Após conferir My Hero Academia: Ascensão dos Heróis na HBO Max (Opinião)

2º filme da franquia, com dublagem em português

Lançado no Japão em dezembro de 2019, My Hero Academia – Ascensão dos Hérois (Heroes Rising em inglês), foi disponibilizado na última sexta-feira, dia 20, no catálogo da HBO Max. O filme já havia sido oficialmente lançado no Brasil em algumas salas de cinema no final do ano passado, e também em serviços de locação digital alguns meses atrás, mas esta é a primeira vez em que é disponibilizado em um serviço de assinatura de streaming.

O lançamento internacional do filme após a estreia no Japão ficou meio atrapalhada quando a pandemia da COVID-19 começou a se espalhar no começo do ano passado. Inclusive pelos trabalhos de dublagem, até mesmo a brasileira. Alias, o filme chega ao HBO Max com a intro visual da Funimation, outra serviço de streaming de animês que também chegou ao Brasil em meio a pandemia, e que agora tem dublado a série principal. Contudo o filme ainda não está disponível lá no catálogo do serviço.

Ascensão dos Heróis é o segundo filme da franquia, sendo que o primeiro filme, My Hero Academia: Dois Heróis, não se encontra atualmente disponível em qualquer serviço de streaming (nem mesmo na Funimation). Ah e os filmes não possuem qualquer conexão, então pode assistir ao segundo sem se preocupar em não ter visto o primeiro. Um terceiro filme, My Hero Academia: World Heroe’s Mission acaba de estrear nos cinemas do Japão no dia 6 deste mês de agosto. Vamos torcer para que o mesmo também chegue por aqui futuramente.

Papo de animê…

Breve opinião sobre Ascensão dos Herois (sem spoilers) –  O filme parece se situar em algum momento entre a quarta e quinta temporada do atual animê, mas uma história totalmente original que não vai envolver os atuais eventos da trama principal (muito menos acrescentar qualquer novo elemento). É uma aventura isolada apresentando a classe A-1 em uma pacata ilha cuidando de uma agência de heróis quando perigosos vilões a invadem sob certo pretexto a ser revelado ao longo da trama.

Achei um filme divertido, com um bom aproveitamento do elenco jovem da série, sem a dependência dos heróis profissionais que tanto lhes auxiliam na trama original. Contudo há um momento lá na batalha final, no clímax do filme, que presta um baita fanservice ao universo da franquia e que quebra um pouco certas regras estabelecidas pelo mesma. Isso me incomodou um pouco. “Foi um milagre“, certo personagem justifica depois… argh! Mas o mundo dos animês tem disso, dá para relevar considerando que é uma trama isolada do resto da história principal.

No elenco de vilões, todos construidos para o filme, há que se elogiar o design dos mesmos e até a força do trio principal para contrabalancear com os jovens aspirantes a herói da classe A1. As batalhas contra eles é bem estruturado no melhor estilo de trabalho em equipe entre os personagens, demonstrando mais uma vez que nem sempre a questão de quem é o mais forte vai superar uma boa estratégia. Gostei inclusive como o filme se aproveita da Ochaco para criar momentos bem legais com a personagem, enquanto desta vez o Todoroki não recebe o espaço que talvez merecesse. Já Midoriya e Bakugou estão no olho do furação, e a relação entre ambos é novamente bem aproveitada na trama.

No mais, é um filme bacana. Pensado para ser uma produção a estrear nos cinemas, talvez fosse de se esperar que a animação pudesse se elevar um pouco mais do que normalmente vemos no animê, mas não acho que tenha alcançado nada excepcional. É a qualidade que se vê no animê. Digo isso porque recentemente a Funimation disponibilizou em seu catálogo o filme da série de Demon Slayer (Mugen Train) e a qualidade da animação ali apresentada é uma das coisas mais bonitas que talvez eu já tenha visto em um filme baseado em um animê, e olha que sou muito fã dos últimos filmes de One Piece… dentre eles Strong World e Stampede.

Se bem que, para ser justo, a trama de Demon Slayer – Mugen Train é uma sequência direta do mangá, dando sequência aos eventos da primeira temporada do animê. Vai ser um filme obrigatório para ver antes da eventual estreia de sua segunda temporada. O que é bem incomum nesse cenário de filmes baseados em animês. Situação bem diferente destes dois filmes de My Hero Academia, o que independente disso, ainda são divertidos para se assistir no conforto de um final de semana, em casa. Para o cinema, penso que é preciso elevar um pouco mais a qualidade, tanto de roteiro, quanto da animação.

 

 

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.