Franquia "Super Mario Bros" comemora seu 25º aniversário! [1985]

Ah, Super Mario Bros. Você não pode se nomear um verdadeiro gamer se nunca na sua vida jogou algum “Super Mario”. Hoje, dia 13 de Setembro, o primeiro Super Mario Bros completa 25 longos anos de carreira. E pensar que em 1985, eu ainda tinha um pouco mais de um aninho de vida. É uma honra ter crescido e continuar crescendo junto com a franquia Super Mario.

O Mario é um pouco mais velhinho que a sua franquia, pois o personagem foi criado em 1981, no clássico Donkey Kong. Depois ele voltaria a aparecer em 1983 em Mario Bros, ainda sem o Super no nome. Ano que vem o personagem completa 30 anos de vida.

E olha só, a Nintendo está comemorando este ano o aniversário da franquia Super Mario Bros, a começar pelo logo que abre o post, muito bonito e nostálgico ao mesmo tempo. Mas não só isso, será que você, leitor, lembra ou já ouviu falar de Super Mario All-Stars? Trata-se de uma compilação dos quatro primeiros games do bigodudo da Nintendo, lançado para o Super Nintendo (SNES) no começo da década de 90. Lembro muito bem deste game, pois foi o meu primeiro jogo quando ganhei meu SNES, posteriormente compraria também o Super Mario World, mas na época ganhei o console com uma versão que vinha apenas com All-Stars. Era uma excelente oportunidade para conhecer os clássicos. Nunca cheguei a entender porque a Nintendo nunca mais apostou em novas compilações de games do Mario.

Enfim, continuando, passados tantos anos desde o lançamento de Super Mario All-Stars em 1993, esse clássico dos clássicos está sendo novamente relançado, desta vez para o Nintendo Wii, numa belíssima edição de luxo, cuja a caixa, você confere ao lado. Lindo, não?

Antes que você começa a pular de alegria, até o momento, infelizmente, não há qualquer comunicado oficial da Nintendo sobre a possibilidade do lançamento nos EUA ou Europa desse título, que sai no Japão no próximo dia 21 de Outubro, custando aproximadamente U$ 30. Preço bem convidativo diga-se de passagem.

A nova versão trará os mesmos games da versão original de All-Stars: Super Mario Bros, Super Mario Bros: Lost Levels, Super Mario Bros 2 (USA) e Super Mario Bros 3. Achei que a Nintendo poderia ter incluido Super Mario World na nova versão, afinal é um game bem antigo e acabou sendo o último Mario 2D antes de Super Mario 64, perderam uma ótima oportunidade.

A versão comemorativa ainda trará um CD com a trilha sonora da franquia e um DVD com um documentário sobre a história do mascote da empresa. Putz, simplesmente sensacional! Será um tremendo absurdo se a Nintendo não lançar isso no resto do mundo. Todo fã da empresa e do Mario iria adorar ter um item assim em sua coleção. Veja aqui a página oficial do game (em japonês).

Calma que o post ainda não acabou! Após o continue, um vídeo especial mostrando os 25 anos de Super Mario Bros feito pela própria Nintendo e uma fanart que escolhi lá no DeviantArt! 😉

Rá! Fico tão feliz em ver pelo vídeo abaixo que já joguei todos os Super Marios já lançados ao longo destes 25 anos. O vídeo mostra na cronologia Super Mario Bros (1985), Super Mario Bros: Lost Levels (1986) , Super Mario Bros 3 (1988), Super Mario World (1990), Super Mario Bros 2 (1988-EUA/1992-Japão), Super Mario 64 (1996), Super Mario Sunshine (2002), New Super Mario Bros DS (2006), Super Mario Galaxy (2007), New Super Mario Bros Wii (2009) e Super Mario Galaxy 2 (2010).

Interessante notar que o maior tempo onde os gamers ficaram se um novo Super Mario foi entre 1996 à 2002 (8 anos), entre Mario 64 e Mario Sunshine, o que coincide com a explosão do Playstation na época e com o fracasso do Nintendo 64 como um console que ainda utilizava cartucho ao invés da tecnologia em CD do primeiro Playstation. Se bem que de Mario World para Mario 64, também ficou um buraco de 6 anos sem um game novo (nos EUA). Em compensação, repare nos últimos anos desta geração a quantidade de novos Super Marios que foram lançados. Eu gosto dessa franquia, por mim, a Nintendo poderia lançar um por ano tranquilamente, revezando entre DS (3DS em breve) e Wii. Assim como até hoje torço para um Super Mario Sunshine 2, pois foi um dos jogos mais originais e desafiador com o personagem na geração Gamecube, não era perfeito, mas era criativo e expandiu muito o conceito de mundo 3D que Mario 64 criou. A jogabilidade com o FLUDD (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device) era bem complexa para a época.

Para terminar, segue uma fanart curiosa que encontrei no DeviantArt, feita pelo usuário CaptainJamesman, que retrata o Mario em 25 expressões faciais. Quem curte desenho, com certeza é uma bela fanart para treino. E o número de expressões meio que coincide com a ocasião da data, então não deu para ignorar ela. XD

Parabéns Super Mario Bros! Que venham mais 25 anos de carreira e que eu ainda esteja jogando novos Super Marios até lá. o/

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.