Jogando

Gold & Plus | Os games gratuitos de Outubro/2015

Games With Gold

Xbox One e Xbox 360

Games with Gold Outubro 2015

Outubro chegou e com isso um novo mês fresquinho de novos games para os assinantes dos serviços de conectividade online dos atuais consoles! Começando pelo Xbox, este mês de outubro a Microsoft meio que deu uma trollada na galera, não? Quer dizer, com a retrocompatibilidade batendo à porta, parece meio sacana repetir games em diferentes plataformas.

Metal Gear Solid V – Ground Zeroes que foi dado recentemente aos donos do Xbox One, agora será liberado no Xbox 360. Tudo bem que se você só tem um Xbox 360 acaba sendo um título interessante, porém apenas se você não tem a perspectiva de ter algum dia um Xbox One, afinal desde o primeiro semestre deste ano quem tem um Xbox 360 pode já ir reservando os games dados no Xbox One pela dashboard do 360 para jogá-los quando adquirir o futuro console.

A mesma coisa ocorrer com The Walking Dead: The Complete First Season, que será liberado este mês para o Xbox One e Xbox 360 a partir da mesma data.  E aí é um bom momento para filosofar… são dois games? Realmente o fato de estarem em plataformas distintas é válido dar em um programa de benefícios o mesmo título de dizer “olha, são dois games!”. Não sei, me sinto um tanto enganado assim.

No PlayStation diversos títulos liberadas para os sistemas são cross-plataform atualmente, ou seja, se é do PS4 funciona no Vita, do Vita no PS3 e assim por diante. E eu não vejo a Sony contando isso como duas coisas diferentes só porque funciona em plataformas diferentes. São 6 games lá, sempre, independente se 3 deles rodem no PS4, se 5 funcionem no Vita, etc no fim são 6 títulos diferentes, sempre! Isso graças ao cross-plataform. No Xbox One e Xbox 360 não há isso, mas vai começar a retrocompatibilidade em novembro. Eu não quero ver a Microsoft de galhofa dando, por exemplo, um Sombras de Mordor ou Destiny em um mês para Xbox 360 e para Xbox One e falando que na conta deles isso dá dois dos quatro games prometidos no mês. Parece meio sacana fazer isso.

Enfim, pra mim o que salva o mês é Valiant Hearts – The Great War, que apesar de já ter, posso dizer que é um jogão indie muito bom. No quesito dos “não tenho e não joguei” vou aproveitar o The Walking Dead, que sei que é extremamente bem elogiado, mas sei lá, o estilo de gameplay não me agrada, ainda que ele tenha uma história cativante e um sistema de escolha de pontos narrativos que te leva a diferentes caminhos dentro de uma história imersiva. Bem, vou experimentar agora que está de graça. Quem sabe não me ganha.


PlayStation Plus

PlayStation 4, PlayStation Vita e PlayStation 3

PlayStation Plus Outubro 2015

Falando em pisadas de bola, não entendi porque a Sony meio que deu uma ignorada completa na lista dos títulos que estão sendo disponibilizados neste mês de outubro para PlayStation Vita e PlayStation 3. Eles foram limados das imagens oficiais da Plus (como esta acima), e nem sequer estão no trailer montagem que a Sony faz mensalmente. Nem capinhas dos títulos foram liberadas no PlayStation Blog, seja o americano, o brasileiro ou o europeu! Que bizarro! Fico imaginando se foi uma falha técnica ou se a Sony está querendo ao poucos indicar que vai parar de liberar títulos para estas plataformas, o que certamente seria uma tremenda sacanagem.

De qualquer forma a lista completa foi liberada e os títulos são:  Broken Age (PS4/PS Vita), Super Meat Boy (PS4/PS Vita), Unmechanical Extended (PS4/PS3), Kickbeat (PS Vita/PS3), Kung Fu Rabbit (PS Vita/PS3) e Chariot (PS3). Destes, posso dizer que Super Meat Boy é incrível! Como esse jogo é viciante, porém já faz um tempinho que o terminei. Bem que os desenvolvedores poderiam criar uma sequência com novas fases, mecânicas e mundos. Broken Age, para quem gosta do gênero de point-and-click, tal como o The Walking Dead acima, me parece uma excelente opção para se dar gratuitamente.

Quanto aos demais, Chariot tenho no Xbox One e é legal, apenas meio que cansa rápido e você acaba largando no meio. É mais divertido se for jogado cooperativamente com um amigo. Já Unmechanical parece ótimo, um indie game bonito e plataforma e exploração, o que faz mais o meu gosto. Os demais, desconheço por completo, e vendo pelo You Tube, não sei que conclusão chegar.

De qualquer forma me parece um mês fraco, seja no Xbox ou no PlayStation. Nada realmente grandioso ou relativamente novo. Os melhores são games que já estão por aí há um bom tempo e as chances de você ter ou já ter jogado são bem grandes. Que novembro seja melhor!

Para fechar, como de praxe, a Sony liberou aquela montagem maneira com os seis títulos acima!

E aí, curtiu os games gratuitos de outubro?

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.