Resumão da Conferência Nintendo – Mario Odyssey! (E3 2017)

Já faz alguns anos que a Nintendo não faz propriamente dito uma conferência ao vivo em uma E3, preferindo muito mais manter o padrão de seu Nintendo Direct, na qual tudo é gravado previamente, na segurança de que nada vá dar errado. Nada contra, é claro. Afinal de uma forma ou de outra os novos anúncios e trailers acabam sendo revelados.

Obviamente que perde-se um pouco daquela magia que uma apresentação em um palco, ao vivo, possui. Não é pra menos que ter o Shigeru Miyamoto no palco da conferência da Ubisoft causou fervor e muitos aplausos, deixando muitos nostálgicos quando algo assim era comum em tempos de E3.

A apresentação da Nintendo foi bem curtinha em comparação as demais conferências apresentadas anteriormente, não durando sequer 30 minutos. É claro que logo depois, a empresa entrou ao vivo com o Treehouse, onde aí sim uma equipe ficou ao vivo por horas demonstrando muitos dos games mostrados no Direct.

Por isso é interessante dar um pulo no canal do You Tube da Nintendo e ver todas as demonstrações gravadas nestes últimos dias. Basicamente todos os trailers abaixo ganharam pelo menos meia hora de gameplay pela Treehouse. Eu acompanhei boa parte do primeiro dia enquanto Super Mario Odyssey estava sendo demonstrado.

Falando em Mario, eis que Super Mario Odyssey foi o grande título desta apresentação, talvez seja um dos maiores da E3 em si. Ao ver o trailer que está mais abaixo, fiquei tão empolgado e animado que fui imediatamente em algumas lojas online ver o quanto está custando um Nintendo Switch (e aí tomei aquele banho de água fria ao lembrar que Nintendo e Brasil não mais se misturam e tudo dela por aqui está extremamente caro, sem suporte e complicado de se adquirir).

Enfim, vou deixar para comentar os anúncios abaixo de seus respectivos trailers. Há apenas um anúncio que é meio importante e não está abaixo (porque não há trailer ou imagem de divulgação): está confirmado que a Game Freak começou a trabalhar em um game de RPG de Pokémon para Nintendo Swtich. Mas não se empolgue demais, já que também foi mencionado que o mesmo não deve ser lançado em menos de um ano (eu diria que vá demorar muito mais, já que não puderam mostrar sequer uma imagem nesse momento).

Um última coisa, depois do Direct, quando começou a Treehouse, existiram mais dois novos anúncios no primeiro dia. Dois títulos para o Nintendo 3DS, mostrando que a Nintendo não esqueceu de sua plataforma portátil. Ambos os trailers estão no final da lista, e os comentarei mais abaixo.

Trailer de Abertura

Aquele típico trailer de marketing já tão comum vindo da Nintendo desde os tempos do Nintendo Wii. É legal, mas acho tão difícil relacionar estes trailers com a realidade daqueles que possuem e jogam em seus consoles. É tudo muito exagerado. Curioso que esse tipo de  propaganda parece funcionar muito com as pessoas e fãs da empresa.

Xenoblade Chronicles 2

Ih, não joguei o primeiro Xenoblade, porém sei que tem sido uma franquia respeitável na plataforma e ver que já uma sequência chegando ao Nintendo Switch parece importante mesmo. Chega no final de 2017. Exclusivão de peso para o console.

Kirby para Nintendo Switch

Eu estou afastado um pouco dos consoles da Nintendo desde minha decepção com o Nintendo Wii há duas gerações atrás, mantendo apenas alguns jogos no portátil da empresa (gostaria de ter mais nele, mas é tudo tão caro), porém tenho a sensação de que a Nintendo está sempre anunciando algum jogo novo do Kirby. E todos parecem sempre tão iguais…

Os mesmos mundos, os mesmos inimigos, basicamente os mesmos poderes. Sinto que está faltando darem uma guinada nessa IP. Achei tão legal a ideia do Kirby de lã, que acabou sendo transferindo para os games do Yoshi (que já falo mais abaixo). Gostaria que Kirby se reinventasse novamente.

O novo game está previsto para ser lançado em 2018 para o Nintendo Switch e por enquanto foi chamado apenas de “Kirby”.

Metroid Prime 4

Depois que os fãs passaram basicamente a geração inteira do Nintendo Wii U pedindo pelo retorno da série Prime de Metroid, finalmente a Nintendo confirmou o inicio do desenvolvimento de Metroid Prime 4! Demorou duas gerações basicamente para dar continuidade a excelente série iniciada no Nintendo GameCube (console que muitos vão discordar, mas pra mim foi um dos melhores da Nintendo, perdendo apenas para o Super Nintendo).

Aqui não há muito o que dizer. Nada foi mostrado a não ser pelo logo acima. Não se mencionou história, não se falou de gameplay, não se mostrou uma imagem sequer. Tudo ainda parece estar muito cru. Está sendo desenvolvido e pronto. Não apostaria no título sendo lançado em 2018. Talvez em 2019.

Entretanto, com esse anúncio, eu chutaria que a Nintendo deve estar trabalhando em uma forma de lançar a trilogia original no Switch no próximo ano. Seja pelo Virtual Console, seja em alguma forma de versão remasterizada (torço por essa opção). É só um palpite meu. porém. O futuro dirá se vou acertar esse chute.

Yoshi para Nintendo Switch

Junto com Kirby, Yoshi também irá ganhar um novo game em 2018 para Nintendo Switch. Inicialmente tinha tido a impressão de que seria uma versão Deluxe de Yoshi’s Woolly World, mas não tem nada a ver. Trata-se de uma game inédito mesmo. Alias o visual de lã acabou se aposentando aqui, com a Nintendo optando por um estilo visual quase que realista para certos objetos em cena, enquanto em outros é tudo feito de papelão pintado.

É uma escolha de direção de arte bem interessante, e parece combinar com esse universo sempre colorido do Yoshi. Tem umas brincadeiras legais com personagens em perspectivas fora do caminho linear de um game 2D, além de oferecer o que parece ser um modo cooperativo para dois jogadores.

Só tenho a impressão que mesmo com as pequenas mudanças, o título ainda se parece exatamente como qualquer um dos últimos games do Yoshi lançado nos últimos anos. Sem uma mudança realmente impactante. Também sai em 2018 e por enquanto o título oficial está apenas como “Yoshi”.

Fire Emblem Warriors

Tem muitos fãs que piram como todo Fire Emblem lançado, em qualquer console de mesa ou portátil da Nintendo. Parece justo, porém nunca tive a chance de jogar com certa profundidade os games dessa franquia. Não posso tecer maiores opiniões então. O trailer acima parece bonitão, mas é só isso mesmo que consigo pensar. Certamente isso vai deixar alguns fãs de Fire Emblem em fúria comigo. Desculpem!

The Legend of Zelda: Breath of the Wild – Passe de Expansão (DLC 1 & 2)

Quer mais Zelda Breath of the Wild? Toma-lhe mais Zelda! O trailer acima revela muitas novidades para o Passe de Expansão do game, que alias custa razoavelmente barato, apenas 19 dólares. Um valor justíssimo para oi conteúdo mostrado acima. Sensacional. Quando e se conseguir comprar o Nintendo Switch, este novo Zelda será meu seguindo game a ser adquirido. Qual será o primeiro? Super Mario Odyssey é claro. Já chego nele mais abaixo.

Mario + Rabbids Kingdom Battle

Mostrado na conferência da Ubisoft, a Nintendo também deu uma reforçada em Mario + Rabbids Kingdom Battle, que parece cada vez mais legal. Não deixe de conferir alguns das demonstrações de gameplay que estão no canal da Nintendo no You Tube (link está lá no começo). O novo trailer também revela muitos outros personagens detalhes, personagens e cenários que não apareceram na conferência da Ubisoft. É realmente uma ótima ideia pegar o gênero de combate tático e aplicá-lo em uma atmosfera do universo Super Mario e ainda adicionar todo o bom humor e loucura dos Rabbids. A Ubisoft realmente mandou muito bem com o projeto deste novo game a ser lançado em agosto para o Switch!

Rocket League

Opa, Rocket League está chegando ao Nintendo Switch, com carros com skins do Mario e do Luigi, mas sabe a melhor novidade? O título terá cross-play com outras plataformas. Switch, PC e Xbox One irão compartilhar a mesma rede online para partidas multiplayer. Animal!

Super Mario Odyssey

Difícil dizer se fiquei mais animado com o inesperado anúncio de Beyond Good and Evil 2 ou com a revelação massiva de gameplay de Super Mario Odyssey. O caso é que o jogo de Super Mario já está para se lançado, muito antes do esperado. O game chega em 27 de outubro!

Vale a pena olhar o trailer. Parece tudo aquilo que os fãs esperavam de um novo Mario 3D no Wii U e a Nintendo não conseguiu fazer. Parece haver aquele tempero inédito que Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy entregaram em suas respectivas gerações. É o game que me fará eventualmente comprar um Nintendo Switch, marque minhas palavras.

Espero que até outubro a Nintendo lance algum bundle do Switch com o game. Irá facilitar um pouco conseguir o console, apesar de se for mesmo pegar um, só vou conseguir mais perto do final do ano, com a chegada do 13º salário. No mais, vejam também todas as demonstrações do game no canal do You Tube da Nintendo. Há mais mais para se ver além desse belíssimo (e cantado) trailer!

Metroid: Samus Returns (3DS)

Durante a Treehouse, em seu primeiro dia, foi revelado que Metroid: Samus Returns é uma reimaginação do clássico Metroid II e que deve chegar em setembro para Nintendo 3DS! Parece mais do que apropriado o projeto, aproveitando o embalo do anúncio de Metroid Prime 4, sem mencionar o fiasco que foi o anúncio de um game com o selo Metroid na E3 ano passado e que todo mundo odiou, pois não tinha nada a ver com a franquia em si. Parece que a Nintendo se redimiu de sua gafe anterior então.

Vi bons minutos da demonstração do game e da conversa com seus desenvolvedores, e pelo que percebi é um título que honra muito a memória dos clássicos games da série. Está excelente e os fãs de Metroid devem adora o game. É até difícil de imaginar porque se levou tanto tempo da vida do 3DS para se desenvolver um game da série, ainda que neste caso, seja uma reimaginação e não um título 100% inédito.

Mario & Luigi Superstars Saga (3DS)

Falando em remakes, o primeiro Mario & Luigi de GBA também está ganhando uma versão remasterizada para o Nintendo 3DS! Não é um dos meus títulos favoritos da série (sou muito mais Partners in Time para DS), porém é bem válido uma nova versão tendo em visto o tempo em que ele foi lançado e no fato do 3DS não ser compatível com títulos de GBA.

É um game que não soa envelhecido, e a Nintendo criou um novo modo de game na qual o jogador joga com os Minions de Bowser, contra hordas de outros inimigos. Está bem legal! Para quem não jogou o game que deu origem a essa série, é uma excelente opção para este final de ano. Sai no dia 6 de outubro!

E estes foram os anúncios da Nintendo nesta E3.  Vale lembrar que o Nintendo Switch ainda tem alguns lançamentos importantes para os próximos meses, como Arms e Splatoon 2. Achei que a Nintendo entregou em parte o que os fãs queriam.

Só há um anúncio que gostaria de ter visto e não rolou: uma versão Deluxe para Super Mario Maker. Mas isso acredito que seja questão de tempo até acontecer. E espero que ocorra em 2018. A bem verdade é que o calendário da Nintendo para 2017 já está bem cheio de títulos.

Claro que o Nintendo Switch continua sendo aquele console que não tem os mesmos multiplataformas que a concorrência. Ainda é cedo se isso lhe trará os mesmos problemas que a Nintendo teve com o Wii e Wii U. E para nós, aqui no Brasil, a falta do suporte oficial da empresa em nosso mercado é um problema bem real e que torna o mercado aqui bem difícil. Os títulos não são localizados e tanto console quanto os games são muito mais caros do que consoles e games de Xbox One e PlayStation 4. A real pergunta, que eu gostaria de ver respondida nessa E3, é saber quando a Nintendo irá voltar oficialmente ao Brasil…

Volta ao Brasil Nintendo, e nos traga Super Mario Odyssey!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Xenoblade Chronicles foi minha melhor a maior surpresa até agora no Wii… Vendo o trailer do 2 senti falta de explicitar um pouco mais a história, porquê parece que o X é bem fora do Cânon…

    Kirby Epic Yarn é lindo, com jogabilidade fácil demais. Esse Yoshi tá lindo também… E, a coroa da EA: Mario com toda a criatividade que a gente esperar das franquias Mario…

    Não sei se tivemos uma E3 morna e a Nintendo foi a mais quente ou se a Nintendo foi a melhor pelos seus méritos. Prefiro acreditar na segunda opção.

    P.s: Estou ouvindo essa música do Super Mario Odyssey em loop.. xD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.