Tudo o que sabemos sobre o PSVita e as expectativas para o portátil! (Ressaca E3 2011)

Ok, após o texto falando do Wii U vamos agora falar sobre este portátil da Sony, em uma nova empreitada da empresa para tentar fazer frente a hegemonia da Nintendo no setor.

A Sony teve um boa experiência com seu PSP, talvez não nos primórdios, mas no fim de vida do console, ele se mostrou uma boa plataforma portátil. Muita coisa deu errada na investida da Sony, mas nada a desmotivou e esses erros não comprometeram as vendas, pelo contrário, o PSP foi um sucesso, mas com mais de 6 anos de idade o console já mostra cansaço e pede um descanso merecido.

Mas afinal o que deu de errado? Bem, a parte mais difícil para a companhia foi com certeza a distribuição de seus jogos, o formato do UMD não pegou, foi um fracasso. Se nos consoles a Sony acertou com as mídias derivadas do CD e vem continuamente ditando regras para os formato de mídias, no campo dos portáteis isso não foi possível, e agora no seu novo console, ela se rende a algo similar ao que a sua rival tem feito continuamente para os portáteis.

Mas a Sony tentou buscar alternativas para a distribuição de jogos, e assim na distribuição digital ela pensou ter encontrado a solução com o PSP Go, porém a resistência de algumas de suas parceiras fez com que nem todos os jogos fossem distribuídos na rede online, fazendo com que a Sony repensasse em seus planos.

Bem, vamos agora falar um pouco sobre esse que parece ser a grande promessa para Sony e seus aspectos mais importantes.


Hardware

O PSVita tem uma tela de 5” multitoque, um poder de processamento absurdo chegando quase aos pés de um PS3, mas humilhando o PS2 no hardware, com seu processador de quatro núcleos. Para os controles, foram adicionados dois controles analógicos tão anseados pelos fãs, além dos tradicionais botões da família playstation, com exceção de somente um botão L e um R.

Se há uma coisa que a Sony aprendeu dos smartphones e do DS foi a tela de toque e a câmera, trazendo para o console, uma câmera frontal e uma traseira, além de uma das interações mais bacanas, um touchpad na traseira do aparelho, além de microfone, e o Sisaxis para controle de movimento (giroscópio e acelerômetro), além de um GPS.

Todas essas interações só dependem é claro da imaginação dos desenvolvedores, mas isso não deixa a dever para nenhum portátil atual.

O portátil também permitirá saida de video em 720p para televisores, por meio de um cabo HDMI.

Internet

Uma das características mais interessantes na minha opinião do console, é a adição de conexão 3G, que assim permitirá real mobilidade, além do bom e velho wifi. Uma pena que no Brasil a conexão 3G seja tremendamente lenta e talvez tenhamos lentidão que inviabilize partidas online. Claro que o bom e velho wifi também está presente.

Preço

Bem, nos EUA, a versão com WIFI somente, será U$249 e a versão com 3G e Wifi U$299, um preço bem competitivo com o 3DS. Não vamos falar do preço do Brasil por razões óbvias, não podemos nem especular, pois a política da Sony no Brasil é cheia de surpresas.

Mídia

A mídia de jogo que eu tanto discuti no início, se chama NVG, cartões flash com tamanho variado de 2GB a 4GB, sendo que uma parte do armazenamento será reservado para patches, DLCs, dados de save e outros.

Mas e o que acontece com quem tem os jogos nos futuros falecidos UMD? Bem a Sony diz que não deixará esses fãs sem aproveitar os velhos jogos dos discos, mas como isso ocorrerá ainda é uma incógnita. Já os jogos distribuidos digitalmente na PSN poderão ser enviados para o console, seja por SD, ou baixando novamente.

Os jogos atuais do PSP presentes na rede online do Playstation serão compatíveis com o console, o que inclui os PSOne Classics, o Minis e toda a atual biblioteca do console.

Outros detalhes

A interface do console adota uma mudança em relação ao antecessor, com boa interação por meio da tela de toque. O console também terá os tão queridos truféus, recurso esse que divide opiniões, mas eu nem ligo, só digo: “Boa Sorte!” para os coletores de troféus.

Mas a notícia que mais me deixou feliz, foi saber que o console, a exemplo de seu irmão mais velho, não terá trava de região. Uma notícia muito boa para nós brasileiros sempre em busca de melhores preços e para alguns, para assim conseguir aquele jogo de uma região que jamais será lançado por aqui, como por exemplo, muitos rpgs japoneses, desde que claro, você saiba japonês.

O Console também terá, com o uso do GPS, uma forma de buscar pessoas próximas que estejam jogando chamada de Near. Além disso ainda haverá multiplayer cross-platform entre o PS3 e o Vita, ou seja, se seu amigo estiver jogando Wipeout no PS3, você também poderá jogar no PS Vita, resta saber se haverá atualização gratuita para os jogos atuais que terão essa feature, mas outros jogos também incluem a função e novos serão anunciados como Dragon’s Crown.

Expectativas

Bem, só esperamos que a rede online não passe por problemas novamente, que possamos realmente aproveitar nossos jogos por meio de 3G, se as nossas teles brasileiras ajudarem é claro.

Uma feature que espero que seja amplamente usada é o envio dos saves do PS3 para o Vita, eu achei fantástica essa idéia, tende a ajudar pessoas que como eu tem mais tempo para jogar no portátil, mas em casa querem aproveitar a enorme TV, se bem que o cabo HDMI já é uma grande ajuda.

Algo importante também é que os recursos do portáteis sejam usados de forma inteligente, e que principalmente sejam usados.

Com o uso da interface touch, conversar por texto com os amigos também promete ser bem mais interessante do que podemos imaginar, e claro, por voz também tudo ficará ainda mais fácil, junte isso ao uso da câmera frontal e teremos ótimas soluções para o multiplayer com os rostos reais em full-time sendo mostrados, como feito em StarFox 64 3DS, além da integração com bate-papo e porque não o skype numa versão atualizada? Se bem que agora o programinha é da Microsoft.

Aliás, falando em chat, finalmente teremos cross chat no PSVita, algo que até hoje todos pedem no PS3. Quem sabe isso não seria indícios de que a funcionalidade pode aparecer no console de mesa.

Quanto aos jogos não há muito o que se falar, exceto a confiança de vários estúdios que já trabalham com a Sony, só espero que eles apoiem de verdade o portátil, e influenciem seus parceiros a fazer o mesmo.

Confira abaixo um vídeo mostrando os recursos do PSVita:

Isso também pode lhe interessar

39 Comentários

  1. Ainda não li a matéria (depois farei isso com calma), mas já me decidi por adquirir um PSVita logo nos primeiros meses de lançamento do Portátil. Como ele deve chegar na época do natal, talvez eu espere até janeiro ou fevereiro, meses mais calmos para importar (se me decidir assim).

    Mas já me animo muito com o Portátil, mas ainda estou na torcida por Patapon 4 e um novo Locoroco, tomara que a Sony não demore muito para anunciar estes games. Um dos que me interessam na primeira onda de lançamentos é Little Deviant’s!

  2. Explique para os leigos, o que seria “giroscópio e acelerômetro” xD

    Ótima matéria, eu tb já elegi este para seu meu primeiro portátil, só aguardando o lançamento.

    1. Acelerômetro permite medir o deslocamento de um dispositivo, se ele treme, vai para frente, para trás, ou para os lados.

      Por sua vez o giroscópio permite medir se um dispositivo gira em torno de si, para assim ver para onde ele está apontando, esse ultimo recurso pode ser usado para miras por exemplo.

    2. Acelerômetro permite medir o deslocamento de um dispositivo, se ele treme, vai para frente, para trás, ou para os lados.

      Por sua vez o giroscópio permite medir se um dispositivo gira em torno de si, para assim ver para onde ele está apontando, esse ultimo recurso pode ser usado para miras por exemplo.

        1. Haha, nao e tao “misterioso” assim cara, mas pra simplificar mais um pouco sao sensores de movimento, exatamente os mesmo que celulares do tipo Iphone, e ate alguns controles de movimento tem ^^

  3. Acho que o preço da versão sem 3G é 249, não 259. ‘-‘

    Sinceramente, esse portátil promete muito. Se as third parties anunciarem bons RPGs para ele, será perfeito.

    E a sacada de poder utilizar o portátil com televisores, numa resolução boa, é fantástica.
    Espero, também, que consigam utilizar muito bem a interação entre PS3 e PSV.

    1. Tem razão, o preço correto é 249. Sabe como é né, o 4 e o 5 ficam tão perto no teclado, ai fica difícil.
      Já faremos a correção.

    2. Tem razão, o preço correto é 249. Sabe como é né, o 4 e o 5 ficam tão perto no teclado, ai fica difícil.
      Já faremos a correção.

  4. Gostei muito do estilo do PS vita (ja que lembra o do psp do
    qual também gosto), e tem umas funções bem legais.
    Quanto a comprar um novo portátil, estava esperando sair jogos bons no 3ds para
    comprar-lo, mais com o lançamento do PS vita no final do ano, pode ser que mude
    de idéia.
    A qualidade gráfica do PS vita não tem comparação (neste item o 3ds passa
    longe), mais os jogos da nintendo que foram anunciados pro 3ds são ótimos, se a
    nintendo tivesse anunciado esses jogos antes certamente já teria comprado o 3ds,
    mais com o vita vindo agora, vou ter que pensar muito antes de decidir o que
    comprar.

    Ps: infelizmente não tenho condições financeiras de comprar os dois, senão meus
    problemas estariam resolvidos.

  5. Gostei muito do estilo do PS vita (ja que lembra o do psp do
    qual também gosto), e tem umas funções bem legais.
    Quanto a comprar um novo portátil, estava esperando sair jogos bons no 3ds para
    comprar-lo, mais com o lançamento do PS vita no final do ano, pode ser que mude
    de idéia.
    A qualidade gráfica do PS vita não tem comparação (neste item o 3ds passa
    longe), mais os jogos da nintendo que foram anunciados pro 3ds são ótimos, se a
    nintendo tivesse anunciado esses jogos antes certamente já teria comprado o 3ds,
    mais com o vita vindo agora, vou ter que pensar muito antes de decidir o que
    comprar.

    Ps: infelizmente não tenho condições financeiras de comprar os dois, senão meus
    problemas estariam resolvidos.

  6. Eu so nao gostei muito dessa Midia para jogos, que vai ate 4gb só, por enquanto pode ser viavel, mas acho que num futuro proximo isso nao sera suficiente; e tambem por ser em cartoes de memoria, porque nao da pra colocar uma arte bonita em um cartao, mas isso e pura frescura ^^
    No mais, adorei o design do trackpad, todo entalhado com X Quadrado Triangulo Bola, sony soube muito preencher o espaço vazio que o drive de UMD deixou com estilo ^^

    PS: Alguem ja checou o site nacional do console? http://www.playstationvita.com.br/

    1. Mas nada impede que futuramente, a midia, que são cartões flash, não possam sofrer um upgrade e virem games com midias mais capacitadas, como ocorre com o Wii com DVDs de 4 e 9GB, ou o Xisboca, que a Microsoft mudou o sistema de leitura para aguentar um tipo de DVD especial superior a 9GB.

      Depois de um tempo, a midia via flash barateia, e com isso a Sony pode optar por novas midias com armanezamento maiores, sem encarecer demais os games.

    2. O UMD so tinha beleza…se desce um sopro ele partia no meio kkkk…so comprarei o vita mesmo por causa de PERSONA 4 THE GOLDEN!!
      e talvez um suposto KINGDOM HEARTS BBB VOL 2…mas meu sonho mesmo seria ver o FFXII,sendo remake ou continuacao no PSVITA!!
      pois akela pouca porcaria intitulada FFXII REVENANT WINGS nao enganou ninguem kkkkk
      lol…

    3. O UMD so tinha beleza…se desce um sopro ele partia no meio kkkk…so comprarei o vita mesmo por causa de PERSONA 4 THE GOLDEN!!
      e talvez um suposto KINGDOM HEARTS BBB VOL 2…mas meu sonho mesmo seria ver o FFXII,sendo remake ou continuacao no PSVITA!!
      pois akela pouca porcaria intitulada FFXII REVENANT WINGS nao enganou ninguem kkkkk
      lol…

    1. Acredito eu que deve durar umas 2 horas e pouca,depende muito do ajuste do brilho e outros sistemas do apaarelho…quando a vida util dela tiver quase acabando..nao passara nem de uma hora!!! Kkk

    2. Acredito eu que deve durar umas 2 horas e pouca,depende muito do ajuste do brilho e outros sistemas do apaarelho…quando a vida util dela tiver quase acabando..nao passara nem de uma hora!!! Kkk

  7. Eu pretendia comprar um Nintendo DS, mas após acompanhar  o Vita estou em dúvida!
    ele tem grande chance de ser meu primeiro portatil!
    belo post!!!!

  8. Eu pretendia comprar um Nintendo DS, mas após acompanhar  o Vita estou em dúvida!
    ele tem grande chance de ser meu primeiro portatil!
    belo post!!!!

  9. Eu pretendia comprar um Nintendo DS, mas após acompanhar  o Vita estou em dúvida!
    ele tem grande chance de ser meu primeiro portatil!
    belo post!!!!

  10. Se eu entendi bem, ele vai rodar todos os jogos do PSP ?
    se sim, começou bem.
    Não tive um PSP mas tem jogos do mesmo que gostaria de jogar, se o Vita fizer o serviço é provável que eu compre 1, pra alem dos jogos do vita jogar os do PSP.

  11. Acho o Vita interessante por ser poderoso e as telas de toque etc mas tem muito pouco jogo até agora que me interessa, Project Gravity e Little Deviants são os únicos que me chamaram a atenção de verdade.
    O 3DS pode nem ter uma lista tão variada mas me mostrou mais serviço.

  12. Acho o Vita interessante por ser poderoso e as telas de toque etc mas tem muito pouco jogo até agora que me interessa, Project Gravity e Little Deviants são os únicos que me chamaram a atenção de verdade.
    O 3DS pode nem ter uma lista tão variada mas me mostrou mais serviço.

  13. Não sei porque ficar com essas briguinhas bestas “3DS fail Vita win” e coisas do genero, o 3DS eu tenho comprei no lançamento, posso dizer por experiencia própria que o portátil é fantastico, o visual de seus jogos é incrivel posso dizer isso pelo Zelda OoT que comprei ontem, esqueça as imagens que vc na net, elas não fazem jus ao visual do game, os recursos do aparelho tbm são ótimos vide Acelerometro e o giroscópio que fazem uma grande diferencia no game se bem usados e podem criar jogabilidades completamente novas, teria sido um fail da sony se ela não tivesse acrescentado isso ao Vita.

    Já o Vita tenho grandes esperenças nele, é potente tem ótimos recursos, achei uma grande sacada o touch traseiro, o dianteiro não vejo muita utilidade por ser na mesma tela de jogo, acho que o touch faz mais sentido no DS/3DS, mas achoi que pode ser bem usado, acho que tanto o 3DS quanto o Vita tem recursos distintos que permitem que jogos realmente exclusivos sejam feitos para cada um e de tal maneira que se torne impossivel porta-lo para o portátil concorrente, acho que no final são os jogadores que sairão ganhando, já tenho 3DS e pretendo comprar o Vita tbm.

  14. Não sei porque ficar com essas briguinhas bestas “3DS fail Vita win” e coisas do genero, o 3DS eu tenho comprei no lançamento, posso dizer por experiencia própria que o portátil é fantastico, o visual de seus jogos é incrivel posso dizer isso pelo Zelda OoT que comprei ontem, esqueça as imagens que vc na net, elas não fazem jus ao visual do game, os recursos do aparelho tbm são ótimos vide Acelerometro e o giroscópio que fazem uma grande diferencia no game se bem usados e podem criar jogabilidades completamente novas, teria sido um fail da sony se ela não tivesse acrescentado isso ao Vita.

    Já o Vita tenho grandes esperenças nele, é potente tem ótimos recursos, achei uma grande sacada o touch traseiro, o dianteiro não vejo muita utilidade por ser na mesma tela de jogo, acho que o touch faz mais sentido no DS/3DS, mas achoi que pode ser bem usado, acho que tanto o 3DS quanto o Vita tem recursos distintos que permitem que jogos realmente exclusivos sejam feitos para cada um e de tal maneira que se torne impossivel porta-lo para o portátil concorrente, acho que no final são os jogadores que sairão ganhando, já tenho 3DS e pretendo comprar o Vita tbm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.