Reflexão | Geração Gamer Bug!

É meus caros, depois do último bug que muitos gamers enfrentaram com a Sony e o ApocaliPS3, todos temos refletidos quanto a segurança dessa geração, mas esta não foi o primeiro ocorrido, outras coisas aconteceram até o momento e tem contribuído para nos atormentar, vamos relembrar alguns fatos.

Xbox 360 – 3RL

Esse foi o maior problema que assolou os donos de um XBox 360, e foi com certeza o problema que mais fez vítimas desta geração. O problema consistia em uma falha de hardware, a super máquina criada pela Microsoft sofria um aquecimento sobrenatural, o qua causava as três luzes vermelhas que apareciam no console. A Microsoft trocava os consoles que apresentavam defeito, não há indícios da real quantidade de afetados com este problema, e foi obrigada a inclusive aumentar o tempo de garantia para 3 anos, para caso ocorra este problema, mas muito tempo correu até a empresa admitir que o erro existia. O Dadah já falou mais sobre este problema do console da Microsoft no Tudo sobre consoles.

A solução da empresa foi alterar o hardware e assim foi criando novas placas, até a atual Jasper, cujos indíces de falha reduziram para patamares aceitáveis, modelos antigos ainda correm o risco de sofrer o drama antigo, no entanto vale lembrar que bons cuidados com o console também são essenciais para evitar o problema.

PS3 – ApocaliPS3

Esse foi um dos mais inesperados e estranhos bugs que assolou o PS3, bug que afetou os donos das versões antigas, as populares versões FAT, que consistia em um erro no calendário do console que pensava que dia 1 de março era 29 de fevereiro em 2010, ou seja, equivocadamente ele imaginou que 2010 era um ano bissexto, e resetava a data para algo em torno de 1999, mas como isso? Os programadores do PS3 faltaram nas aulas de lógica de programação, porque foi um erro bizarro.

Esse erro impossibilitou os gamers de jogar por um dia, não conectava na PSN e nem jogava nada offline, mas tudo se resolveu após um dia, talvez sem intervesão da Sony, mas o importante é que o susto passou. Mas a notícia rendeu matéria nos mais diversos meios e deixou todos aflitos, enfim resolvido, ou até o próximo ano bissexto, quem sabe?

PS3 – Atualização de Firmware

Atualizações de firmware do PS3 já causaram diversos problemas no console, como a versão 3.0 que ocasionou em travamento em alguns jogos e o Dual Shock que parava de funcionar, e nessa geração movida por atualização de firmwares, erros assim são bem comuns já, e realmente são o fail da geração. Este erro foi corrigido mais tarde com atualização do firmware.

Erros com atualização são bem frequentes e não só o console da Sony sofreu com isso, e outros updates já ocasionaram problemas, como a versão 2.4.

Wii – Atualização 4.2

Essa atualzação não foi a primeira a causar problemas no console, a 3.3 também deu bastante dor de cabeça. O erro da versão 4.2 foi que donos de consoles reportavam erros que impediam o console de funcionar, pois havia registros de Wiis intactos e 100% originais que dizia que o console era modificado, ou que a cópia do jogo não era original, mas não vi casos no Brasil deste problema.

A Nintendo sempre tenta combater a pirataria com suas atualizações de firmware, mas aparentemente não há sucessos, e algumas de suas investidas causam transtornos aos donos de consoles originais, mas segue a dica de que o ideal é esperar antes de atualizar a firmware em seu console, ainda bem que até hoje eu não tive problemas.

Games

O erro mais frequente da geração continua sendo as firmwares, mas também há registros de bugs em jogos, algo que era um pouco mais raro nas gerações passadas, mas não inexistentes. Heavy Rain parece estar sofrendo deste mau conforme as meninas do Girls of War tem reportado, mas diversos outros jogos também já tiveram esses tipos de registros, como Call of Duty: Modern Warfare 2, os jogos online são com certeza as maiores vítimas disso e não é coisa só dessa geração, mas sempre há uma atualização para corrigir problemas com os jogos, elas tendem a demorar, mas aparecem, além de outros jogos.

Alguns problemas são novos nesta geração e estão se tornando frequentes, mas basta termos alguns cuidados para muitos destes, já para outros casos, temos que esperar por correções pacientemente. Veremos o que a próxima geração aprenderá desta, o importante é não ficarmos sem jogar. Videogames que evoluem são com certeza uma das melhores coisas que inventaram e é o que dará longa vida aos consoles, mas falta um pouco mais de qualidade no software criado por eles para termos uma geração sem falhas. Bem vamos esperar pelo próximo problema que teremos.

PS: Imagem que abre o post por aquanut do Devianart.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.