Reflexão | Enfim, nossa geração acordou!

Deixamos de lado o caminho mais fácil…

O que tem se visto nos últimos dias aqui no Brasil, não é algo que minha geração (dos anos 80 ~ 90) está acostumada a ver. Digo mais, é algo que minha geração sequer viveu (afinal, em 92 quando houve o impeachment de Collor, nenhum de nós tinha consciência política pra saber o que estava acontecendo, eu, que sou de 90, mal me equilibrava em duas pernas).

Nossa geração, sempre foi conhecida como a geração “Y”. A geração da tecnologia, do conhecimento, da luta pelos ideais, do inquietamento, da motivação, da autoestima, da independência, da insubordinação. Sempre fomos a “geração que mudaria o mundo”.

Contudo, essa fama nunca se refletiu na realidade brasileira. Na prática, sempre fomos acomodados, preguiçosos e, acima de tudo, conformados com tudo que acontecia. Veio à internet e essas características se tornaram ainda mais marcantes. A geração “Y”, evoluiu para geração da “Internet”, e mais recentemente se transformou na geração do “curtir”.

Por diversas vezes isso meio que chegou a ser alvo de discussão aqui no Blog, ainda que não diretamente, mas seguem exemplos:

Pra mim, nossa geração já havia se perdido. Mas isso mudou, e por mais que possa ser repetitivo é extremamente gratificante saber que “NÃO SÃO SÓ POR 0,20 CENTAVOS” e demais variações dessa ínfima quantia, a depender de onde você esteja.

Fico feliz de estar vivendo esse período, embora a maior conquista, por enquanto, é a certeza de que o povo está insatisfeito e disposto a lutar. Não tivemos ganhos reais, e ninguém sabe se teremos, mas… fica a torcida pra que algo mude.

É difícil conquistar alguma coisa sem um representante que faça a ligação “povo-governo”, e esse representante ainda não surgiu. Os protestos não tem um líder, pessoa que se encarregará de intermediar as solicitações do povo. Ainda me questiono se é possível conseguir algo sem que essa pessoa surja. Historicamente o povo brasileiro tem se acomodado com pequenas regalias (redução do IPI aqui, “bolsa-coisas” ali, reduz PIS/COFINS disso, etc), mas espero que dessa vez seja diferente. Que alguma reforma política/tributária/partidária/econômica saia realmente do papel. Que a corrupção diminua, seja mais bem fiscalizada, e punida severamente. Que os serviços públicos sejam melhor executados, pois é isso que nós merecemos.

Finalmente deixamos o caminho mais fácil e começamos a vibrar em “outras frequências”…

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Oq eu acho triste é q provavelmente esse barulho todo vai dar ou em nada ou pouca [íssima] coisa. De um lado temos os idiotas fanboys de partidos q quebram tudo e querem ver sangue, e do outro temos "gente de bem" q realmente não aguenta mais isso e quer ver mudança mas não aparece ninguém inteligente para liderar tudo isso. [cadê o pessoal q estava disposto? ainda atrás do PC?]

    Bom, como moro longe de SP, o jeito é só assistir e ver noq vai dar mesm.

  2. Mas será que acordou mesmo? Tipo eu tenho minhas sérias dúvidas. O momento pra isso também é péssimo. Quer dizer, não é ano de eleição e a próxima eleição será apenas depois da Copa do Mundo e como tudo mundo sabe o brasileiro simplesmente desliga seu cérebro pelo futebol. Será que nas próximas eleições a população vai se lembrar disso?

    Não sou de ver TV aberta, mas ontem minha mãe estava aqui em casa e a Tv estava num desses canais aí, e vi alguns comentários bem babacas sendo feitos, insinuando coisas que não deveriam estar sendo ditas na TV. Pedir pra população se manifestar pacificamente, sem atrapalhar ninguem é o mesmo que dizer "vai reclamar no seu canto sem incomodar as pessoas". Não!! Não pode.

    Eu tenho uma opinião bem radical sobre revoluções e manifestações. Não acho que tem que ser pacífico, acho que tem que rolar pressão, revolta, baderna e muito incomodo aonde dói. Tem que pegar os representantes de merda dessa nação de calça arriada, sabe? Vão pros órgãos do governo (o que estão indo, mas em horários onde isso realmente vá incomodar), tem que ir na casa desses politicos, tem que pegar brasília… porque essa é a grande unha encravada no Brasil, nosso Governo, nossos representantes se escondem numa região extremamente afastada de tudo, longe da população. Eu acho um absurdo isso, mas logicamente é realmente pra evitar esse tipo de situação em um local onde vá realmente dar problema.

    Vivemos um momento no Brasil, mas pra mim está longe de ser delicado. É como o Shin falou. É uim povo sem voz, sem organização, distante de locais chaves onde o governo está com o pé na mesa e com a barriga cheia, A briga começou por algo imbecil, sim, mas se transformou em algo maior. Mas somos um povo sem educação, que facilmente é enganado com agrados e esmolas governamentais. Não sei, mas ainda sinto a impressão que é um movimento fraco que vai ser varrido pra baixo do tapete, logo num período pré-copa, distante das eleições e sem uma ordem direta de "mudanças já – mas mudar o que? vamos esquecer a historia dos 20 centavos e pronto? Vai agora todo mundo pra casa ver novela".

    Até brinquei com a minha mãe, dizendo que as novelas da Globo devem estar realmente muito ruins para ter essa quantidade de brasileira pra rua de noite, sem ter o que ver na TV. Daqui a pouco a Globo lança um Avenida Brasil 2 e todo mundo volta pra casa antes das 9 pra não perder a novela….

    Sim, eu gostaria de mudanças, mas duvido muito que uma população ganhe algo sem brigar, apenas reclamando pacificamente e depois posando de dolorida frente a TV aberta dizendo que a policia e o exercito exagerou e não deixou se manifestarem. Tem que ser meio apelativo sim. Não estou dizendo que tem que depredar onibus, tacar fogo nas coisas, nem nada que prejudique a propria população, mas tem que pegar pesado com os representantes do governo. fazer eles sairem de suas tocas, porque é nessa hora que eles mais se escondem e não é gritando frente a caverna que vá fazer eles sairem de onde estão.

    Minha maior decepção talvez seja com a impressa. Cade os jornalistas competentes, cade as emissoras de TV, cadê o pessoal que tem poder pra chegar e pegar esses politicos para dar declarações sobre a atual situação. Rabo preso da imprensa e da emissoras de Tv por aqui é decepcionante. Vão novamente pegar um bode espiatorio como foi com o Collor e depois tudo volta ao normal?

    Complicado… mudar um país exige sacrifícios. Será que nós, como povo, estamos dispostos a isso?

    1. Bom, esses protestos começaram em plena copa das confederações. Usando de pensamento otimista, há uma boa probabilidade de na Copa termos protestos ainda maiores. [sério, realmente acho isso]

        1. Eu concordo que aceitar tudo que nos mandam fazer não vai levar a nada. Obedecer a FIFA(que não é nossa) mandar onde devemos ou não passar é mostrar que somos facilmente oprimíveis.
          Acho que temos que fazer a FIFA desistir de fazer a copa aqui e acabar com os planos do governo de lucrar com a gente + os gringos.
          Nós já pagamos(dinheiro mesmo) por tudo isso, não custa nada ficar mais um ano recuperando esse dinheiro, se com isso tivermos respeito e voz no final.

    2. isso mesmo, vamos quebrar tudo, invadir o congresso e matar todos os políticos, vamos decapitar todos eles!!!!

      bem radical quebrar tudo, pena que as pessoas não sabem que temos o poder de tirar os políticos antes mesmo das eleições, só pedir um impeachment e pronto…

      na real, sou a favor do protesto pacifico sim, porque muitas pessoas se aproveitam desse quebra quebra para causar prejuízo em pessoas que tem sua própria loja e é saqueado com toda a confusão…

      Outro fato é que se partir para violência já perdeu a razão, se querem ser escutados que seja na conversa e não na porrada…

      Imagina um amigo seu indignado do almoço de sua casa por exemplo e começasse a quebrar tudo, não seria legal não é mesmo???

  3. Com todo respeito Boss, mas se isso não é acordar, eu não sei nada do mundo… Por mais que no fim não seja alcançada muitas conquistas, quem esteve na rua durante esses dias pode contemplar pessoas recheadas de esperanças e com sentimentos verdadeiros… Por mais que alguns partidos oportunistas tentem tirar proveito a maioria sabe que o movimento é POPULAR e não deles.

    Ainda existem leis e repressões da polícia que podem nos impedir, mas grupos como o Anonymous (que na verdade é uma ideia), a agitação nas redes sociais, entre outras coisas, fará no mínimo que o dia de ontem entre para a história e fique de exemplo para essa e as futuras gerações… O velho pensamento "Ah, pra que lutar, nada vai mudar mesmo" é nosso pior inimigo… Temos que incitar e levar o máximo possível de amigos pras ruas, assim as chances aumentam, pensamento conformista só pioram as coisas (não estou dizendo que é o seu caso).

    E finalizando concordo com você em relação que a mudança mais profunda só vai acontecer mediante baderna, ataque direto aos políticos e uma melhor organização nas reivindicações!!!

  4. hoje estava comentando sobre esse protesto com meu irmao, ele me perguntou se eu queria ir com ele? eu fui bem cetico ao responder, de que nao botava muito fé sobre esses protestos, e ate perguntei ele, nos estamos protestando contra o que exatamente? nada isso que eu falei!
    mas ele me veio com uma resposta muito esperançosa e ai tive de que concorda com ele por mais que esse protesto pareça sem pé nem cabeça, ele vale a pena porque mostra que o povo está acordado que ele ainda tem força que o povo nao é essa massa alienada que tanto se propaga por ai! nao estamos protestando estamos festejando uma mudança de postura, uma mudança de cultura, é isso que faz valer a pena ir nesses protesto, mesmo que hoje nao tenhamos nada pra reivindicar, no futuro quando ouver outro escandalo seja de qual assunto for,esse povo vai estar acordado pra ir reinvidicar o que é nosso.
    ate mesmo um tsunami que pode destruir uma cidade inteira, no começo nao era nada alem de uma simples onda!

  5. o povo reclama que as pessoas são comodadas demais e quando há um protesto para tentar mudar o país, reclamam porque tão protestando por nada, sério mesmo?
    Educação de péssima qualidade, abandono hospitalar, falta de segurança, transporte horrível, e o povo está lutando por nada??

    se fosse em outro país todo mundo estaria elogiando que ele estariam lutando por alguma coisa, agora se for aqui todo mundo fala que as pessoas estão arrumando confusão pra nada…

    Brasil, um país de tolos u.u

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.