Cloud: Online Saving anunciado e serviço prometido com algumas condições! Compensa? [PS3]

Um servidor ao nosso dispor parece uma boa ideia…

Mesmo com todos os defeitos que o PS3 apresentou inicialmente, a Sony tem corrigido um por um ao longo dos anos e conquistado o mercado – tenho que reconhecer as melhorias que têm sido feitas até agora. Ainda que doa pensar que se eu tivesse esperado mais um pouco, o meu PS3 provavelmente teria sido 200/300 euros mais barato, não me arrependo de ter comprado o console! Porém, a questão aqui não é o preço do PS3. A Sony confirmou algo mais interessante e realmente útil: Cloud.

Um nome bastante estranho, mas até adequado ao propósito. Sabe quando o PS3 morre e você tem que trocar por um novo e já não pode recuperar os jogos guardados? Conhece aquela preocupação de fazer cópia dos dados guardados para um caso de emergência? Pois é, a Sony demorou anos para agir relativamente ao assunto, mas finalmente agiu.

Brevemente todos os dados poderão ser guardados num servidor remoto online através da Playstation Network – simplesmente genial. Entretanto, algumas condições foram adicionadas, claro, detalhes. Falarei delas após o “continue”.

Quando o PS3 morre, você morre junto!

Lamentavelmente, há pouco tempo tive muitos problemas com a Sony. O meu PS3 avariou, perdi tudo, tive que enviar para a central e esperar me enviarem um novo. Achava que o pior era esperar o novo e saber que tinha perdido os jogos salvos (e já estava no fim de Uncharted 2!), mas estava enganado. O pior foi ter recebido o novo PS3. Após um mês, recebo um PS3 novo e… todo amassado de um lado. Imagina a minha felicidade!

Enviei para a Sony novamente. Esperei mais um mês até receber outro. Recebi e comecei a jogar Uncharted 2. Após uma semana, o PS3 avariou. E enviei mais uma vez, perdendo o progresso em Uncharted 2 de uma semana. Mais um mês só. Fiquei nisso durante bastante tempo, todos os 5 PS3 que me enviaram deram problemas numa única semana de uso. E por fim, recebi um console decente. Paciência é realmente uma arte! E Uncharted 2 ficou desde então abandonado no armário junto com uma ideia de post para o Portallos que até hoje não concretizei.

Enfim, tudo isso só prova uma coisa: o PS3 é um sistema sensível e a Sony precisa arranjar uma forma de salvar com mais segurança o progresso dos gamers, utilizadores que escolheram o PS3 e sustentam a sua existência. Depois de anos sem se importar, aparentemente, fico realmente satisfeito por saber que poderei, quer dizer, poderemos, salvar os nossos jogos num servidor online remoto e que tudo que for gravado poderá ser baixado para qualquer PS3 pela PSN. Obrigado!

Cloud: A simplicidade de uma ferramenta útil!

Online Saving, um processo simples que poderia já ter sido lançado há mais tempo:

1. Salvar o jogo e fazer upload dos dados para um servidor ligado à conta do utilizador;

2. Fazer download dos dados gravados na conta de utilizador em qualquer console PS3.

Ah, Sony uma boa adição para o firmware 3.60, sem dúvida! E agora vamos para as condições de usufruto do serviço Cloud e os seus problemas atuais. Primeiro, os utilizadores só poderão salvar os seus jogos se forem clientes da Playstation Plus. Parece que a solução tem um preço – sempre tem. Um problema de todos, uma solução apenas para os privilegiados. Então, se quiser usar o processo Online Saving, permitindo maior utilidade e mais espaço livre no disco rígido, se inscreva na Playstation Plus.

Segundo, salvar jogos no Cloud permite guardar dados de jogo de cópia proibida reservada aos direitos dos produtores, logo os desenvolvedores/produtores deverão ficar insatisfeitos com a nova opção de armazenagem de dados. Por isso, a Sony dará a opção para os produtores escolherem se os seus jogos terão suporte ou não ao serviço.

Contando as vantagens e desvantagens, não sinto segurança em me inscrever na Playstation Plus por um serviço limitado inicialmente, sujeito a aceitação e aprovação dos produtores. O meu PS3 está se aguentando, tem espaço suficiente no disco para mim e por enquanto, nesse começo do serviço, devo continuar fazendo cópias de segurança dos dados. E aos poucos poderemos analisar melhor o quão viável o Cloud será de fato. Uma ótima novidade, uma boa ideia, só resta alguns ajustes, na minha opinião. E o Cloud compensará? Espero que sim. Por enquanto, aguardo e observo.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Na Steam já tem Cloud faz um tempo, e cara não dá pra ficar sem ela em certos jogos. È muito bacana você jogar no PC da sua casa e depois logar na casa do seu primo e ter seu save bonitinho pra jogar. Ainda mais PC que volta e meia tem que fazer uma formatação ou troca de máquina.

    Mas pagar por isso é meio Fail na minha opinião. Tudo bem que um server para isso custa caro e tudo mais, mas serviços como a Steam já oferecem de graça, e possui a mesma limitação quanto às produtoras. Os jogos da própria Sony pelo menos deveriam ser de graça ao salvar na Cloud.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.