Gold & Plus: os games gratuitos de fevereiro/2015!

transistor

Mais um mês, mais uma rodada de jogos gratuitos para aqueles que assinam os serviços pagos da PS Plus e Live Gold dos respectivos consoles PlayStation e Xbox. E nada muda em fevereiro, a mesma merreca no Xbox One e a Sony mandando bem em seus títulos. Segue o que você vai encontrar grátis nos consoles atuais:

Xbox

Aqui preciso admitir que já fiquei muito mais empolgado com os títulos disponibilizados pelo programa. Já disse, mas repito, que acho que a Microsoft errou feio na forma como atualmente o vem gerenciando, dando apenas um único título para a plataforma One mensalmente, e reprisando games já distribuídos em meses anteriores como “segundo game grátis do mês”.

Isso ocasiona um péssimo efeito a meu ver. Até porque não acredito que a entrada mensal de novos gamers justifique segurar o game gratuito de meses atrás até o mês atual. Worms Battleground que foi dado em dezembro, até o momento está gratuito. O que é meio ridículo. Fico pensando o quanto que isso não deve prejudicar o desenvolvedor, que tem seu jogo por três meses gratuitamente no sistema, sendo que o boom dos downloads deve ter ocorrido apenas no primeiro mês. Exceto no caso dele ganhar um valor fixo mensal da Microsoft para permitir que o jogo permaneça gratuitamente por mais um mês. Não sei.

Outra desvantagem é que se você não se simpatizou com o jogo grátis do mês, não há uma segunda opção para dizer “está valendo a pena”. Fora que a impressão que fica é que os jogos do One são sempre aqueles baratinhos e indies, sem realmente nada incrível como ocorre na PS Plus na Sony.

Esse mês mesmo, temos como gratuito o game #IDARB que apesar de bons elogios pela crítica, não aparentou pra mim ser grande coisa. É uma questão de gosto e gênero, é claro, mas mesmo assim, é um jogo que se olha e esteticamente não é tão agradável assim. Claro que se houvesse um segundo jogo grátis “de verdade” dentro do mês, seria muito mais fácil engolir o #IDARB. Enfim, fica novamente essa crítica. Nestas horas fico contente de pensar que já pago a Live Gold muito antes dessa iniciativa começar e que pago pela excelência do serviço de multiplayer online e também pelos descontos semanais. Nunca foi pelo game grátis, porque se fosse esse o único motivo, já tinha cancelado a assinatura.

Enfim, no Xbox 360, os jogos são bem mais agradáveis a meu ver: Brothers: A Tale of Two Sons e Sniper Elite V2. Há quem adore e elogie bastante o indie game Brothers, em grande parte pela jogabilidade diferenciada. Eu já tenho o título e me recordo de não curtir tanto assim a ideia de controlar simultaneamente dois personagens ao mesmo tempo, cada um com uma das alavancas do controle. Não é uma game ruim, só achei desconfortável sua jogabilidade (e talvez seja mesmo pra ser assim). Já Sniper Elite nunca joguei, mas também nunca tive muito interesse, mas não é como se o gênero tivesse em falta por jogos assim.

idarbboxartlgboxartlg2

O caso é que meu Xbox 360 já anda parcialmente aposentado. Nem que lembro quando o liguei pela última vez para jogar alguma coisa. Acho que a geração anterior já meio que se aposentou pra mim.


PlayStation

No lado da Sony os títulos continuam pagando pau para as merrequinhas que a Microsoft anda liberando no Xbox. Mesmo que os títulos para o PlayStation 4 também sejam considerados “indie games”, são títulos considerados de alta qualidade e visualmente agradáveis. Sendo assim, os assinantes da Plus em fevereiro recebem Transistor e Apotheon gratuitamente. Talvez alguns chorem por causa de Transistor, afinal é um título de sucesso e aposto que tem uma par de jogadores que já o possuem, mas como eu disse acima, o bom de dar dois games é que as chances de pelo menos um deles agradar já é um ponto positivo ao formato do programa. E Apotheon parece muito bacana.

Quanto ao PlayStation 3 os dois games grátis do mês também são pesos pesados, muito mais do que os ofertados no Xbox 360 na minha opinião, sendo eles Yakuza 4 e Thief, este último mesmo não tendo cumprido todo seu potencial e expectativas, pode-se dizer que é um título relativamente novo. E no PlayStation Vita os dois títulos grátis são Rogue Legacy e Kick & Fennick, que me parecem bem divertidos. Nada mal, nada mal!

E por último, aquele vídeo chuchuzão que a Sony faz todo mês jogando na cara da Microsoft como ela manda muito melhor em seu programa de games gratuitos e que a concorrência só pode tentar copiar, mas sem o mesmo sucesso.

Enquanto isso, na Nintendo, nada sendo feito. Apesar de que o suposto fechamento do Club Nintendo em 2015, talvez seja um indício de que a empresa pretenda fazer algo parecido com a Plus e Gold num futuro ainda incerto e para tal precisava mesmo fechar o clássico Club Nintendo, que querendo ou não, sempre foi muito restritivo para certas regiões do planeta e só funcionava bem para poucos.

É isso!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Sobre Brothers, realmente, a mecânica do jogo é um pouco difícil no começo e talvez não agrade até o final do jogo, mas cara, a história desse jogo vai te deixar tão abalado, aconselho a jogar de qualquer forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.