Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #7! [2011] [+Vendas de Tankobons/Dezembro]

A Edição #7 compreende a semana de 9 à 15 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana. EDIT: Post atualizado com  a capa em maior qualidade, e todas a páginas coloridas.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas no ranking.

Edição #7

  1. Beelzebub (Capa + 1° PC) cp 92
  2. One Piece cp 610
  3. Naruto cp 523
  4. Gintama cp 338
  5. Sket Dance cp 169
  6. Bleach (PC) cp 433
  7. Toriko cp 125
  8. Medaka Box cp 82
  9. Ipponbanbi (One Shot, PC)
  10. Inumaru Dashi cp 117
  11. Bakuman (PC) cp 116
  12. Enigma cp 17
  13. Kochikame cp 1680
  14. Kateikyoushi Hitman Reborn cp 321
  15. Oumagadoki Doubutsuen cp 25
  16. Nurarihyon no Mago cp 138
  17. Kuroko no Basket cp 101
  18. Hokenshitsu no Shinigami cp 66
  19. Light Wing 16

PC – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá) ; cp – Capítulo

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

Depois das duas semanas sem Jump, temos a sua volta!  Sobre a imagem da capa, eu estava segurando o post até soltarem ela lá no Juin Justsu, mas acabou que só saiu esta versão pequena, como não queria segurar mais o post, deixei pra lá!

Abrindo a edição Beelzebub ganha mais uma capa para sua coleção, e páginas coloridas. Como a anime estreiou faz pouquinho tempo nada mais normal, já que é o carro chefe da Jump no mercado de animes na temporada. Aliás ainda não assisti o anime de Beelzebub, mas o mangá tem cara que só pega no tranco depois de uns 40+ capítulos, então ainda não me motivei a ver, nem ler.

One Piece? Hã? Pegadinha da Shueisha! Apesar de eu ter dito que não apareceria nesta edição, a preview da edição #7 disse isso também, mas afinal One Piece deu o ar da graça para o pessoal que já estava achando que ia ficar órfãos dos piratas esta semana.  Bem estranho isto aliás, não me lembro disto acontecendo outras vezes na revista, mas menos mal! Nada a declarar sobre a cadeira cativa de OP.

Naruto o eterno vice também está firme e forte no seu lugarejo de sempre, a supresa vem por conta de Gintama e Sket Dance. Gintama acho até menos surpresa porque o mangá já é conhecido lá no Japão, já conta com mais de 300 capítulos, tem uma base de fãs, porém mesmo assim a piada da vez deve ter sido muito boa para Hideaki ter sua obra tão bem cotada assim. Sket Dance já está mais que firmado na Jump é a prova definitiva disto é figurar entre o Top 5. Minha pergunta é até quando Sket Dance vai aguentar manter um nível bom? Porque pelo que imagino do estilo da série, é algo que tende a cair mais e mais conforme se vai avançando nos capítulos. Mas Shinohara tá de parabéns, anime e agora Top 5 na Jump, não é pra qualquer um não!

E com isso Bleach foi arremessado pra fora do Top 5. Bem, se considerarmos o Top5 como o leitor Dark-Fenix, falou abaixo, não considerando a  capa e os mangás de página colorida no ranking, o que é de fato a escolha dos leitores e não estipulação dos editores.

Não sei se foi o capítulo que foi meia boca, ou Gintama e Sket que foram fantásticos, em todo caso faz um tempo que Tite Kubo não vem bem. Já comentei que estou gostando do novo arco, da maneira como ele está inserindo perguntas, e mistérios na trama, mas convenhamos, está faltando a pancadaria que fez pra mim Bleach ter seu algo a mais. A conversa tá até bacana, e melhorando, mas eu acho que a japonesada quer ver mesmo os braços decepados. Apesar de tudo Bleach tá lá com sua página colorida ocasional para dar um “up” na coisa toda, mostrando mais uma vez sua força frente a Shueisha.

Bleach vem batalhando com Toriko faz um tempo. Toriko entra lá no top ocasionalmente, porém cada vez mais se encaminha para ganhar cadeira cativa no lugar. Além do mais ainda está rondando as primeiras posições, então logo, logo deve subir um pouco mais no Top5. Aliás, andei lendo uns capítulos do mangás, uns 20 pra ser mais exato, e estou gostando da série, apesar de não estar achando tudo isso que venho escutando, e vendo o pessoal falar dela. O conceito da coisa toda é bem interessante, e não estou gostando  muito do companheiro do Toriko, Komatsu. Sei lá, é todo mundo bombado naquele mangá, só ele que é pequenininho e nem luta, parece a princesa Peach que só serve pra ser sequestrada para ter enredo para o próximo jogo do Mario. Em comparação, o vejo atualmente como o Kulilin de DB, mas o carequinha sabia lutar, e não tinha um nariz tão estranho quanto o do Komatsu. Mas quem sabe o bendito não ganhe algum poderzinho mais pra frente, ou aprenda a lutar? Do design mesmo eu não gostei.

O que mais me deixou feliz nesta edição foi Medaka Box. Eu não dava muita coisa pelo mangá, só achava o traço bacana, e foi isso que me levou a ler o mangá, alguns capítulos à frente, ideias e conceitos bacanas foram surgindo e melhorando cada vez mais o mangá. Medaka Box em linhas gerais caminhou no estilo de Reborn, e está cada vez mais bacana devido às habilidades de luta dos personagens atuais. Só para citar duas bacanas:

“All Fiction”- Como o próprio nome diz permite que o personagem que a usa, no caso Kumagawa o vilão da nova saga, transforme em ficção, negue, qualquer coisa que deseje, inclusive a morte.

“Scardead” – Permite reabrir as feridas já curadas que o oponente teve durante sua vida. Sim, todas ao mesmo tempo ou controladamente, e todos os tipos de feridas. Pense neste “todo tipo”, eu não vou dizer porque é spoiler, mas é algo bem interessante.

Vou parar de falar por aqui, o que eu disse foi só o preview pra matéria que estou escrevendo paralelamente, fiquem ligadinhos. Medaka Box sempre rondou o fim da lista, e já foi inúmeras vezes cotado para ser cancelado, mas agora se firma mais ainda a cada novo capítulo.

Pulando o one-shot de nome estranho e o Inamaru temos Bakuman. Caramba 11°? Bem foi uma bela paulada na cabeça, de 3° para 11° é um susto. Mesmo a série sendo um sobe desce desgraçado sem fim, a diferença entre as posições foi grande. Como o leitor Dark-Fenix informou, as posições doa mangás que ganham páginas coloridas são definidas, então nada de susto com Bakuman! Mas o capítulo foi meio enche-linguiça (fiquei procurando a trema, ainda não me acostumei com isso, mas foi só com essa palavra, bizarro), Bakuman fica normalmente da 8° posição geral pra cima, provavelmente pelos inesperados Sket Dance e Gintama que bagunçaram o ranking. Mais ainda ganhou uma página colorida, então esperem uma melhor colocação na próxima, porque se não estou enganado o próximo capítulo tem coisas interessantes. No geral é até algo comum esse sobe e desce como falei.

Enigma desgrudou lá de cima, e caiu, mas não entendi muito, o capítulo foi até bacaninha, e manteve o nível que a série teve até agora, realmente estranho. Reborn namorando com o perigo, não mudou nada da última edição. Não sei como anda a série atualmente, mas parece que as coisas não andam muito boas. Duas semanas seguidas nesta posição não é nada bom para qualquer série mas Katekyoushi tem crédito demais,como já comentei, então ainda sim não dá medo de ser cancelado.

Oumagadoki tá aos poucos esboçando uma recuperação, eu particularmente torço muito para série continuar porque não é algo “mais do mesmo”, é uma coisa realmente original. Nurarihyon vende bem, e tem um anime que aparente fazer um certo sucesso então consegue se segurar como pode na revista com o esteio destes dois fatores . Kuroko no Basket e Light Wing são os que eu realmente não vou com a cara, porque não acho que acrescentem nada ao genêro, e tem muita cara de “já vi isso antes, e bem melhor”. Hokenshitsu aparentemente perdeu toda sua credibilidade e pequena base de fãs, e segue como pode.

Mas repito o que eu disse na semana passada, a Jump tá com muito espaço disponível que não foi realocado. Na edição passada tivemos 22 capítulos, e nesta com a baixa do número absurdo de one-shots, nesta temos 19. Eu particularmente estou ansioso para vir alguma série que empolgue logo de cara, um shonen clássico, porque os que estão atualmente na revista como Toriko, Medaka Box, são meio alternativos com seus conceitos. Espero algo mais “clean” que cresce na proporção de Naruto e One Piece. E ainda tem a constante especulação da volta de Hunter X Hunter, o que eu já me abstenho de comentar porque nem sei mais se a série vai voltar, se não vai…

Vendas de Tankobons!

Essa eu achei faz pouquíssimo tempo e achei bacana incluir porque dá uma perspectiva interessante sobre as séries fora da Jump.

  • Naruto 54 – 910,636 cópias
  • Bakuman 11 – 416,928 cópias
  • Nurarihyon No Mago 14 – 256,296 cópias
  • Toriko 12 – 203,495 cópias
  • Beelzebub 9 – 126,047 cópias
  • Medaka Box 8 – 118,894 cópias
  • Bakuman Character Book – 73,746 cópias

Essas são as vendagens dos últimos volumes das respectivas séries. Lembrando que são os volumes lançados em Dezembro. Por aqui dá pra ver o porquê de Nuramago se manter na revista mesmo estando naquela posição tão baixa durante tanto tempo. A obra de Hiroshi Shiibashi vendeu até mais do que o queridinho Toriko. Quanto aos outros não tem muito o que comentar, Naruto vendendo bem, Bakuman bastante também, só Beel e Medaka Box um pouco atrás dos demais. Medaka Box eu até entendo por não ser uma série muito visada, mas achei que Beel venderia mais. Talvez com o anime as coisas melhorem pro lado do bebê demônio.


Próxima: Edição #8

Capa: Enigma

Páginas Coloridas: Toriko & Oumagadoki

23 páginas: Nurarihyon & Oumagadoki

Enigma finalmente ganhar sua merecida 2° capa! O que espanta é o fenômeno que o mangá está virando, com 17 capítulos 2 capas? Não é nada comum isto acontecer, o que prova a aceitação do mangá por aquelas bandas. Toriko ganha mais uma página colorida, o que não é surpresa, e Oumagadoki também. É interessante ver como a Jump está dando importância à estas duas séries – Oumagadoki e Nararihyon –  mesmo estando nas últimas posições faz tempo, o que demonstra que a editora acredita no potencial dos dois.

Semana interessante esta com Sket Dance e Gintama bagunçando a lista e Medaka Box alcançando uma das posições mais altas que já obteve depois de tanto tempo perigando ser cortada. Mas a surpresa mesmo ficou pela aparição de OP, Oda afinal está com todo o gás para manter o bom nível da série. E finalmente depois das pausas voltamos com a Jump semanal! Até semana que vem!

Essa semana não tava pensando em colocar brinde não, já que pensei mais na coisa do lançamento mesmo, porém acabei topando com umas scans chinenesas lá no LiveJournal DiveIntoHeart, que o usuário xaciel traduziu para o inglês, daquelas tirinhas que rolaram no fim do ano para a Jump. Eu até cheguei a fazer uma scanlation para o português da coisa toda mas como ele(a) diz lá para não utilizar a scan eu não vou postar aqui. Cliquem aqui para conferir as tiras de Bakuman, Enigma e Nurarihyon.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios