Anime | Dragon Ball Kai não é tudo que esperávamos?

Update em 21/10/2009: Fiz uma nova matéria/review sobre a série que pode ser lida clicando neste link!

Esse fim de semana prolongado rendeu. Além de poder conferir o novíssimo Fullmetal Alchemist Brotherhood, aproveitei para conferir os 4 primeiros episódios de Dragon Ball Kai. O anime já está causando algumas polêmicas pela internet e deixando alguns fãs revoltados. Seja por causa de censura ou qualidade de imagem e até mesmo a retirada da música da antiga abertura. Mas é Dragon Ball e por isso somos que obrigados a ver com nossos próprios olhos.

Para os perdidos Dragon Ball Kai não é uma nova história da série. Para comemorar os 20 anos da franquia os japoneses resolveram recontar, em apenas 100 episódios, a saga de Dragon Ball Z. Limaram 291 episódios, remasterizaram e adaptaram o antigo anime para os padrões de alta definição dos dias de hoje. Deu certo? O que ficou bacana? O que não deu certo? Porque diabos tem menos sangue? Vamos conversar um pouco sobre isso após o “continuar”. 😉

Quando fiz um post no começo de abril aqui no blog sobre Dragon Ball Kai, alguns leitores comentaram negativamente sobre o anime. Mas como só tinha saído o primeiro e segundo episódio, achei que seria mais justo esperar um pouco para dizer poder finalmente conferir a série.

Vi os 4 primeiros episódios e já dá para concluir algumas coisas. A primeira é a da que o anime não está sendo redesenhado do zero. Muitos esperavam isso, mas na realidade pegaram o desenho antigo e adaptaram ele para HD [High Definition = Alta-Definição]. O resultado disso é que Dragon Ball Kai não é um dos animes mais bonitos atualmente. O primeiro episódio de Kai tem até aquelas tremidinhas de traço, características dos desenhos antigos. Porém, notei uma melhora nestes aspectos visuais a partir do episódio 3 e 4. Acredito que alguns trechos foram refeitos para poder adaptar a série nos 100 episódios propostos.

Eu assisti aos 4 episódios numa TV de LCD de 37 polegadas, através de um Xbox 360, ou seja, a qualidade das imagens estavam no máximo possível para serem avaliadas. E apesar de usarem cenas do antigo anime, Kai está sim em alta-definição. Sem mencionar o Widescreen. Só que é impossível querermos as imagens feitas na década de 80 na qualidade das imagens da abertura nova, por exemplo.

Já quanto ao som e nova redublagem japonesa, não tenho do que reclamar. Ficaram ótimas. Apesar de que é estranho se acostumar com um anime que crescemos vendo no SBT/Globo dublados. Algumas vozes são estranhas no começo. Mas depois de 4 episódios direto em japones, nem sinto mais falta da antiga dublagem.

Um outro ponto que precisa ser discutido é o novo ritmo que a história tem graças a este corte de 291 episódios. Ainda não se sabe oficialmente até onde Dragon Ball Kai vai. Tem quem acha que vai cubrir todas as sagas do mangá, eliminando os fillers e deixando tudo no ritmo do mangá, sem as devidas enrolações. Sei que em 4 episódios de Kai, foram 6/7 episódios do original. É uma economia significativa de episódios. Para quem não sabe, quando Dragon Ball Z foi feito, o anime esteve sempre perto do mangá e por isso ele tinha este enredo arrastado e lento. Kai tem um outro ritmo.

Mais um ponto que surgiu com o episódio 3, é a questão da censura de sangue. Vi fãs realmente revoltados no Orkut quanto a este fato. Realmente ficou bem diferente na nova versão.

Sangue em anime sempre foi assunto de muita polêmica. Tem quem ache que se não tiver sangue jorrando por todos os orifícios do corpo, nem vale a pena perder tempo vendo o anime. Tem quem fique revoltado quando inventam sangue roxo, verde e sei lá quais outras cores. Não dá para negar que Kai amenizou a sanguinolenta cena em que Goku morre, mas isso estraga o anime? Eu sinceramente não me importo nem um pouco com falta de sangue. É desenho puxa, é fantasia, ficção, fora da realidade. E daí se Goku não sangrou como devia ou se o ferimento dele estava mais para um soco que ficou roxo do que uma perfuração? Detalhes assim não mudam nada para mim. É muito diferente da censura que os americanos fazem hoje em dia, onde cenas são cortadas ou refeitas, deixando os acontecimentos fora do contexto [One Piece, por exemplo].

Dragon Ball Kai não chega para substituir Dragon Ball Z, e nem conseguiria. Kai surge para nos fazer lembrar de Dragon Ball, para mostrar a série a uma nova geração de telespectadores. Fico muito curioso para ver como o anime irá competir no Japão com outras séries de sucesso por lá como Bleach, Naruto e One Piece. Se ficar no topo como estes, porque não trazer outros momentos do velho anime para versões HD. Gostaria muito de ver Dragon Ball com o Goku criança em HD. Ou quem sabe uma nova série ou episódios inéditos, mesmo que fillers, como foi o primeiro episódio do novo Fullmetal Alchemist, que foi de extremo bom gosto.

Para terminar o post, a nova abertura. Vi bastante gente jogando tomates nela, só porque a música antiga não foi mantida no novo anime. Eu também gostava da antiga, mas fico feliz de terem feito uma nova, sem querer comparar se é melhor ou não. Ela também é bem pegajosa depois que se escuta algumas vezes. XD

O encerramento também é bacaníssimo. E pensar que Dragon Ball tem toda essa enxurrada de personagens. É um anime que nunca cairá no esquecimento.

Agora o jeito é acompanhar e ver como os eventos irão se passar. Agora o anime tem aquela fase que Gohan fica lutando com Piccolo e Goku morto, está correndo naquele interminável caminho da serpente. Lembro que no anime antigo estes episódios custam a passar, vamos ver como será em Kai. No geral eu recomendo Dragon Ball Kai. Seja para quem já viu o antigo anime poder matar a saudade e, seja para quem nunca assistiu, ver porque a franquia é considerada por aqui e em muitos lugares do mundo como o maior e melhor anime que já existiu.

Mas aonde abaixar a DBK? Bem, vi os primeiros 4 episódios na Punch-Fansub e gostei bastante da qualidade. Podem ser baixados via IRC ou download e até mesmo por torrent no Haitou. Aqui na minha TV de LCD ficou perfeito! Mas quem quiser recomendar outros lugares, podem ficar a vontade.

Isso também pode lhe interessar

28 Comentários

  1. Po eu vi o primeiro episodio e gostei bastante, mas ai deve ser porque sou fã de carteirinha de dbz desde criança.

    Não liguei muito pra censura, mesmo porque tem cenas muito mais violentas que essas mais pra frente(o tenshinhan perdendo o braço pro nappa, o kuririn sendo impalado pelo freeza), quero ver como eles iram fazer nesse tipo de cena.

    Ps.: ei thiago qual é a marca de sua tv?

  2. Pior que, se fosse pra ver tudo de novo igual como antes, eu queria ver na íntegra, e não uma versão abreviada. Então nem me dou ao trabalho.

    Se fosse redesenhado eu acompanharia.

    Em tempo, abertura e encerramento são fraquíssimos se comparados aos lendários originais.

  3. eu estou gostando de Dragonball Kai mais pela falta de enrolação que pela qualidade “HD”… apesar da resolução ser de fato HD, percebe-se os defeitos dos traços muito mais facilmente. Mas mesmo assim estou acompanhando hehe

  4. Eu acredito que o Kai passe por DBZ todo, vi alguém comentando alguns fillers que dbz tem que eu nem imaginava:

    Só de pensar que nos livraremos disso me faz muito feliz:

    – Gohan tentando fugir da selva em que Piccolo o deixou (nada de sr. robô ou garotos órfãos)

    – Goku caindo no inferno e princesa serpente

    – Planeta Namek falso

    – 500 episódios pra passar os 5 minutos que antecedem a explosão de Namek

    – Saga Garlick Jr.

    – Enrolações nos 10 dias que antecedem o torneio de Cell

    – Torneio do outro mundo (bem, esse aí eu até não achava tão ruim, mas gera várias contradições na série)

    – Início da Saga Boo bastante enrolada

    – Goku e Vegeta conversando com lombrigas no corpo de Boo (blargh…talvez o pior filler de todos)

    – E vários outros não citados.

    Isso pra mim já é motivo pra assistir

  5. Ótimo post sobre Dragon Ball Kai! Eu, como grande fã de Dragon Ball, estou muito feliz com DBK, já sabia que não iriam refazer a animação, por isso não foi uma decepção ver como ficou, apenas um pouco melhor. Gostei muito da abertura e do encerramento, acho as músicas empolgantes e a animação demais!

    E tirar toda a enrolação da série original é ótimo, como disse o Silent Bob, só por tirar todos esses fillers é um alivio. É só ver o preview do episódio 5; no 6 o Goku já chegou no Planeta do Sr.Kaio.

  6. Eae galera sou novo aqui e curto muito anime! Sou um grande fã de DB estou satisfeito com DBK senti falta da primeira abertura de DBZ, mas achei otima a nova abertura e tb o novo encerramento!Achei otimo tirarem os fillers que sitaram ali em cima!Tambem estou torçendo para que tb tenha o Dragon Ball em HD seria otimo rever as aventuras do Goku criança em HD!

  7. Ate que gostei de dragon ball kai
    mas todo mundo ta falando da enrolação de DBZ , mas se DBZ não tem enrolação não é DBZ
    pô nada a ve goku chegar tão rapido no caminho da serpente
    se eu sei bem tem um milhão de quilometros
    ele chegou em apenas 05 episodios

  8. Galera uma duvida! Baixei o sexto episodio de DBK mas não estou conseguindo abrir quando tento abrir o epi. vai é para um pagina la mo estraha!Como fasso para abrir o epi.?

  9. episodio 6 ja saiu, tao cortando muito as enrrolacoes, a impressao q eu tive qdo comecei a ver o 6 foi q eu nao tinha visto o 5, pula muita coisa entre um e outro… graças a deus!!
    Kai ta muito bom, bem mias direto, a aberta a musica nao chega perto da classica, mas a animaçao ta animal! sonho em ver o anime refeito nesse nivel

    e reclamar de falta de sangue é muita, mas muita viadagem, muita frescura de nerd, pqp

  10. Caraa esse DBK ficou DEMAIS!!!!
    baixei alguns epis em RMVB pra ver se agradavaa, e gostei!
    agora pretendo baixar em AVI ou MKV por causa da resoluçao[senao nao teria o porque baixar o novo, se a diferença eh a imagem u.u], mas reparei uma coisa após baixar o episódio 7 em .MKV : a resoluçao do RMVB de 157mb não é muito diferente ta resolução do MKV de 225mb!
    apenas um clareamento na imagem, o q nao deixa a imagem viva.
    Ta aí uma dica pra quem nao tiver afim de baixar em MKV, mas eu vou baixar em MK msm assim =]
    hehehehe
    enquanto os caras veem naa TV eu vejo no notebook msm, não é la grande coisa mas a resolução ta linda do msm jeito ^^
    pretendo dps de tudo é gravar em DVD, ja que 225mb por epi meu HD nao vai ter espaço por muito tempo ^^
    haahahahah
    Opening e Ending perfeitoss, bem que o remake poderia ter traços nesse nivel, mas não reclamo pq ja melhoro demais =o
    acompanho a série dsd pequeno e um remake pra lembra vai ser demais
    espero que nas proximas sagas a resolução chegue proxima da opening
    e como foi dito: OPENING E ENDING VICIANTES!! Nao canso de ver ^^
    Otimooo site cara
    continuaa assimmm o
    ABRAÇOS

  11. Assisti hoje o episódio 7 de Dragon Ball Kai. O Anime realmente está rapidinho. Gohan terminou seu treinamente, Goku já pegou o macaco e acertou o gafanhoto e agora irá aprender o Kaio-Ken. No próximo episódio já mostrará Vegeta chegando a Terra!!!

    Essa velocidade do anime está otimo. Em 7 episódios já foram praticamente 20 episódios do antigo anime!!

  12. O DBZ foi apresentado de forma bem diferente pra mim. Eu sempre achei o desenho do DBZ um lixo sem tamanho, desde que me entendo por gente, eu assistia yu yu hakushô, coisa que eu gosto até hoje. Quando eu li o mangá é que eu realmente conheci Dragon Ball. O mangá sim é uma obra de arte. O desenho é simplesmente um lixo, nada mais.
    Eu achava que o dragon ball kai iria finalmente corrigir isso mas estou no episódio 8 e tem bastante enrolação ainda. Pô, deixaram o gregori cara, gregori. o 7o e 8o episódios foram terríveis, puro filler mas fazer o quê? Nunca vai ter na da melhor que isso.
    O engraçado é que eu pensei em fazer isso se por acaso tivesse tempo de sobra: editar o desenho até deixar apenas o que está no mangá. Pode parecer coisa de puritano mas qualquer um que leia o mangá de cabo a rabo (tipo 10 vezes, mais Dr. slump hehe) acaba reconhecendo a inferioridade das coisas que puseram no desenho.
    Aliás incrivel como as grandes empresas de desenho simplesmente detonam tudo que é mangá. One piece é a mesma coisa. Tem um episódio que o zorro passa lavando o chão de uma base da marinha.

    À propósito: abertura de desenho japonês é sempre um lixo.

  13. Apesar das minhas críticas esse novo desenho é bom de se ver, só os 2 últimos (7o e 8o) é que realmente são ruins. Espero que pelo menos as cenas de ação fiquem na velocidade esperada.

  14. no cartoon, tem passado filmes da serie infantil db, com animação mais atual.
    vi dois de goku encontrando a vulma, e goku vs red ribow.

  15. T_Thiago, você disse aí na matéria que você vê seus animes no Xbox 360.
    Quer dizer que é possível ver arquivos de vídeo no Xbox 360 (instalar codecs e tal) como se fosse um PC normal?
    Se for assim não vou ter que gastar uma grana com um pc fuderoso com placa de vídeo com entrada HDMI, basta comprar o Xbox 360. 😀
    Se bem que tão disponibilizando muito anime em full HD na internet, e esses animes exigem muito do computador para rodar direitinho. Nesses casos, será que o Xbox360 tem poder de processamento para rodar esses animes em full HD?

    Abraço!

    1. Na realidade não dá para instalar codecs no X360. Ele tem suporte a determinados tipos de vídeos como avi e mp4. Ainda assim algumas coisas não rodam. No geral eu passo todos os animes que baixo no winavi e deixo tudo em avi. Porque aí é sem grilo que vai rodar. E assisto em full HD mesmo. Não diminuo a qualidade não. Mas isso porque a minha TV é de LCD… se fosse tv de tubão podia até diminuir já que estas não rodam HD.

  16. Poxa, quando afalaram de Dragon Ball Kai, ja pensei: “la vem mais baboseiro estilo AF, etc…”
    Dairesolvi pesquisar e entendi que não era baboseira, mas uma “revitalização” do clássico anime, que dominou minha ifancia…

    Quando vi a abertura, assim como muitos outros (se nao, maioria), pensei: “pqp, assistir o anime denovo nessa qualidade da abertura, é um sonho! não acredito!”

    Esperei mto pelo primeiro epi, realmente era um sonho… Não tinha a qualidade que aparentemente “prometeu” a abetura…

    Mas enfim, continuo acompanhando (ainda na experança de chegar em algo com a qualidade da abertura, coisa que não boto fé, mas simplesmente acredito), afinal, É DRAGON BALL ! ;]

  17. eu acho que DBK está ótimo, mas eles poderiam caprichar um pouco mais nas censuras…
    O que me incomodou bastante é que quando você vê a abertura, você fica fascinado, novo traço, efeitos de borra, explosões de luz, etc..
    mas o que eles realmente fizeram foi REmasterizar, REdublar e censurar.
    Bom, mesmo assim eu assisto e baixo, por que amo o mundo de Dragon Ball

  18. Cara, ótimo post! 😀
    Eu estava procurando o que era o Dragon Ball Kai (atrasada? Sim, talvez.), eu não tinha entendido. Quando comecei a assistir alguns anos atrás, passavam algumas lutas, como a do Freeza por exemplo. Aí eu pensei “pow, não é uma nova série?”, então parei de assistir. Hoje em dia voltou a passar no Cartoon – está justamente nessa parte do “Caminho da Serpente” (não mudou muito, foram mil episódios para o Goku chegar até o pessoal XD) -, resolvi dar uma chance para entender melhor, aí me toquei que não era uma série com novos episódios.
    Mas… Nossa! Estou amando acompanhar DBK! *-*
    Faz lembrar a infância, quando eu corria para casa da escola só para assistir e ver a bendita continuação do episódio passado (que sempre acabava na parte mais importante).
    Saudades de Dragon Ball! <3 :3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.