JogandoMiscelânea

Você é gamer ou "ista"? Um papo sobre nós jogadores…

É possível ser imparcial quando falamos sobre games?

 

xbox-ps4-wiiu

Apesar do título, já começo dizendo que essa é uma discussão em que não aponto dedo para ninguém de forma agressiva, mas admito que se trata de um post extremamente pessoal e pessoas podem vir a serem citadas conforme as ideias forem avançando… xD!

Texto completamente dentro da nossa filosofia Exp de compartilhar ideias e experiências. Vamos lá!!!

Depois do anúncio do XBox One, mais uma vez veio à tona uma discussão que começou com mais força lá na época do Super Nintendo e Mega Drive:

“Qual console é melhor? O meu ou o seu? A empresa X ou a empresa Y?”

A grande diferença é que naquela época dos 16 bits a internet não era tão forte como é hoje em dia e por isso essas discussões ficavam ali entre amigos e conhecidos.

No entanto, a partir dos lançamentos do XBox 360 e do Playstation 3, a internet já estava presente nos lares brasileiros e quando uma pessoa não tinha um computador em casa, as lan houses estavam ” logo ali na esquina”.

No início para metade dos anos 2000, os fóruns de discussão e o Orkut estavam em seu auge, além de estarem surgindo os primeiros blogs sobre games feitos inteiramente por fãs e não por jornalistas “imparciais”. Nessa época eu passava horas lendo comentários de  artigos em blogs e perdia muito mais tempo neles do que lendo o post principal.

E foi em um site/blog desses que conheci os famosos “Istas”.

Esse termo define um “defensor” fervoroso de algum console/empresa. Existem os Nintendistas, Sonystas, Caixistas, PCzistas, Seguistas (estes em extinção), etc.

Xbox360xPS3xWiixPC
Falem mal da minha mãe, mas se falar do meu console…

A verdade é que sempre me diverti muito com as discussões dos Istas. Meu próprio pai é um Nintendista fervoroso que teve todos consoles de mesa da empresa e não abre mão de jogar Mario e Zelda, independentemente do que veio a se tornar o Wii e o WiiU.

A grande questão é: até que ponto ser Ista pode estragar a experiência de um jogador em todos os sentidos?

Um blogueiro Ista está formando a opinião de muita gente, principalmente quando escreve para um blog médio/grande, será que ele está atrapalhando a experiência alheia ou cabe ao leitor ter discernimento do que consome? Neste ponto não faço crítica negativa a ninguém, pois como afirmei acima, considero muito divertido algumas discussões Istas, inclusive era interessante acompanhar no Orkut a galera discutindo qual comunidade tinha mais membros, a da Nintendo/Wii, da Sony/PS3 ou da Microsoft/X360

Na atual geração eu tive um Xbox 360, um Nintendo DS e jogo também vários lançamentos para PC.

Por mais que eu queira ser imparcial nas minhas opiniões será que eu conheço o Playstation 3 o suficiente para apontar seus defeitos e acertos? Claro que as informações estão ai para todos, mas a experiência de ter algo é bem diferente de ler opiniões ou saber questões técnicas. Obviamente, como gamer que sou, fiz questão de jogar por diversas vezes o PS3 e a primeira coisa que me incomodou foi o controle, o que também é uma eterna discussão entre os gamers.

O controle dos videogames da Sony sem dúvidas são mais clássicos, eu curti muito mais ter um PS2, do que um X360, até pelo momento da vida em que joguei cada um, mas depois que tive um controle de X360 em mãos, eu acho bizarro pegar no desconfortável controle do Playstation e ouvir alguém falando que ele é melhor.

Será que sou Ista por isso? Afinal estou defendendo meu console atual.

caixista-sonysta-nintendista

Um dos pontos interessantes nessa discussão são os exclusivos. Sempre quis muito jogar o God of War 3, mas só pude “brincar” com o game, nunca pude jogar de forma satisfatória por não ter o console da Sony, por outro lado a Microsoft tem seus exclusivos que merecem repeito como Halo, Forza e Gears.

Qual console tem os melhores exclusivos? Pra mim é a Sony, mas na época em que comprei o XBox 360 eu queria muito jogar Gears e não me arrependi, mas ainda fica aquela vontade de jogar Uncharted, God of War e alguns jogos de animes, exclusivos para o PS3.

Segundo a opinião da grande massa de gamers hardcore e da mídia especializada, o Wii era/é um console fraco. No entanto essa grande maioria que não tem como comprar todos os consoles ou não suporta jogos casuais, deixou de jogar, segundo a crítica e opinião de vários gamers, um dos melhores Zeldas de todos os tempos: The Legend of ZeldaSkyward Sword.

Além disso muitos de nós que crescemos jogando Mario 1,, 2, 3, World e em menor escala o Mario 64 e Sunshine, acabamos deixando passar o Mario Galaxy 1, 2 e o New Super Mario (que acabei jogando apenas no DS). Quem joga Mario no Wii ou mesmo no DS e 3DS, sente um calor no coração diferente, uma nostalgia incrível e que faz bem pra alma. Mas também é certo que para grande maioria, trocar Kratos, Marcus Fenix, Master Chief e Nathan Drake pelo velho Mario e por gráficos ultrapassados é algo complicado.

Uma discussão Ista que sempre vem a tona em comentários de blogs e fóruns, além de ser alimentada pelos grandes sites (até pra mostrar evolução técnica e indicar a melhor versão para quem tem mais de um console) são as comparações no estilo:

Bayonetta PS3 X Bayonetta X360

Quem conhece o resultado dessa comparação, sabe o quão tendencioso eu fui xD!!! Faz parte da brincadeira do post…

Com o anúncio do PS4 e do XBOXONE, ressurgiu mais forte do que nunca as comparações e acredito que agora, com a internet consolidada e com as redes sociais mais poderosas do que nunca, teremos uma batalha Ista sem precedentes.

Obviamente as empresas tem que fazer seu marketing, mas com o sucesso das redes sociais, as próprias gigantes vem atacando uma a outra com memes e imagens provocativas, o que no meu ponto de vista acaba sendo bem interessante para acalorar as discussões.

O XBox One vem sendo motivo de piada pelo seu visual de videocassete e por ter mostrado várias funções extremamente inúteis para um gamer, apesar de bastante úteis como plataforma de entretenimento. No embalo os Sonystas criaram várias “zuações” atacando o videocassete/PC/console. Por outro lado os Caixistas usam o argumento que a Sony mostrou apenas o controle, anunciou as especificações técnicas de forma “porca” e não teve peito para mostrar o console. Enquanto isso os Nintendistas dizem que tem Mario e Zelda, xD.

O lado bom é que teremos a comunidade gamer extremamente animada nos próximos meses e a chegada de uma nova geração sempre é legal.

Qual é o lado negativo em ser Ista então?

Na minha opinião só existe um momento em que ser ista é ruim: quando começa a falta de respeito e comentários ofensivos que chegam ao ponto de prejudicar alguns sites e blogs. Já vi casos em que pessoas desistiram de um site/blog de tanto que estavam com o saco cheio de aguentar istas malucos e mal educados nos comentários.

Por algum motivo estranho, alguns sites atraem maus leitores por mais que esse site seja bom. Começa a virar uma disputa irracional igual no futebol e as sessões de palavrões em cometários começam a se tornar insuportáveis e cansativas, sendo que  no fim das contas as empresas é que estarão com os cofres cheios. Vejam esta notícia e me digam se a discussão Super Nintendo x Mega Drive, Mario x Sonic, algum dia fez sentido…

megadrive-x-supernintendo

Acho que a zuação, os memes, o bate papo Ista entre amigos é até divertido e saudável. Isso acontece entre irmãos, primos, amigos, colegas de blog xD e eu sou totalmente a favor, mas quando parte pro lado irracional, aí já dá um certo desânimo para quem cria o conteúdo do site.

No fim das contas este post era para bater um papo sobre a polêmica que rolou e ainda está rolando com o anúncio do Xbox One, no entanto achei mais interessante criar um post mais descontraído falando sobre essa relação de amor e ódio que temos com as empresas de games, assim como acontece os times de futebol e religião.

Inclusive é interessante notar que até “celebridades” da web e sites “imparciais” mostram nas entrelinhas suas escolhas e preferências.

Por isso proponho um desafio para os leitores: tentem apontar nos comentários as pessoas conhecidas da internet, os sites, os blogs e até mesmo os redatores do Portallos que vocês percebem que são Istas. Deixem aí videos e comentários Istas que estão rolando sobre o anúncio dos consoles de nova geração para que possamos nos divertir juntos.

Além disso não deixem de comentar sobre o assunto “ser Ista” e o que esperam da próxima geração de consoles e quais consoles pretendem comprar…

Vou começar a discussão aqui no post mesmo:

Vai dar Microsoft e eu pretendo ter um XBox One, um 3DS e um WiiU usado!!!

Um abraço aos Sonystas!!!

Obs: Este post é uma grande brincadeira em algumas partes, não se esqueçam do que eu disse no meio do post sobre respeito!!!

Obs2: Discuta com conhecimento, leia estes links para ter um embasamento melhor sobre o novo Xbox:

Até a próxima gamers!!!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rafael Gaara

Apaixonado por blogs, cinema, games, séries, músicas, animes e mangás, não necessariamente nessa ordem! The GodFather, Final Fantasy X, Pokémon Yellow, The Legend of Zelda, Atari, Berserk, Code Geass, One Piece, entre outros, moldaram meu corpo, minha mente e meu espirito.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.