Tutorial | Primeiros passos de como fazer um site de jogos

Se você curte games e quer saber como ganhar dinheiro na Internet, uma das possibilidades para isso é você fazer um site de jogos, transformando o que era apenas um hobby em uma atividade lucrativa.

Os games desde antes da popularização da Internet já eram importantes atividades responsáveis por divertir e, em muitos casos, até mesmo educar e treinar a memória e o raciocínio.

Após a popularização da web no mundo inteiro, os games também passaram por mudanças de estilo, formato e jogabilidade. Inclusive hoje em dia é possível jogar online em conjunto com outros competidores conectados na rede.

Muitas pessoas podem até considerar difícil a criação de um site de jogos, mas se você realmente aprecia o tema vai perceber que não há grandes mistérios para isso. É possível sim fazer um site bem bacana, interativo, informativo e, principalmente, lucrativo.

Hospedagem e plataforma certa

Existem várias hospedagens para seu site, porém a mais recomendada é a da Hostinger, assim como plataformas feitas especialmente para os sites de jogos, dotadas com o suporte adequado para armazenar, jogar e até mesmo efetuar o download dos games. De uma forma geral, são plataformas intuitivas e de fácil manuseio. Entre elas vale citar algumas como:

  • Free Online Games

Por meio dessa plataforma você tem condições de ter acesso a uma série de jogos. Todos de estilos e gêneros diferentes. Além disso, conforme o próprio nome já indica, essa plataforma possibilita você a jogar de graça e inserir os jogos em seu site.

Para inserir alguns dos jogos em seu site, é preciso efetuar a cópia do conteúdo do código disponível em “embed”. Em seguida, você deverá colar esse conteúdo copiado na área do seu site que você considerar mais conveniente.

Após esse processo é preciso averiguar se todos os jogos que você copiou estão funcionando em seu site de maneira correta e sem nenhum tipo de empecilho.

  • Webnode

Webnode é uma plataforma intuitiva, o que facilita você a personalizar a disposição dos elementos da maneira que você considerar mais acessível e atrativa. Graças a essas características, ela é viável para sites pessoais, empresariais e também lojas virtuais.

Essa plataforma gratuita já é bem conhecida por vários usuários, justamente por ser apropriada para a criação dos mais variados tipos de sites, até mesmo de um site de jogos.

Por meio dela, você tem condições de disponibilizar um site de jogos organizado e ao mesmo tempo com um layout personalizado.

Como ganhar dinheiro com o seu site de jogos

As alternativas para você adquirir um retorno financeiro com o seu site de jogos consistem em utilizar programas como o Google Adsense, por exemplo. Há também a possibilidade de usar programas de afiliados.

Nesse caso o Google Adsense tem a capacidade de exibir propagandas adequadas para cada visitante, baseadas nas ações e comportamento desse usuário.

Diante dos cliques em anúncios inseridos em seu site, você ganha uma porcentagem de lucros. Vale lembrar que, para você obter o tão almejado retorno financeiro, o seu site de games deve ser bem conhecido e acessado.

Outra forma é a utilização de programas de afiliados que também pagam por cliques e vendas feitas por intermédio do site. Entre eles é possível citar alguns como:

  • Lomadee -Fundado no ano de 2009 e faz parte do Buscapé Company. O Lomadee é muito utilizado em sites de lojas virtuais e pode ser muito útil para monetizar o seu site de jogos.
  • Hotmart – Esse é um programa de afiliados que conta com participação do Buscapé. Ela é uma das plataformas de comercialização mais utilizadas hoje em dia em sites dos mais variados segmentos de vendas e negócios.
  • Hotwords – Esse programa de afiliado disponibiliza para o seu site variados tipos de publicidade e, com base na quantidade de cliques e conversões, você então recebe o seu retorno financeiro.
  • Submarino – É um dos programas de afiliados mais conhecidos atualmente no Brasil e também disponibiliza comissões por vendas.
A divulgação do seu site de jogos

Depois que você construiu o seu site de jogos e já optou pela maneira mais conveniente de monetizá-lo, é necessário iniciar um eficiente processo de divulgação.

É importante destacar que apenas com muitos acessos o seu site irá resultar em lucros financeiros. Portanto, algumas dicas para uma boa divulgação consistem em:

  • Usar sistema de Newsletter – Ao assinar a Newsletter do seu site de jogos, o visitante estará apto a receber por e-mail avisos a respeito de atualizações. Trata-se de uma maneira interessante e eficiente de estar em constante contato com o seu público.
  • Botões para acessar redes sociais – Por meio desses botões inseridos em seu site, os visitantes podem compartilhar o conteúdo com os amigos e contatos deles, ampliando assim o seu público.
  • A produção de conteúdo constante – As páginas do Google possuem como critério para posicionar um site algumas palavras-chaves. Nesse caso, o conteúdo textual do seu site de jogos pode ser referente a dicas de jogos, táticas para determinado game e curiosidades a respeito deles.
Conclusão

Os games sempre foram atrativos para públicos das mais variadas faixas etárias. Por isso, construir um site de jogos e investir nele é uma boa oportunidade de negócios.

Além de ser um excelente hobby, os games movimentam um grande mercado e possuem comunidades ativas e interessadas no assunto. Se você é um Gamer nível Hard sabe muito bem do que estamos falando.

Ilustração que abrem a postagem é original desta página no Tumblr.

Post criado em colaboração com Joel Gomes.

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Tags from the story
More from Thiago Machuca

The Evil Within 2 tem novo trailer – O padre colérico e justo

 // Comunicado enviado via assessoria de imprensa da Bethesda // Envolto em...
Read More