E3 2019 | Horários, expectativas e próxima geração de consoles

Quer novos jogos ou está esperando saber mais sobre o futuro?

E3 2019 — Faltam poucos dias para aquela linda época do ano em que os fãs de videogames são agraciados com uma enxurrada de anúncios e novidades. A E3 – Electronic Entertainment Expo está aí, já entre nós, ainda que oficialmente só vá começar em 11 de junho, encerrando-se dois dias depois, no dia 13.

E quando digo que esse evento gamer já está acontecendo é porque a pré-E3 já está ecoando pela internet. Títulos estão sendo revelados por diversos estúdios no momento em que este texto está sendo escrito. Hoje mesmo a Team17 já apresentou um novíssimo e empolgante trailer de Blasphemous, a THQ Nordic prometeu revelar três jogos inéditos pelos próximos três dias, a Remedy liberou ontem novas telas de Control, reafirmando que o jogo estará no evento na próxima semana com material inédito. Até mesmo a Kojima Productions se antecipou mais ainda e presentou os fãs com 8 minutos e a data de lançamento de Death Stranding na semana passada. Ou seja, o trem do hype para a E3 2019 já deu partida e está à caminho.

Conferências

Claro que as maiores expectativas ficam sempre para a conferências. Ao menos para as que ainda restaram. Este ano, excepcionalmente, a Sony veio a público oficializar que não fará conferência alguma. Uma pena, mas talvez seja justificado pela estranha conferência da empresa ano passado, com poucos títulos novos, mudanças de palcos e intervalos entre os mesmo.

Obviamente isso não significa que a Sony não tem nada a mostrar. Pelo contrário. Muitos aguardam por mais novidades em relação a The Last of Us Part II, Nioh 2 e Ghost of Tsushima. Ainda que talvez não só estes, mas outros títulos de outros estúdios, como Halo Infinite da Microsoft, possivelmente já estejam com seus pés na próxima geração de consoles. Enfim, mesmo sem conferência, não quer dizer que os canais e redes sociais do PlayStation não vão revelar e apresentar novos trailers e anúncios na próxima semana. Ao menos é que todos esperam.

Quanto as empresas e conferências que restaram, eis seus respectivos horários:

  • Sábado, 8 de junhoElectronic Arts às 13h30
  • Domingo, 09 de junhoMicrosoft às 17h00
  • Domingo, 09 de junhoBethesda às 21h30
  • Domingo, 09 de junhoDevolver Digital às 23h00
  • Segunda, 10 de junhoPC Gaming Show às 14h00
  • Segunda, 10 de junhoUbisoft às 17h00
  • Segunda, 10 de junhoSquare Enix às 22h00
  • Terça, 11 de junhoNintendo às 13h00

E3 2019

Expectativas? Próxima geração de consoles talvez…?

Relendo meu texto sobre minhas expectativas para a E3 2018 percebo que estou bem menos empolgados com novos anúncios do que talvez esteja para conhecer a próxima geração de consoles. Quer dizer, é claro que ainda aguardo ansioso o lançamento de Gears of War 5, Super Mario Maker 2 (que chega no final deste mês) e até mesmo Beyond Good & Evil 2 (que também suspeito que será jogado para a próxima geração de consoles)… mas sei lá.

O fato é que a atual geração desaqueceu e desacelerou. Novas grandes IPs e aguardadas sequências não andam sendo mais anunciadas ou as que saíram não cumpriram suas expectativas. Destiny 2, por exemplo. Estou bem mais ansioso para ver o que a Bungie fará em Destiny 3 do que no remendo que foi o segundo jogo. Fora que agora o estúdio está voando solo, atuando como publisher de sua própria IP.

O próprio Xbox One tem me desapontado bastante desde o cancelamento de Scalebound. A Microsoft sofreu um baque por conta disso e tem demorado a se levantar. Os 14 exclusivos que a empresa parece querer revelar em alguns dias tem potencial para consertar isso. E não é como se a plataforma não tivesse tido boas ideias nessa geração. Sunset Overdrive e ReCore foram títulos interessantes que ainda merecem uma segunda chance. Mesmo pensando que vacilaram com Crackdown 3

Fora que já é sabido que Microsoft e Sony já estão trabalhando com os próximos consoles e já há jogos sendo desenvolvidos para os mesmos. Isso meio que mata  atual geração. Há coisa melhor vindo e todos querem saber logo quando isso irá acontecer. 2020? 2021? Vai ser muito decepcionante passar pela E3 2019 e não ouvir nada sobre a próxima geração. Mesmo que ela não chegue em 2020 (e que confirmem isso também).

Já a Nintendo…

Não que a Nintendo já esteja nessa direção de fim de console. Pelo contrário, o Nintendo Switch está indo bem, com muita coisa em potencial que pode ser feito no console. Espero que um novo Mario inédito ainda chegue na plataforma. Sinceramente gostaria de ver ports de Mario Galaxy e Mario Sunshine no Switch, assim como acho que Super Mario Odyssey 2 seria mais do que bem vindo. E no mais, que Metroid Prime 4 tenha algo a ser mostrado, mesmo que não saia esse ano. Ainda temos Pokémon, Zelda, Pikmin, Luigi Manson’s entre outros títulos que o console deve receber em sua futuro. O ciclo do Switch ainda está longe de acabar.

O porém é que a E3 não é mais o forte da Nintendo. Um Direct está agendado para ocorrer no dia 11, mas não devemos esperar muito ali. A Nintendo tem jogado de forma sagaz agora. Seus Directs são mais assertivos, mostrando aquilo que está próximo de sair ou que faz sentido mostrar com muita antecipação. E nunca mil títulos de uma só vez, pois isso só canibaliza suas próprias franquias.

Então, pra mim, o que mais me interessa são os novos consoles da Sony e Microsoft. Quando chegarão ao mercado especificamente. Devo apostar em um Xbox One X se um novo console está à caminho? Talvez ainda seja tempo de ter um PlayStation 4? Espero que a E3 na próxima semana possa me responder isso. Vem E3 2019!

E3
Aqueles momentos memoráveis de E3 passadas… você se lembra?

— artes que ilustram a postagem – Wiirock e Jnkboy

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.