Jogando

Problemas para adquirir gratuitamente Gears of War 3? Eis uma dica!

De 15 até dia 31 de julho a Xbox Live em seu programa Games with Gold está distribuindo para os donos de Xbox 360 o mega sucesso Gears of War 3! Sensacional, certo? A menos que você esteja tendo problemas para conseguir adquirir o game!

* Lembrando que apenas os assinantes Gold participam dos games gratuitos do mês.

Não vou contar toda a enorme história de problemas que a Xbox Live tem em relação ao Xbox 360, bloqueio de região e verificações de IP. Basta você saber que existem certas burocracias nessa plataforma, que foram sanadas no Xbox One, em relação a conteúdo disponível e adquirido por meio da Xbox Live que não seja a região específica do Brasil. No Xbox One você adquire qualquer conteúdo, de qualquer Live do mundo todo de forma mais fácil.

Vamos por partes! A primeira coisa a fazer é garantir Gears 3 enquanto ele está gratuitamente! Parece isso não existe a necessidade de baixar ele 100% no Xbox 360, basta validar a aquisição pela Xbox Live. Lembrando que se você não tem um Xbox 360 e possui apenas um Xbox One, ainda assim vale a pena pegar Gears 3 pois ele é um dos fortes títulos que serão liberados quando a retrocompatibilidade chegar oficialmente na dashboard de final de ano. Aí você jogar pelo Xbox One futuramente, sem a necessidade de comprar.

O problema é se você já teve um Xbox 360 e sua conta na Live for tão confusa quanto muitas são hoje em dia. Uso meu caso como exemplo. Minha conta no Xbox 360 pertence oficialmente a Live-US (Estados Unidos), enquanto no meu Xbox One a minha conta oficial é Live-BR (ainda que já tenha comprado algumas coisas na Live-US dele). Tenho cartões de créditos registrados em ambas as Lives portando, sendo que dependendo da região que estou aparece diferentes cartões. Isso é o tão confuso que a sua conta na Live pode ser.

Live BR

Iniciando pelos casos mais simples!

1. – Sua conta na Live no Xbox 360 é nacional? Se for, basta entrar nesta página e baixar Gears of War 3.

2. – Você tem apenas um Xbox One e nunca teve um Xbox 360? Neste caso eu não imagino como a Live deve entender qual sua região oficialmente. Você usa a sua dashboard do console em português? Compra conteúdo em reais? Se sim, acredito que seja um console configurado para Live-BR, então em tese você deve conseguir adquirir Gears of War 3 também por esta página do site da Live (e só por aqui, pelo console não tem como).

** Estes são links da página de Gears of War 3 da Xbox Store Brasil. Sim, o site também é configurado por região. Lá na parte inferior do site, quando você escolhe seu país, você está definido a região de validação da Live e não apenas o idioma da página.

Live US

Se não funcionou ou você não se encaixou nos casos acima, agora a coisa fica mais complexa, preste atenção!

3. – Sua conta na Live no Xbox 360 é americana? Se for, tente baixar Gears of War 3 por este link. Porém, é provável que vá dar erro. Se você for da Live americana e tentar baixar o game pelos links do passo 1 ou 2, também vai dar erro. Pule para o passo 5!

4. – Você tem apenas um Xbox One e nunca teve um Xbox 360 e provavelmente sua Live no One é americana? Sim, é possível que você tenha registrado sua Live apenas como americana. Depende de como você criou a conta, ou configurou seu endereço ou cartões. Detalhes que não importa. Se sua Live no One é legitimamente americana, o link para tentar adquirir Gears 3 também é este aqui. Recebeu uma mensagem de erro? Pule para o passo 5!

Estes erros acontecem porque o site da Live verifica a sua conexão por IP e sabe exatamente em que lugar do planeta você está navegando na internet. E como você não está nos Estados Unidos para adquirir conteúdo que só deve ser baixado para conexões de lá, vai dar esse erro. Todo conteúdo da Xbox Live no 360 tem esse problema? Não. Existem apenas alguns títulos do Xbox 360 que tem o que chamamos de bloqueio de IP. No Xbox One isso não acontece mais (felizmente) – ainda que exista um outro tipo chato de bloqueio, discutido aqui.

VPN rápida!

Se você teve erros nos passos 3 e 4, agora é que vem a mágica da tecnologia!

5. – Será necessário fazer uma VPN (se você não sabe o que é isso, meio que não faz diferença saber nesse momento, apenas entenda que é um meio de enganar o bloqueio de IP mencionado acima)! “Ah porra, essa parada é muito chata, complicada e nunca dá certo“. Em grande parte é verdade, mas tenho uma solução rápida e que não vai tomar 5 minutos do seu tempo. Vá para o site da Hola! e instale o plugin em seu navegador, aqui pra mim funcionou no Mozilla e nem me dei o trabalho de testar em outros navegadores.

A instalação é rápida, por ser uma extensão de navegador. Vai aparecer um botão na barra de ferramentas, lá no final a direta. Clica, liga o Hola, ele automaticamente deve configurar a VPN para Estados Unidos, vai aparecer uma bandeira americana no lugar do ícone do plugin. Se parecer a de outro país ou do Brasil, você não está na configurado corretamente para “fingir” que está usando a internet dos Estados Unidos.

Se tudo der certo, Hola ligado e na região US, e se você teve o problema no passo 3 ou 4, entre novamente no site da Xbox Store, por meio deste link aqui (com o Hola ligado), e tente adquirir Gears 3. Em tese é para funcionar! Lembrando que o link aqui é o da página americana (por isso está em inglês). Se você ligar o Hola e acessar a página em português, você está no lugar errado e vai receber erro também.

6.  – E quando nada disso funcionar? Aí realmente ferrou! Imagino que a sua conta na Live não deve ser nem americana e nem brasileira. Até porque era comum alguns anos atrás usuários se registrarem em Live de outros países na qual os conteúdos fossem o mais barato possíveis. Tempos onde nem Live Brasil existia (por isso a minha é americana, por exemplo). Já vi usuários com Lives do Canadá, Japão e de alguns países da Europa. Nesse caso, pela lógica você deve ir nessa página, escolher o país da sua Live no Xbox 360 e daí fazer uma VPN direcionando a sua internet para a região desta Live. Eu só não sei quantos países o Hola pode fazer VPN… se ele não der certo, vai ter que procurar um outro programa que faça isso. E o mais comum destes serviços de VPN é realmente fazer a conexão americana.

Enfim, agora Gears of War 3 foi adquirido e garantido caso você tenha um Xbox One e está torcendo para ele vir na retrocompatibilidade do sistema agora no fim do ano!

Tem um porém! Esse esquema, caso você seja da Live americana e tenha um Xbox 360, não fará o jogo ser baixado no seu console. Quer dizer, ele até vai, mas vai dar um erro antes de ser concluído. A minha dica aqui foi apenas para registrar a aquisição do game na sua conta pessoal da Live enquanto ele está de graça por um curto período de tempo. No caso do seu 360 só entrar na Live-US (meu caso), aí você vai precisar da VPN mais hardcore de ser feita e configurada, pois você precisa enganar a sua estrutura inteira de rede para que o seu 360 ache que você está nos Estados Unidos. No Portal Xbox tem um clássico tutorial que entendo que deva funcionar até hoje sem qualquer problema. Fica a dica!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.