Conversa de Mangá: Bleach 603

What the Hell

Bleach609 1

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Bleach e que já tenha lido até o de número 603, ou para aqueles que não se importam com spoilers. |

Me pergunto qual era o pensamento que o Kubo tinha em mente quando decidiu chamar o capítulo dessa semana de “What the Hell“. E comento isso porque Bleach tem esse diferencial dos capítulos trazerem realmente títulos em inglês lá no Japão (a menos que eu esteja muito enganado). Essa é uma expressão que indica surpresa com um toque de indagação, como se aquilo que causou a surpresa não fosse possível. Aqui no Brasil temos o “que diabos” que é um tanto quanto chula pra mim, e não é tão comum assim ver pessoas usando o termo. Enfim, só questiono isso porque não há realmente uma situação impossível de se crer rolando nesse capítulo e ela me causou uma má pré impressão, gerando uma expectativa errada.

O capítulo começo de uma excelente maneira. São raros os momentos em que foram feitas cenas assim em Bleach, onde se dá tempo para mostrar o que o personagem está pensando. “Ataco? Não ataco? O que meu oponente vai fazer? Abro minha defesa em pró de atacá-lo? Talvez imobilizá-lo seja possível? Cacilda, não sei o que fazer frente a um oponente tão perigoso!”. Eu realmente curti e achei muito bem construida essa cena inicial do capítulo e aí entra o título “What the Hell” e já pensei automaticamente, “puta que pariu, o Yhwach vai fazer algo inacreditavelmente foda e vai dar aquela reviravolta animada na tensão inicial do capítulo” e já me seguro na cadeira esperando a próxima página carregar e… méh.

Aí retorna para aqueles quincys chatos que está lá embaixo do Gotei 13. Nem mostrou aquele esquisito de boca torta estraçalhando o Pepe (queria ter visto o poder bizarro que ele deve ter), volta a menina(o) zumbi que não desaparece de vez, que personagem irritante, e um velhote qualquer que não durou muito na coadjuvação do capítulo. Yhwach começa a sugar de volta seus companheiros que estão lá embaixo simplesmente para reviver aqueles que estão com ele. Pra que? Já não foram todos derrotados com uma facilidade ridícula? Vai rolar um overpower desses personagens pelo visto. Que desnecessário!

Deu só pra ver ali de relance o Renji, que infelizmente não deve estar na batalha final do arco, a não ser, é claro, que mais personagens acabem eventualmente indo para o Palácio Real. Se for pensar que Aizen vai (eu acredito nisso), não é difícil imaginar que um segundo batalhão seja enviado pelo Urahara futuramente.

E cadê o Ishida que não está fazendo nessa estes capítulos todos? Eu sinceramente não consigo entender o que Kubo está fazendo. Tem hora que fico animado e tem hora que fica tudo muito ruim. Tá complicado…

Bleach609 2

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Uma coisa que pra mim não faz sentido nenhum nesse arco é como que os próprios personagens que deviam ser aliados acabam se atacando.
    Tipo eu até consigo (fingir) engolir uma vez ou outra mas é um recurso usado TODA HORA, é tipo a guerra mais burra da história.
    Zaraki com Unohona até que vai lá… Agora quantas vezes os Quincys já se atacaram? E agora o chefão vai lá e fode eles mais ainda.
    O pior é que parece que vai morrer Bleach e não vamos ver a Bankai de tudo mundo…

      1. Do Ukitake, Hirako e Kyoraku são ctz, o Kensei comentou da
        Bankai do Hisagi uma vez, aí não sei se tem, e tem aquele Love no grupo de
        Vizards do mundo humano que era capitão antes, mas aí eu nem tenho tanta curiosidade.
        E a do Aizen! Tava esquecendo! Confesso que achei que fossem mais… Há, a do pai do ichigo tbm!

    1. Aparentemente a explicação para essa falta de organização deve-se ao fato de que o Yhwach possui o poder de distribuir a alma dele para uma pessoa e, após essa pessoa morrer, absorver a alma da mesma. Dessa forma não importa quem morra na guerra, shinigami ou quincie, contanto que eles tiveram contato com a alma dele, eles só o deixarão mais poderoso. O conceito disso é legal, mas a utilização do mesmo até o momento é muito ruim, pois como disse um comentário acima, isso abre brechas para que não haja organização na guerra, e consequentemente, pérolas como os shinigamis e quincies revelando as próprias fraquezas, muita conversa durante lutas entre outras coisas sem sentido numa guerra de fato.

      1. Verdade, dos Quincies eu lembrava, agora dos Shinigamis eu nem sabia.
        Em um outro Cdm alguém explicou certinho que o bleach sempre manteve a coerência, tipo todas as pontas meio que se fecham, o Kubo que não é mto bom em manter a narrativa por isso parece perder o sentido.
        Mas ainda assim, acho levemente escroto o capitão A ter que matar o capitão B para poder ter todo o seu poder liberado, mas mais escroto ainda como os próprios Quincies ficam se atacando…

        1. “Sempre manteve a coerência ” é uma expressão muito forte tratando-se de Bleach, e não, todas as pontas não se fecham e em alguns casos a coisa só piora. Um ótimo exemplo disso é a forma como o Ichigo e sua turminha estão indo para o palácio do Rei, naquele canhão que é o maior Deus ex machina de todo o mangá. Aizen teve todo o trabalho de roubar a pedra que estava na Rukia, usar a pedra para ficar poderoso e, com isso, exterminar uma cidade inteira para criar uma chave para poder ter acesso ao palácio. E o que o Kubo me faz há pouco tempo? Cria do nada um canhão para, convenientemente, levar Ichigo e sua turma, ou seja, todo o esforço do Aizen foi em vão, sendo que era só ele ter usado um canhão parecido. Isso caga o mangá de uma forma inacreditável, por isso peço educadamente que não use tais expressões com leviandade kkkkkk.

          1. “Todo o esforço do Aizen foi em vão, sendo que era só ele ter usado um canhão parecido.”

            Não, cara. Mil vezes não.

            Só é possível chegar ao palácio real neste momento porque Ichigo, para retornar à Soul Society, rompeu as 72 barreiras que protegem uma dimensão da outra. E estas barreiras só vão se fechar completamente em 6000 segundos (Ou 100 minutos). Ou seja, o caminho tá livre agora. Para Aizen, este caminho nunca esteve assim antes, por isso teve que criar um meio de perfurar tais barreiras.

          2. Verdade, admito que falei besteira, valeu pela correção. Só que um problema ainda persiste: é uma solução merda o fato do Yhwach presumir que o Ichigo iria treinar no palácio real, voltaria a Soul Society quebrando as barreiras para que ele usasse essa brecha para poder invadir. O fato dessa brecha ser num espaço de tempo considerável é uma falha estratégica muito grande por parte do esquadrão zero. Para shinigamis com uma função tão crucial, cometer tamanho deslize é um tanto quanto imbecil.

          3. Pois é, acho que o Kubo acabou adotando a solução mais fácil pra esse problema. Eu, por exemplo, imaginava que Yhwach tomasse posse da Soul Society mesmo, derrotando por completo o Gotei 13, o que forçaria o Esquadrão Zero a sair do palácio real (E aí do mesmo jeito se abriria a passagem para o Yhwach ir atrás do rei das almas). Do jeito que as coisas aconteceram, fica a forte impressão de que o rei quincy só conseguiu chegar lá por sorte mesmo.

            Mas por outro lado não acho que o Esquadrão Zero tenha cometido um erro aí. Até porque eles estavam bem preparados para a chegada do Yhwach, com gaiola, palácio fake e etc. Fiquei com a impressão de que era realmente intenção deles chamar os inimigos pra porrada.

          4. Novamente tenho que concordar contigo, também fiquei com a impressão que eles estavam preparados para a batalha e que era intenção deles chamar os inimigos para a armadilha. Se isso era seguro ou não só saberemos posteriormente, embora eu acredite que uma hora o plano deles irá falhar, afinal o Ichigo, como protagonista do mangá, teoricamente deveria lutar com o Yhwach. De qualquer forma é bacana discutir com alguém que tenha argumentos e não seja um fanboy.

          5. Talvez ele não planejasse isso de passar pelas barreiras rompidas antes, mas acho que ele cogitou que seria uma alternativa possível quando o Ichigo subiu ao RP… Lembre-se que até dentro do Ichigo tem um pedaço da alma do YH. E é bem provável que Renji, Byakuya e Rukia também tenham, da primeira invasão. Yhwach passa a impressão de que planeja todas as possibilidades, e não hesita em tomar uma decisão e rumar por ela, se isso significa vencer a guerra. Um exemplo disso foi quando ele decidiu repentinamente invadir a SS quando confirmou que o Ichigo estava lutando com o Jail..

          6. Sim, ele se aproveitou da oportunidade que o Ichigo criou, mas o problema é que ficou a impressão de que ele contava apenas com isso pra chegar até o palácio. Se, por algum motivo, o Esquadrão Zero decide manter o Ichigo no palácio por tempo indeterminado, o Yhwach estaria até agora na Soul Society esperando que alguma coisa acontecesse.

          7. Como é possível saber se ele ficaria por lá esperando eternamente? Kubo não precisa gastar alguns painéis com o Yhwach explicando ou pensando nos seus planos até porque tá bem evidente que Yhwach não quer falhar dessa vez, e está fazendo o possível pra acertar em cada jogada. Ele ia começar uma guerra contra os Shinigamis sem um plano? Com certeza que não.. É algo facilmente subentendido, nem me incomodei com isso. Aconteceu que o Ichigo facilitou as coisas, e eu acho que foi de caso pensando pela RG, já que eles tinham preparado uma armadilha e estavam aguardando Yhwach chegar pelo mesmo caminho. Sabe, o problema de muitos leitores de Bleach é que reclamam de tudo. Se o Kubo faz o personagem explicar, o pessoal reclama.. Senão, reclama também.

          8. Eu sei que o Kubo não precisa detalhar e expor todos os planos do Yhwach para o público. Mas, como leitor, eu posso muito bem me colocar na posição de um determinado personagem e tentar imaginar as alternativas que ele tem em mãos, baseando-me nas informações que a obra me deu até aquele momento.

            Que informações nós tínhamos? 1) Quando a Soul Society encontrava-se em seu pior momento em toda a história, com Seireitei em ruínas e com o comandante do Gotei 13 morto, o Esquadrão Zero se viu forçado a sair do palácio e ir até lá. 2) Ao mesmo tempo, Yhwach fortalecia o seu exército aumentando o número de Sternritters.

            Ora, o plano mais lógico para o Yhwach, então, seria derrotar o Gotei 13, criando uma situação ainda pior que a da primeira invasão, forçando o Esquadrão Zero a ir até a Soul Society outra vez. Aqui, o rei quincy só dependia do próprio exército.

            Mas com o decorrer da segunda metade da guerra, o que se viu foi uma surra dos shinigamis nos Sternritters. É possível inferir que esse plano não deu certo. E que outras alternativas se apresentavam para o Yhwach até aquele momento? Nenhuma. Ele passou a depender da estratégia do Esquadrão Zero (!). Se eles não enviam o Ichigo para abrir a passagem e atrair o Yhwach, o que o rei quincy faria? Sério, tenta responder isso. A obra não passa nenhuma dica, nenhuma mísera informação para que o Yhwach possa bolar outras estratégias. Ficou mesmo a impressão de que ele só chegou lá por sorte.

            E não sei se você costuma ler os comentários sobre Bleach aqui no Portallos, mas tô longe de ser o “leitor que reclama de tudo”. De fato, mais fácil me ver rebatendo críticas do que atacando a obra (Como estou fazendo agora)

          9. Eu sei da sua posição, Raphael. Não incluí vc no grupo dos reclamantes, desculpe se vc interpretou como tal. Não vou me estender mais quanto a isso, tudo o que disse está no meu último comentário. Até pq isso vira reply atrás de reply e não leva a lugar nenhum. Só reitero o que já disse antes: Yhwach tinha um plano independente da descida do Ichigo e isso pra mim é óbvio. Se não é pra outros, paciência.

  2. Fico impressionado Thiago que você ainda crie expectativa com qualquer coisa em Bleach. Acho que você já devia ter aprendido a não criar boas expectativas com o mangá. No mais, foi um capítulo com foco em personagens inúteis numa discussão ao meu ver sem graça, já que eu imaginava que todos os quincies conheciam o poder de Yhwach de absorver o poder daqueles que ele tocou, até porque não faz o menor sentido o exército de quincies se organizar “a moda caralha” do jeito que é, e nenhum dos personagens questionarem o porquê disso.

  3. Veja pelo lado bom, ele já se livrou daqueles quincys chatos que tinham lutas desnecessárias na soul society sabendo que o foco deveria ser no palácio real, mas não quer dizer que isso torna o capítulo de bleach excepcional, se esse é o arco final eu tento imaginar como a obra vai acabar e sinto um calafrio na espinha só de pensar, melhor esquecer esperar o final acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.