Clássicos da Nickelodeon nas madrugadas de Sábado e Domingo

Se tem uma coisa que eu não entendo é porque atualmente a Nicklodeon não tem um blocos com seus desenhos clássicos. O Cartoon Network tem o Cartoonzum que exibe aqueles desenhos produzidos pelo canal no passado e que já estão cancelados, como Laboratório de Dexter, Johny Bravo e a Vaca e o Frango. A Nickelodeon tem Nicktoons cancelados muito bacanas e que estavam sumido dá sua programação já nem seu à quanto tempo. Tudo bem que não são mais produzidos novos episódios para eles, mas não precisam necessariamente cairem no esquecimento. Deveria sim, ter um bloco de 1 hora diária dedicada a estes clássicos.

Mas não há. Felizmente eles estão de volta, num péssimo horário, mas estão. Nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda estão sendo exibidos alguns dos clássicos da Nick num bloco chamado Nick Hits. Durante a semana o bloco é substituido pelo famoso Nick at Night, onde são exibidos séries antigas como A Feiticeira, Um Maluco no Pedaço, Alf entre outras. Aí só sobre mesmo as madrugadas dos fins de semana para os desenhos. Deixa algumas das pérolas que estão sendo exibidas:

A Vida Moderna de Rocko

Rocko, imagem que abre o post, foi o quarto Nicktoons do canal. Produzido entre 1993 à 1996 e teve 52 shows produzidos. Conforme o nome do desenho, a história gira em torno da vida de Rocko, um canguru [não era bem um canguru, mas um wallaby], e sua rotina em meio a vida moderna na cidade de O-Town. O desenho não era necessariamente infantil, pois tinha muitas piadas de duplo sentido, insinuações sexuais e críticas sociais, que sofreram polêmicas nos EUA na época onde até teve um episódio banido pelos estúdios (Leap Frogs).

A série foi produzida por Joe Murray durante as suas três primeiras temporadas, já a sua última foi feita por Stephen Hillenburg, já que Joe passava por alguns problemas em sua vida pessoal e não tinha como continuar com a série. É importante lembrar que Rocko foi considerado o segundo desenho à agradar o público adulto do canal, o primeiro foi Ren & Stimpy. Futuramente Joe Murray foi contratado pelo Cartoon Network e produziu o Cartoon Cartoon Acampamento de Lazlo. Há mesmo uma certa semelhança no traço entre Lazlo e Rocko. Já Steven Hillenburg continuou na Nicklodeon e criou o Nicktoons mais famoso do canal: Bob Esponja Calça Quadrada, que alias tem um pouco da premissa de Rocko, com piadas de duplo sentido e críticas sociais.

Invasor Zim

Este é, na minha opinião, o melhor desenho que a Nickelodeon já fez, melhor até que Bob Esponja, o queridinho do canal. Zim é um invasor incompetente de uma poderosa raças de invasores que é enviado a Terra para conquistá-la. O desenho faz fortes críticas ao vícios humanos e nunca foi bem recebido pelo público infantil do canal, o que foi um fator decisivo para o cancelamento do programa anos depois. O programa tinha problemas de censuras, de classificação etária e algumas das críticas eram pesadas demais para o canal. Mesmo assim para o público adolescente e adulto, era sensacional. O produtor do programa Jhonen Vasquez nunca escondeu o desgoto pelo cancelamento prematuro da série. Vários episódios inacabados e um projeto de um filme que encerraria a série foram para o lixo graças ao cancelamento.

Invasor Zim foi exibido entre 2001 à 2006 e teve apenas 27 shows produzidos. Nos EUA todos os episódios sairam em DVD, num box lindão, com extras e comentários do produtor, incluindo alguns features contando as histórias dos episódios nunca produzidos da série. Eu tenho importado. Vale a pena. É sensacional!

Ren & Stimpy

É difícil definir o que é Ren & Stimpy. É um desenho non-sense, praticamente cult, criação de John Kricfalusi e depois comprado pela Nickelodeon. O desenho é tão polêmico que o canal chegou a demitir John da produção de sua própria criação. Segundo o Wikipédia “de fato, o programa rompeu os limites do bom gosto mais do que qualquer outro desenho havia feito antes: seu nível de humor escatológico, particulamente fixado em flatulências e ranho, só foi ultrapassado talvez por Beavis & Butt-Head ou The Brothers Grunt. Apesar de algumas vezes parecer apenas uma série escatológica (e visualmente repulsiva), a série satirizava vários aspectos da cultura norte-americana da maneira mais ofensiva possível e causou desconforto em muitos telespectadores e executivos do estúdo.”

Eu assisti muito pouco de Ren & Stimpy no passado, a Nickelodeon baniu o desenho da sua programação por muitos anos. Mas agora ele está novamente sendo exibido. Não sei se a versão atual é a censurada pelo canal, pois teve muitos episódios banidos, com cenas cortadas etc. Ainda assim, Ren & Stimby é considerado um dos melhores desenhos já feito. Vale a pena dar uma espiada. Talvez ele fosse a frente a sua época com certeza, mas em relação as nojeiras que o programa tem, fico pensando no Cartoon Cartoon Billy e Mandy. Certamente é um desenho que não seria bem aceito no início da década de 90 e hoje em dia é um dos mais famosos do Cartoon Network.

AAAHH!!! Real Monsters

Sinceramente, esse aqui eu só me recordo por causa de um joguinho antigo de Super Nintendo e Mega Drive com os personagens. Exibido entre 1994 à 1999, com 52 episódios produzidos. Nem no You Tube tem vídeos bacanas para colocar aqui. Li no Wikipédia que depois do sucesso do filme dos Anjinhos, a Nickelodeon cogitou fazer um filme com o desenho, mas que tudo acabou sendo cancelado porque a série foi considerado “dark” demais para crianças.

Os Castores Pirados

Os Castores Piradas era um desenho meio bobo, tinha um pouco do visual do Bob Esponja, mas sem a sagacidade do desenho da esponja. Mesmo assim fez fama nos anos 90 na Nickelodeon. Teve 63 episódios produzidos, sendo que um dos últimos, que nunca foi ao ar, mostrava os Castores descobrindo que tudo não se tratava de um programa de TV e que eles estavam chegando ao fim. A Nickelodeon não gostou nada disso pois tirava a fantasia do desenho e com isso o canal cancelou a série com 63 episódios do 65 esperados.

Gozado ver como a Nickelodeon faz tanto barulho com seus nicktoons, retirando-os do ar, demitindo os produtores, cancelando episódios inacabados. Cruzes, deve ser um inferno produzir pelo canal. E olha que Os Castores Pirados era um desenho bem leve se você considerar outros sucessos do canal ou até mesmo outros desenhos de outras emissoras como os Cartoons Cartoons. Bizarro.

Bem, há outros desenhos clássicos que estão sendo exibidos nas madrugadas, mas estes foram os que me chamaram maior atenção. Pena que quem não pode gravar ou ficar assistindo de madrugada, não há outra opção de horário. Eu tenho SKY+, então gravei para conferir alguns. Mas não ficaria acordado de madrugada só para ver eles. Alias os comerciais vinculados nesse horário de madrugada, mostram CatDog como um desenho da Nick Hits, mas eu não encontrei ele na programação. Aparentemente CatDog nunca foi muito popular em lugar nenhum do mundo e possui uma base pequena de fãs. Realmente o desenho não é uma obra-prima, mas tinha algumas situações bem engraçadas graças ao premissa de um cachorro grudado num gato.

Enfim, são desenhos interessantes e clássicos que ficam como uma alternativa para as intermináveis reprises de desenhos como Bob Esponja e Padrinhos Mágicos.

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. invazor zim é muito bom!! baixei um monte de episódios! gostava da dublagem também.

    cara , agora que você falou de ahh real monsters deu uma saudade desse desenho. eu não tinha directv na época, assisti na casa de um amigo quando passava sem querer, mas gostava muito.

  2. Putz , Invazor zim nas lenbranças .. tirei TV a Cabo a um bom tempo , + um desenho q nem sei ci passa mas na Nick é ( Ei , Arnold ) mi amarrava nesse desenho !! u.u

  3. cara……………….sao desenhos magnificos que ficaram na memoria ,eu tambem tirei minha tv a cabo em 2006 , eu fiquei muito triste . (eu sei isso e bizarro )poxa nao poderia ver mais meu avatar , ei arnold , dimiy neutro.hoje fico pensando esses classicos acabaram mesmo naquele ano de serem passados e fico imaginando sem rockt power , invazor zim nao seria tao bom , talvez fosse ate pior . hoje dia 18/07/2009 eu descobri tudo isso e digo a mim mesmo talvez fosse ate melhor eu ter ficado sem tv a cabo esse tempo mesmo ………..

  4. Olha,eu sincera mente eu adorei esse site porque lembra muito do meu passado.Invasor Zim era meu programa favorito na Nickelodeon e é claro que fiquei muito triste por ter sido cancelado.Concordo plena mente que a Nick exibe esses clássicos em um horário muito ruim e eu não tenho como assistir eles.
    Só acho que esqueceu de mencionar no site,o adorável Hei Arnold que também foi um grande clássico e que marcou muito o cancelamento para os fãs.

  5. puta,de todos esses desenhos eu me lembro.
    no ano de 2005 a nick fez uma desgraça total em mudar o canal
    assim como fizeram com o cartoon,o boomerang e o extinto fox kids
    que era jetix e agora é o tal do disney xd.
    não me conformo com isso.a nick está um lixo!infelizmente tudo
    o que é bom termina…

  6. Tinha um clássico de uns 3 inquilinos que ficaram encalhados na terra e tem que voltar pro seu planeta natal. alguem sabe o nome desse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.