ª Temporada de Community sem Dan Harmon (Opinião)

A série mudará com a saída de Dan Harmon? Um papo sobre o futuro da série!

Dia 19 de outubro de 2012 estréia a 4ª Temporada de Community (ver update no fim do post), uma das séries de comédia mais inteligentes e interessantes da atualidade. No entanto, parece que os telespectadores americanos, em especial da emissora NBC, não acham isso.  Falarei nesse post um pouco sobre o que a série vem passando e o que esperar da 4ª temporada.

Todo fã de Community certamente está apreensivo. A genial série já esteve em perigo de cancelamento em diversas oportunidades, inclusive gerando uma grande onda de apoio através da internet, em especial nas redes sociais, chamada #savecommunity e também #sixseasonsandamovie. Parece que essa onda de protestos e apoio a série funcionou por um determinado tempo, mas não o suficiente para convencer a NBC a dar um tratamento melhor para a série, pois sua audiência realmente não é uma das melhores lá nos Estados Unidos e o objetivo de uma emissora de televisão aberta certamente é uma grande audiência para atrair anunciantes.

Acredito que o maior problema da série é ter um conteúdo muito nerd, lotado de easter eggs, referências a séries mais cults, etc, bem diferente de The Big Bang Theory que apesar de contar com personagens nerds, apresenta romances, referências mais digeríveis ao americano de classe média. Community apesar de genial em muitos episódios, tem alguns plots bizarros às vezes e isso graças a seu antigo showrunner Dan Harmon. Essas bizarrices e referências complicadas são um charme da série, mas certamente é muito mais fácil convencer alguém a assimilar a comédia de Chuck Lorre em TBBT e TAHM do que convencer alguém sem uma grande bagagem nerd a assistir Community. Não digo que é preciso dessa bagagem para curtir a série, mas certamente ajuda bastante.

Com a demissão de Dan Harmon por parte da Sony Television e da NBC surge duas interrogações na cabeça dos fãs:

1 – A história perderá em criatividade para conseguir mais público?

2 – A saída de Dan pode ser a salvação da série e a qualidade não depende tanto dele? ou não…

Confuso e difícil responder. Só assistindo poderemos chegar a uma conclusão. Talvez os atores (que não apoiaram a saída de Dan) consigam segurar a qualidade da série e os novos showrunners consigam levar a história com qualidade.

A 4ª Temporada teve apenas 13 episódios encomendados e a série foi transferida para as sextas-feiras, dia conhecido por ter baixa audiência para qualquer programa.

Vamos falar agora um pouco sobre a série em si, em um futuro post voltamos a comentar sobre a série e se a saída de Dan Harmon e todas as mudanças da série afetaram positivamente ou negativamente.

Community teve uma boa 1ª temporada em que conhecemos e aprendemos a gostar dos personagens da série, no entanto na minha opinião, a 2ª temporada foi o ápice da série, genial do começo ao fim com episódios primorosos, dificilmente uma série conseguirá ser tão genial e nerd como na 2ª temporada de Community.

A 3ª temporada teve altos e baixos (mais altos que baixos) pois tivemos alguns dos melhores episódios da série, como também tivemos alguns dos piores. Três episódios merecem meu destaque absoluto: Digital Estate Planning (em que os personagens foram transportados para a figura de personagens de 8 bits durante todo o episódio, genial!), Documentary Filmmaking Redux (atuações incríveis de Jeff, Abed, Chang e o Reitor, só assistindo para entender) e finalmente o episódio lendário Remedial Chaos Theory, um dos episódios mais simples e ao mesmo tempo densos e engraçados que assisti em toda a minha vida em uma série, talvez o maior!!! Mesmo se você não é fã da série assista apenas esse episódio e me diga o que você acha, se vai conseguir largar a série depois de assisti-lo, só para dar um gostinho do tema desse episódio, eu pergunto: quem nunca gostou de discutir realidades alternativas de algo que gosta, ou quem não gostaria de vivenciar uma realidade alternativa de um momento de sua vida? Esse é o plot do episódio.

Voltando a comentar sobre a terceira temporada:

Destaque total para o Reitor Craig Pelton (interpretado por Jim Rash) que teve uma atuação espetacular durante toda a temporada e roubou a cena dos 7 Greendale em diversos momentos. Abed, talvez o mais amado e genial personagem da série teve momentos incríveis, mas também momentos extremamente irritantes com o seu egoísmo esquisito que já existia anteriormente, mas que foi mais explorado (de forma irritante) nessa temporada. Posso ainda dizer que Chang teve um início horrível na 3ª temporada, mas terminou de forma digna e sendo bem engraçado (chorei de rir com ele cheirando Doritos em uma de suas paranoias). Não falarei sobre todos os personagens senão esse post ficará gigantesco.

O que esperar da 4ª temporada?

Como citado anteriormente nesse post, a 4ª temporada terá apenas 13 episódios inicialmente e dependendo da audiência provavelmente poderá ser cancelada ou encomendado mais episódios. Para quem assistiu ao fim da 3ª temporada ficou a sensação que a série poderia terminar ali. Acredito que Dan Harmon planejou que a série poderia ser cancelada ou talvez tenha previsto a sua demissão e deu um fim a maioria das histórias que vinham se desenvolvendo com cada personagem, como a trama de Troy com os reparadores de ar condicionado, a tentativa de dominação de Greendale por parte de Chang e o egoísmo de Abed que foi “tratado” no “Sonhatório” com a ajuda de Annie, que por sua vez teve trabalhado suas dúvidas sobre o que ela realmente sente por Jeff, entre outras tramas e subtramas.

Provavelmente a 4ª temporada irá começar como as outras, com o grupo de estudos escolhendo qual a disciplina cada um cursará e quais disciplinas farão juntos, além de colocar em cheque algum conflito com Pierce, o Troll, xD (sou muito fã do Pierce, muitas palmas para o Chevy Chase)!!! Provavelmente saberemos o destino de Chang nos primeiros episódios, pois não é possível que depois de tudo que ele fez, vai se safar numa boa.

Para a 4ª temporada já estão confirmadas algumas participações especiais e junto com elas alguns plots:

1 – Em um episódio de Ação de Graças,  o ator James Brolin fará o papel de pai do Jeff, provavelmente conheceremos mais sobre o passado do nosso querido advogado Winger, pois seu pai já foi citado diversas vezes na série e certamente é importante na formação do personagem de Joel McHale.

2 – Outra participação especial será de  Tricia Helfer (Battlestar Galactica) que interpretará uma fã de Inspector Spacetime, uma das séries favoritas de Abed e Troy, nesse episódio Abed estará participando de uma convenção baseada nessa série (cuja inspiração é Doctor Who).

Por ai podemos notar que a série parece que não mudará tanto, mas isso só poderemos saber na prática. Assim que saírem os primeiros episódios criarei um post Papo de Série com as primeiras impressões.

E vocês leitores, o que acharam das temporadas passadas de Community? E o que esperar para a 4ª temporada? Deixem suas opiniões nos comentários e vamos bater um papo sobre Community!

Até a próxima!

Créditos das imagens para os usuários pgdpadenidimochkak80soccer do DeviantArt!

UPDATE: Nos comentários o leitor Rafael Mattos nos informou que a 4ª Temporada foi adiada por tempo indeterminado, fiz uma breve pesquisa e confirmei esse fato lamentável. Community mais uma vez sendo maltratada nas mãos da NBC.

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.