Japão

Tengen Toppa Gurren Lagann | Todas as luzes do céu são estrelas!

Uma breve análise, sem spoilers.

Uma amiga minha havia me pedido para ver Tengen Toppa Gurren Lagann. Para ser honesta, eu já tinha ouvido muito falar desse anime, mas nunca tive realmente vontade de assisti-lo. O único anime Mecha que eu já tinha visto era Neon Genesis Evangelion, o qual está em uma liga completamente diferente da de TTGL, e era inevitável que NGE fosse minha única base de comparação. Mas essa base de comparação não seria justa. Gurren Lagann não tem a profundidade de Evangelion, seu enredo não é tão crível ou exemplarmente estruturado e aparentemente os responsáveis pelo anime têm algo muito sério contra as leis da física para justificar esse desejo sobre-humano de brutalmente destruí-las em cada episódio. Apesar disso, TTGL é um bom anime.

Embora o enredo seja parte vital de uma estória, acreditem ou não, há algo mais importante do que ele: os personagens. Há casos em que um livro ou um filme tem um excelente plot, mas por ter personagens fracos, ele se torna esquecível. Contudo, uma estória com um plot mediano, mas que tenha bons personagens, mais facilmente ganha o coração das pessoas. O roteiro de TTGL é simples e muitas vezes não faz sentido, mas os personagens são interessantes. Eles não chegam a ter um desenvolvimento tão expressivo como em outras obras, mas eles têm carisma, momentos de fraqueza e superação e personalidade. São eles que fazem a estória e prendem a atenção do público, e são eles a verdadeira razão que me fez ver esse anime.

Apesar do enredo tortuoso e do assassínio das leis da física que faria Sir Isaac Newton retornar dos mortos e exigir as cabeças dos roteiristas em bandejas de prata, o anime possui uma temática bonita: a indestrutível vontade humana de seguir em frente, ascender e se superar. Temática que já foi trabalhada inúmeras vezes, mas nem sempre de modo tão extremo como em Gurren Lagann. O anime é exagerado a níveis inacreditáveis, mas se você deixar de lado a materialidade para abraçar a metáfora, perceberá que está diante de um conto sobre a evolução humana. Os seres humanos cometem muitos erros e podem ser criaturas terríveis, mas é justo lembrar que nossa espécie possui uma espetacular capacidade de adaptação e aprendizagem.

Gurren Lagann tem suas falhas, como o fanservice exagerado e a sobrevalorização da vontade dos homens. Eu nunca concordarei com essa concepção de que homens possuam mais determinação do que as mulheres, porque esse é um pensamento retrógrado e machista baseado em séculos de patriarcalismo. Além do mais, as personagens femininas do anime são retratadas como fortes, espertas e heróicas, então a supervalorização do espírito do homem faz ainda menos sentido. Eu sei que TTGL é um shonen, mas eu acredito que não seja necessário para prender a atenção dos garotos fazer uso de discursos chauvinistas que lhes proporcionem uma irreal ideia de superioridade. O mundo está mudando, as mulheres estão conquistando merecidamente cada vez mais espaço e esse tipo de ideologia está fadada a desaparecer. Não que TTGL seja uma obra essencialmente machista (como eu disse, o anime tem ótimas personagens femininas), mas ele tem esse aspecto problemático que os produtores provavelmente não consideraram como ofensivo ao gênero feminino.

Contudo, como eu já tinha explanado, Tengen Toppa Gurren Lagann é um bom anime, com uma mensagem bonita e uma estória boa, se observada mais como uma metáfora, e haverá ocasiões em que você se emocionará com os personagens. É válido dizer que o visual e a trilha sonora dão a Gurren Lagann uma atmosfera incrível, e eu não me lembro de já ter visto algo parecido com ele antes. No mais, Tengen Toppa Gurren Lagann tem 27 episódios e é agradável e divertido de se acompanhar, sobretudo se você for fã dos gêneros Mecha e ação. Que a determinação humana seja capaz de perfurar os céus, e irá, ou não sabemos o que os humanos são?

gurren-lagann

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Andreanekacs

Leitora voraz de livros e mangás, facilmente viciável em séries e frequentemente tecendo teorias estranhas sobre a vida, o universo e tudo mais.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios